Navegando por Autor "Santos, Claudemir Araujo"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO brincar nas aulas de educação física escolar na educação infantil: uma revisão sistemática.(2019-02) Oliveira, Vera Lucia Pedreira Santos; Santos, Claudemir Araujo; Lacerda, Gleiciane da Silva; Nova, Jéssica Vitorino da Silva TerraA presente pesquisa, buscou por meio de um estudo de revisão sistemática de cunho qualitativo descritiva exploratória, compreender o BRINCAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Partindo do seguinte problema: qual a implicação do brincar nas aulas de Educação Física Escolar para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança na Educação Infantil? Tendo como objetivo geral analisar a produção acadêmica referente ao brincar nas aulas de Educação Física Escolar na Educação Infantil e suas implicações na aprendizagem da criança e como objetivos específicos: 1) refletir sobre a Educação Infantil, o brincar e a Educação Física Escolar; 2) compreender a perspectiva do brincar na Educação Infantil; 3) analisar a relevância da Educação Física Escolar na Educação Infantil. Houveram restrição nos critérios de inclusão e exclusão para a seleção dos artigos. Para os critérios de inclusão foram utilizados base de dados da Scielo e do Lilacs, somente artigos de idiomas nacionais, pesquisas publicadas nos últimos cinco (05) anos, pesquisas envolvendo crianças, textos completos e disponíveis gratuitamente e para os critérios de exclusão foram utilizados a aplicação de filtros base de dados, monografias, teses, texto de qualquer idioma que não fosse nacional, ano de publicação e duplicidade de artigos. A busca foi realizada no mês de setembro de 2018. O resultado da análise do conteúdo dos quatros (04) artigos evidenciam que o brincar tem ampla relevância na Educação Física Escolar por ser promotora do desenvolvimento e da aprendizagem da criança na Educação Infantil, no entanto, constatou-se que ainda existe fragmentação no ensino pedagógico na Educação Infantil.
- ItemRevisão sistemática de estudos de exercício físico durante a gestação.(2019-09-20) Morais, Elicarcia Souza de; Amorim, Angelo Mauricio de; Souza, Marcio Costa de; Santos, Claudemir AraujoA presente investigação sobre o exercício físico durante a gestação, teve por objetivo analisar o estado da literatura de estudos de exercício físico durante a gestação, tendo como finalidade discorrer sobre os benefícios dessa prática no decorrer desse período. Embora não possua estudos decisivos em relação ao padrão ótimo de exercício físico durante a gestação, há um consenso na literatura científica de que o exercício físico regular e contínuo, realizado com uma intensidade leve a moderada proporciona inúmeros benefícios para as gestantes. A metodologia empregada foi de revisão sistemática de cunho qualitativa descritiva exploratória. De acordo com os estudos encontrados há produções cientificas que discorrem sobre a importância em praticar exercício físico durante a gestação e expõe os exercícios físicos indicados para esse período, porém foram encontrados poucos estudos que comprovem a eficácia desses exercícios na prática. O resultado da investigação procedeu em cinco (05) artigos que evidenciam o exercício físico como uma prática benéfica durante a gestação, pois traz diversos benefícios para a gravida, além de apresentar o comportamento da frequência cardíaca das gestantes nas aulas de hidroginástica, os exercícios indicados para o tratamento da lombalgia e dor pélvica posterior durante a gestação, as alterações das repercussões fetais ao estudo da do-pplervelocimetria após sessão de exercício físico aeróbico e a adesão da gestante ao exercício físico para a prevenção e/ou controle de risco da síndrome hipertensiva. Diante disso é possível afirmar a necessidade de os pesquisadores produzirem estudos de intervenção que comprovem a eficácia desses exercícios indicados nessas análises de revisão sistemática e seus benefícios para a gestante.
- ItemSaúde mental e níveis de atividade física de adolescentes escolares de Jacobina-BA.(2015-10-30) Santos, Claudemir Araujo; Cavalcante Neto, Jorge Lopes; Costa, Laura Emmanuela Lima; Silva, Osni Oliveira Noberto daO objetivo desse estudo foi verificar a relação entre problemas de saúde mental e os níveis de atividade física em adolescentes escolares da cidade de Jacobina-Ba. Tratou-se de um estudo transversal. A amostra foi composta por 34 escolares na faixa etária entre 13 e 15 anos. Os instrumentos utilizados foram o questionário Child Behavior Checklist (CBCL), para avaliação dos problemas de saúde mental dos escolares e o Questionário Internacional de atividade física – IPAQ, para avaliação dos níveis de atividade física dos sujeitos. Observou-se um maior percentual de adolescentes classificados como inativos (55,9%), e a prevalência de Transtorno mental foi de 14,7% entre os adolescentes escolares participantes deste estudo. Não foi observada diferença significativa na análise entre a associação de transtorno mental e níveis de atividade física. Ao se verificar possíveis associações dos níveis de atividade física e do transtorno mental dos adolescentes com os fatores sociais e familiares investigados no estudo, não foram encontradas diferenças significativas ao nível de p<0,05. Vale salientar, a necessidade de mais estudos inerentes á saúde mental e os níveis de atividade física, para entendermos uma possível relação existente entre a prática regular de atividade física e suas implicações na saúde mental.