Navegando por Autor "Santos, Carlos Renato Gonçalves dos"
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- ItemMetamorfose: a (trans)formação dos saberes docentes durante a pandemia da covid-19, um estudo no colégio estadual ana bernardes(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-12) Santos, Carlos Renato Gonçalves dos; Viñal-Junior, José Veiga; Faria, Edite Maria da Silva de; Eugênio, Benedito GonçalvesA pesquisa procurou entender quais possíveis metamorfoses ocorreram e como foi mobilizado o saber, o fazer e o ser dos docentes do Colégio Estadual Ana Bernardes que trabalham no ensino noturno, provocadas pela pandemia do coronavírus (2020-2023). Também procuramos investigar como os docentes se organizaram para superar as dificuldades que foram surgindo ao longo desse atravessamento pandêmico e pós-pandêmico. O entendimento das mudanças sobre os saberes, as metodologias, a ação didática e as teorias desenvolvidas pelos professores durante esse processo, mostra-se fundamental para pensarmos em ações constantes aos(as) professores(as) no momento das suas atividades pedagógicas. Essa ação interventiva pode ser fundamental para prepará-los a superação de problemas futuros que o ensino e aprendizagem de jovens e adultos podem sofrer com a instabilidade que a educação pública passa. Na busca das (trans)formações práticas ocorridas no ambiente escolar, tivemos como suporte teórico os trabalhos de Pimenta (1999), Tardif (2011), Freire (1996), entre outros autores que também debatem sobre a temática dos saberes docente, ajudando no entendimento das mudanças e como ocorreram a mobilização dos saberes docentes no período da pandemia do coronavírus. Essa compreensão dos saberes docentes e como estes podem influenciar no fazer e ser desses profissionais pode trazer profundidade significativa no entendimento das possíveis mudanças metodológicas, didáticas e pessoais que podem ter ocorrido com os(as) professores(as) do colégio Ana Bernardes, no período pandêmico e pós-pandêmico. Quando pensamos na formação de professores voltada à EJA teremos como apoio os trabalhos de Dantas (2012), Faria (2009, 2022), Freire (1996), Soares (2011), Soares; Pedroso (2015), Ventura (2012), Ventura; Bomfim (2015), Viñal Junior; Miranda (2019), entre outros. A metodológica usada está dentro modelo conhecido como pesquisa aplicada, a abordagem se enquadra como uma pesquisa Qualitativa, em relação aos objetivos pode ser classificada em descritivos e quanto aos procedimentos utilizamos a pesquisa narrativa associado à construção de mônadas para apresentar os resultados. Nos achados podemos pontuar que a pandemia tem causado diversas metamorfoses na atuação docente, que estão resultando em novas formas de compreender o trabalho desses profissionais, exigindo assim, reflexões mais profundas sobre o profissional que somos no presente e como isso pode provocar mudanças significativas no futuro. As narrativas nos mostraram que esse processo de mobilização ou aprendizado dos saberes ocorre de forma ininterrupta ao longo da carreira profissional, sendo que está vai se constituindo de forma lenta ao longo do tempo, levando anos até que fique totalmente concretizada na prática desse profissional da educação. A diferença é que durante a pandemia do coronavírus que causa a COVID-19, essa mobilização ocorreu em um curto espaço de tempo, ou seja, as narrativas nos indicaram que o processo de metamorfose sempre vai ocorrer na jornada formativa e profissional de qualquer docente. A diferença está na forma, intensidade e velocidade que ela pode acontecer, esses fatores também podem ser combinados com as influências sociais do local que esse(a) profissional trabalha, as pressões externas por causa de fatores econômicos, políticos, pedagógicos ou de saúde, como foi o caso da pandemia da COVID-19.