Navegando por Autor "Santana Neto, João Antônio de"
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- ItemChico Buarque: o tempo,os temas e as figuras(2011-04-15) Carneiro, Camila Leite Oliver; Santana Neto, João Antônio de; Souza, Lícia Soares de; Zoghibi, Denise Maria OliveiraNesse trabalho, propõe-se analisar as letras das canções de Chico Buarque: Apesar de Você(1970), Samba de Orly(1970), Quando o Carnaval Chegar(1972); Fado Tropical(1972-1973); Cálice(1973), Acorda Amor(1974), Jorge Maravilha (1974), Meu Caro Amigo(1976), Corrente(1976), João e Maria(1977), Pelas Tabelas (1984), Vai Passar(1984) de acordo com o nível discursivo da Semiótica Greimasiana, observando aconfiguração do tempo, dos temas e das figuras, com o intuito de que se perceba que é da relação entre a invariante do sistema e a variação social que surgem os sentidos do discurso. Além disso, aprofundar o olhar por sobre as figuras ligadas à temática do carnaval tomando como base de análise a referência do mundo carnavalizado apontado por Bakhtin ([1965] 2008) no contexto de Françoais Rabelais, figuras que, relacionadas às ancoragens de tempo e espaço, remetem à necessidade de libertação diante da situação de opressão vigente no país no momento em que as letras foram compostas; e perceber a relação entre a tensão e significação apresentada por Fontanille e Zilberberg (2001), analisando como o trabalho com a intensidade e a duratividade no texto também contribuem no que tange a identificar a sua relação com os fatos da época da composição.
- ItemDireitos humanos para humanos direitos? a emergência de sentidos sobre direitos humanos em uma comunidade do Orkut(2011-09-29) Santos, Rafaella Elisa da Silva; Sobral , Gilberto Nazareno Telles; Santana Neto, João Antônio de; Queiroz, Rita de Cássia Ribeiro deVemos, na contemporaneidade, a emergência constante, no meio acadêmico e na mídia, de discursos sobre direitos humanos (DH), em uma tentativa de entender quais são as necessidades fundamentais do homem e, com isso, estabelecer uma definição objetiva para esses direitos, almejando a sua universalização, através de documentos internacionais, apesar das diferenças culturais entre os povos, o que influi nas significações sobre as necessidades do ser humano no atual contexto histórico. Todavia, essas discussões, bem como os 62 anos de existência da Declaração Universal dos Direitos Humanos, não foram ainda capazes de desenvolver, nos sujeitos e nos Estados, o desejo real de efetivar os DH, muitas vezes porque não são de pleno conhecimento, por parte dos teóricos do Direito e dos políticos, os sentidos sobre direitos humanos que circulam na sociedade e, portanto, os reais interesses dos indivíduos no que diz respeito à temática. A partir da análise de discursos de cidadãos comuns em uma comunidade do site de relacionamentos Orkut, e pautando-se na historiografia dos direitos humanos, e entendendo que compreender a relação entre os sujeitos e os DH e suas discursividades é compreender o funcionamento não apenas significante, mas também referente ao modus vivendi, à sociedade e à constituição básica de seus integrantes, enquanto seres humanos, norteando as primeiras, as mais elementares de suas práticas, bem como na crença da relevância do Orkut na sociedade brasileira como espaço de simbolização e no entendimento de direitos humanos como orientadores da práxis social, temos por finalidade nesta dissertação entender quais são as significações dos sujeitos do sítio “Direitos Humanos para humanos direitos” da internet sobre direitos humanos e a partir de quais bases esses sentidos são possíveis de emergir, ou seja, que formações discursivas permitem e organizam os discursos sobre direitos humanos e seus efeitos, a partir do escopo teórico-metodológico da Análise do Discurso.
- ItemDiscurso astrológico:condições de produção e interdiscurso no horóscopo das revistas Capricho e Cláudia.(2017-03-10) Staudt, Ana Júlia Tavares; Santana Neto, João Antônio de; Palacios, Annamaria da Rocha Jatoba; Madureira, Andre Luiz GaspariA partir do horóscopo das revistas mensais Capricho e Claudia, depreendeu-se a análise dos aspectos relacionados à constituição de sentido, considerando-se a construção discursiva para um público adolescente e adulto feminino, respectivamente. Para tanto, foram selecionados seis exemplares das referidas revistas, a saber, três revistas Capricho e três revistas Claudia, de dezembro de 2014, janeiro e fevereiro de 2015. Este estudo está fundamentado na Análise do Discurso Francesa, que tem como principal representante Michel Pêcheux. Para realização da pesquisa foram adotados procedimentos metodológicos pertinentes à Análise do Discurso, considerando-se a pesquisa analítica-qualitativa. Efetuou-se um cruzamento entre os temas apontados no horóscopo com o objetivo de perceber possíveis regularidades. Na revista Capricho as regularidades encontradas no horóscopo foram para os temas que tratam do entretenimento-lazer, amor e saúde. Na revista Claudia as regularidades encontradas tratam, a saber, de entretenimento-lazer, amor, finanças e trabalho-carreira. A partir dessas regularidades, marcam-se as características das fases: adolescente e adulta. Identifica-se também, a partir da análise, o sujeito enunciador em plena identificação com a forma-sujeito na formação discursiva afetada pelo discurso do bom sujeito plenamente identificado com a ideologia da sociedade de consumo, na qual Capricho e Claudia estão inseridas. Através do corpus, depreendeu-se as condições de produção constituída dos sujeitos e situação e as formações imaginárias que decorrem, como a forma-sujeito se desloca na posição sujeito, ora como astrólogo ora como conselheiro ora, ainda, como cúmplice, por meio do discurso autoritário. Analisa-se o contexto estrito – o suporte do objeto, as referidas revistas identificadas com as formas da sociedade atravessada pela sociedade de consumo e bem viver. Também as formações discursivas que se submetem ao sujeito que, atravessado pelo esquecimento de nº 1 e 2, pensa ser o dono do seu dizer, contudo encontra-se assujeitado pela ideologia, nas relações parafrásticas em que se identifica a repetibilidade, ou seja, o pré-construído – o já-lá – a partir de dois eixos: interdiscurso e intradiscurso, materializados pela memória discursiva. Assim, o horóscopo no entremeio do discurso jornalístico e publicitário firma as ideias da representação feminina da beleza, do divertimento, do amor, ao mesmo tempo em que se verifica uma continuidade sócio-histórica e ideológica da mulher adolescente da revista Capricho para a mulher adulta de Claudia.
- ItemEdição e estudo de processos argumentativos em cartas no senado ao procurador Manoel da Silveira Magalhães(2016-03-18) Silva, Alan da Hora; Sobral, Gilberto Nazareno Telles; Queiroz, Rita de Cássia Ribeiro de; Santana Neto, João Antônio deO presente trabalho teve por objetivoanalisar os processos argumentativos presentes em Cartas da Câmara de Salvador ao Procurador Manoel da Silveira de Magalhães sob a perspectiva da Teoria Geral da Argumentação e da Teoria da Argumentação na Língua. Interessa-nos saber quais processos argumentativos estão presentes nesses registros. Para tal, foipreciso compreender como o orador/locutor buscoua adesão de seu auditório/alocutário via apresentação de esquemas argumentativos, como também entender como este direciona os sentidos contidos nos enunciados,os quais emprega por meio de mecanismos intralinguísticos. As reflexões propostas por este trabalho se embasam, sobretudo, na perspectiva retórica argumentativa de Chaim Perelman e Olbrechts-Tyteca ([1958] 1996), como também nos estudos argumentativos de viés linguístico, apresentados por Anscombre e Ducrot (1976) e Ducrot ([1984] 1987). O corpus deste trabalho é constituído por cinco cartas emitidas pela Câmara no século XVIII, entre os anos de 1711 e 1713. As análises feitas sob o olhar de ambas perspectivas teóricas nos possibilitou compreender mais a respeito dos processos argumentativos presentes nesses registros, como também possibilitou que identificássemos alguns esquemas argumentativos e realizássemos descrições semânticas, através das marcas linguísticas oferecidas pelo corpus
- ItemJohnnie Walker: um estudo sobre os processos de significação em uma campanha antológica(2017-04-28) Silva, Poliana Pereira da; Freitas, Ricardo Oliveira de; Santana Neto, João Antônio de; Silva, Célia Regina daO objetivo principal dessa dissertação foi analisar, com base nos estudos da Antropologia do Consumo, a partir dos trabalhos desenvolvidos por Everardo Rocha (1995, 2000, 2005); Mary Douglas e Baron Isherwood (2013) e dos estudos semiológicos de Jean Baudrillard (1995, 2008, 2015), uma campanha publicitária assinada pela Johnnie Walker, a marca de whisky mais vendida do mundo. A campanha foi lançada mundialmente em 2002 e publicada, entre outras mídias, em cartão postal, antigo formato de anúncio publicitário. Batizada de Quotes, ela se destacou por citar (quotes = citações) trechos de discursos atribuídos a nomes importantes da literatura mundial, da filosofia, da política e da ciência, coligidos sob o tema do progresso pessoal. Dessas citações, cinco foram escolhidas para a análise, buscando responder às seguintes questões: a) Qual a relação entre as citações, o slogan e a marca? b) A partir das citações e dos seus contextos sócio-históricos, quais os valores e as visões de mundo que estariam ligados à ideia de progresso, de acordo com a campanha? c) Como o produto é representado na campanha? O método utilizado foi a semiótica de base peirceana. Os resultados do estudo revelam a importância da publicidade, sobretudo das campanhas institucionais, para conferir e manter uma identidade à marca e, ao mesmo tempo, ao produto, libertando-o do anonimato e da impessoalidade a que ele está exposto na esfera da produção industrial. Por meio da análise das citações, dos seus processos sócio-históricos de produção, foi possível compreender que o progresso pessoal, na perspectiva da campanha, encontra-se alicerçado em valores como esperança, coragem, persistência etc. em uma visão de mundo que acredita na autossuperação, no ser humano e no seu potencial para vencer adversidades. A partir desses valores, que se apresentam sob metáforas, associados à marca e ao seu slogan, a campanha transforma o objeto em signo, em um processo no qual a publicidade funciona como operador totêmico.
- ItemMais que Amélia: um estudo da figura feminina na poesia de Adélia Prado(Universidade do Estado da Bahia, 2016-03-29) Monção , Valdice Gomes de Souza; Santana Neto, João Antônio de; Madureira, André Luiz Gaspari; Alvarez, Palmira Virginia Bahia HeineNeste trabalho, foi explanado brevemente sobre as contribuições da Análise de Discurso pecheutiana para os estudos da linguagem, destacando as novas concepções de linguagem e sujeito a partir dessas contribuições. Tratou-se também da ideologia e a maneira como essa está intimamente ligada ao trabalho simbólico, a ponto de ser constitutiva do sujeito. Conceitos como social e história também são esclarecidos à luz da Análise de Discurso pecheutiana. Foram trabalhadas também as noções de subjetividade e de autoria para esse campo teórico. Em seguida, evidenciou-se que o ingresso no universo da linguagem implica necessariamente nas relações com os sentidos, com o político e com a memória, concebendo as escolhas lexicais sempre associadas ao aspecto social. Posteriormente, foram tratados os desdobramentos da forma-sujeito, classificando a sua fragmentação em identificação, contra-identificação e desidentificação. Adiante, observando poemas de Adélia Prado a respeito da mulher, em um gesto de interpretação, constatou-se a identificação do sujeito na função autor com a Formação Discursiva cristã tradicional, na Formação Ideológica bíblica cristã, o que é comprovado em análise, destacando as pistas textuais que confirmam tal constatação. Ulteriormente, é feita uma exposição sobre as condições de produção do discurso analisado e evidenciadas as características desse discurso quando é tratado sobre a figura da mulher e seus papéis sociais, destacando a sua relação com o homem. Foram investigados também os discursos que circulam na Formação Discursiva cristã tradicional sobre a mulher, elucidando os efeitos de sentido gerados para questões como serviço sacrificial, maternidade e submissão na relação entre gêneros.
