Navegando por Autor "Santos, Denilson Lessa dos"
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- ItemFumicultura e trabalho: a importância da cultura fumageira e o impacto do fechamento da empresa agro comercial na sociedade e na economia Cruz-Almense(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-20) Cruz, Adnaelle de Jesus da; Souza, Edinaldo Antônio Oliveira; Santos, Denilson Lessa dos; Santos, Hamilton Rodrigues dosO início do cultivo de fumo na cidade de Cruz das Almas é datado do final do século XIX, e tem como marco principal a chegada do grupo Suerdieck no Recôncavo Baiano. No decorrer do tempo, a fumicultura foi apresentando um crescimento continuo, intercalado com períodos de refluxo na produção. Em decorrência dessa ascensão, foram construídas empresas que passaram a atuar nesse segmento, como a Suerdieck & CIA responsável pela produção de charutos e cigarrilhas, armazéns de beneficiamento e comercialização do fumo e a empresa Agro Comercial Fumageira Ltda, subsidiária da Suerdieck, dedicada ao cultivo, em grande escala, de fumo, em específico a espécie Sumatra originária da Indonésia. O fumo cultivado na Agro era produzido para atender à demanda de matéria-prima, exclusivamente da Suerdieck para o fabrico dos produtos feitos por esta, mas também para a exportação. O fumo, então, passou a ser um dos principais produtos da economia cruz-almense e a cultura fumageira a principal fonte de emprego e renda na cidade. Muitos dos trabalhadores contratados pelas empresas já trabalhavam anteriormente na agricultura familiar, sendo convertidos ao trabalho assalariado. A Agro chegou a contratar por volta de dois mil trabalhadores nos campos de cultivo de fumo de sua propriedade, podendo aumentar esse quantitativo nos períodos de maior produção. A Suerdieck também possuía uma grande quantidade de operários em sua fábrica. Portanto, diversos trabalhadores encontravam nessas empresas os meios de subsistência necessários para sua família. Contudo, em 1995 houve um grave problema nos fumos cultivados pela Agro, seguida do fechamento da fábrica, levando à perda da safra daquele ano. Em decorrência desse acontecimento e de problemas administrativos, no contexto de uma ascendente campanha antitabagismo, foi decretada a falência da empresa, resultando na dispensa de centenas de trabalhadores. Os postos de trabalho, tanto no cultivo do fumo quanto na produção de charutos e cigarrilhas, eram ocupados, sobretudo, por mulheres. Esse estudo pretende analisar a importância da cultura fumageira e o impacto socioeconômico do fechamento das respectivas empresas na cidade de Cruz das Almas, entre as décadas de 1990 e 2010.
- ItemJudicialização do conflito trabalhista em um contexto de greve: a greve nacional dos bancários de 1946 e os processos trabalhistas de três bancários na Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-21) Sampaio, Gabriel Augusto Farago; Souza, Edinaldo Antônio Oliveira; Lima, Cristina Monteiro de Andrade; Santos, Denilson Lessa dosEste estudo busca compreender de que forma a via jurídica e a ação direta – a greve -, certas vezes, foram utilizadas conjuntamente pelos trabalhadores na luta por direitos. Aborda também a atuação da Justiça do Trabalho e de outros organismos públicos no contexto de greve e de judicialização do conflito trabalhista. O recorte temporal compreende os anos de 1945 a 1950, conjuntura do governo Dutra e da redemocratização do país. A fonte principal de análise foi um processo trabalhista do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), de 1946, além da fonte jornalística, onde três trabalhadores bancários da cidade de Salvador buscaram na Justiça do Trabalho a anulação de suas demissões, após participarem do movimento grevista nacional dos bancários de 1946. Alguns aspectos problematizados nessa pesquisa são as relações trabalhistas entre patrões e empregados e as estratégias políticas que envolvem as disputas por direitos e poderes, tanto nos movimentos grevistas quanto no campo judicial. A análise parte do entendimento de que os trabalhadores foram (e são) sujeitos históricos ativos na luta por direitos, que buscavam tanto na Justiça do Trabalho quanto nos movimentos grevistas reivindicar direitos, em um contexto de redemocratização e disputas pela cidadania. Na Bahia, as reinvindicações trabalhistas se pautavam tanto por melhores condições de trabalho e de vida quanto por mais participação política, demostrando que os trabalhadores não se comportaram de forma passiva diante da tentativa do Estado de tutela da classe trabalhadora, mas foram protagonistas do processo histórico de construção da cidadania. Considerando-se que a produção cientifica da História Social do Trabalho, por muito tempo, se concentrou em análises voltadas para o eixo Rio-São Paulo, esse estudo integra um conjunto de esforços que vem sendo empreendido, desde os anos 1990, com o propósito de alargar o lócus de pesquisas para outras regiões do Brasil, inclusive para espaços que não apresentavam um alto nível de urbanização e industrialização se comparados com a região Sudeste
