Navegando por Autor "Santos, Edvaldo Hilário dos"
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- ItemA importância da industrialização do couro no desenvolvimento local de Ipirá/BA(UNEB, ) Souza, Roseane Carneiro de; Silva Júnior, Manoel Martins da; Santos, Edvaldo Hilário dos; Bandeira, JacyEsta pesquisa tem como objetivo analisar a atuação das indústrias do couro no desenvolvimento local no município de Ipirá. Adotamos como principal elemento de análise a quantidade de micro-empresas de artefatos de couro existentes, que vem gerando emprego e rentabilidade para o município. Para tanto, fizemos uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa em campo, para uma melhor visualização e compreensão do dinamismo do processo produtivo do couro e sua atuação no desenvolvimento local. Desta forma, correlacionamos conhecimentos teóricos com dados coletados nas pesquisas documentais e em pesquisa de campo no município, a fim de alcançar os objetivos desta pesquisa.
- ItemEducação ambiental na educação infantil sob uma perspectiva geográfica: pesquisa pedagógica no centro municipal de educação infantil Terezinha Menezes Mangabeira – Jacobina – Bahia(2021) Silva, Aline de Jesus ; Campos, Camila da Silva; Santos, Ivaneide Silva dos; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Santos, Edvaldo Hilário dosÉ durante a infância que se constituem os primeiros valores éticos e morais, e quanto mais cedo a criança se conscientiza acerca das questões ambientais, mais significativa será a aprendizagem. Neste contexto, a Geografia é uma ciência de fundamental importância, tendo em vista que é nessa fase que a criança entra em contato com o meio onde vive, aprendendo a agir e instruir-se nele. Sendo a ciência geográfica importante para o processo de ensino e aprendizagem na prática da Educação Ambiental nos anos iniciais da Educação Básica, o presente trabalho tem por objetivo compreender como a Educação Ambiental, numa perspectiva geográfica, é trabalhada na Educação Infantil, tendo como lócus da pesquisa o Centro Municipal de Educação Infantil Terezinha Menezes Mangabeira em Jacobina-BA. Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodológica qualitativa, de caráter exploratório e pedagógico. Os procedimentos para coleta de informações, foram entrevistas com a diretora da instituição e com duas professoras, por meio da aplicação de um questionário com questões abertas. Também realizamos análise de documentos como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e pesquisa bibliográfica. Os dados obtidos nessa pesquisa foram organizados visando comprovar a eficácia da aplicação dos saberes geográficos na compreensão das questões ambientais, enfatizando o conceito de lugar, na Educação Infantil, por acreditarmos que é a partir do lugar que se constrói as relações cotidianas do espaço vivido e a compreensão dos fenômenos sociais. Dessa forma, as contribuições da ciência geográfica para a Educação Ambiental na Educação Infantil são comprovadas na adição de conceitos que facilitam a compreensão das relações socioespaciais e dos aspectos políticos, sociais, culturais e econômicos da sociedade.
- ItemSegregação urbana na cidade de Morro do Chapéu, BA: as desigualdades sócio-espaciais no bairro da Caixa D'água(2008-11-11) Oliveira, Ádila Barreto; Oliveira, Jadsonn Ferreira; Santos, Valdimara Gomes; Santos, Edvaldo Hilário dos; Jesus, Fábio Nunes de; Santos Filho, Antonio Muniz dosO estudo sobre segregação sócio-espacial é uma temática que proporcionou pensar as cidades como uma unidade espaço-temporal, onde procurou-se desvendar se existe a ocorrência da aplicação da Lei Orgânica Municipal no Bairro da Caixa D’água localizado no município de Morro do Chapéu, e como a sua ausência, afeta a qualidade de vida dos habitantes. Identificando também os fatores que contribuem para a desigualdade sócio espacial e econômica dos moradores, verificando a distância entre a Lei Orgânica e a aplicabilidade por parte das autoridades através de consultas ao PDU e a Lei Orgânica Municipal. O método aplicado foi qualitativo, tendo uma abordagem hipotética dedutiva, com uma amostragem não probabilística acidental e coleta de dados com entrevista e questionários.