Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Ailton Pinheiro"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Permacultura, estudos multiespécies e ensino no semiárido
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-10-31) Santos, Ailton Pinheiro; Cruz, Elizeu Pinheiro; Cardoso, Jaqueline dos Santos; Limoeiro , Maria Eunice Borja
    Este trabalho tem como proposta discutir os conceitos de Permacultura e de multiespécie, bem como suas possibilidades de ensino na área de Educação Ambiental e Agroecologia para as populações do campo em regiões do semiárido. A convivência com as estiagens do sertão é um desafio histórico para animais humanos. Nesse contexto, a Permacultura estabelece condições para que um indivíduo, comunidade ou sociedade trabalhem em parceria com a natureza, ao invés de ir contra ela. Um exemplo considerado permacultural é o planejamento consciente de espaços humanos com elementos integrados (horta, herbário, captação e reutilização da água, armazenamento de energia, plantio de agroflorestas, compostagem e bioconstrução), reduzindo, assim, as necessidades de recursos externos e transformando o que tradicionalmente é considerado lixo em recursos em potencial. Elementos estes, que seriam um problema em habitações convencionais, se transformam em solução ecológica capaz de gerar alimentos e renda para famílias. Uma consequência dessa perspectiva ecológica é a observação da natureza e seus ciclos, analisando as espécies que compõem um ecossistema e que cooperam para um equilíbrio. Em um ambiente sem interferência humana não há lixo, tudo se transforma em recurso num processo retroalimentar entre seres distintos. A reprodução dessa lógica em ambientes humanos é fundamental quando se pensa numa perspectiva de permanência da própria espécie no planeta com as demais que o habitam. Esta dissertação representa uma busca por práticas de ensino transdisciplinar de Permacultura numa perspectiva multiespecífica, popular e rural para as comunidades do campo
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais