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Navegando por Autor "Santos, Andréia de Santana"

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    A Política Curricular da EJA na Rede Municipal de Ensino de Salvador: um estudo compreensivo e propositivo da “Proposta Tempos de Aprendizagem” na perspectiva dos atores curriculantes docentes
    (2016-06-28) Santos, Andréia de Santana; Amorim, Antônio; Machado, Roberto Sidnei; Rocha, Nivea Maria Fraga
    A pesquisa apresentada nesta dissertação teve por objetivo evidenciar e compreender os sentidos que os atores curriculantes docentes conferem a “Proposta Curricular Tempos de Aprendizagem” da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Salvador/BA, implementada no ano de 2014, de forma a propor recomendações que visaram contribuir no processo de aperfeiçoamento e integração da proposta. Nessa perspectiva, a questão problema norteadora da pesquisa envolveu compreender “Quais sentidos os atores curriculantes docentes da Rede Municipal de Ensino de Salvador conferem à Proposta Curricular Tempos de Aprendizagem?” A pesquisa é de cunho qualitativo e inspiração etnográfica, pois sua base investigativa se constituiu em um exercício de descrição refinada do fenômeno até então desconhecido e de orientação na etnopesquisa por considerar que a realidade pode ser compreendida e interpretada, a partir de uma bacia semântica, culturalmente mediada pelos atores sociais. Utilizamos a análise documental, a entrevista focalizada e o questionário autoaplicável como dispositivos metodológicos, cuja interpretação seguiu a análise de conteúdos de base hermenêutica. Como referencial teórico, corroboramos com os estudos de Freire (1970, 1982, 1997, 2001) que fundamentam a compreensão da educação em uma perspectiva humanista e crítica, contribuindo assim para um olhar específico na constituição de currículos para EJA. Nas discussões sobre currículo, política e práticas curriculares dialogamos com Silva (2014), Macedo (2005, 2007, 2013), Arroyo (2013), Sacristán (2000); nos estudos sobre a EJA, temos como referenciais Gadotti (2003), Capucho (2012), Paiva (1987), dentre outros. As compreensões que emergiram das interpretações das informações oriundas dos dispositivos utilizados, apontam enquanto resultados, à necessidade de constituição de ciclos de diálogos formativos com os docentes da EJA acerca da perspectiva curricular por saberes, bem como sugere uma reorientação da proposta de avaliação dos alunos a fim de que esta se aproxime da concepção teórica ora projetada na “Proposta Tempos de Aprendizagem”.
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