Navegando por Autor "Santos, Carla Liane Nascimento dos"
Agora exibindo 1 - 20 de 24
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA epistemologia decolonial e os pressupostos de autonomia Freiriana na formação de professores da EJA: a (re) existência e resistência das culturas negadas(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-06) São Pedro , Ivana Patricia Sena de; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Jeffrey, Debora CristinaEsta pesquisa tem como objetivo analisar como a formação de professores, pautada na epistemologia decolonial e os pressupostos de autonomia freiriano, contribui paraa (re)existência e resistência das culturas negadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, propõe-se uma investigação baseada no conceito de epistemologias decoloniais e nas contribuições de Paulo Freire, a partir da obra Pedagogia da Autonomia, com três pressupostos: “não há docência sem discência”, “ensinar não é transferir conhecimento” e “ensinar é uma especificidade humana”, enquanto marcadores possíveis para uma formação de professores intercultural na educação de jovens e adultos. Com isso, buscou-se evidenciar a discussão da relevância do “professor decolonial” enquanto articulador e (de)formador da EJA em ruptura com os silêncios e a invisibilidade das culturas negadas e verificar limites e possibilidades da formação continuada decolonial na EJA, compreendendo a modalidade a partir da necessidade de transformação e justiça social. A pesquisa é documental e de intervenção, de cunho qualitativo e de natureza aplicada, que utilizou como instrumentos de coleta de dados um formulário para leitura sócio cultural e profissional semiaberto a ser aplicado com os docentes, tendo como produto cartas pedagógicas dos docentes produzidas no trabalho de campo. A perspectiva é de que com o procedimento seja possível investigar uma possibilidade de interlocução político-formativa entre coordenador-formador e professor e que, por consequência, viabilize o empoderamento dos sujeitos na educação de jovens e adultos, por meio dos círculos de cultura freireano a serem implementados com os estudantes, na perspectiva de estruturar momentos de cultura que potencializam aulas mais participativas para as turmas. A pesquisa foi realizada em uma escola pública na capital do estado da Bahia, com a perspectiva de questionar de que modo a formação de professores, pautada na epistemologia decolonial e nos pressupostos de autonomia de Paulo Freire, contribui para a (re)existência e resistência das culturas negadas na EJA.
- ItemAfrobetizar pelas letras de samba: sequência didática para estudantes da educação de jovens e adultos(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-17) Souza, Eunádia Santos de; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Mattos, Wilson Roberto de; Silva, Neilton da; Santana, Claudia Silva deEste estudo investigou a influência das letras de samba no processo de afrobetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio da implementação de sequências didáticas em turmas da EJA. Buscamos também avaliar o impacto desse método no aprofundamento do entendimento dos estudantes sobre as questões étnico-raciais. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada na pesquisa-ação, e contou com suporte teórico de autores renomados incluindo Arroyo, 2006, 2010, 2017; Dantas e Santos, 2020; Di Pierro, 2010, 2020; Freire, 2012, 2014, 2018; Gomes, 2002, 2021; Kleiman , 2018, 2020; Koch, 2002; Munanga , 2014; Rojo, 2004, 2009; Sodré 2012, Soares, 2011, 2019. Nesse contexto, recorremos também a pesquisa bibliográfica para dar suporte teórico as discussões e reflexões em torno da produção de dados junto aos envolvidos no processo da pesquisa. Os resultados revelaram que as letras de samba desempenham um papel crucial no processo de afrobetização na EJA, fornecendo uma abordagem enriquecedora para a educação antirracista. A sequência didática desenvolvida representa uma ferramenta valiosa para os educadores interessados em trilhar por esse caminho. Ao adotar esse método, os professores têm a oportunidade de aprimorar significativamente a experiência educacional de seus alunos, promovendo a valorização da cultura afro-brasileira e o desenvolvimento integral dos aprendizes. Como produto final, desenvolvemos uma sequência didática modelo centrada nos processos de afrobetização, destinada a enriquecer a prática pedagógica dos professores, especialmente no que diz respeito às questões étnico-raciais e às particularidades dos estudantes da EJA
- ItemAncestralidades na EJA: atravessamentos e ligações entre o continente africano e a diáspora(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-29) Jesus, Rafaela Mota Giffone de; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Mattos, Wilson Roberto de; Barros, Zelinda dos SantosNeste estudo apresentamos a ancestralidade e o encantamento como prática educativa, na medida em que atuam em contraposição à hegemonia epistemológica eurocentrada nos muitos universos, saberes e possibilidades de ser e de aprendizagem na EJA. De natureza aplicada e abordagem qualitativa, com característica exploratória e descritiva (GIL, 2017), esta pesquisa teve como objetivo geral apresentar a Nova EJA e a Metodologia do Reconhecimento de Saberes (MRS) como caminho possível para uma Pedagogia do Encantamento por meio da valorização da herança e legado ancestral africano dos sujeitos (as) da EJA do SESI Bahia. Assim, buscou-se responder às seguintes perguntas: De que maneira, uma educação que tem como fundamento a ancestralidade, pode contribuir para o reconhecimento do legado africano no tempo presente? Como a Pedagogia do Encantamento pode oportunizar maior engajamento dos estudantes na EJA? Como método de pesquisa, adotou-se a pesquisa participante (DEMO, 2008) e militante (BRINGE; VARELLA, 2014), tendo como técnica para produção de dados a pesquisa autobiográfica (SOUZA, 2014) e documental (PÁDUA, 1997), e a análise de conteúdo como técnica de análise dos dados (BARDIN, 2004). Nos objetivos específicos, descreve-se como se configura a Nova EJA e a Metodologia de Reconhecimento de Saberes (MRS) da EJA no SESI Bahia; discute-se a ancestralidade africana e a questão étnico–racial como substratos para uma Pedagogia do Encantamento na EJA; fundamenta-se a Pedagogia do Encantamento na EJA, assentada na cosmovisão africana, a partir da valorização do legado ancestral africano na diáspora e da educação para as relações étnico-raciais; apresenta-se a produção narrativa autobiográfica da pesquisa-formação enquanto pesquisadora e docente da EJA do SESI Bahia. Em relação às referências teóricas, trabalhou-se a dimensão étnico racial com autores como Gomes (2005), Souza (2021), Munanga (2004; 2005) e Cruz (1987). Na discussão realizada acerca da ancestralidade e a questão étnico-racial na EJA, fundamenta-se também nas filosofias africanas em diálogo com os autores como Noguera (2014), Ramose (2002), Nascimento; Gá (2022), Oliveira (2009, 2021, 2007), Carneiro (2005), Nascimento (1977; 2008) e Gomes (2003; 2008; 2011). Como substrato para produção de uma Pedagogia do Encantamento na EJA, o diálogo foi realizado com teóricos como Arroyo (2005), Machado (2019), Njeri (2019) e Oliveira (2021). Como resultados, na dimensão científica, a pesquisa promove e dissemina a ideia de sermos herdeiros e continuidades históricas de comunidades diversificadas com contribuições de grupos africanos diversos ao conhecimento. Na dimensão escolar, a Ancestralidade e a Pedagogia do Encantamento se apresentam como encantamento para vida e escola, favorecendo o engajamento e permanência dos estudantes na EJA. Indica também ajustes a serem feitos no processo de autodeclaração de cor ou raça dos estudantes. Como produto educacional, foi elaborado plano de intervenção comprometido com a difusão de metodologias afirmativas para implementação das leis 10.639 e 11.645 na Educação de Jovens e Adultos.
