Navegando por Autor "Santos, Antonio Pereira"
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- ItemO currículo na perspectiva crítico-multirreferencial: uma possibilidade de aprendizagem e ressignificação dos educandos e educandas do Colégio Professor George Fragoso Modesto(2020-03-31) Coelho, Evandro Vilas Boas; Santos, Jocenildes Zacarias; Santos, Antonio Pereira; Macedo, Roberto Sidnei Alves; Onofre, Elenice Maria CammarosanoInquietações sobre o papel da educação escolar para uma população que se encontra em situação de restrição e privação de liberdade nos estabelecimentos penais a partir das vivências como professor nestes ambientes, provocou a concepção da pesquisa intitulada: O currículo na perspectiva crítico-multirreferencial: uma possibilidade de aprendizagem e ressignificação dos educandos e educandas do Colégio Professor George Fragoso Modesto, analisando como esta perspectiva pode contribuir no processo de aprendizagem e para uma ressignificação do eu, sujeito social, e da visão de e do mundo dos educandos e educandas. Desenvolveremos uma pesquisa com abordagem qualitativa, apoiada na pesquisa-ação, na qual o envolvimento e a participação das pessoas implicadas permitirão uma análise mais aproximada dos fenômenos ao experienciarmos o currículo na perspectiva crítico-multirreferencial. O percurso metodológico proposto para o desenvolvimento da pesquisa será pautado, ao longo do processo, na observação participante, na aplicação e análise de questionários semiestruturados, nas narrativas em salas de aula durante rodas de conversa. O primeiro capítulo apresenta as inquietações e o percurso desenvolvido pelo professor/pesquisador. O segundo e terceiro capítulos, expõem a educação escolar que acontece nos espaços prisionais, propondo um mergulho, mesmo que em águas rasas, sobre currículo e a perspectiva crítico-multirreferencial associados a esse contexto, articulando as reflexões encontradas em escritos de Onofre (2007, 2010, 2011, 2014) e Macedo (2011, 2012, 2013, 2016). Traremos também a Tecnologia da Informação e Comunicação como potencializadora das multiplicidades, apoiado em escritos de Lévy (1998, 1999) e Santos (2006, 2013). O quarto capítulo, traz o aspecto metodológico, cartografando os caminhos pensados, percorridos e as ferramentas utilizadas neste processo, tendo como referência inicial os autores como Triviños (1987), Bogdan e Biklen (1994), Barbier (2002, 2005), Thiollent (2011) e Macedo, Galeffi e Pimentel (2009). As percepções construídas no diálogo com estes autores serão unidas à perspectiva de educação, de sujeito e de educando proposto em Freire (2011, 2016). O tratamento e análise dos achados, bem como a conclusão, complementam a pesquisa sendo capítulos à parte evidenciando de maneira mais fidedigna as nuances de um processo complexo.
- ItemEducação matemática crítica em espaços de privação de liberdade e os saberes da prática educativa crítica na educação de jovens e adultos(2021-12-16) Santos, Andreia Ramos; Alves, Érica Valéria; Santos, Antonio Pereira; Barreto, Maria Raidalva NeryA educação de adolescentes, jovens e adultos, em privação de liberdade, constitui-se como um dos eixos invisibilizados dessa modalidade de ensino já pouco considerada nas políticas públicas educacionais. Desenvolver investigações acadêmicas acerca dessa temática é urgente e necessário, visto que há maiores necessidades de produções nessa área, fato que nos conduziu à aceitação da empreitada que nos levou à pesquisa intitulada: Educação matemática crítica em espaços de privação de liberdade e os saberes da prática educativa crítica na educação de jovens e adultos, na escola Municipal Yves de Roussan O objetivo principal da pesquisa é analisar saberes matemáticos construídos e ressignificados dos estudantes privados de liberdade a partir dos processos reflexivos da educação matemática crítica dos sujeitos da EJA em privação de liberdade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja pesquisa intervenção propositiva. Que contou com a participação de três professoras que atuam na EJA em espaço de privação de liberdade. Como instrumento de coleta e produção de dados também foi utilizada a carta pedagógica aos professores. Como fundamentação teórica recorremos a estudos de autores que discutem a Educação de Jovens e Adultos, tais como: Freire (2002), Paiva (1987) e Arroyo (2005), e Celso Beisegel (1974). Acerca da formação de professores, recorremos a Laffin (2013) Tardif (2002), Gatti et al. (2010) e Gatti, Barretto e André (2011), para tratar sobre os adolescentes, jovens e adultos privados de liberdade buscamos o diálogo com os autores Rainieri (2014), Fernandes (2017), Costa e Figueiredo (2018) nos estudos sobre a educação matemática critica buscamos da fonte de Skovsmose (2014), Garcia (2009), Alves (2016) entre outros. Ressalta-se que com a Pandemia do novo coronavírus (COVID-19) os achados da pesquisa ficaram limitados e impediu a aplicação da proposta de intervenção resultando em propor aos educadores o produto educacional uma sequência didática no ensino da matemática com o objetivo de desenvolver uma prática pedagógica voltada para o contexto da Educação de Jovens e Adultos no socioeducativo.
- ItemPesquisa interventiva pedagógica :Itinerário formativo da comissão de implantação do Proeja no IF Baiano de Senhor do Bomfim(Universidade do Estado da Bahia, 2022-05-26) Santos, Jocemara Nascimento dos; Silva, José Humberto da; Fernandes, Andrea da Paixão; Costa, Patrícia Lessa Santos; Santos, Antonio PereiraO presente estudo tem como objetivo analisar os aspectos da implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja no Instituto Federal Baiano e a partir desta análise, desenvolver e aplicar uma pesquisa interventiva pedagógica, através de uma formação direcionada a servidores do campus Senhor do Bonfim que compõem a comissão de implantação do referido programa no campus. Esta pesquisa contou com dois momentos: um de investigação e um de intervenção. No momento de investigação, levantaram-se dados práticos, como o de que o Ifbaiano possui 14 campi no estado da Bahia e durante o estudo aqui apresentado foram identificados campi que já ofertavam o programa e o campus Senhor do Bonfim que estava em vias de implementação do mesmo. Esta pesquisa se delineia como uma pesquisa aplicada e foi desenvolvida através de abordagem qualitativa com objetivo descritivo e exploratório, onde foi possível por meio da análise da implementação do programa, construir uma pesquisa interventiva de formação direcionada a servidores que atuassem na implantação do programa, levando em consideração a experiência já registrada em outros campi sobre os aspectos positivos e outros que necessitavam ser revistos para a eficiência do Proeja, a partir de onde se delineia o segundo momento de intervenção. A pesquisa se desenvolveu em cinco etapas: 1) Revisão das categorias teóricas (Educação profissional; Ensino Médio Integrado; Educação de Jovens e Adultos); 2) Análise da base de dados; 3) Análise Documental; 4) Grupo de discussão, realizado com servidores de 04 campi: (Santa Inês, Governador Mangabeira, Serrinha e Guanambi) que já ofertaram o programa; 5) Formação com os servidores do campus Senhor do Bonfim. Proposta Interventiva; O material de análise se constitui através de pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e entrevista. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de um Núcleo direcionado ao Proeja, nos Institutos e Reitoria, que fomentem a implantação, manutenção e continuidade do programa. Política educacional tão importante para o público jovem e adulto. Ademais, a formação ofertada à Comissão de implantação do programa no Campus Senhor do Bonfim, serviu para amadurecer as discussões sobre o programa e dar aos membros da equipe uma visão mais apurada sobre os aspectos positivos e negativos que atravessam a permanência do Proeja no instituto. O resultado da pesquisa interventiva realizada dá ênfase a um produto que pode ser utilizado em qualquer outro campus que esteja em fase de implementação do Proeja.
- ItemPesquisa interventiva pedagógica itinerário formativo da comissão de implantação do PROEJA no Ifbaiano de Senhor Do Bomfim(2022-05-26) Santos, Jocemara Nascimento dos; Silva, José Humberto da; Fernandes, Andrea da Paixão; Costa, Patricia Lessa Santos; Santos, Antonio PereiraO presente estudo tem como objetivo analisar os aspectos da implantação do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja no Instituto Federal Baiano e a partir desta análise, desenvolver e aplicar uma pesquisa interventiva pedagógica, através de uma formação direcionada a servidores do campus Senhor do Bonfim que compõem a comissão de implantação do referido programa no campus. Esta pesquisa contou com dois momentos: um de investigação e um de intervenção. No momento de investigação, levantaram-se dados práticos, como o de que o Ifbaiano possui 14 campi no estado da Bahia e durante o estudo aqui apresentado foram identificados campi que já ofertavam o programa e o campus Senhor do Bonfim que estava em vias de implementação do mesmo. Esta pesquisa se delineia como uma pesquisa aplicada e foi desenvolvida através de abordagem qualitativa com objetivo descritivo e exploratório, onde foi possível por meio da análise da implementação do programa, construir uma pesquisa interventiva de formação direcionada a servidores que atuassem na implantação do programa, levando em consideração a experiência já registrada em outros campi sobre os aspectos positivos e outros que necessitavam ser revistos para a eficiência do Proeja, a partir de onde se delineia o segundo momento de intervenção. A pesquisa se desenvolveu em cinco etapas: 1) Revisão das categorias teóricas (Educação profissional; Ensino Médio Integrado; Educação de Jovens e Adultos); 2) Análise da base de dados; 3) Análise Documental; 4) Grupo de discussão, realizado com servidores de 04 campi: (Santa Inês, Governador Mangabeira, Serrinha e Guanambi) que já ofertaram o programa; 5) Formação com os servidores do campus Senhor do Bonfim. Proposta Interventiva; O material de análise se constitui através de pesquisa bibliográfica, documental, estudo de caso e entrevista. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de um Núcleo direcionado ao Proeja, nos Institutos e Reitoria, que fomentem a implantação, manutenção e continuidade do programa. Política educacional tão importante para o público jovem e adulto. Ademais, a formação ofertada à Comissão de implantação do programa no Campus Senhor do Bonfim, serviu para amadurecer as discussões sobre o programa e dar aos membros da equipe uma visão mais apurada sobre os aspectos positivos e negativos que atravessam a permanência do Proeja no instituto. O resultado da pesquisa interventiva realizada dá ênfase a um produto que pode ser utilizado em qualquer outro campus que esteja em fase de implementação do Proeja.
- ItemPrática pedagógica e conscientização entre os professores da educação de jovens e adultos do CENEB - centro noturno de educação em Feira De Santana -Bahia(2018-01-02) Araújo, Ana Amélia de Souza; Santos, Antonio Pereira; Alves, Érica Valéria; Aquino, Maria Sacramento; Moraes, Cândida Andrade deEste projeto de pesquisa, que deu origem a dissertação do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos, nasceu exatamente da descoberta das especificidades dos sujeitos envolvidos no procedimento de construção de saberes, fazeres e dizeres nessa modalidade educativa. Reconhecendo essas particularidades e sendo os professores também atores desse processo, surge um questionamento que vem a ser o norte desse trabalho: os docentes do CENEB - Centro Noturno de Educação da Bahia, lócus da pesquisa, conhecem essas especificidades? Nos saberes que instruem suas práticas pedagógicas a categoria conscientização, norteadora dessas particularidades, tem sido utilizada e servido como norte? Como os docentes do CENEB vivenciam suas práticas? Tais problemáticas levou-nos a refletir como esses profissionais, mesmo pedagogicamente despreparados para a EJA, como eles mesmos se auto definem, efetivam a sua prática e se, nesse processo, reconhecem a sala de aula como campo de formação. Formam-se enquanto ensinam? Seria, então para esses docentes, a sala de aula seu espaço formativo? Qual o lugar da conscientização em Freire nesse processo? Nas fases exploratória e investigativa da pesquisa, através de questionários e entrevistas percebemos, como instrumentos sinalizadores, uma necessidade de proposta de intervenção com os docentes do CENEB como produto da pesquisa e fonte de formação e auxilio para potencialização da conscientização na/para ressignificação das práticas pedagógicas. Nesse percurso foi escolhida como proposta de formação oficinas pedagógicas isso porque provocadora de reflexões sobre a importância da consciência crítica possibilitada pela dialogicidade como instrumento gerador da autonomia formadora de sujeitos emancipados e autores de sua história. Para compreender essa discussão que está embasada em autores como Paulo Freire (1967, 1992,1996,2000, 2001, 2006), Arroyo (2006, 2011, 2017) Machado (2008), Tardif (2007, 2010), que tratam ora da formação de modo mais genérico ora sobre a formação específica para docentes da EJA, estabelecendo seu perfil e os saberes docentes, fundamentamos nosso trabalho. O percurso metodológico com abordagem qualitativa desenvolvida através do estudo de caso com os professores desta instituição está em andamento desde junho de 2017.Para a coleta de dados partiu-se da análise documental, questionário e entrevista semiestruturada como sinaliza Ludke (1986). Os resultados das fases investigativa e exploratória, demonstram que boa parte dos docentes da EJA no CENEB em Feira de Santana não tiveram formação nesta modalidade de ensino e têm a sala de aula como laboratório formativo a partir das vivências e experiências cotidianas. Espera-se, com a proposição das oficinas formativas na visão conscientizadora de Freire, estabelecermos juntos um caminho para a ressignificação dos saberes docentes objetivando uma prática pedagógica menos prescritiva, mas, acima de tudo, construída tendo por base as necessidades dos atores envolvidos respaldada pela qualificação profissional, humanização e no respeito ao outro.
- ItemProposição interventiva com os estudantes da EJA sobre os agentes causadores de mutação e câncer(2021-06-30) Lima, Patrícia Jesus; Santos, Antonio Pereira; Almeida, Marcia Tereza Fonseca; Barreto, Maria Raidalva NeryOs estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão imersos no universo laboral e em função disso podem estar mais expostos a agentes causadores de mutação e câncer e consequentemente serem mais propensos a desenvolver o câncer relacionado ao trabalho. Intencionou-se investigar com o presente estudo em que medida os estudantes da EJA do Colégio Estadual Fênix, no município de Feira de Santana, Bahia – Brasil, conhecem a exposição cotidiana a agentes causadores de mutação e câncer e suas implicações para a vida humana e o meio ambiente e como associam os conhecimentos de Biologia com o assunto câncer. A partir do levantamento de dados através de pesquisa qualitativa e entrevista semiestruturada, objetivou-se desenvolver práticas pedagógicas de Biologia que revelem a relação deste tema com os tópicos de Biologia, Estrutura do DNA e Ciclo celular. Observamos que nas respostas sobre o ensino de biologia e sobre os conteúdos acerca dos agentes de mutação do câncer os estudantes demonstram que têm um conhecimento, ainda que vago, sobre como se dá o câncer nas estruturas do DNA. Fica evidente que é um conhecimento trabalhado na EJA, no entanto, sobre os agentes externos causadores do câncer, três participantes não souberam identificar tais agentes. Ressalta-se que com a Pandemia do novo coronavírus (COVID-19) os achados da pesquisa ficaram limitados e impediu a aplicação da proposta de intervenção. Foram elaboradas seis oficinas que contemplam as seguintes temáticas: O trabalho e os agentes causadores de mutação e câncer; prevenção; ciclo celular e o Câncer, mitose e o desenvolvimento do câncer; organelas celulares; mutação e câncer. Acreditamos que as oficinas levarão o alunado a estabelecer uma associação entre trabalho e câncer, compreendendo como essa temática está intimamente ligada aos mecanismos celulares e sendo impulsionados aos hábitos e práticas de prevenção.
