Navegando por Autor "Santos, Alan Silva dos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCurta Mais a Escola: uma prática educativa com o audiovisual na Escola Estadual Visconde de Itaparica – Salvador/BA(2013-09-18) Santos, Alan Silva dos; Nunes, Eduardo José Fernandes; Laranjeira, Denise Helena Pereira; Nascimento, Antonio Dias; Hetkowski, Tânia MariaO presente trabalho tem como escopo a análise de novos processos educativos visando soluções compartilhadas para os problemas socioambientais, através da oficina de produção de material audiovisual “Curta Mais a Escola”, realizada na Escola Estadual Visconde de Itaparica – Salvador (BA). A circulação de tecnologias de captação, conservação e reprodução de imagem e som entre os jovens no ambiente escolar pode ser utilizada em atividades educativas que desenvolvam a capacidade crítica e interpretativa dos estudantes. A referida oficina ainda serviu de incentivo para a construção de práticas cooperativas entre os envolvidos e à busca por espaços ambientalmente sustentáveis e socialmente equilibrados. Além destas atividades, foram transcritas também, para a confecção desta dissertação, os relatos dos alunos sobre o projeto e da oficineira de edição.
- ItemEducação: o processo de produção de sentido; os meus caminhos nas vias da floresta, do apicum e do hip-hop(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-30) Santos, Alan Silva dos; Lima Junior, Arnaud Soares de; Almeida, Djalma Fiuza; Andrade, Didima Maria de Mello; Queiroz, Lilian Quelle S. de; Souza, Antônio Wilson Silva deEsta tese apresenta uma análise narrativa sobre a história de vida do filho mais novo de uma família de migrantes da zona rural baiana para a cidade de Salvador. Orientados pela intuição materna de que uma formação educacional básica para seus filhos era de fundamental importância, essa orientação se tornou o imperativo que moldou profundamente suas vidas. Esta é a história de vida do pesquisador deste trabalho, detalhando sua trajetória desde a alfabetização até a entrada e a participação no hip-hop soteropolitano. A tese é um exercício teórico que busca explorar a relação entre o hip-hop e a Educação a partir de uma perspectiva subjetiva, oferecendo uma compreensão do hip-hop e da Educação pela via do saber do sujeito.