Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Érica Soares da Silva"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Jogo e Educação: uma perspectiva de Formação integral da criança
    (UNEB, 2007-12-13) Santos, Betânia Bispo dos; Santos, Érica Soares da Silva; Rios, Sônia Maria de Jesus Matos; Souza, Valdirene Jesus Santos de; Soares, Ilma Maria Fernandes; Araújo, José Alfredo de; Jesus, Joselito Manoel de
    Este trabalho de pesquisa teve como princípio norteador conhecer a importância da apropriação do jogo enquanto objeto de construção do conhecimento e compreender sua relevância na formação cognitiva, social e psicológica da criança. No brincar faz-se uso da linguagem e dos códigos sociais em que estamos inseridos, poder brincar é permitir-se melhor entender nossos processos internos, é favorecer o conhecimento de si mesmo e sua relação com o mundo, é o espaço da produção e ressignificação da vida. É nessa perspectiva de inteirar-se do conhecimento acerca dos jogos que se percebem tais atividades como instigantes e aliadas no processo de construção do ser humano enquanto totalidade.. Durante esta pesquisa foi realizado um questionário com alguns professores de 1a a 4a séries do ensino fundamental nas escolas públicas deste município, sendo possível observar que alguns destes utilizam o jogo como recurso didático para complementar o conteúdo pedagógico em sala de aula. O embasamento teórico foi predominante em autores como Antunes (apud Santos 2003) Brougère (2000) Kishimoto (1997, 1993,2003), Piaget (apud Miranda 2003) Marcelino (2003), e Vigotsky (apud Penha 2001) dentre outros. Neste contexto, podemos concluir que o jogo desenvolve o raciocínio lógico, aumenta a auto-estima, proporciona a sociabilidade, amplia o conhecimento cognitivo e intelectual do individuo, com possibilidade de assegurar capacidade de pensar e recriar seus espaços de convivência social a partir da experiência significativa mediante sua existência no mundo com o meio em que ele está inserido.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais