Navegando por Autor "Santana Filho, Rubem de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemK-Viz Jogo Educacional para Apoio ao Processo de Construção do Conhecimento em Planejamento Gráfico(2018-07-23) Santana Filho, Rubem deO K-Viz é um produto educacional e tecnológico direcionado a alunos sem conhecimento formal das regras, técnicas e conceitos de design gráfico que, por serem iniciantes, criam peças gráficas visualmente poluídas, sem planejamento dos elementos gráficos. Elas refletem um período da Revolução Digital no início do século XX que dava maior peso ao uso das ferramentas de computação gráfica e que permitiu ao usuário comum acessar uma ampla variedade de recursos gráficos. Para realizar esta pesquisa com os alunos do curso de Design no Campus I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), foi gerado um produto que pode ser inicialmente classificado como o núcleo principal de um jogo que pode evoluir para um jogo digital mais elaborado em design gráfico e ultrapassar o foco desta pesquisa. A partir dos experimentos iniciais, que serviram como fonte de inspiração para o desenvolvimento do protótipo manual, o jogo foi aplicado em sala de aula com o objetivo principal de conscientizar os alunos sobre a existência das regras de planejamento visual gráfico. O K-Viz surge como proposta de ―alfabetismo visual‖ que vai além da simples criação de mensagens visuais, mas mantém uma identidade visual pela relação entre a cultura local, os conhecimentos dos alunos e as regras e princípios preexistentes do design. Nele os elementos visuais são tratados como objetos, observando-se os parâmetros de criação em design de jogos educacionais. Seu grande diferencial é tornar a aprendizagem algo natural, uma experiência que proporcione engajamento rápida retroalimentação. Aplicar o jogo K-Viz no espaço integrado do Laboratório Geotec/K-Lab ampliou o reconhecimento das contribuições do design especificamente em gamedesign. Palavras-chave: design gráfico, planejamento visual, Gestalt, jogo educacional.