- ItemO “diferente” e o “feminino” em Shrek : uma análise das formações discursivas(Universidade do Estado da Bahia, 2009-04-25) Santos, Miriam Ramos dos; Santana Neto, João Antônio de; Matos, Maria Afonsina Ferreira; Carvalho, Maria do SocorroNa presente dissertação, apresenta-se uma análise discursiva do Filme Shrek (2001) dirigido por Andrew Adamson e Vick Jenson, adaptado ao cinema a partir do conto de fadas Shrek! de W. Steig (2000). O estudo investiga as formações discursivas nesse filme, de modo a considerar as marcas da sociedade pós-moderna, bem como o fato de se tratar de uma narrativa fílmica com características de conto de fadas contemporâneo. Para isso, utiliza-se a Análise de Discurso de linha francesa como aporte teórico, com ênfase em conceitos como discurso, ideologia e formação discursiva. Aborda-se a análise fílmica e teorias da Literatura Infanto-Juvenil para explicar os aspectos estruturais e simbólicos dos contos de fadas (contemporâneos). Em Shrek, busca-se observar posicionamentos nas formações discursivas dos personagens considerados “anormais” e por isso expulsos de DuLoc – com enfoque no casal ogro – e de personagens femininas – com destaque em Fiona. Considera-se o filme como unidade significativa, com junção do verbal e não-verbal, que materializa o discurso. Valores abordados em contos infantis recentes comumente refletem marcas de discursos dominantes, de influência histórica e ideológica. Shrek não é exceção. A propagação de idéias na sociedade “pós-moderna” de aceitação ao outro e da coexistência de múltiplas liberdades a serem exploradas e/ou respeitadas pelo ser, aliadas a fragmentação do indivíduo, propiciam a permuta do sujeito nas formações discursivas. Assim, a partir dos personagens citados, analisa-se como ocorre essa permuta e o porquê de tais ocorrências.
- ItemSentença Penal Condenatória: Discurso e Argumentação(2015-03-26) Queiroz, Claudio Ribeiro Santana; Sobral, Gilberto Nazareno Telles; Santana Neto, João Antônio de; Borges, Carla Luzia CarneiroNesta dissertaçãode Mestrado, o objetivo principal é analisar a organização argumentativa da Sentença Penal Condenatória do réu Lindemberg Alves Fernandes, tomando como ponto de partida a Teoria da Argumentação desenvolvida por Chaïm Perelman juntamente com Lucie Olbrechts-Tyteca, noTratado da Argumentação: a Nova Retórica, e incorporando noções do conceito dodiscurso jurídico. Evidentemente, em se tratando de uma peça pequenaepor se revelar como ato processual que põe termo ao processo e pelo qual o judiciário encerra seu ofício ao aplicar o direito, não seria viável uma análise pormenorizada, categorizada, dosargumentos utilizados. Mas evidenciamos, por meio da discussão feita, a importância da relação orador/auditório, como também da presença de algumas técnicas argumentativas auxiliando aeficácia da persuasão e do convencimento.Ao tomarmos como corpusa Sentença Penal Condenatória de um crime passional, que vitimou uma jovem de apenas quinze anos de idade, não poderíamos deixar de relatar outros casos,como estede Eloá Cristina Pimentel,que também tiveram grande repercussão midiática, principalmente no que se refere ao Tribunal do Júri, e resultaram em um texto de condenação muito similarao caso em tela. O estudo do discurso jurídico, especificamente a análiseda Sentença Penal Condenatória, possibilitou concluir que o juiz de direito não pode impor qualquer pena sem indicar como chegou a determinado quantum, por meio da fundamentação de fato e de direito, faseda argumentação e do critério trifásico para sua dosagem