- Item"O barro e a tradição: feira de Caxixis uma manifestação sociocultural no Recôncavo Baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-20) Rocha, Karine Santos de Souza; Cordeiro, Marluse Arapiraca dos Santos; Santos, Denilson Lessa dos; Lessa, Andrea Ribeiro da SilvaResumo Este artigo tem por objetivo analisar a importância histórica da tradicional Feira de Caxixis, uma manifestação cultural que ocorre anualmente, a mais de dois séculos, na cidade de Nazaré, no Recôncavo baiano, durante o período da Semana Santa e que permanece como lugar de tradição, memória e patrimônio cultural, mantendo aspectos socioculturais e econômicos dos Municípios de Nazaré das Farinhas e do Distrito de Maragogipinho-BA e uma riqueza em saberes e fazeres artesanais que preservam valores culturais e ancestrais das comunidades locais de oleiros. Para realização da pesquisa, adotou-se como aspectos metodológicos, uma abordagem qualitativa, alinhada a relatos e contribuições de pesquisa da História Oral, com entrevistas estruturadas e semiestruturadas, combinada com método documental e bibliográfico com consultas aos acervos históricos disponíveis, bem como a coleta e registro de imagens. A História Cultural também serviu de aporte teórico desta pesquisa para compreensão de todo o processo de significação e identidade desse trabalho, que envolve não só a venda, mas a produção de símbolos, a preservação dos elementos culturais, a fabricação e comercialização dos Caxixis, o saber-fazer artesanal, o processo histórico de formação da feira e a sua força cultural intrínseca, que revelam práticas de invenção e produção de peças de barro, num diálogo entre elementos que promovem a conservação dos aspectos culturais e a ressignificação do comércio informal criativo, que persiste apesar da desvalorização dos grupos populares, especificamente de artesãos, com sua resistência cultural, práticas culturais, frente ao processo de desenvolvimento, assegurando a tradição histórica de trabalho dos oleiros e relações identitárias com seu ofício, agregando valor imaterial ao seu artesanato.
- Item“O lugar ou o não lugar” do negro: aspectos políticos e ideológicos na educação primária, na década de 1930, a partir da revista a escola primaria(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-13) Fernandes, Juan Vitor dos Santos; Cordeiro, Marluse Arapiraca dos Santos; Santos, Denilson Lessa dos; Silva, Miranice Moreira daEsta pesquisa tem por objetivo a compreensão “do lugar ou não lugar”, das populações negras no processo de construção da educação brasileira na década de 1930, a partir da análise da revista “A Escola Primaria”, contribuindo para ampliação das discussões no campo da História da Educação, sobretudo do negro. O Estado é chamado a assumir a educação do povo de forma universal, ou seja, abrangendo todos os grupos sociais, com vistas a produzir os trabalhadores necessários à sociedade moderna e liberal, vinculada aos imperativos do capital. Nesta perspectiva o estudo buscou analisar os processos políticos e pedagógicos implementados na institucionalização da educação e as ideologias que influenciaram o processo de universalização e escolarização da educação no Brasil. As teorias racistas amplamente difundidas foram naturalizando as desigualdades raciais em novo ambiente político e jurídico. Consolidou-se uma forte política de branqueamento como projeto nacional de modo a conciliar a crença na superioridade branca com o progressivo desaparecimento do negro, cuja presença estava relacionada ao atraso. O modelo de desenvolvimento pretendido estava diretamente associado ao projeto de uma nação branca, que gerou processos de produção de silenciamentos e não lugares ao qual foi reservado aos negros. A pesquisa se ancorou numa metodologia, que se baseou no método bibliográfico e documental, numa abordagem qualitativa, e na perspectiva do método do materialismo histórico dialético, com análise de fontes, num diálogo com autores como Sidney Chalhoub (1996), Anthony Giddens (2002), Orlandi e Maria Helena Rolim Capelato (1988). Neste sentido, se construiu problematizações, a partir das referências, argumentando teoricamente sobre os significados e sentidos do projeto de escola republicana que não incorporou, pois, um projeto de emancipação da população negra, pelo contrário, continuou alimentando o racismo e produzindo a exclusão de negros, o “não lugar” nos espaços escolares. Esta pesquisa tem por objetivo a compreensão “do lugar ou não lugar”, das populações negras no processo de construção da educação brasileira na década de 1930, a partir da análise da revista “A