- ItemTecendo aprendizagens significativas na leitura através dos jogos teatrais: possibilidades na EJA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-02) Silva, Ana Cristina Henrique; Carvalho, Carla Meira Pires de; Soares, Luiz Cláudio Cajaíba; Santos, Antonio PereiraA presente dissertação corresponde a uma investigação teórico-prático de natureza interventiva, com abordagem qualitativa, tendo como inspiração o método de intervenção pedagógica, definido por Damiani et al (2013) como uma pesquisa que envolve o planejamento e a implementação de interferências que visam a melhoria no processo ensino aprendizagem dos sujeitos da pesquisa. A investigação se centra nos jogos teatrais como abordagem metodológica à apropriação da competência leitora dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, tecendo cruzamentos entre a linguagem teatral e a aquisição e apropriação da leitura na dinâmica das aulas de Língua Portuguesa. Dessa forma, busquei analisar de que maneira os jogos teatrais podem contribuir para melhorar a leitura proficiente dos alunos da EJA nas aulas de Língua Portuguesa. A pergunta que tencionou tal investigação teve como objetivo principal oportunizar práticas de leitura através dos jogos teatrais, possibilitando uma vivência significativa como promoção ao aprimoramento da leitura proficiente. Soma-se a este, os seguintes objetivos específicos: Desenvolver a leitura oral com foco na escuta/fala, inflexões, entonação e expressividade; Estimular a concentração e criticidade; Intervir a partir da oficina de leitura utilizando os jogos teatrais. Para tanto, foram realizadas aulas-oficinas a uma turma da EJA, do Tempo Formativo I Eixo V, noturno, de uma escola de Salvador, pertencente à rede pública de ensino do estado da Bahia, no ano de 2022. Serviu como base à criação das aulas-oficinas os jogos teatrais de Viola Spolin (2012) e Boal (1982), alguns reelaborados a partir dos autores citados, valendo-me da liberdade empreendida no ato de jogar.
- ItemTrabalho docente no ensino fundamental I: desafios diante dos avanços da tecnologia(2021-03-08) Rosa, Claudia Urpia; Andrade, Dídima Maria de Mello; Cordeiro, Karina de Oliveira Santos; Santos, Antonio Pereira; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoA presente pesquisa buscou compreender a relação entre trabalho docente e os desafios da tecnologia no Ensino Fundamental I. Adotamos uma pesquisa de base qualitativa e como metodologia o Estudo de Caso, por acreditarmos que a reflexão sobre o trabalho docente vai além das opções conceituais relacionadas à natureza institucional dessa ação. Para efetivação desta pesquisa, contamos com a colaboração de seis professoras regentes. Optamos pelo grupo de discussão e pela entrevista semiestruturada, que se adequaram, no momento de pandemia ocasionada pelo Covid-19, às nossas escolhas no atendimento aos objetivos traçados: analisar como os professores compreendem o trabalho docente; identificar as concepções acerca das tecnologias apontadas pelos professores do Ensino Fundamental I; descrever os desafios do trabalho docente apontados pelos professores do Ensino Fundamental I em relação às tecnologias, juntamente à análise documental e o uso da triangulação dos dados para análise. Tomamos como referenciais os seguintes campos teóricos e respectivos autores: Trabalho Docente e desafios: Tardif e Lessard (2000. 2005, 2008, 2014); Saviani (2013, 2014); Pimenta (1999, 2002, 2014, 2020); Tecnologia: Kenski (2012, 2013); Lévy (1996, 2016); Lima Júnior (2005, 2012, 2013), Sebarrojo (2001), para inferir através da técnica da triangulação, que trabalho docente e tecnologias têm uma relação imbricada, haja vista que aparecem como fenômenos inerentes ao ser humano em seus processos na vida, no mundo. Nesta pesquisa concluímos que o trabalho docente é realizado como ato de inscrição, ação política consciente e criativa frente aos desafios, que são históricos, e acumulam-se, entrelaçam-se, retorcem-se, afastam-se e refazem-se em novas configurações. São de ordem política, social, econômica, no decorrer da história.