Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Deivison Conceição dos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Letramento literário gamificado
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-23) Santos, Deivison Conceição dos; Andrade, Luiz Adolfo de Paiva; Fardo, Marcelo Luís; Oliveira, Rosemary Lapa de
    Esta pesquisa-aplicação debruça-se sobre o letramento literário gamificado aplicado a uma turma do 9º ano de uma escola pública de Ribeira do Pombal, Bahia. O objetivo principal deste trabalho é compreender as contribuições do letramento literário gamificado no aprendizado das habilidades leitoras dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Seus objetivos específicos são três: caracterizar os letramentos que compõem a solução gamificada proposta; especificar como a Teoria da Autodeterminação pode potencializar uma solução gamificada de ensino-aprendizagem e analisar como o letramento literário gamificado contribui para o aprendizado das habilidades leitoras. Para alcançar os objetivos propostos, lançamos mão de autores com notória importância nas categorias estudadas. Soares (2015) e Rojo (2009) configuram-se como as principais teóricas do letramento, enquanto Cosson (2021) contribui para o entendimento do letramento literário. Alves (2016) é invocada por este trabalho no intuito de explanar a importância dos jogos digitais na educação. Fardo (2013), Chou e (2015) Kapp (2012) dão sustentação à discussão sobre gamificação. A parte teórica soma-se aos resultados alcançados na turma citada. Foram necessárias 23 aulas para concluir a intervenção que aqui será relatada. Logo, os resultados mostraram que o letramento literário gamificado contribuiu na melhoria das duas habilidades de leitura menos consolidadas no grupo de pesquisa.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais