Navegando por Autor "Santos, Daisy Lima de Souza"
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- ItemA importância da gestão de contratos na administração pública(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-23) Barreto, Davi Santana; Santos, Daisy Lima de Souza; Dantas , Marcos Emanoel Andrade Silva; Menezes, Nívia MartinsEssa pesquisa teve como objetivo analisar os conceitos, desafios e melhores práticas na gestão de contratos na administração pública, combinando pesquisa de campo e bibliográfica. Para isso, foi utilizada uma metodologia que combina pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica. A revisão da literatura e as entrevistas com especialistas revelaram que a gestão contratual enfrenta desafios significativos devido à descentralização, falta de conhecimento técnico, déficit de pessoal e insuficiência de ferramentas adequadas. Esses fatores resultam em ineficiência e comprometem a qualidade dos serviços públicos. A adoção de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, mostrou-se uma solução promissora para automatizar processos, melhorar o monitoramento e controle, e aumentar a transparência e eficácia na gestão de contratos. No entanto, a implementação dessas tecnologias requer capacitação constante dos profissionais, além de investimentos em treinamento e desenvolvimento de competências gerenciais e técnicas. A pesquisa destacou a importância de um planejamento rigoroso e a garantia de transparência na gestão da informação. Os desafios incluem a falta de ferramentas adequadas para a gestão de contratos na administração pública municipal, planejamento ineficiente e falta de transparência nas informações, os quais podem ser mitigados através da capacitação, investimento em tecnologias modernas e melhoria dos processos.
- ItemBranding digital: uma análise sobre o relacionamento da Netflix no Instagram como estratégia para construção de uma marca amada(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-14) Luz, Thaís Oliveira da; Santos, Daisy Lima de Souza; Menezes, Nívia Martins; Silva, Rodrigo Luduvice daMediante aos avanços tecnológicos, que provocaram mudanças no comportamento do consumidor, tornando-os mais exigentes com a influência das redes sociais, como o Instagram, estabelecendo maior credibilidade na experiência expostar por sua rede de contatos online persuadindo as decisão de compra, diminuindo assim a importância do que a marca diz sobre ela. As alterações no padrão de comunicação, acrescentando a ampliação da concorrência das marcas no ambiente virtual, dificultam a diferenciação, levando a necessidade de envolver o consumidor no aspecto emocional, na busca para conquistar, fidelizar, e criar conexão de intimidade e estima nos consumidores dentro da rede. Nesse sentido, a presente pesquisa, tem o intuito de idenficar e analisar às estratégias de branding, gestão de marca, que a Netflix utiliza para construir um relacionamento com os consumidores na rede social Instagram e que a torna uma marca amada, na qual empresas conqusitam para além de clientes, seguidores, fãs, progadores e defensores da marca. Com base na pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de branding digital e seus desdobramentos, foram analisados para estudo os conteúdos postados no perfil do instagram da Netflix Brasil, e o relacionamento estabelecido entre marca e seguidor. Estas análises contribuíram para evidenciar o processo de posicionamento da empresa, sua comunicação e engajamento no ambiente virtual, e as estratégias de relacionamento que a tornou amada. No processo de estudo tornou-se perceptível que as redes sociais precisam que os dois atores se envolvam no processo de relaciomento, neste caso o seguidor e a organização, caso contrário não seria possível que uma instituição se estabeleça como marca amada dentro do instagram, influênciado a escolha da marca.
- ItemClima organizacional e sua influência na saúde mental do trabalhador: um estudo de caso em uma indústria no recôncavo baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-11) Santos, Alison Soares dos; Santos, Daisy Lima de Souza; Menezes, Nívia Martins; Frisch, Maria Madalena da SilvaA compreensão dos impactos do clima organizacional na saúde mental dos colaboradores em uma indústria do Recôncavo Baiano é o cerne desta pesquisa. Seu objetivo central reside na investigação e compreensão dos modos pelos quais o ambiente organizacional, suas dinâmicas e interações interpessoais influenciam o bem-estar psicológico dos funcionários nesse contexto específico. Essa análise abarca diversos fatores, como o ambiente laboral, interações sociais, políticas corporativas e outros elementos pertinentes à relação entre clima organizacional e saúde mental dos colaboradores nesta indústria na região do Recôncavo Baiano. Por meio dessa abordagem mista, que combina métodos quantitativos e qualitativos, utilizando um estudo de caso descritivo, revisões bibliográficas e a aplicação de um questionário a uma amostra de 74 colaboradores, busca-se obter uma compreensão abrangente e profunda sobre os efeitos do clima organizacional na saúde mental dos colaboradores na parte administrativa da empresa. O levantamento de dados numéricos por meio do questionário e a obtenção de insights detalhados e contextuais por meio de abordagens qualitativas, como entrevistas e grupos focais, proporcionam uma análise holística e aprofundada do impacto do clima organizacional na saúde mental dos colaboradores. Os resultados apontaram um nível de estresse variando de moderado a alto entre os colaboradores, atribuído à ausência de políticas claras de promoção da saúde mental na empresa. Esta lacuna em diretrizes específicas para o cuidado da saúde psicológica dos funcionários parece ser um fator significativo no ambiente laboral estressante identificado na organização. Tais descobertas oferecem à empresa informações valiosas para direcionar esforços na resolução desses problemas. Considerando o nível de estresse observado, a empresa pode contemplar a implementação de estratégias específicas, como programas de apoio psicológico, workshops sobre gerenciamento de estresse e flexibilidade no ambiente de trabalho. O investimento na saúde mental dos colaboradores não apenas contribui para um ambiente laboral mais saudável, mas também para a produtividade e bem-estar geral da equipe.
- ItemComportamento do consumidor online: um estudo sobre o perfil de consumo de estudantes de uma universidade pública(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-14) Silva, Diego Mercês; Santos, Daisy Lima de Souza; Ribeiro, Mônica Matos; Araújo, Ricardo Noia de; Silva, Rodrigo Luduvice daEste trabalho teve como objetivo identificar e analisar os fatores que influenciam a decisão de compra no mercado online e o comportamento de consumo por parte dos estudantes do curso de administração da Universidade pesquisada. Utilizaram-se, os de comportamento do consumidor de autores como Kotler e Keller (2012) e Solomon (2018). Desta forma, fomentando a necessidade de entender o modelo de consumo, através da teoria, tornando possível o desenvolvimento e possíveis estudos posteriores dentro ou fora da instituição. O método de investigação escolhido foi de natureza quantitativa de característica descritiva. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário do Google Forms. Outro fator essencial para a pesquisa foi a análise e informações da pesquisa de mercado nacional, Webshoppers, uma pesquisa voltada ao comércio virtual e a importância de ter vários produtos a disposição no meio virtual, como por exemplo, a Cauda Longa explicada por Anderson em 2004, que explica a importância de as lojas ter uma ampla vitrine. Os resultados apontaram que os fatores que mais influenciam na decisão de compra online foram: as promoções; site de confiança; o estilo de vida e os amigos. Predominando os fatores sociais e pessoais.
- ItemComportamento do consumidor: um estudo sobre a influência das redes sociais na escolha de serviço de festas infantis(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-18) Almeida , Beatriz Barbosa de; Santos, Daisy Lima de Souza; Santos, Carina Araújo dos; Menezes, Nívia MartinsNeste trabalho monográfico, discute-se o comportamento do consumidor sob a perspectiva do estudo acerca da influência das redes sociais na escolha de serviço de festas infantis num estudo investigativo e analítico de feedbacks de experiências vividas entre os clientes que buscam serviço de festas infantis na cidade de Santo Antônio de Jesus, via redes sociais, mapeando quais as mais utilizadas para esse tipo de prestação serviço, detectando qual produto mais procurado nesse ramo (decoração, buffet, animação, etc), como se dá esse processo de escolha, e como os comentários (positivos e negativos) influenciam na decisão de compra em redes sociais, não esquecendo de analisar sobre como é o retorno das empresas frente a uma reputação online que é gerada que apresento este trabalho, ao qual, busca analisar o comportamento de empresas do ramo eventos (festas infantis) frente as opiniões de clientes sobre os seus serviços/produtos. O trabalho se inicia com uma breve abordagem introdutória a respeito do Comportamento do Consumidor, Redes Sociais e o processo de decisão de compra e Serviços de Festas Infantis, trabalhando conceitos e desenvolvendo um raciocínio fundamentado em teóricos que foram utilizados para fundamentar essa pesquisa como: Abreu Fonseca (2019), Samara e Morsch (2005), Kotler e Keller (2006). Ao final dessa análise se constata que o acesso à informação melhorou quantitativa e qualitativamente a obtenção desse bem de consumo que é desejado pela grande maioria das mães do mundo moderno, fazendo com que o cliente seja mais exigente. Dessa maneira, a empresa, além de necessitar trabalhar com produtos ou serviços de qualidade, precisa surpreender sua clientela. Percebe-se também que para atender bem esse tipo de consumidor, além da qualidade dos produtos é uma filosofia que deve estar enraizada nas mais diversas atividades de uma estrutura organizacional desse meio, sendo sempre um desafio determinante para a criação de estratégias de estudo para que se possa estabelecer dados e ordenar alternativas que seja, viáveis ao mercado.
- ItemCOVID-19: impactos produzidos no comércio de Nazaré(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-16) Cerqueira, Iago Roberto Santana de; Silva, Rodrigo Luduvice da; Santos, Daisy Lima de Souza; Palmeira, Jamili da SilvaA pandemia mundial, gerou impactos para diversos setores do comércio, em especial o setor de bares e restaurantes. Diante disso, o presente trabalho abordará a respeito da percepção do comércio na cidade Nazaré, mediante a pandemia do COVID-19. No intuito de compreender melhor sobre essa percepção, a pesquisa e o problema estão voltados para saber de que forma o comércio percebeu o impacto da pandemia do COVID-19. A busca por respostas se dará a partir do objetivo geral, que se propõe em identificar quais foram os impactos produzidos no comércio de Nazaré - BA, durante a pandemia do COVID-19, no setor de bares e restaurantes. Para alcançar esse objetivo foram estabelecidos como objetivos específicos: contextualizar o COVID-19 com foco para os impactos no comércio varejista, identificar quais foram as estratégias utilizadas por micro e pequenas empresas para minimização dos efeitos provocados pela pandemia e analisar quais foram os efeitos negativos provocados pela pandemia do COVID-19. A pesquisa tem como abordagem o estudo de caso, cujos dados foram obtidos por meio de pesquisas de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, utilizando-se da entrevista aplicada a partir de um questionário estruturado. Assim, com base nos resultados, concluiu-se que, a pandemia escancarou alguns problemas já existentes no comércio, como o índice de desemprego que já vinha aumentando nos anos anteriores ao cenário atual. No entanto, os resultados da pesquisa mostraram aceitação e importância das vendas digitais para o comércio, onde a tendência é que haja uma conciliação com a venda de forma presencial.
- ItemEmployer Branding: o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração Y(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-14) França, Laís de Paula Evangelista da; Santos, Daisy Lima de Souza; Palmeira, Jamili da Silva; Silva, Rodrigo Luduvice daDada a volatilidade do mercado, atrair e reter talentos (ênfase na geração Y) tem se mostrado uma tarefa cada vez mais custosa, isto é, a taxa de turnover tem aumentado. A cultura organizacional exerce um papel importante dentro da atratividade do empregador e na construção do seu employer brand. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar qual o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração Y. A empresa do estudo de caso foi o Nubank e a pesquisa foi desenvolvida sustentada em três pilares: o que a empresa fala sobre sua cultura em seus pontos de contatos; o que as pessoas que trabalham ou já trabalharam falam sobre a cultura da empresa; e o que a geração Y busca em uma marca empregadora. A pesquisa é de caráter exploratório com procedimentos qualiquantitativos. Para tratar os dados, foi utilizado a análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados obtidos mostraram que a empresa estudada possui uma cultura que é tida como a identidade da organização, podendo ser notada tanto pelo público interno, quanto pelo externo, sua cultura pode ser considerada um framework que sustenta sua marca empregadora e que a mesma possui os atributos que atraem a geração Y.
- ItemEstilos de liderança dos discentes do curso de administração da UNEB Campus V - Santo Antônio de Jesus/Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-18) Souza, Idaily Santos Pereira Andrade; Menezes, Nívia Martins; Santos, Daisy Lima de Souza; Frisch, Maria Madalena da SilvaO presente trabalho objetiva investigar o estilo de liderança dos alunos do curso de Administração da UNEB - Campus V em Santo Antônio de Jesus/BA, no que tange aos estilos transacional e transformacional. O problema de pesquisa foi: Qual o estilo de liderança predominante dos discentes do curso de Administração da UNEB CAMPUS V de Santo Antônio de Jesus-BA quando analisado sobre a ótica transacional e transformacional? Esse trabalho se baseia em um estudo realizado por Zeppenfeld, Santos e Laurini (2023) pela Faculdade Integrada de Santa Maria-RS, abordando a mesma temática. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa e exploratória, cujo processo metodológico incluiu a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e a coleta de dados através da aplicação de um questionário do modelo MLQ (Multifactor Leadership Questionnaire). Esse questionário refere-se a uma série de perguntas com foco nos estilos de liderança transacional e transformacional e foi criado por Bernard Morris Bass em 1985. A análise desses dados foi executada a partir da análise de conteúdo nos padrões indicados por Laurence Bardin (1977). Concluiu-se que o estilo de liderança transformacional foi predominante entre os estudantes de administração da UNEB CAMPUS V de Santo Antônio de Jesus-BA. Observou-se que cada semestre possui uma configuração quanto as características dos estilos analisados, mas que quanto mais próximo o discente está do fim do curso, mais intensa é a relação com o estilo transformacional. Além disso, pode-se verificar que tanto características do estilo de liderança transacional quanto do transformacional são identificadas durante a realização de atividades acadêmicas, apesar da predominância do estilo transformacional, e que os discentes usufruem mais de características como bom relacionamento com seus colegas, confiança, carisma, atenção ao desenvolvimento de cada um, com incentivo ao pensamento crítico e inovador e satisfação e recompensas por bom desempenho. Por outro lado, precisam se aprofundar em relação ao estabelecimento de padrões para auxiliar na execução de atividades e em comunicar de orientações de forma objetiva e simples.
- ItemFormalizei e agora? Os impactos da formalização para microempreendedores individuais (MEI)(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-13) Jesus , Daniel dos Santos de; Santos, Daisy Lima de Souza; Andrade , Jamile de Jesus Souza; Palmeira, Jamili da SilvaDiante da competitividade no cenário econômico, os Microempreendedores individuais (MEI) necessitam enxergar a sua importância para o desenvolvimento da economia, a manutenção dos seus negócios, e, por vezes não utilizam mecanismos organizacionais como: padronização de processos, controle financeiro, auxílio de gestão e nem tão pouco se dão conta de seu papel no cenário inicialmente destacado. O presente artigo busca identificar os principais fatores que impulsionaram a formalização e os impactos na atividade do MEI na região de Santo Antônio de Jesus/Ba entre os anos de 2013 a 2019. Optou-se por realizar uma pesquisa do tipo qualitativa descritiva. A pesquisa se deu através da aplicação de um questionário aos MEI’s que buscaram formalização tanto presencial quanto via internet no período da pesquisa. Os resultados mostraram que a maior influência para formalização foi a possibilidade de ter um CNPJ. Em relação aos impactos na atividade, por mais que a maioria dos respondentes tenham declarado estar satisfeitos, os empreendedores não perceberam mudanças significativas, sobretudo, nas vendas.
- ItemGênero e raça no mundo do trabalho: desafios e perspectivas da mulher negra no contexto das organizações(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-22) Conceição, Yasmim Santos da; Soares, Josevandro Chagas; Silva, Célia Santana; Santos, Daisy Lima de Souza; Silva, Rodrigo Luduvice daEssa pesquisa procurou compreender como gênero e raça influenciam na ocupação da mulher negra no mundo do trabalho. Esse processo surge a partir dos questionamentos e da inquietação de uma estudante negra do curso superior de Bacharelado em Administração sobre quais adversidades encontraria na sua inserção no mundo corporativo. A partir desse panorama, buscamos refletir sobre como raça e gênero se relaciona no mundo do trabalho para as mulheres negras e sobre qual lugar elas ocupam no mundo do trabalho, tendo em vista que as responsabilidades atribuídas ao âmbito do trabalho não são as mesmas para homens e mulheres. Faz-se ainda uma análise dos principais obstáculos enfrentados pelas mesmas na entrada do mundo corporativo e na ascensão de seus empregos. Com isso, visa-se contribuir para a maior proporção de conhecimento desta temática, para que, assim, possam surgir novas reflexões e compreensões frente as necessidades dessa população. Os principais teóricos que contribuíam para essas reflexões foram Karl Marx (1818-1883), Friederich Engels (1994), Idalberto Chiavenato (1936), Joan Wallach Scott (1942), Helena Hirata (1946), e Danièle Kergoat (1942). A metodologia escolhida para o projeto foi a revisão de literatura realizada por meio de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa considerada a mais apropriada devido ao tempo e ao contexto pandêmico vivenciado.
- ItemMotivação e clima organizacional: um estudo de caso na Universidade do Estado da Bahia – Campus V(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-13) Almeida, Jaqueline da Paixão de; Santos, Daisy Lima de Souza; Neto, João Evangelista do Nascimento; Silva, Rodrigo Luduvice daEste trabalho teve como objetivo analisar a relação do clima organizacional com os fatores motivacionais internos dos servidores da UNEB na realização de suas tarefas e identificar como essa relação interfere no dia a dia dos seus colaboradores, e nos resultados obtidos pela organização. Algumas teorias motivacionais, como as (teorias das necessidades humanas) de Abraham Maslow, (dos Dois fatores) de Frederick Herzberg e as (teorias X e Y) de Mc Gregor, foram abordadas na pesquisa, assim como pensamentos de autores que argumentaram e contribuíram sobre assuntos referentes ao clima organizacional e motivação, para o melhor entendimento e discussão dessa pesquisa. O estudo levou em consideração as perspectivas e opiniões dos colaboradores permanentes e temporários ativos no Campus V da UNEB. Como instrumento de coleta de dados, foi o utilizado o questionário, no qual foram consideradas afirmações referentes a 5 fatores internos ao ambiente de trabalho. O tipo de pesquisa abordada foi a descritiva com abordagem qualitativa por meio de estudo de caso, as análises foram realizadas por meio da estatística descritiva com uma adaptação da Escala de clima organizacional (ECO) de Martins (2004). Os resultados apontaram que fatores como: Liderança, Autonomia, Ambiente de trabalho e Trabalho em equipe, ajudam a manter um bom clima organizacional na instituição.
- ItemQualidade de vida no trabalho: fator decisivo no desempenho dos profissionais?(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-16) Ramos, Dionaide Leal da Cruz; Santos, Daisy Lima de Souza; Silva, Rodrigo Luduvice daTendo em vista que a Qualidade de vida no trabalho é um agente responsável pela motivação dos funcionários e também resultado do desempenho organizacional, o trabalho teve como tema QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: fator decisivo no desempenho dos profissionais? De modo a investigar de que forma a qualidade de vida no trabalho contribui para melhorar o desempenho dos profissionais na organização. Para tanto, é necessário identificar quais fatores influenciam a qualidade de vida no trabalho, avaliar a percepção dos profissionais em relação à QVT e analisar qual a influência da QVT no desempenho organizacional. Realizou-se, então, uma pesquisa utilizando um estudo de caso em uma empresa do ramo de internet, com o intuito de identificar como o fenômeno se apresenta na empresa pesquisada. Foi aplicado questionário para os funcionários e aplicado entrevista para a gerente do setor comercial da empresa pesquisa. Como resultados, verificou-se que os funcionários estão satisfeitos com o que a empresa oferece, e com isso, eles trabalham com mais disposição, tem mais propósito na organização, consequentemente, tendem a melhorar seu desempenho. Os fatores que mais apareceram na pesquisa em relação à motivação foram: salários, carga horária de trabalho adequada, disponibilidade da liderança em ajudar, satisfação com as atividades realizas, conhecimento adquirido na organização, estrutura física, oportunidade de carreira, relacionamento entre pares, entre outros.
- ItemSucessão de empresas familiares: análise do ramo ótico na cidade de Santo Antônio de Jesus(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-18) Santos, Jamille Ferreira Borges dos; Menezes , Nívia Martins; Santos, Daisy Lima de Souza; Frisch, Maria Madalena da SilvaO presente trabalho tem como objetivo geral, estudar qual a percepção dos gestores do ramo ótico a respeito da sucessão nas empresas familiares da cidade de Santo Antônio de Jesus. A sucessão familiar está presente na gestão do ramo ótico da cidade de Santo Antônio de Jesus, visto que, as empresas precisam pensar como é feito o processo sucessório e seus principais impactos relacionados aos conflitos que possam existir no decorrer da transição de uma geração para a outra. Quanto a metodologia utilizada, adotou-se o método de abordagem qualitativo. Os procedimentos utilizados foram a descritiva e a pesquisa de campo. A coleta de dados deu-se através da observação, entrevista e pesquisa bibliográfica. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo. Os objetivos específicos foram essências para compreensão do estudo, são eles: caracterizar o ramo ótico em empresas familiares do comercio de Santo Antônio de Jesus; identificar os tipos de empresas familiares das óticas pesquisadas; verificar se as óticas pesquisadas têm planos de sucessão formalizados; avaliar se os gestores tem conhecimento sobre a sucessão empresarial; identificar os principais desafios enfrentados pelos sucessores e verificar se os conflitos geracionais abordados na literatura então presentes na sucessão das empresas familiares do ramo ótico de Santo Antônio de Jesus. Dentre os principais resultados encontrados dessa pesquisa destacam-se a inexistência do plano de sucessão e ausência de conflitos dentro da empresa familiar. A importância de possuir um plano sucessório estratégico e que seja realizado de maneira tranquila e segura tanto para o fundador e sucessor quando para os colaborares que também vão enfrentar as mudanças da nova gestão, assim, foram feitas sugestões de melhoria no âmbito das empresas familiares.