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Navegando por Autor "Santana, Tarcila de Oliveira"

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    Mediações possíveis entre neurociência, educação contextualizada e aprendizagem
    (UNEB, 2021) Santana, Tarcila de Oliveira; Reis, Edmerson dos Santos; Barros, Edonilce da Rocha; Ribeiro, Marcelo Silva de Souza
    Essa pesquisa investigou as possibilidades de aproximação entre a neurociência, educação contextualizada e aprendizagem. A Escola Rural de Massaroca – ERUM, foi escolhida como lócus de estudo, por direcionar em sua proposta pedagógica a realidade dos sujeitos através da educação contextualizada, e nos auxiliar na busca por respostas à indagação de pesquisa: Como acontece a prática pedagógica contextualizada da ERUM e em que aspectos essa se aproxima dos princípios de aprendizagem difundidos pela neuroeducação? A Neurociência tem amparado significativamente a educação nesses últimos anos através de crescentes estudos acerca da aprendizagem vem possibilitando o surgimento de novas práticas pedagógicas, mesmo, em alguns momentos, se constatando o uso dos seus conhecimentos vinculados a uma apropriação indevida pelo capital ou, ainda que intuitivamente vá se revelando em práticas docentes como as que acontecem na ERUM. Nossa busca foi revelar através da fala dos docentes como esses realizam a prática pedagógica contextualizada e como esta se aproxima dos estudos sobre neuroeducação. Assim, definimos como objetivos de pesquisa: Conhecer a prática pedagógica contextualizada desenvolvida pela ERUM, para compreender que aspectos essa se aproxima dos princípios de aprendizagem difundidos pela neuroeducação. Descrever o processo histórico de desenvolvimento da neurociência e as suas contribuições para a educação; Enunciar as possibilidades apresentadas pela neurociência no que se refere ao auxílio das práticas docentes contextualizadas. Revelar a importância da educação contextualizada para a convivência com o Semiárido na aprendizagem dos discentes, a partir das práticas pedagógicas realizadas pela ERUM; Compreender, a partir da ótica dos docentes, as possibilidades de aproximação entre os princípios da neuroeducação e as práticas pedagógicas contextualizadas realizadas na ERUM, com vistas à construção da aprendizagem dos discentes. O trabalho apresenta as informações coletadas por meio da pesquisa bibliográfica e das análises descritivas das práticas pedagógicas realizadas pelos docentes do ensino fundamental da ERUM, a partir dos seus relatos. A fenomenológica foi utilizada como percurso teórico-metodológico de pesquisa, na busca de revelar o fenômeno, através da interpretação dos fatos vividos pelos sujeitos e as relações estabelecidas com a neurociência. Os professores foram provocados, por meio das entrevistas, a revelar as práticas contextualizadas realizadas na escola, e com base nas compreensões acerca dos princípios da neurociência presentes na literatura atual, foram escolhidos, pela pesquisadora, fragmentos das informações levantadas na pesquisa que evidenciam as aproximações entre o que realizam enquanto prática pedagógica contextualizada e as contribuições da Neuroeducação. Portanto, os resultados mostram, a partir da técnica de triangulação dos dados, a aproximação das práticas pedagógicas da ERUM de dez princípios da Neuroeducação, que são: Princípio 1 - Cada cérebro é único e exclusivamente organizado. Princípio 2 - O aprendizado depende da memória e atenção. Princípio 3 - Diferentes sistemas de memória (curto prazo, trabalho, longa duração, emocional, espacial, rotineiro) recebem e processam informações de maneiras diferentes e podem ser recuperadas através de diferentes vias neurais. Princípio 4 - As emoções são críticas para detectar padrões, para tomar decisões, fazer e aprender. Princípio 5 - A aprendizagem é aprimorada pelo desafio e inibida pela ameaça. Princípio 6 - A aprendizagem envolve processos conscientes e inconscientes. Princípio 7 - A aprendizagem envolve toda a fisiologia (o corpo influencia o cérebro e o cérebro controla o corpo). Princípio 8 - O cérebro busca novidades. Princípio 9 - O cérebro depende das interações de outras pessoas para entender as situações sociais. Princípio 10 - O cérebro se lembra melhor quando fatos e habilidades são incorporados em contextos naturais. A pesquisa descreve como esses princípios são identificados nas atividades realizadas pelos docentes e como as aproximações estão presentes nas vivências do itinerário pedagógico, nas atividades interdisciplinares com os blocos temáticos, no desenvolvimento de pesquisas produzidos junto à comunidade com os registros dos cadernos de realidade, na construção de atividades em que o professor é mediador e o aluno ativo no processo de aprendizagem, na relação de afetividade professor-aluno, e no diálogo com a suas necessidades, singularidades, potencialidades e realidade local.
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