Navegando por Autor "Santana, Suely Santos"
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- ItemA representação da sexualidade feminina negra em poemas de Miriam Alves(Universidade do Esta da Bahia, 2021-08-06) Fonseca, Arlete Borba De Souza; Santana, Suely Santos; Souza, Ana Carolina Cruz; Santos, Lorena Michelle Silva dosOs textos literários da escritora negra Miriam Alves assumem um lugar na produção literária brasileira marcado pela raça e pelo gênero. Esta escrita engajada é denominada de literatura afro-feminina. Em seus escritos, a autora se dedica a discutir problemáticas ligadas à subjetividade feminina negra, como por exemplo a expressão do corpo e da sexualidade a fim de construir novas formas de representar a mulher negra literatura, bem diferentes das representações estereotipadas presentes em produções literárias de autoria masculina branca. A partir do exposto, este trabalho de conclusão de curso propõe uma análise sobre o erótico e a sexualidade feminina negra nos poemas de Miriam Alves. O objetivo desta pesquisa é analisar a representação não hegemônica da sexualidade feminina negra nos poemas Objetando (1990), Pedaços de mulher (1985) e Despudor (1978) da referida autora. Neste trabalho foi utilizado os teóricos Domício Proença Filho (2004); Conceição Evaristo (2009); Eduardo de Assis Duarte (2010); Dawn Duke (2016); Aníbal Quijano (2005) e Grada Kilomba (2019), entre outros.
- ItemA representação da voz negra feminina: uma leitura da obra Becos da Memória de Conceição Evaristo(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Santos, Josinete Souza; Santana, Suely Santos; Almeida, Gilce de Souza; Malta, Arlene AndradeO presente trabalho de pesquisa faz uma abordagem acerca da literatura afro-feminina, especificamente a produção da escritora Conceição Evaristo, como forma de representação da mulher negra e de rompimento do imaginário construído por meio dos estereótipos da literatura canônica sobre a existência negra e feminina. Foi analisada a obra Becos da Memória da escritora Conceição Evaristo, buscando responder à seguinte pergunta-problema: Como a narrativa aborda os problemas sociais e de gênero e qual a sua relevância para o fortalecimento da literatura afro-brasileira? Para tanto, foi traçado como objetivo compreender a obra e sua relação com a contemporaneidade, a partir do perfil da personagem Maria-Nova. Analisou-se como se dá o processo de construção da identidade feminina na narrativa, sua contribuição para a construção de uma subjetividade feminina e buscou-se identificar situações que possibilitem um diálogo entre a ficção e a realidade, no que se refere à desigualdade social e de gênero. Portanto, pode-se concluir que a obra de Evaristo fortalece a literatura afro-brasileira por ser uma narrativa que humaniza a pessoa negra, trazendo-a ao centro da narrativa e colocando em pauta suas aflições, medos e dores diante de uma sociedade desigual e pautada em uma cultura racista.
- ItemEra uma vez... Contação de história e formação leitora crítica do público infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2022-08-11) Ramos, Ládila dos Santos; Souza, Ana Carolina Cruz de; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Santana, Suely SantosA contação de histórias infantis é uma poderosa ferramenta para a formação da criança e pertinente oportunidade para auxiliá-la na compreensão do mundo que a circunda, o que permite (re)construir valores e sistemas de crenças por meio do desenvolvimento da criatividade. Este trabalho monográfico busca compreender de que maneira a contação dos contos “Patinho feio”, de Hans Cristian Andersen, e “Bela, a diferente abelhinha que virou rainha”, escrito por Palmira Heine, além de contribuírem para a formação leitora, podem possibilitar a reflexão de valores e o desenvolvimento da criticidade diante da realidade na qual a criança vive. Para isso, alguns autores são essenciais para a constituição da base teórica dessa pesquisa que está fundamentada nos estudos de Bruno Bettelheim (2002), Cleo Busatto (2006), Marina Colasanti (2017), Fanny Abramovich (1997), Lev Semenovich Vygotsky (1999) e outros. Esta monografia é baseada na abordagem qualitativa e recorre ao método hipotético-dedutivo como técnica para as pesquisas bibliográfica e documental. Dessa forma, verifica-se que os contos de fadas, de modo geral, podem influenciar de maneira positiva na reflexão de valores e criticidade das crianças, quando atrelados com uma contação dialogada ou seguida de questionamentos que despertem a imaginação e ajudem no processo de ensino- aprendizagem dos pequenos. A partir disso, pode-se concluir que a contação de histórias infantis, quando feita de maneira mais atrativa e com técnicas criativas, pode ser uma forte aliada para o ensino-aprendizagem, visto que estimula a imaginação, desperta o prazer pela leitura, auxilia na construção de valores e criticidade da narrativa ouvida ou vivida pelas crianças.