- ItemBaiacu: EJA e as narrativas de pescadores e marisqueiras em sobrevivência nos manguezais de Vera Cruz - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-14) Santos, Gevaldo Araújo dos; Sousa, Leliana Santos de; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de; Araújo, Ana Lúcia Soares da Conceição; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Sousa, Claudia Pereira deEste trabalho teve como foco o estudo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas conexões com as narrativas de pescadores e marisqueiras que subsistem nos manguezais de Baiacu, localizado no município de Vera Cruz - BA. O principal objetivo da pesquisa foi investigar de que forma a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem influenciado o conhecimento dos estudantes que, simultaneamente, desempenham o papel de pescadores e marisqueiras, em relação à relevância da preservação ambiental dos manguezais. Esses ecossistemas são considerados berçários naturais para diversas espécies e uma fonte crucial de sustento para a comunidade local. Para embasar teoricamente este estudo, foram utilizadas obras de autores renomados, incluindo Gil (2002), Minayo (2001, 2013), Cintrón (1987), Vannucci (1999), Jacobi, Fleury e Rocha (2004), Freire (2003, 1980, 1987), Merleau-Ponty (1990, 1992. 1999. 2018, 2019), Thompson (1992), Vannucci (1999), Santos (1999) Marconi e Lakatos (2003). A metodologia empregada envolveu uma abordagem qualitativa, com pesquisa exploratória e descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa de campo, com a gravação de entrevistas semiestruturadas. Os participantes abrangeram pescadores e marisqueiras que também frequentavam a EJA no período da pesquisa, além de membros da direção, coordenação e professores envolvidos com essa modalidade de ensino. A análise dos dados revelou uma ligação profunda entre a comunidade local e o ecossistema costeiro dos manguezais. As narrativas compartilhadas pelos pescadores e marisqueiras ressaltaram a conexão cultural e econômica desses grupos com os manguezais, enfatizando a importância dos recursos naturais para a subsistência da comunidade. Adicionalmente, a inclusão do conceito de "Educação Ambiental" no currículo da EJA capacitou os indivíduos a se tornarem agentes de mudança positiva em sua comunidade, abordando questões ambientais, como o problema do lixo em Baiacu. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda da interdependência entre a educação, a preservação ambiental e a sustentabilidade das comunidades costeiras que dependem dos manguezais. Os resultados enfatizam a importância de integrar a Educação de Jovens e Adultos com a conservação dos recursos naturais, promovendo uma abordagem holística para o desenvolvimento sustentável de comunidades como Baiacu, em Vera Cruz - BA
- ItemOs caminhos das mulheres estudantes da EJA na cidade de Euclides da Cunha, Bahia, Brasil: da evasão ao retorno(2018-06) Souza, José Oreste Lopes de; Costa, Patrícia Lessa Santos; Freitas, Katia Siqueira; Santos, Carla Liane Nascimento dosA trajetória de vida da mulher é marcada por várias lutas no dia-a-dia. Nessa perspectiva, compreender essa trajetória sob o viés da Educação de Jovens e Adultos – EJA e no contexto social, é sem, sombra de dúvida, resgatar sua dignidade humana. Dessa forma, buscou-se perceber o valor da figura feminina e o seu protagonismo no cenário sócio educacional. Os estudos na área de gênero mostram a importância de levantar reflexões nessa ótica, uma vez que é uma maneira de afirmar a identidade da mulher e evidenciar suas lutas na esfera social. Para tanto, com o intuito de discorrer sobre a trajetória de vida da mulher fez-se necessário, de início, traçar uma linha histórica que mostrou suas lutas, no contexto social brasileiro. Assim, ficam evidente os ranços e avanços que eclodiram no país acerca do crescimento e das lutas das mulheres para a conquista do seu espaço, um dos marcos de destaque, nessa conquista, foi a retomada da mulher no contexto da sala de aula, uma vez que a mesma, por diversos fatores, inclusive preconceito e machismo, acabou evadindo da sala de aula; mas voltaram a adentrar as salas de aula da EJA, num movimento de busca por espaço. Nesse sentido, o objetivo principal da pesquisa foi o de compreender como as práticas sociais, no contexto de gênero, dentro do espaço escolar do município de Euclides da Cunha, Bahia, Brasil, puderam contribuir para permanência e sucesso dessas mulheres no contexto educacional. Como objetivos específicos buscou-se assinalar como as práticas sociais no contexto de gênero podem suscitar, nos espaços da EJA, discussões que corroborem para a afirmação da trajetória de vida da mulher estudante da EJA que busca seu espaço no contexto social, como, também, identificar as principais causas e entraves ocorridos ao longo de sua trajetória de vida da mulher estudante da EJA, do município de Euclides da Cunha, por meio de oficinas, para, assim, analisar as relações de gênero e convivência com os demais grupos de estudantes da EJA como práticas exitosas que valorizam as suas trajetórias de vida e contribuem para o enriquecimento de ações de permanência e sucesso diante dos estudos. Dito isto, a pesquisa teve como suporte metodológico a trajetória de vida e a abordagem qualitativa, com estudo de caso e técnicas de observação com revisão bibliográfica na categoria da Educação de Jovens e adultos e gênero, tendo como suporte os autores: Arroyo (1991/1999/2003/2005), Beauvoir (1990), Butler (2010), Brasil 92006), Bourdieu (1982) (2006), Freire (1988/1991/1998/1999/2000/ 2002/2008), Foucault (1987), Gil (2008), Gohn (2011), Louro (2014), Magalhaes (2000), Marx (1948), Minayo (2003/2005/2008/2007/2012), Thiollent (1985/2015), Urpia (2014), entre outros, que embasaram e que deram suporte à pesquisa. Acredita-se que esta pesquisa pode colaborar, efetivamente, para o estudo do tema, mostrando a importância da mulher no seu percurso histórico e social.
