Navegando por Autor "Santos, Daniela Batista"
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- ItemCapoeira: um potencial didático para o ensino de geometria(2021-02-01) Santos, Josenildo dos; Santos, Daniela Batista; Queiroz, José Carlos Santana; Bispo, Jaíra de Souza GomesHistoricamente, observamos que a Geometria é vista como uma parte isolada da Matemática e consequentemente os conteúdos geométricos, na maioria das vezes, são pouco trabalhados na escola e, quando são abordados, geralmente são ensinados de forma muito técnica, de maneira descontextualizada e sem significado. Assim, advogamos pela necessidade de desenvolver atividades que promovam um ensino e aprendizagem dos conceitos geométricos de forma mais significativa, com potencial lúdico e que aproximem os/as estudantes do cotidiano. Nesta senda, salientamos acerca da Capoeira, expressão cultural afro-brasileira, como uma possibilidade de trabalhar o pensamento geométrico na sala de aula, embasado através da Etnomatemática. Nessa perspectiva, objetivamos com esta pesquisa qualitativa, analisar as potencialidades didáticas da Capoeira para o ensino de conceitos geométricos, estabelecendo diálogo entre a cultura da Capoeira e o ensino de Geometria. Para isto, tivemos como sujeitos/as da pesquisa, estudantes da licenciatura em Matemática e egressos/as deste curso, que atuam em projetos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus II, na cidade de Alagoinhas, Bahia. Para a produção dos dados, utilizamos dois questionários, que foram aplicados via Google Forms e o desenvolvimento de um minicurso. Para a análise dos dados, utilizamos os pressupostosda Análise de Conteúdo a partir da categorização em conformidade com Bardin (2011). Como suporte teórico, utilizamos autores como: D’Ambrosio (1996), Freire (1987), Aidar (2020), Esteves (2003), Brasil (1998), dentre outros. Através do primeiro questionário foi possível conhecer o perfil dos/as participantes, bem como, a concepção dos/as mesmos/as sobre Capoeira e se tinham conhecimento com relação as suas potencialidades didáticas para o ensino de conceitos geométricos. Os resultados demonstraram que os participantes conheciam um pouco sobre capoeira, tendo em vista que na Bahia esta é uma prática cultural e bem difundida, contudo a maioria destes, afirmaram que nunca tinha pensado sobre a possibilidade da utilização da capoeira como alternativas para aprender Matemática. Com o minicurso trabalhamos algumas questões teóricas sobre a capoeira e suas potencialidades para a aprendizagem de conceitos geométricos. Podemos inferir a partir da interação e dos comentários dos participantes, bem como com a análise do segundo questionário, que atingimos os objetivos propostos e que todos os participantes conseguiram perceber e estabelecer relação entre a Capoeira e a geometria, assim como sobre sua importância como uma expressão cultural e de resistência para a população negra, principalmente no período da escravidão. Assim, creditamos que é fundamental trabalhar com atividades culturais, como a Capoeira, nas aulas de Matemática, de maneira a aproximar os/as estudantes dos conceitos matemáticos de forma significativa e interdisciplinar, de modo a evidenciar o respeito às diversas formas de conhecimento, de matemáticas e de cultura.
- ItemConcepções do lúdico e suas contribuições para o ensino na perspectiva de supervisoras do PIBID de matemática: um olhar para além dos jogos(2021-02-01) Souza, Daiana Lima Soriano de Oliveira; Santos, Daniela Batista; Conceição, Jefferson Correia da; Ferreira, Maridete Brito CunhaO ensino de Matemática ainda é marcado por um alto índice de reprovação e evasão, procedente muitas vezes das dificuldades dos alunos em compreender e relacionar seus conceitos a realidade cotidiana. Surge então, a necessidade de trabalhar os conceitos matemáticos em um ambiente que favoreça a aprendizagem para além da reprodução e memorização. Assim, a partir da experiência como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, percebi que o lúdico em sala de aula pode oportunizar um ambiente de investigação, favorecendo a autonomia dos estudantes e a aprendizagem em Matemática. Deste modo, objetivamos compreender que concepções professoras da Rede Pública de Ensino que atuaram como supervisoras do PIBID têm sobre o lúdico e suas contribuições para o ensino de Matemática. Visando atender este objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória com professoras de Matemática que atuaram como supervisoras no PIBID no período de 2018-2019 na cidade de Alagoinhas-BA. Para a produção dos dados, utilizamos um questionário construído na plataforma do Google Formulário e uma entrevista semiestruturada aplicada através da plataforma do Google Meet. Essa pesquisa está embasada em teóricos como: Freire (1996; 1987), Lara (2003), Andrade (2013), Luckesi (2000; 2005; 2014), Rodrigues (2019), dentre outros. Para análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo a partir da categorização, na perspectiva de Bardin (1977). O caminhar na análise de conteúdo nos guiou a quatro categorias, sendo elas: Concepçõesde lúdico das professoras, possibilidades e desafios do lúdico no Ensino de Matemática, contribuições do PIBID de Matemática para o ensino a partir das potencialidades do lúdico e o lúdico na formação docente. A análise interpretativa das categorias mostrou que as professoras compreendem o lúdico como recursos didáticos-pedagógicos que no contexto da sala de aula favorece a autonomia do aluno, bem como a aprendizagem significativa, configurando-se como um fator de motivação que pode contribuir para despertar o interesse do aluno pela aprendizagem Matemática. Percebemos aindaque, o PIBID constitui-se em um espaço de formação inicial e continuada no qual a presença do Lúdico contribui para uma apropriação da prática lúdica pelo professor, refletindo positivamente na práxis. Assim, a prática lúdica no contexto educacional possibilita superar a dicotomia existente entre teoria e prática, ultrapassando a concepção tradicional de ensino e contribuindo para um ensino de matemática com mais significado e criativo, em que o educando atua como protagonista na construção de seu conhecimento.
- ItemContribuições da teoria dos campos conceituais para a compreensão dos conceitos de multiplicação numa perspectiva lúdica e do letramento matemático(2022-09-01) Oliveira, Rafael Florêncio de; Santos, Daniela Batista; Kistemann Júnior, Marco Aurélio; Cavalcante, José LuizGeralmente a multiplicação é vista entre os/as estudantes como uma operação difícil de ser aprendida, principalmente por relacioná-la somente com a memorização da tabuada e exercícios usando apenas o algoritmo. A participação em projetos de extensão, pesquisa e ensino possibilitaram experienciar diferentes metodologias e teorias que oportunizaram trabalhar os conceitos de multiplicação, para além da soma de parcelas iguais. Assim, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, em que objetivamos analisar as contribuições da Teoria dos Campos Conceituais (TCC) para a compreensão dos conceitos de multiplicação numa perspectiva lúdica e do letramento matemático. Tivemos, como participantes, 26 licenciandos/as e egressos/as do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus II, Alagoinhas – Bahia. Para a produção dos dados, fizemos: um questionário para sondagem dos conceitos de multiplicação; uma oficina com duração de 9 horas, trabalhando atividades diversificadas na perspectiva lúdica e do letramento matemático, com aporte na Teoria das Situações Didáticas (TSD); narrativas sobre a oficina e um questionário avaliativo. Para a avaliar os dados, utilizamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2015), a partir da categorização. Tivemos como aporte teórico desta pesquisa autores como: Vergnaud (1996), Soares (2004), Brousseau (2008), Gitirana et al. (2014), dentre outros. Na análise dos dados, construímos três categorias: 1. Concepções sobre a multiplicação: não é soma de parcelas iguais?; 2. (Re)Olhares acerca da multiplicação na formação docente à luz da TCC e 3. Ensinar para multiplicar e multiplicar para ensinar, numa perspectiva lúdica e do letramento matemático. Os dados evidenciaram que, mesmo definindo inicialmente a multiplicação como soma de parcelas iguais, os/as participantes conseguiram perceber os outros conceitos desta operação (combinação, comparação e configuração retangular), a partir da TCC, ressaltando-se a importância desta teoria como construto para a formação docente. Além disso, relataram o quanto as atividades com potencialidade lúdica e com viés no letramento matemático aproximam os/as estudantes da realidade e colaboram para torná-los/las protagonistas na construção do seu conhecimento matemático de maneira prazerosa. Assim, podemos inferir que é necessário trabalhar os diferentes conceitos de Multiplicação, sendo a TCC um aporte teórico que oportuniza essa possibilidade, bem como evidenciamos, também, a importância de propor situações diferenciadas numa perspectiva lúdica e do letramento matemático.