Navegando por Autor "Santos, Antonio Leandro Alves dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO PIBID em geografia “#vamosprárua" no Colégio Estadual Florentino Firmino De Almeida - Santo Antônio de Jesus/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2020-08) Santos, Antonio Leandro Alves dos; Cavalcanti, Paula Arcoverde; Souza, Patrícia Pires Queiroz; Costa, Gisele das ChagasO Ensejo desta pesquisa surge a partir das diversas inquietudes afloradas mediante minha trajetória na docência por intermédio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no Colégio Estadual Florentino Firmino de Almeida, no Bairro Cajueiro na cidade de Santo Antônio de Jesus/ BA e tem como objetivo compreender o percurso e o desenvolvimento das atividades do subprojeto intitulado “#vamosprárua-Bairro-Escola Cajueiro: caminhos da iniciação à docência em Geografia” no período de agosto de 2016 a janeiro de 2018. Utilizou-se de uma construção metodológica e técnicas de pesquisa de cunho qualitativo fundamentado através de análise de documentos, levantamento bibliográfico pertinentes às questões que evidenciem argumentos conceituais sobre políticas públicas e de formação docente e ‘identidade e o pertencimento’, questionários com questões abertas e fechas e conversas informais. Através dessas informações a pesquisa demonstra que o PIBID, por meio das ações do subprojeto, teve suas atividades de 2016 a 2018 centradas nas questões de ‘identidade e pertencimento’ e, foram desenvolvidas pelos Bolsistas de Iniciação à Docência (IDs) sob a orientação das professoras supervisoras vindo a alcançar significativos resultados na vida educacional e social dos alunos do Colégio, quanto também, na formação inicial para a docência dos graduandos na licenciatura em Geografia. Os percalços e as superações encontrados no desenvolvimento do subprojeto tornaram-se elementos cruciais para a caracterização desta pesquisa, uma vez que essas contribuições descritivas aguçaram novas discussões teóricas no que tange a políticas públicas na área educacional e de formação inicial docente que buscam contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas instituições públicas de ensino da Educação Básica.