Navegando por Autor "Santiago, Ana Conceição Alves"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDiagnóstico das necessidades de formação do coletivo de professores da educação básica baiana no contexto das competências digitais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-02) Santiago, Ana Conceição Alves; Sales, Mary Valda Souza; Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo; Santo, Eniel do Espírito; Sales, Kathia Marise Borges; Nonato, Emanuel do Rosário SantosO contexto contemporâneo, impulsionado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), tem provocado grandes transformações e suscitado novos desafios para a educação. Objetiva-se, neste estudo, analisar os níveis de competência digital diagnosticando as necessidades formativas dos docentes que atuam na Educação Básica baiana, na perspectiva de propor uma formação continuada que atenda às demandas educacionais do século XXI. Assim, questionamos: Como os níveis de competência digital contribuem na constituição de percursos de formação continuada docente que atendam às exigências formativas do século XXI? Para responder ao problema e alcance do objetivo geral, elencou-se os seguintes objetivos específicos: mapear o nível de competência digital do coletivo de professores do Ensino Fundamental e Médio, da rede pública baiana, a partir do diagnóstico DigCompEdu-UNEB; delinear o perfil de competência digital do Coletivo Docente, que atuam na Educação Básica baiana, e suas implicações nos processos formativos; e por fim, propor ações de formação para o desenvolvimento da proficiência tecnopedagógica docente, a partir das demandas apresentadas no mapeamento dos níveis de competência digital e das exigências da prática pedagógica reveladas pelos docentes. O caráter complexo, dinâmico e interativo do contexto educacional exigiu um processo de pesquisa com uma perspectiva metodológica mais flexível, assim, a Pesquisa-Aplicação de desenvolvimento se caracterizou como a metodologia mais adequada para a realização deste estudo. Foram utilizados como dispositivos de coleta e produção de dados o questionário do DigCompEdu-UNEB, entrevista semiestruturada e Rodas de conversa. E para subsidiar este estudo, foi realizado o levantamento e análise das produções científicas acerca das temáticas abordadas neste estudo, a partir das percepções de Kenski (2012, 2018), Gewher (2016), Nonato e Sales (2019), Boll e Ramos (2019), Sacristán (2000), Silva (2009), Gere (2010), Cerny, Burigo e Tossati (2016), Dias-Trindade, Moreira e Nunes (2019), Sales (2020), Sales, Moreira e Rangel (2019), Redecker (2017), Pimenta (2008), Shulman (1987; 2014), Tardif (2014), Mishra e Koeler (2006; 2009). Identificamos que os docentes fazem uso das TDIC de forma básica, o que nos permitiu conhecer o perfil de competências digitais docentes, e assim, fosse possível planejar colaborativamente um Curso de Formação Continuada, de forma a atender as necessidades formativas do Coletivo de Docentes que atuam na Educação básica baiana.
- ItemMBOTE: rede colaborativa difusora dos direitos humanos nas comunidades de aprendizagem online(2015) Santiago, Ana Conceição AlvesEsta proposta de inovação tecnológica e educacional tem como objetivo tratar de forma mais ampla o processo de constituição e ampliação de uma Rede colaborativa e interdisciplinar de aprendizagem online baseada no Design Pedagógico, no âmbito dos Direitos Humanos (DDHH), Educação em Direitos Humanos (EDH) e Observatório de Direitos Humanos, Cidadania e Violência (OBDHCV). Foi analisado a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e dos recursos digitais na construção de conteúdos, na forma de materiais educacionais, que servirão de norteadores para a ampliação dessa Rede. A importância dessa proposta parte da necessidade de disseminação e constituição de uma Educação em Direitos Humanos que evidencie mudanças em todo o contexto educacional a partir de um agir coletivo e transformador do contexto social. Neste sentido, questionou-se: de que forma o OBDHCV, aliado as tecnologias digitais, constituíram comunidades de aprendizagem que potencializem a difusão e construção de conhecimentos acerca dos Direitos Humanos? Para colocar as evidências de pesquisa e responder a este questionamento, que contribuiu para a execução dessa proposta, foi utilizada como abordagem de pesquisa, a Pesquisa-Ação, que possibilitou refletir acerca de todo o processo investigativo e também para a concretização das ações planejadas. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se da Observação Participante e da Entrevista online, a partir de uma perspectiva qualitativa de pesquisa. Todos esses procedimentos de pesquisa contribuíram significativamente para a ampliação do Portal Mbote, uma rede que promove discussões acerca dos DDHH e EDH e assim esta Rede possa estar coerente com as necessidades atuais de ensinar e aprender a partir de uma lógica de interatividade, colaboração e dialogicidade