- ItemConvergências entre a etnomatemática e a metodologia de reconhecimento de saberes: potencializar identidades negras. (a cultura das tranças para além da estética na educação de jovens e adultos)(2021-05-13) Souza, Jorlania Carolina Cândido de; Alves, Érica Valéria; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Julio, Rejane SiqueiraOpresenteestudoanalisaasconvergênciasentreaEtnomatemática,enquanto, subsídio pedagógico e a MRS, enquanto, Metodologia Pedagógica, de Reconhecimentode Saberes, comopropósitodepotencializar a identidade negrado(a)estudantedaEJA, sujeitosemsuamaiorianegrosenegras.Para tal finalidade, tornou-se substancial apresentar aEtnomatemática e suas contribuiçõesparaosjovenseadultos,assimcomoaMRSetodasasetapas que constituem as fases da metodologia: Reconhecimento, Validação e Certificação.Apósconhecermosasconcepçõesepistemológicaseos objetivos deambas foi possível analisar emquemedidaaEtnomatemática, campode conhecimentoeestudo, pôdeseraportedametodologiaemquestão.Epara respondera problemáticadapesquisaquebuscaentenderemquaisaspectos esta contribuição da Etnomatemática ocorre foi apresentado também o percursodeumaOficinaTemática, hajavista,apossibilidadedeexplanação daspráticaspedagógicascircunscritasno contextoetnomatemático.Aoficina ocorreu em dois momentos, o primeiro em 2019, ainda presencial, contemplandoumasdasfrentesdoProjetodaConsciênciaNegra,no lócusda pesquisa,EscolaSESIReitorMiguelCalmon,EJA-PoloSalvador,eosegundo ocorreu no cenário pandêmico e por isso 100%online, 2020, através das ferramentas digitais. Ademais, o presente trabalho corresponde a uma pesquisa de Natureza Aplicada e deAbordagemQualitativa, tendo seus fundamentosembasadosporLudkeeAndré (1986)eMinayo(2005).Quanto aométodo de estudo adotamos aEtnopesquisaCrítica, referendada em Macedo(2000),poisnoscentramosnumprocedimentometodológicoque não consideraossujeitosdeestudoumprodutodescartável devalormeramente utilitarista. Ométodo investigativo foi aPesquisa-ação, a qual subsidioua proposta de intervenção que temcaráter social e político no âmbito da educação,baseadaemThiollent (2011).Eosinstrumentosdepesquisaforam osquestionários,elaboradoscombaseemGIL(2008),paraacoletasdedados osquaisforneceramrespostasquecontribuírampara aconstruçãodasetapas seguintes acerca das rodas de conversas. Estas foramembasadas em Creswell (2010),quediscutesobreaimportânciaeprodutividadedasmesmase para ampliaradiscussãonosancoramostambémemSantaMarinaeMarinas (1995),que trazemaluzumareflexãodecomodeverserrecolhidooucoletado os relatos em geral e principalmente referentes ashistórias de vidas.
- ItemCusto aluno graduação em instituições de ensino superior públicas impactos na alocação dos recursos públicos destinados às universidades estaduais baianas: o caso da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)(2017-12-28) Silva, Marta Rosa Farias de Almeida Miranda; Fialho, Nadia Hage; Fialho, Nadia Hage; Ramalho, Betania Leite; Santos, Norma Lúcia Videro Vieira; Vehine, Roberto Evan; Fialho, Sérgio Hage; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Barbosa, César; Santana, Elizabete ConceiçãoEsta tese tem como objetivo geral analisar e demonstrar os impactos do custo aluno do Ensino de Graduação, em Instituições Públicas de Educação Superior, na alocação dos recursos públicos do tesouro do Estado destinados às Universidades Estaduais Baianas, mais especificamente à Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Foram selecionados os seguintes objetivos específicos para oferecer suporte a investigação: i) Levantar e analisar a origem e evolução das alterações no comportamento dos recursos públicos alocados aos orçamentos do Governo do Estado da Bahia destinados à Educação no período de 204 e 2017; ii) Identificas as principais fontes de financiamento, bem como conhecer a trajetória, configuração e composição dos grupos de despesas orçadas pelas Universidades Públicas Estudais Baianas no período de 2014 e 2017; iii) Apurar o custo aluno do Ensino de Graduação presencial, considerando o orçamento global da Uneb; iv) Levantar, analisar e disponibilizar dados sobre o custo aluno do Ensino de Graduação presencial ofertado pelos Departamentos da Uneb no exercício de 2015; e v) Demonstrar que os sistemas e as informações sobre custos das atividades desenvolvidas pelas UEBA podem contribuir para a alocação, controle e avaliação dos recursos orçamentários e financeiros, permitindo-se, com isso, maior eficiência na tomada de decisão do governo e das universidades. Como contribuição ao debate acerca do tema apresentamos possíveis construções do Custo do Aluno do Ensino de Graduação presencial da Uneb, com base nos dados do ano de 2015, considerando quatro possibilidades de cálculos nas quais a variável basilar é o número de alunos matriculados em cursos presenciais de oferta contínua por Departamento, correlacionado a: 1) o orçamento global dos 29 Departamentos distribuído nas quatro ações orçamentárias; 2) os recursos alocados exclusivamente à ação orçamentária 2443 – Funcionamento Regular de Cursos de Graduação, em cada Departamento; 3) os desembolsos orçamentários destinados a Pessoal e Encargos com docentes e técnicos ativos por Departamento, recursos alocados exclusivamente à ação orçamentária 2443 – Funcionamento Regular de Curso de Graduação, em cada Departamento; e 4) as despesas com Pessoal e Encargos com docentes e técnicos administrativos ativos por Departamento, recursos alocados à ação orçamentária 2443 – Funcionamento Regular de Cursos de Graduação, adicionados dos desembolsos com terceirização de serviços, com concessionárias do serviço público (água, energia e telefonia), combustível e monitoria de ensino de graduação. As proposições apresentadas e os resultados apurados fornecem ricos elementos para aprofundar o debate sobre o modelo de financiamento à Educação Superior pública utilizado pelo governo baiano, além de subsidiar revisão e redefinição no que tange à ampliação do percentual da Receita de Impostos Líquida (RIL) destinado ás Universidades Estaduais Baianas, nesse caso específico à Uneb, disponibilizando, ainda relevantes informações para o processo de planejamento, orçamento e tomada de decisão do governo e da Uneb, bem como reavaliação e possível redimensionamento interno dos recursos destinados aos 29 Departamentos da instituição.