Escola Primaria”, contribuindo para ampliação das discussões no campo da História da Educação, sobretudo do negro. O Estado é chamado a assumir a educação do povo de forma universal, ou seja, abrangendo todos os grupos sociais, com vistas a produzir os trabalhadores necessários à sociedade moderna e liberal, vinculada aos imperativos do capital. Nesta perspectiva o estudo buscou analisar os processos políticos e pedagógicos implementados na institucionalização da educação e as ideologias que influenciaram o processo de universalização e escolarização da educação no Brasil. As teorias racistas amplamente difundidas foram naturalizando as desigualdades raciais em novo ambiente político e jurídico. Consolidou-se uma forte política de branqueamento como projeto nacional de modo a conciliar a crença na superioridade branca com o progressivo desaparecimento do negro, cuja presença estava relacionada ao atraso. O modelo de desenvolvimento pretendido estava diretamente associado ao projeto de uma nação branca, que gerou processos de produção de silenciamentos e não lugares ao qual foi reservado aos negros. A pesquisa se ancorou numa metodologia, que se baseou no método bibliográfico e documental, numa abordagem qualitativa, e na perspectiva do método do materialismo histórico dialético, com análise de fontes, num diálogo com autores como Sidney Chalhoub (1996), Anthony Giddens (2002), Orlandi e Maria Helena Rolim Capelato (1988). Neste sentido, se construiu problematizações, a partir das referências, argumentando teoricamente sobre os significados e sentidos do projeto de escola republicana que não incorporou, pois, um projeto de emancipação da população negra, pelo contrário, continuou alimentando o racismo e produzindo a exclusão de negros, o “não lugar” nos espaços escolares.
- ItemRepresentações acerca da população negra no pós-abolição brasileiro da telenovela Lado a Lado (2012-2013)(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-16) Rocha, Eva Brasil; Santos, Lorena Michelle Silva dos; Lima, Caroline de Araújo; Santos, Denilson Lessa dosEste trabalho tem como objetivo principal analisar as representações sociais sobre a população negra no pós-abolição da telenovela Lado a Lado (2012), Rede Globo. Inicialmente, busca-se compreender aspectos históricos da Telenovela no Brasil, suas características e abordagem da população negra na Rede Globo ao longo dos anos. Posteriormente, é apresentado o objeto-fonte da pesquisa, Lado a Lado, em suas abordagens gerais e a importância do seu contexto histórico de produção (2012-2013), com base em Kornis (2008), na correlação dos conteúdos abordados na obra em relação à população e cultura negra. Compreendendo a novela Lado a Lado enquanto fonte histórica, a partir da linguagem verbal e visual, a representação da população negra no contexto de pós-abolição brasileiro, as características daquele período e desafios enfrentados por tal população, compreendendo as representações a partir de Chartier (2002) como sendo historicamente construídas a partir de um contexto específico de quem as constroi. Dessa forma, identificar em Lado a Lado possíveis mudanças nos padrões de representação da população negra, comumente estereotipadas ou excluídas na teledramaturgia brasileira.
- ItemTerreiro de odé: trajetória, memória e socialização do candomblé em Santo Antônio de Jesus- Ba (1980- 2019).(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-08) Santos, Diego Brito; Santos, Denilson Lessa dos; Conceição, Alaíze dos Santos; Santos, Lorena Michelle Silva dosO presente trabalho tem como finalidade analisar a formação do espaço religioso do Terreiro de Odé, bem como as implicações advindas dessa fundação, as quais são marcadas por processos provenientes da sua relação com a comunidade em que está inserido, a exemplo da resistência. Ao enunciar a existência do Terreiro de Odé, na cidade de Santo Antônio de Jesus, esse estudo preocupa-se em traçar caminhos investigativos para a trajetória de resistência do referido terreiro, visto que se originou de uma “Casa de Caridade”. Isto posto, esse estudo buscou ouvir as vozes dos sujeitos pertencentes ao terreiro, na tentativa de analisar as experiências sócio-históricas e culturais que perpassam pela influência dos ritos religiosos africanos, possibilitando a construção da identidade religiosa dos sujeitos. Assim, defende a inserção e valorização da religiosidade de matriz africana nos espaços de formação e visibilidade da cidade de Santo Antônio de Jesus, no que esse trabalho já inicia uma tentativa de preenchimento das lacunas existentes na história religiosa do candomblé em Santo Antônio de Jesus-Ba, bem como do próprio terreiro em estudo, uma vez que pode incentivar outros pesquisadores ou adeptos a “levantar” os registros históricos de seus terreiros, visando a conscientização da liberdade religiosa.