Navegando por Autor "Santos, Ana Carla Souza dos Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO Jogo Role Playing Game – Rpg e a Hora do Recreio: Uma Proposta Didática Pedagógica de Aplicação na Escola Pública(2020-09-29) Santos, Ana Carla Souza dos Santos; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Cabalero, Sueli da Silva Xavier; Sales, Mary Valda SouzaO presente trabalho tem como objetivo principal trazer uma proposta didática-pedagógica de aplicação na escola pública e, para isso, teremos como base o jogo RPG Independência da Bahia 2 de julho digital, enquanto ferramenta pedagógica e tecnológica que possibilita criar condições de se ter na hora do recreio dessa escola da rede pública de Salvador, situada no bairro Beiru, o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre cidadania e desenvolver habilidades de aprendizagem através do jogo. Nesse tocante, o estudo sobre recreação e ludicidade, dentro da escola municipal, permite compreender como se faz necessário esse momento e como o instrumento de jogo RPG auxiliará essa escola na condução dos estudantes na hora do recreio. Lev Vygotsky defende o socioconstrutivismo como base epistemológica necessária para se criar mecanismos de apoio e fomento à atuação docente, de uma forma engajada, através da mediação e interação. As habilidades dos estudantes para a hora do recreio serão estimuladas de forma a criar meios de construção da autonomia e recuperação desse momento didático-recreativo por meio do jogo RPG digital. O conceito de intelectual orgânico, desenvolvido por Gramsci e relacionado à abordagem metodológica DBR, será desenvolvido na direção de abrir espaço para investigações aplicadas e voltadas para o desenvolvimento de solução prática desta pesquisa colaborativa. Dessa forma, os resultados obtidos a partir da simulação de situações cotidianas que exigem iniciativa e engajamento mostraram o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo sobre o dia a dia e que necessitam de intervenção de forma positiva para apoiar o desenvolvimento pessoal e local de maneira colaborativa e ativa.