- ItemDa problematização à intenção: políticas educacionais e práticas pedagógicas desenvolvidas na cidade de Aracatu-BA para jovens e adultos inseridos em contexto de trabalho escravo(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-05) Lima, Patrícia Lacerda Trindade de; Silva, José Humberto da; Oliveira, Gilca Garcia de; Faria, Edite Maria da Silva de; Santos, Carla Liane Nascimento dosA presente pesquisa tem como objetivo analisar as narrativas que organizam as propostas educacionais e as práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos, na cidade de Aracatu,BA, com vistas a desenvolver uma proposta pedagógica interventiva que tenha o trabalho como dimensão estruturante da formação humana. Para tanto, inicialmente, foi analisada a Educação de Jovens e Adultos como categoria teórica, tendo como base sua regulamentação na legislação nacional, o perfil dos sujeitos dessa modalidade e a forma pela qual ela se institucionaliza como um direito exigível por meio de política pública. Também é abordado o trabalho escravo no Brasil, desde uma análise histórica até a sua configuração na atualidade, e correlacionados os dados nacionais e os de Aracatu, município baiano e locus da pesquisa, que apresenta números expressivos de pessoas resgatadas do trabalho análogo ao de escravo a partir de um processo histórico de migração sazonal. Foi desenvolvida pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza aplicada, e adotada, quanto ao procedimento, a pesquisa interventiva, que foi realizada com profissionais da rede municipal de educação do município de Aracatu. Para tanto, realizou-se um estudo de caso, com a técnica da roda de conversa, com vistas a compreender a tessitura das relações estabelecidas entre a política e as práticas da Educação de Jovens e Adultos com os trabalhadores inscritos em contexto de trabalho escravo. Os achados da pesquisa foram interpretados por meio de análise de conteúdo e também da triangulação, a qual se valeu de dados de órgãos oficiais e pesquisas, juntamente com teóricos como Freire, Arroyo e Cavalcanti, dentre outros. Os resultados da pesquisa apontaram que a Educação de Jovens e Adultos ofertada no município não se configura em suas práticas pedagógicas como um espaço onde jovens e adultos trabalhadores vulneráveis ao trabalho escravo estão inseridos e são levados a refletir sobre suas realidades. Diante disso, falta-lhes não apenas acesso ao direito à educação ao longo da vida; falta-lhes também um espaço de aprendizado onde o trabalho seja o elemento estruturante, e que adote práticas pedagógicas voltadas a conscientizá-los como classe trabalhadora, para que passem a perceber de forma crítica a realidade social em que estão inseridos. Dada a necessidade de impulsionar o processo de integração da política municipal de Educação de Jovens e Adultos com o enfrentamento ao trabalho escravo, é apresentada ao final da análise dos dados uma proposta de intervenção cujo objetivo é qualificar a atuação dos profissionais de educação municipal, especialmente os professores dessa modalidade, para abordarem nas práticas pedagógicas o trabalho como elemento estruturante da educação de jovens e adultos.
- ItemEducação para o turismo de base comunitária no quilombo Cabula: formação para o mundo do trabalho(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-30) Alves, Katiane; Silva, Francisca de Paula Santos da; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Lima, José Raimundo Oliveira; Alexandre, Lilian Maria de Mesquita; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Ribeiro, Josete Bispo; Nunes, Eduardo José FernandesEsta pesquisa trata da construção de conhecimento acerca da educação para o Turismo de Base Comunitária (TBC), na localidade do Quilombo Cabula, para a formação de jovens e adultos dos ensinos médio e superior para o mundo do trabalho, numa perspectiva da economia solidária em diálogo com a ecossocioeconomia e economia dos setores populares.Houve como questão principal o problema de pesquisa: “Que educação para o turismo de base comunitária favorece a inserção de jovens e adultos do Quilombo Cabula no mundo do trabalho?”. Nesse sentido, o objetivo geral traçado foi construir e aplicar uma proposta de educação para o turismo de base comunitária visando à inserção de jovens e adultos, residentes do Quilombo Cabula, no mundo do trabalho. Para tal, definiu-se como objetivos específicos: a] Conhecer o contexto do Quilombo Cabula; b] Descrever princípios da economia solidária, da ecossocioeconomia, do trabalho e da educação popular a serem aplicados ao Turismo de Base Comunitária; c] Caracterizar o Turismo de Base Comunitária no Quilombo Cabula; d] Desenvolver modelagem de uma educação para o Turismo de Base Comunitária; e, por fim, e] Analisar o processo de aplicação da educação para o turismo de base comunitária e sua legitimidade para os jovens e adultos do Quilombo Cabula. Para aplicação, enquanto proposta educacional para o turismo de base comunitária para a inserção de jovens e adultos no mundo do trabalho, utiliza-se a Pesquisa-Aplicação ou Design-Based Research (DBR), desenvolvida e apropriada para pesquisa aplicada, pois favorece a contribuição coletiva de sujeitos e tem como etapas de investigação a aplicação e refinamento de uma solução, eminentemente, prática. A metodologia contou, também, com a pesquisa bibliográfica e documental. Tendo como referenciais teóricos: Martins (2017), Matta (2013), Souza (2018), Fernandes (2006) e Nicolin (2016), relacionados ao contexto do Quilombo Cabula. Em Maldonado (2009), Irving (2009) e Silva (2014) para fundamentarem o Turismo de Base Comunitária. Buscou-se aporte em Brandão (1985, 1986, 2006) acerca da Educação Popular; Paulo Freire (1987, 2004, 2009) e outras referências sobre a concepção dialógica. Medeiros (2011), para tratar de empreendimentos solidários e cooperativismo; Singer (2002), Economia Solidária; Sampaio (2008, 2019), sobre a Ecossocioeconomia; Kraychete (2020), para diálogo com a Economia dos Setores Populares. Castells (2010), Harvey (2016), Marx (1970) e Santos (2013), sobre a concepção do Mundo do Trabalho. Apresentaram-se aspectos da contemporaneidade, objetivando verificar as demandas sociais de jovens moradores da localidade para elaboração da proposta de formação. Os resultados, tais como: a realização de um roteiro; os plantões do coletivo na gestão do BazArte, criado para angariar recursos para a operadora e Coletivo Cultarte; as reuniões para planejamento de ações da Operadora de Receptivo AQC (Antigo Quilombo Cabula) revelam que as rodas de conversas, com base no contexto do Quilombo Cabula, na economia solidária, na educação popular e na dialógica freiriana, bem como nos princípios do Turismo de Base Comunitária, atendem à demanda de uma educação para o Turismo de Base Comunitária no território de quilombo, respeitando as especificidades do processo educativo naquele contexto. Sendo possível afirmar que a educação para o Turismo de Base Comunitária, contextualizada, com base na educação popular, economia solidária, aplicada por meio das rodas de conversas, favorece a inserção de jovens e adultos no mundo do trabalho.
- ItemFatores socioambientais que afetam a aprendizagem dos/as alunos/as da EJA, badameiros/as, numa abordagem multidisciplinar.(2015-11-30) Jesus, Núbia Cristiane Bonfim de; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Souza, Marluce Oliveira da Guarda; Heine, Maria Luiza FigueiredoEsta pesquisa, de caráter interventivo, buscou investigar os fatores socioambientais que afetam a aprendizagem dos/as alunos/ da EJA, badameiros/as, moradores do bairro de Canabrava em Salvador. Com uma abordagem multidisciplinar, foram analisadas questões como a pobreza, subsidiada pelo aporte teórico de Paugam (2003), a exclusão social e privação cultural - por Kramer (1998), situações de violência fundamentadas por Salter (2009), Taquette (2007), Silva (2006) e espécies ou substâncias químicas presentes no lixão que, possivelmente, ainda trazem conseqüências para a vida escolar desses educandos/as, baseada nas discussões teóricas de Baird (2002) e Baracat (2006). Nesse contexto, a pesquisa teve abordagem qualitativa com aporte teórico em Flick (2009), investigação hipotética-dedutiva, utilizando como instrumentos metodológicos: o roteiro biográfico, entrevistas semi-estruturadas, a técnica de observação participante e análise documental para a coleta de informações. Assim, ao utilizar o roteiro biográfico foi possível compreender a importância da história de vida dos educandos e a sua relação com a aprendizagem, subsidiada na Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (2003). Outros aspectos que interferem na aprendizagem também foram contemplados com base em Freire (2002), Romanelli (2006), Arbache (2001), dentre outros. Por fim, a pesquisa revelou que mesmo após quinze anos do término do lixão de Canabrava, alguns educandos não superaram as seqüelas físicas e emocionais provocadas por ele e o quanto estas acarretam problemas na aprendizagem destes alunos.
- ItemFinanciamento público das universidades estaduais baianas: restrições orçamentárias, expansão universitária e desenvolvimento local.(2013-09-28) Barbosa, Cesar; Fialho, Nádia Hage; Boaventura, Edivaldo Machado; Sampaio, Elias de Oliveira; Cunha, Silvio Humberto dos Passos; Santos, Carla Liane Nascimento dosEstamos vivendo um novo padrão de acumulação capitalista no qual o capital fixo e os recursos naturais perderam suas posições estratégicas, dando lugar a uma organização da produção intensiva em conhecimento. A natureza dessa transformação econômica impõe aos lugares não somente a necessidade de infraestrutura, mas, sobretudo, a capacidade de criar e difundir conhecimento. Neste contexto as universidades ocupam papel de destaque. Assim, o objetivo central desta pesquisa foi a comprovação da hipótese de que a presença de um campus de uma universidade estadual em um determinado município afeta o potencial de desenvolvimento do mesmo, transformando-o em espaço diferenciado. Para alcançarmos este objetivo, propusemos um esquema analítico que buscou alinhavar o processo de expansão das matrículas no ensino superior recente no estado, sob o domínio privado; o regime de financiamento e as restrições orçamentárias que impuseram às universidades estaduais limites na sua atuação nesse processo e; a elaboração e avaliação de indicador de potencial de desenvolvimento local. As principais conclusões foram: 1) recente expansão do ensino superior no Estado da Bahia, sob o domínio privado, só foi possível a partir de um arranjo normativo que favoreceu a proliferação de instituições cujo sentido é apenas o ensino. Entretanto, essa estratégia já demonstra sinais de esgotamento, ou mesmo de limites para responder aos requisitos da demanda por ensino superior de qualidade, de modo que o sistema ainda opera com elevada proporção de vagas ociosas; 2) a alocação de recursos dos estados nas universidades estaduais não decorre de uma ação deliberada de planejamento estatal, mas sim de parâmetros macroeconômicos. Esse regime de financiamento impõe restrições orçamentárias que replicam em dois outros problemas enfrentados por essas universidades, a expansão e a precarização do trabalho docente; 3) há evidências estatísticas de que a presença de uma instituição de ensino superior estadual exerce impacto sobre o potencial de desenvolvimento local, na medida que observamos uma forte associação entre a presença dessas instituições e elevado potencial de desenvolvimento.
- ItemFormação inicial de professoras da rede pública: escrevivências de mulheres negras(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-30) Almeida, Valcineide Santos de; Dantas, Tânia Regina; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Paz, Adilson Meneses da; Nacif, Paulo Gabriel Soledade; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoA presente pesquisa-escrevivência é de abordagem qualitativa e está inscrita no âmbito da epistemologia do feminismo negro, tendo como objeto de estudo a formação inicial de seis mulheres negras professoras que atuam em diferentes espaços da Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador-BA. O estudo foi orientado a partir das seguintes perguntas: de que maneira os marcadores sociais de raça, classe e gênero atravessam a formação inicial de mulheres negras professoras que atuam em diferentes espaços da Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador? E como estas mulheres negras se constituíram professoras? O objetivo é compreender a formação inicial de mulheres-negras-professoras da Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador, na intersecção dos marcadores sociais de raça, gênero e classe. Os objetivos específicos consistem em: Conhecer as experiências das mulheres negras professoras durante a sua formação inicial, destacando a intersecção entre os marcadores de raça, classe e gênero; Analisar as possibilidades de acesso e permanência das mulheres-negra-professoras no ensino superior; Identificar o sentido da profissão docente para essas mulheres negras professoras. As bases teóricas que fundamentam este estudo consistem na teoria do feminismo negro, referenciadas principalmente nos arcabouços teóricos de Gonzalez (2020, 2022), Nascimento (2021), Carneiro (2020), Gomes (2008, 2017, 2018), hooks (1995, 2017, 2019, 2023), Evaristo (2005, 2011, 2017, 2020, 2021), Collins (2015, 2017, 2019, 2021, 2022), Davis (2016), Santos (2021), Fanon (2020, 2022), Nascimento (2016), Bento (2022), dentre outras. A metodologia está ancorada nos princípios teórico-metodológicos das escrevivências e utiliza as conversas na perspectiva dialógica como dispositivo metodológico de pesquisa. Como perspectiva de análise foi utilizada a interseccionalidade a partir da metáfora do eixo inspirada em Crenshaw (1993, 2002, 2021). A pesquisa revelou que as oportunidades de acesso às mulheres negras professoras ao ensino superior foram limitadas e com a ausência das políticas de ações afirmativas elas precisaram elaborar as suas próprias estratégias para transporem as barreiras de acesso e permanência no ensino superior e, assim, concluírem a sua formação inicial. Daí a necessidade da garantia de estratégias formais de acesso e permanência no ensino superior, tais como, a política de cotas, programas de extensão, concessão de bolsas, incentivo à pesquisa e o fortalecimento de um currículo das licenciaturas que se coloque contra o racismo epistêmico e que valorize os diversos saberes e a diversidade cultural. A pesquisa também revelou que o diploma possibilitou às mulheres negras professoras ingressarem na profissão através do concurso público e mudarem de vida com uma melhoria salarial e demais direitos previstos no plano de carreira do magistério, revelando a profissão docente enquanto possibilidade de transformação, tanto na perspectiva da mobilidade social, quanto da atuação docente.
- ItemA história e cultura afro-brasileira no currículo da EJA: sentidos e significados atribuídos por docentes de uma escola da rede estadual de Salvador - BA(2018-04-11) Santos, Ubiraci Carlúcio dos; Costa, Patrícia Lessa Santos; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Costa, Graça dos Santos; Santos, Hélio de SouzaO presente estudo teve como objetivo analisar os sentidos e significados atribuídos por Docentes de uma Escola da Rede Estadual de Salvador - BA, localizada no bairro de Águas Claras no munícipio de Salvador, acerca da inserção da história e cultura afro-brasileira no currículo integrado escolar. Para tanto, partimos de alguns questionamentos: Quais são as percepções de professores acerca da inserção da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar materializado cotidianamente na EJA? De que modo estas percepções favorecem (ou não) a produção de um currículo racialmente comprometido? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso de cunho colaborativo. Foram utilizadas as técnicas da análise documental e as oficinas formativas e investigativas. Este estudo possui grande relevância social, pois está pautado sobre a Lei 10.639/03, que regulamenta o ensino em todos os estabelecimentos da rede pública e privada de educação do Estado brasileiro, incluindo no seu currículo escolar a História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas. Os resultados sinalizam que estamos bem amparados sob o ponto de vista da legislação sobre educação para relações étnico-raciais. As oficinas formativas e investigativas atingiram o seu propósito inicial, que era investigar quais eram as percepções de professores acerca da inserção da história e cultura afro-brasileira no currículo escolar, materializado cotidianamente na EJA. Notou-se uma preocupação latente por parte dos docentes para com a questão racial no seu fazer pedagógico na EJA, mesmo que de forma ainda artesanal, ou seja, sem grandes acessos aos teóricos ou uma melhor formação. Fica evidente nos discursos que os mesmos trazem saberes e experiências, que de certa forma colaboram para que, de maneira germinativa, a diversidade venha sendo contemplada de forma individual pelos docentes. É necessário que a escola trabalhe projetos anuais, transversais, transdisciplinares, interdisciplinares e invista na formação dos professores, para que os resultados pretendidos com a implementação da lei 10.639/03 sejam atingidos.
- ItemO movimento brasileiro de alfabetização - mobral e os reflexos no mundo do trabalho: um estudo autobiográfico com egressos do programa na cidade de Uibaí – Bahia(2019-12-13) Pereira, Thiago Filgueira; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Soares, Antônio Matheus Carvalho; Silva, Francisca de Paula Santos daEsta dissertação é resultado do estudo autobiográfico realizado na cidade de Uibaí-Bahia com estudantes egressos do Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL. A proposta da pesquisa relacionaos efeitos resultados do programa de alfabetização com o universo do mundo do trabalho. A ideia do estudo partiu da seguinte problemática: como o programa de alfabetização de adultos - MOBRAL contribuiu para inserção dos sujeitos partícipes no mundo do trabalho? Como objetivo geral da pesquisa descrever os reflexos do Movimento Brasileiro de Alfabetização para a inserção dos sujeitos participantes no mundo do trabalho. Especificando mais os objetivos buscamos conhecer o programa apontando suas especificidades para o município de Uibaí – BA; descrever as trajetórias educacionais e socioprofissionais de egressos do Mobral relacionando-as à passagem desses sujeitos pelo programa; propor a criação de um museu virtual visando a preservação da memória do programa no município, bem como seu legado para os partícipes do programa e comunidade; e, por fim, construir um infográfico apontando os principais marcadores históricos do programa no município enfatizando a sua relação com trajetórias dos sujeitos que passaram pelo movimento. Para realização desta proposta utilizamos a pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e procedimento técnico de pesquisa autobiográfica. Como instrumento para construção de dados utilizamos de entrevistas semiestruturadas e análise documental. A proposta aqui presente apresenta-se, por meio das narrativas, como uma alternativa eficaz para reconhecer as potencialidades trazidas pelo programa de alfabetização, bem como seus possíveis limites em relação ao mundo trabalho. Para a organização e fundamentação da pesquisa utilizamos de autores como Freire (2014), Minayo (2008), Souza (2014), Santamarina e Marinas (1994), Bardin (2009), entre outros pensadores, para estruturação metodológica; Paiva (1987), Haddad e Di Pierro (2000), Freitag (1986), Freire (1996) e demais expoentes para sustentação teórica da Educação de Jovens e Adultos; Marx e Engels (1998), Saviani (2003), Kuenzer (1995), Ciavatta (2005), Kruppa (2005) e outros autores para estruturar a discussão sobre o mundo do trabalho; por fim, a análise dos dados embasada na teoria de Bardin (2009), para análise de conteúdo. Os resultados apresentam, em linhas gerais, que os sujeitos egressos do programa apresentam a condição de alfabetizados; que obtiveram melhoria de vida em relação à perspectiva profissional; e, ampliaram a visão de mundo segundo dados da pesquisa. Concluímos que o programa apresenta aspectos positivos em sua execução no município.
- ItemMulheres ceramistas de coqueiros: saberes, ancestralidades étnicas e a educação de jovens e adultos (EJA)(2020-04-30) Marques, Marineide Leite; Sousa, Leliana Santos de; Stopilha, Ana Licia de Santana; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Pereira, Bárbara Maria DultraO objetivo central dessa pesquisa é propor a articulação entre os saberes tradicionais da comunidade ceramista de Coqueiros e os conhecimentos propostos pela escola, numa perspectiva que questiona: Como o trabalho das mulheres ceramistas de Coqueiros poderá contribuir para a Educação de Jovens e Adultos? Os sujeitos desse estudo são, as mulheres ceramistas de Coqueiros, os alunos e os professores da Educação de Jovens e Adultos – EJA, do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição. Para tanto, temos a produção da cerâmica, importante vetor econômico da comunidade e símbolo do saber étnico e ancestral, visibilizada nesse estudo, como aporte fundante para a aplicação dos princípios das Leis 10639/2003 e a 11645/2008, que preconizam questões acerca das temáticas relacionada a história e a cultura afro- brasileira e indígena. O desenho metodológico está sedimentado na pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, com abordagem etnográfica e procedimentos como: a observação, a entrevista, a roda de conversa, a fotografia e o diário de campo. Os resultados apontam, para uma realidade de analfabetismo e baixa escolarização entre as ceramistas. Por outro lado, temos os professores que revelam o desconhecimento das questões da etnicidade ancestral no fazer da cerâmica na comunidade. Diante do distanciamento constatado entre os saberes da escola e os saberes tácitos da comunidade, apresentamos como dados do trabalho de campo, uma exposição elencando imagens e informações sobre a cerâmica e sua ancestralidade, no pátio do colégio. Realizamos também a divulgação do trabalho das mulheres ceramistas no III SIANCO – Seminário Internacional de Análise Cognitiva, através da apresentação de artigo sobre a pesquisa e distribuição de peças de cerâmica produzidas por elas, para os conferencistas e coordenadores do evento. Um outro resultado foi a criação de um Blog, envolvendo as ceramistas e a escola. Concluímos que, existe uma necessidade de reflexão acerca dos processos de escolarização na EJA, pois, a relação entre a educação e o trabalho, reverberam positivamente na aprendizagem significativa através da cerâmica, que precisa de visibilidade na escola, pois, o sentimento é de que não existem atrativos para as jovens desenvolverem todo o processo laboral das peças; desde o aprender a moldar o barro e transformá-lo em louças, prontas para o uso e principalmente para a comercialização. Esse fazer artesanal, destoa da mentalidade de industrialização em série, que ressalta a especialização em partes do processo de produção e não na feitura da totalidade da peça por uma artesã caracterizando assim, maior probabilidade de esquecimento de um fazer artesanal, que envolve a cultura ligada à ancestralidade e à resistência étnica de uma comunidade. É preocupante, para além da perspectiva do consumo e da geração de emprego e renda, mas acima de tudo, de um ponto de vista antropológico, que aponta para o abandono da tradição das mulheres em fazer e ensinar fazer a cerâmica, concorrendo com o desaparecimento de uma cultura ao mesmo tempo, artística e de subsistência, cujo desestimulo, leva à desistência e negação do espírito e da mão empreendedora feminina, bem como, a invisibilidade e a perda de pertencimento étnico.
