Navegando por Autor "Santos, Andrea Cristiana"
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- ItemA chegada do movimento pentecostal no vale do São Francisco e o surgimento da igreja evangélica Assembleia de Deus em Petrolina(2022-12-14) Alves, Francisco José; Freire, Emanuel de Andrade; Santos, Andrea Cristiana; Bastos, Cecílio Ricardo de CarvalhoEste presente trabalho traduz-se como uma memória descritiva do documentário: A chegada do Movimento Pentecostal no Vale do São Francisco e o surgimento da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Petrolina, sendo resultado de um trabalho de pesquisa para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, para a obtenção do título de Bacharel em Jornalismo e Multimeios, DCH III/UNEB em Juazeiro, e que teve como objetivo geral abordar o início, desenvolvimento e concretização que culminou no surgimento e criação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Petrolina PE, registrando os fatores socioculturais que levaram ao crescimento dessa comunidade que em 72 anos se tornou a maior denominação evangélica do Vale do São Francisco. Esse resgate histórico veio descortinar e trazer a lume a importância que essa denominação desenvolveu em nossa região, bem como demonstrar em breves palavras a origem do Movimento Pentecostal no mundo, os acontecimentos que motivaram a sua chegada ao Brasil, sua expansão pelos vários rincões de nossa nação, sua chegada ao Vale do São Francisco e, consequentemente, sua disseminação na cidade de Petrolina. Essa pesquisa histórica que tem contribuído para o fortalecimento da memória da Igreja, solidifica para as futuras gerações a importância sociocultural que essa denominação desenvolveu, e ainda desenvolve em nossa região. E, para descortiná-lo, foram utilizados os principais métodos para a execução de um Documentário, sendo eles: percurso teórico com a utilização de uma farta bibliografia que norteou os primeiros passos de nosso trabalho, bem como pesquisa documental, observação participante, entrevista semiestruturada das fontes, e minucioso e diligente trabalho de campo, a fim de elucidar os detalhes do surgimento dessa organização. Em suma, todo esse trabalho hercúleo que culminou nessa obra, ficará para os anais historiográficos dessa denominação, perfazendo o desejo de não deixar que a ação do silêncio sepulte coisas dignas de serem conhecidas.
- ItemDepressão pré-parto: Enfrentamento da vulnerabilidade Emocional no período de gestação por Mulheres em Juazeiro/BA(2022-08-03) Santos, Maydilla Nayane Da Silva; Santos, Dalila Carla dos; Santos, Andrea Cristiana; Callou, Jayce Layana LopesA depressão é um transtorno mental que afeta milhões de pessoas no mundo. Estima-se que as mulheres são duas vezes mais propensas que os homens, seja por questões hormonais ou por historicamente serem mais oprimidas e menos favorecidas, por carregarem enormes responsabilidades e obrigações impostas pela sociedade e consequentemente pesos emocionais gigantes. Durante períodos de maior sensibilidade emocional, como a gestação, essa probabilidade se torna ainda maior. É o momento que muitas grávidas acabam sofrendo com a depressão pré-parto, que além de ser pouco abordada pela mídia também não é evidenciada nos cuidados do pré-natal. A mulher raramente está ciente dessa possibilidade e acaba não procurando um cuidado adequado, enfrentando inúmeras consequências que perduram por vezes a vida toda. Esta pesquisa tem o intuito de identificar as dificuldades enfrentadas por todos os envolvidos no processo, principalmente de mulheres diagnosticadas com depressão pré-parto, seja esse diagnóstico feito antes ou depois do período de gestação. Para tanto, escrevemos um livro-reportagem, narrando as histórias de mulheres que sofreram/sofrem de depressão pré-parto e suas consequências. Utilizamos como base os conceitos de maternidade, depressão, depressão pré-parto e depressão pós-parto. Os principais métodos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas semi-estruturadas e não-estruturadas.
- ItemJornalismo “educolaborativo” e (In)Formação Crítica: uma Experiência na/para a diversidade(2018) Sá, Verusa Pinho de; Gomes, Antenor Rita; Santos, Andrea Cristiana; Oliveira, Diogo Lopes deEsta dissertação apresenta os relatos e "achados" de experiência investigativoformativa que teve como principal dispositivo metodológico um curso de extensão com duração de três meses, a fim de compreender de que modo o Jornalismo “Educolaborativo” pode contribuir para a (in)formação crítica na e para a diversidade. Para amparar a pesquisa, utilizamos como referencial teórico os autores Mario Kaplún, Paulo Freire, Ismar de Oliveira Soares e José Marques de Melo, destaques em Educomunicação; Pierre Lèvy, André Lemos/Marcos Palácios e Roberto Aparici, no âmbito das práticas colaborativas potencializadas pelo ciberespaço; para fundamentar a temática Comunicação/Mídias como campo de mediações, Martín-Barbero e Thompson; ao lado de Hall e Canclini, no campo das identidades/diversidade/hibridizações. Nesse sentido, o presente estudo teve como método predominante a pesquisa-ação colaborativa, sendo de natureza qualitativa e abordagem interpretativa. Por meio da aplicação de questionário, realização de entrevistas, observação participante, oficinas formativas e grupo focal, foram estabelecidos os pilares do neologismo proposto a partir da práxis, resultando na elaboração de matérias de diferentes gêneros, sob orientação desta pesquisadora, a partir de pautas sugeridas e viabilizadas pelos partícipes, em geral, formadores de opinião (educadores, comunicadores, lideranças comunitárias e militantes de causas sociais). Ao longo do processo, organizou-se o Portal da EduColaborAção, que funcionou também como instrumento para construção de dados, fonte de interação e consulta, reunindo os saberes relacionados à investigação em prol de práticas “educolaborativas”. Entre desafios e possibilidades, identificamos a relevância desse modo ressignificado de (in)formar, visando à melhoria da qualidade jornalística nesta era fast news. Ao problematizar o potencial educativo dos conteúdos noticiosos, consideramo-los propulsores da reflexão, criticidade e transformação social, com foco no protagonismo dos leitores que, concomitantemente, atuam como produtores de mídia e cidadãos do mundo.
- ItemLiteracia midiatica e desinformação em plataformas digitais: estudo de caso com estudantes do colégio de tempo integral Paulo José de Oliveira em Juazeiro (BA)(UNEB, 2024-07-09) Duarte, Otávio Pereira; Santos, Andrea Cristiana; Gomes, Vítor José Braga; Costa, Terezinha Leonel de OliveiraEste trabalho tem por objetivo investigar os níveis de literacia midiática dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual de Tempo Integral Paulo José de Oliveira, situado em Juazeiro (BA), em relação ao contexto da desinformação. A pesquisa utiliza fundamentação teórica baseada nos estudos de literacia midiática e a desinformação. O percurso metodológico se orientou pelos procedimentos de estudo de caso instrumental, com abordagem quantitativa e qualitativa com aplicação do questionário sobre o consumo de informações pelos alunos, em seguida, fez-se grupo focal para analisar os dados obtidos. A pesquisa evidenciou o uso das plataformas digitais para o consumo de notícias, bem como destacou que os estudantes tem dificuldades em reconhecer informações falsas. Os resultados indicam a importância de uma proposta pedagógica que relacione teoria e prática, habilitando os alunos a serem críticos e bem informados no ambiente digital através da literacia midiática, que auxiliará os adolescentes no combate à desinformação.
- ItemUm mergulho nos angaris(2022-12) Martins, Anna Kamylla França; Santos, Andrea CristianaNo Angari, estava tudo que busquei durante a definição do projeto experimental do trabalho de conclusão do curso de Jornalismo em Multimeios: vida, energia, amor dos moradores pela sua localidade, hábitos, costumes, práticas culturais e de sobrevivência. Do trabalho de observação etnográfica, resultou a obra “Um mergulho nos angaris”, que tem como objetivo documentar aspectos da cultura visual de um dos bairros mais antigos do município, construindo uma narrativa imagética que evidencia aspectos identitários e ressalta como uma comunidade ribeirinha pode ser um símbolo cultural de uma cidade. Esperamos que esses registros de caráter fotodocumental e fotoetnográfico possam ser um testemunho das mudanças ocorridas ao longo do tempo e espaço, constituindo um novo acervo fotográfico para o município. Além disso, a obra representa os vínculos com a vida citadina, o pertencimento e a identidade com esse local e comunidade. “Um mergulho nos angaris” é um presente que procurei doar a mim mesma, a comunidade do Angari e a cidade. Um mergulho nas tessituras imagéticas da pesca, do rio, da terra e do nego.
- ItemQuem é você sem violência? a atuação da justiça restaurativa em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher em Juazeiro (BA)(UNEB, 2024-07-10) Mourão, Madeleine Brotas; Santos, Andrea Cristiana; Silva, Dayane Késia Alves da; Luz, Mariany Nathaly Brito CavalcanteO presente memorial relata as questões norteadoras e as etapas de elaboração do Projeto Experimental: Quem é Você sem Violência? - a atuação da Justiça Restaurativa em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher em Juazeiro (Ba), apresentado na forma de um livro-reportagem composto por narrativas jornalísticas. O livro-reportagem investiga a ação da justiça restaurativa, demonstrando a atuação da Rede de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher, a partir da Vara de Violência Doméstica, do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e Grupo Reflexivo de Relações interpessoais (GRRI). Para atender a esse objetivo, fez-se pesquisa qualitativa com uso de técnicas da observação participante de natureza etnográfica, realização de entrevistas com atores sociais envolvidos na problemática e pesquisa documental a respeito de normas jurídicas como a Lei Maria da Penha (11.340/2006). Como resultado, obteve-se conhecimentos a respeito dos trâmites judiciais sobre método da justiça restaurativa, atuação dos atores sociais e aspectos sociais e culturais que atravessam as situações da violência contra a mulher.
- ItemUma vida no palco - Devilles e a cena do teatro Escola(2021-12-15) Pereira, Leonardo Gonçalves Teixeira; Santos, Andrea Cristiana; Soares, José Flávio; Araújo, Wllyssys Wolfgang Reis DiasEste memorial analítico descritivo apresenta os processos teóricos e de produção utilizados para a construção do Trabalho de Conclusão do Curso, no formato de documentário, intitulado “Uma vida no palco - Devilles e a cena do Teatro Escola”. O produto traz relatos memorialísticos e vivências da trajetória de vida do personagem entrelaçados ao processo de implantação do teatro escola em Juazeiro, demonstrando a contribuição para o campo educacional de crianças e jovens no processo de formação de plateia. A pesquisa de natureza qualitativa contou com 13 entrevistas, entre elas Devilles, amigos, artistas e educadores que participaram em diversos momentos do processo de criação do teatro escola em Juazeiro. As entrevistas expõem a produção, valorização e consumo do teatro escola na cidade, bem como as dificuldades encontradas no contexto da pandemia do novo coronavírus. O documentário demonstra como a experiência do teatro escola está atrelada a capacidade das artes cênicas de encantar e formar plateia, bem como a experiência do teatro como capaz de transformar vidas.