Navegando por Autor "Santos, Daiana de Souza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemInclusão escolar e ensino de história: um estudo de caso sobre os recursos didáticos do AEE no CAPE (Caetité – BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-23) Santos, Daiana de Souza; Correia, Luciana Oliveira; Bomfim, Telma Jaíne da Silva Cardoso Teixeira; Miguel, Antonieta; Rodrigues, Deyvis NascimentoO presente trabalho investiga estratégias didáticas inclusivas para o ensino de História, voltadas a estudantes com necessidades educativas especificas, em especial estudantes com Deficiência Intelectual nos anos finais do ensino regular. A pesquisa foi realizada no Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE) de Caetité, por meio de um estudo de caso, utilizando os seguintes instrumentos de análise: observação da cultura escolar, análise documental e aplicação de questionários a docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Fundamentada nos princípios da educação inclusiva e na superação de práticas excludentes, analisado por (Diniz, 2007; Mendes, 2006; Pereira, 2009), e na intelectualidade docente conceituada por (Tardif, 2014), esta investigação busca compreender como o conhecimento histórico (Schmidt, 2020) é mediado nas práticas pedagógicas das professoras de AEE do centro. Os resultados contribuíram para a elaboração de um portfólio digital, visando valorizar a intelectualidades das professoras do centro, bem como servir de recurso de apoio à inclusão e à formação docente. Embora não traga respostas conclusivas, o estudo pretende ampliar o debate na área da Educação Histórica, frente à escassez de pesquisas sobre o tema.