- ItemOs coletivos culturais, seus saraus periféricos e suas pedagogias da quebrada nas comunidades Alto do Cabrito e Sussuarana, em Salvador/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-30) Silva , Sergio Ricardo Santos da; Nunes, Eduardo José Fernandes; Bonfim, Carlos Alberto; Araújo, Miguel Almir Lima de; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Silva, Francisco de Paula Santos daEste trabalho busca analisar qual o lugar da poesia nos processos educativos dos saraus periféricos nas comunidades de Sussuarana e Alto do Cabrito, em Salvador/BA, tendo como base a poesia marginal contemporânea. Esses estudos e interações feitos junto aos coletivos culturais que desenvolvem esses saraus coparticipes desta pesquisa, nessas comunidades, demonstraram que essa poesia marginal contemporânea tem como princípio inaugural o rap, os outros elementos da cultura Hip-Hop e a Escrevivência da grande intelectual, Conceição Evaristo. Levanta a hipótese de que o modo de educar através da arte e da riqueza poética nos remete ao mundo simbólico do jogo poético-narrativo, constituído nas redes de alianças estabelecidas dentro dessas comunidades a partir das figuras mitopoéticas que são seus princípios inaugurais - a onça suçuarana e o cabrito, promovendo as chamadas Pedagogia de Alicerce e Pedagogia da Quebrada. Optei por desenvolver uma pesquisa qualitativa percorrendo o caminho metodológico envolto em recitais, oficinas artísticas, Rodas Poéticas Dialogadas, observações e iconografias, seguindo a perspectiva de pesquisa com os cotidianos, defendida por Nilda Guimarães Alves (2017) e também uma metodologia desenvolvida nos anos de atuação como arte-educador e pesquisador. As territorialidades da pesquisa são a grande Sussuarana e o Alto do Cabrito que, de acordo com a divisão territorial da Razão de Estado, se configuram como bairros do município de Salvador/BA. A população envolvida nesta pesquisa é formada por jovens e adultos das comunidades dos coletivos culturais Sarau da Onça e Sarau do Cabrito, importantes por organizar iniciativas sócio e arteeducativas que envolvem as suas redes de alianças nas suas territorialidades, desenvolvendo uma pedagogia própria desde dentro.
- ItemA polifonia, o reconhecimento e as identidades culturais dos sujeitos da EJA em uma teia de saberes: a construção coletiva da proposta pedagógica do 1º segmento(2020-12-22) Costa, Andrea Barros Daltro de Castro; Conceição, Ana Paula Silva da; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Musial, Gilvanice Barbosa da SilvaEsta pesquisa buscou refletir sobre a Proposta Pedagógica da Educação de Jovens e Adultos e sua ressignificação a partir do problema: Como reconhecer os sujeitos da EJA e suas identidades culturais na Proposta Pedagógica do 1º segmento? O objetivo geral foi: Reconhecer os sujeitos da EJA e suas identidades culturais para elaborar coletivamente a Proposta Pedagógica do 1º segmento da escola municipal investigada interrelacionando com os documentos oficiais. Para concretizar este estudo tivemos como objetivos específicos: Analisar os documentos teóricos e legais, nacionais e do município de Salvador acerca da EJA e identificar a atualização legal da Proposta Pedagógica da escola investigada; Investigar quem são os sujeitos da EJA na comunidade local e os motivos destes não estarem matriculados na escola investigada e Identificar as expectativas das comunidades escolar e local a fim de reconhecer os sujeitos da EJA e as suas identidades culturais para a construção coletiva da Proposta Pedagógica da escola investigada. Pesquisa de natureza aplicada de abordagem qualitativa (Godoy, 1996; Minayo, 2010, 2012; Triviños, 2012), baseia-se na Etnopesquisa crítica (Macedo, 2006), na pesquisa ação (Barbier, 2007; Thiollent, 2011; Franco, 2005, 2008, 2016) como procedimento estratégico, e ancora-se no diário de campo, análise documental, fotografias, rodas de conversa, questionário, entrevista semiestruturada e história de vida (Macedo, 2006; Moura, Lima, 2014; Gil, 2002; Ornellas, 2011; Silva, et al, 2007: Conceição, 2009). No que tange às categorias de estudo, destaca-se os autores Honneth (2003), Hall (2006), Arroyo (2005, 2008, 2017), Freire (2001, 2011), Pimenta (S.I: s.n), Paiva (2006, 2009, 2011), Veiga (2009, 2011) e Paro (1987, 1992, 2011). A análise das informações coletadas, destacou as nuances dessa trajetória e a importância de ressignificar o papel da escola como espaço pensante, social, cultural, democrático, científico e organizacional na qual considera a construção coletiva da proposta pedagógica integrando os diversos saberes dos sujeitos envolvidos no processo educativo, através de uma gestão democrática. Ressaltou-se ainda a valoração da polifonia dos colaboradores para compreender os múltiplos pontos de vista destes sujeitos, acerca da intenção e ação real da organização da EJA no âmbito escolar e as demandas dos estudantes matriculados no Ciclo I, para a construção coletiva do produto oriundo desta investigação que foi a Proposta Pedagógica da EJA do Ciclo I.
- ItemPráticas pedagogicas em educação em direitos humanos: orientações pedagógicas de ensino na EJA(2019-12-20) Oliveira, Luci Cláudia Alves de; Santos, Jocenildes Zacarias; Moraes, Cândida Andrade de; Santos, Carla Liane Nascimento dosEsta pesquisa analisa as práticas pedagógicas na Educação em Direitos Humanos como elemento mobilizador de novas práticas na Educação de Jovens e Adultos. Centra na difusão das normas e nos processos de Educação em Direitos Humanos a partir da questão norteadora de pesquisa: De que forma as práticas pedagógicas pautadas na Educação em Direitos Humanos contribui no processo de ensino-aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos? No geral, objetiva analisar a Educação em direitos Humanos como elemento mobilizador de práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Jaqueira do Carneiro. A discussão foi consubstanciada nos objetivos específicos seguintes: compreender a relevância da Educação em Direitos Humanos para os contextos da Educação de Jovens e Adultos, considerando suas especificidades e diversidades de sujeitos de direitos; realizar formação continuada em Educação em Direitos Humanos com professores da Escola Municipal Jaqueira do Carneiro, visando construir um espaço de discussão e formulação de propostas para a melhoria de práticas docentes em sala de aula da Educação de Jovens e Adultos; desenvolver orientações pedagógicas com a finalidade de aprimorar e efetivar a Educação em Direitos Humanos na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos na escola Municipal Jaqueira do Carneiro. Dialoga na pesquisa com as teorias de Bobbio (1992); Brasil (2007; 2012; 2013; 2014); Dantas (2016); Freire (1978, 1993, 1996, 2001; 2006); Morgado (2001); Nações Unidas (2004), dentre outros. Suporta na metodologia as teorias de Apolinário (2004); Barros (2000); Brandão (2003;2006); Gatti (2002); Morin (2004), dentre outros. Adotada a abordagem qualitativa da pesquisa com o procedimento técnico da pesquisa participante junto a 10 sujeitos da pesquisa que gerou como produto a proposta de orientação pedagógica. A análise dos dados foi pautada nas teorias de Arroyo (2006, 2011); Candau (2005, 2008, 2013); Silva (1997, 2010) e Tavares (2013). Os resultados apontam para a reflexão por parte dos professores acerca da importância da inserção dos estudos sobre Educação em Direitos Humanos no processo ensino-aprendizagem; como também a percepção do nível do trabalho a ser realizado, para atingir o ponto ideal de difusão e prática da Educação em Direitos Humanos na Escola Municipal Jaqueira do Carneiro.
- ItemA presença no mundo de trabalho de mulheres beneficiárias das políticas de qualificação profissional (PRONATEC): descrevendo relatos e experiências de educandas da EJA em Lauro De Freitas - BA(2019-06-11) Santos, Jársia de Melo; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Gomes, Marcius de Almeida; Soares, Antônio MateusEste trabalho trata de uma pesquisa acerca das egressas do curso técnico de meio ambiente localizada em Lauro de Freitas região metropolitana de Salvador- BA, oriundas da Educação de Jovens e Adultos - EJA, visando retratar a inclusão dessas mulheres no mundo do trabalho mediadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico – PRONATEC, desenvolvido no período de 2013 a 2017. O objetivo geral é diagnosticar a inserção no mundo do trabalho das mulheres egressas do curso técnico em questão. Os objetivos específicos são: apresentar os conceitos históricos e as mudanças sociais que levaram as mulheres a se profissionalizarem; descrever o percurso formativo das educandas, identificando as dificuldades apresentadas pelas discentes no seu ingresso, permanência e sucesso nos cursos técnicos avaliados e diagnosticar a partir dos relatos, a atuação dessas mulheres no mundo do trabalho. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa aborda a EJA a partir dos teóricos referenciais como Haddad (2007) e Di Pierro (2001). Para abarcar o contexto metodológico, teremos Ludke & André (1986), Godoy (1995) e Minayo (2001). Para discussão acerca da profissionalização, recorremos a Lima (2013) e Motta (2016), entre outros, que embasaram e que deram suporte ao estudo. É expressivo perceber a contribuição da pesquisa para o conhecimento sistematizado sobre a execução do PRONATEC, e a inserção das mulheres jovens e adultas estudantes da EJA, que concluíram o curso técnico de meio ambiente. Diante dos resultados apresentados na pesquisa, percebe-se a mudança do perfil do mundo do trabalho e a crescente procura pela profissionalização por partes das mulheres, jovens e adultas. Porém, fica claro também a falta de oportunidade e a dificuldade que essas profissionais encontram em conseguir uma integração profissional estruturada, tendo como consequência a reprodução na informalidade. Acredita-se que esta pesquisa pode colaborar, efetivamente, para o estudo do tema, mostrando a importância da mulher no seu percurso histórico e social.
- ItemProposta de inovação no currículo do PROEJA do centro estadual de educação profissional de Feira de Santana-BA: uma estratégia para o reconhecimento social dos sujeitos da educação de jovens e adultos(2018-05-18) Carneiro, Ana Carolina Santos; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Costa, Patrícia Lessa Santos; Lima, Antônio Almérico BiondiEste trabalho discute possibilidades de inovação para o currículo do PROEJA como estratégia pedagógica para o reconhecimento social dos sujeitos da EJA. Para tanto, propõe-se investigar como são constituídas as trajetórias socioprofissionais dos estudantes do PROEJA, do Centro Estadual de Educação Profissional de Feira de Santana-BA, relacionando-as com a proposta curricular reproduzida neste espaço formativo. Adotam-se como objetivos específicos:(1) Discutir sobre Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e PROEJA na perspectiva das políticas públicas da educação; (2) Refletir sobre currículo da EJA e currículo integrado na perspectiva da teoria curricular, relacionando-os ao trabalho e a educação; (3) Analisar o currículo integrado do PROEJA da escola pesquisada e relacionar com as trajetórias socioprofissionais dos estudantes. A pesquisa é de natureza qualitativa e tem o estudo de caso como estratégia de investigação, adotando a triangulação, a partir do estudo das “trajetórias socioprofissionais” associado ao uso das entrevistas semiestruturadas, a técnica do grupo focal e a análise documental. Os dados produzidos foram interpretados tomando como base a análise de conteúdo. Os resultados apontam para trajetórias marcadas por injustiças sociais, dificuldades, trabalho precoce ainda na infância, vulnerabilidades de toda ordem e a necessidade de centralidade do trabalho para a reprodução cotidiana. Tais trajetórias não são reconhecidas no currículo praticado no Centro de Estadual de Educação Profissional. O produto deste trabalho aponta para uma nova proposta de currículo como forma de reconhecer a diversidade dos percursos de vida dos sujeitos da EJA.