- ItemLiteratura negro-brasileira, Esmeralda Ribeiro (1991) e Lima Barreto (1998): labutas de uma postura pós-colonial(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Santos, Leidiane Mercês; Santana, Suely Santos; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Mattos, Wilson Roberto deAs narrativas construídas acerca dos sujeitos negros brasileiros, tanto na História oficial quanto no cânone literário, não foram justas. Além disso, a produção literária de autoria negra que se propunha à construção de diferentes histórias foi propositalmente negligenciada. Diante disso, esta pesquisa busca apresentar a proposta da literatura negro-brasileira e refleti-la enquanto uma insurgência pós-colonial disposta a romper com as narrativas hegemônicas, difusoras de uma história única, e a nomear a experiência literária negro-brasileira. Essa proposta é realizada mediante a análise das obras Clara dos Anjos e Guarde Segredo, de Lima Barreto (1998) e Esmeralda Ribeiro (1991), respectivamente. A referente análise enfatiza a releitura de Clara dos Anjos, no conto Guarde Segredo, e investiga as estratégias utilizadas por Ribeiro (1991) para reiterar a denúncia feita anteriormente, por Barreto (1998), e, ao mesmo tempo, acrescentar novas significações à história, bem como assinalar o seu lugar discursivo, enquanto uma mulher negra escrevendo sobre si mesma. Para tanto, tem-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, cujo método de abordagem utilizado é o hipotético- dedutivo. Desse modo, os resultados alcançados nesta pesquisa levaram à conclusão de que Esmeralda Ribeiro (1991), ao reler a obra em questão, no conto Guarde Segredo, se uniu à denúncia feita anteriormente, por Lima Barreto (1998), na medida em que novas significações e novas (re) ações foram recriadas acerca da história de Clara dos Anjos, no conto.
- ItemO ensino da língua portuguesa em uma escola de campo: percepções sobre a educação escolar no campo de alguns aprendizes da Escola Municipal Madre Maria Do Rosário De Almeida, Laje, Bahia.(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-09) Silva, Tamires Cardoso; Anjos, Flávius Almeida dos; Moura, Deije Machado de; Santana, Suely SantosO presente trabalho de conclusão de curso tem como título O ensino da língua portuguesa em uma escola de campo: Percepções sobre a educação escolar no campo, de alguns aprendizes da escola municipal Madre Maria do Rosário de Almeida, Laje, Bahia e reflete sobre a educação no campo tendo como pano de fundo o contexto de aprendizagem de língua portuguesa. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo principal pesquisar a percepção dos alunos com relação à escola do campo, às aulas de língua portuguesa e do local onde residem os aprendizes. Para nortear a construção deste trabalho, os seguintes objetivos específicos foram delineados: i. Pesquisar a percepção dos alunos com relação à escola do campo, ii. Pesquisar a percepção dos alunos com relação às aulas de língua portuguesa e do local em que residem para a formação identitária; iii. Verificar se os alunos pesquisados percebem algum tipo de dificuldade relacionada à aprendizagem da língua portuguesa no contexto em que estudam; e iv. Investigar se os alunos percebem a diferença entre o ensino no campo e na cidade. Este trabalho articulou-se em torno da problemática: como os alunos participantes desta pesquisa percebem a escola de campo e o ensino da língua portuguesa? Para tanto, foi utilizado um questionário contendo vinte e uma perguntas. Desse modo, trata-se de uma pesquisa nos moldes quali-quanti, com que buscou-se interpretar os significados atribuídos pelos aprendizes aos questionamentos propostos por este estudo. Os dados apontaram, dentre outras coisas, um alto nível de satisfação com relação ao ensino da escola de campo. Com o tema proposto espera-se que esse trabalho proporcione melhorias ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e de outros espaços que apresentem problemáticas semelhantes.
- ItemRap: gênero de aprendizado e resistência no cotidiano da juventude do Colégio Estadual Luciano Passos(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-06) Santos, Caio Macel de Jesus; Santana, Suely Santos; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Mattos, Wilson Roberto deO presente trabalho de conclusão de curso tem como tema o Rap como gênero textual em sala de aula, posteriormente tem como objetivo geral: Averiguar a influência do rap nacional no cotidiano da juventude do Colégio Estadual Luciano Passos. A metodologia utilizada pelo pesquisador foi o método hipotético dedutivo, o mesmo ajudou durante a coleta de dados através da opinião dos alunos que foi realizada através de um questionário na plataforma google formulário. Por fim os resultados obtidos foram que o rap nacional se encontra presente no cotidiano dos alunos do Colégio Estadual Luciano Passos. Esta pesquisa baseia-se nos estudos de (Souza 2011), (Camargos 2015), (Chimamanda 2009).
- ItemRAP: gênero de aprendizado e resistência no cotidiano da juventude do Colégio Estadual Luciano Passos(Universidade do Estado da bahia, 2021-12-06) Santos, Caio Macel de Jesus; Santana, Suely Santos; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Mattos, Wilson Roberto deO presente trabalho de conclusão de curso tem como tema o Rap como gênero textual em sala de aula, posteriormente tem como objetivo geral: Averiguar a influência do rap nacional no cotidiano da juventude do Colégio Estadual Luciano Passos. A metodologia utilizada pelo pesquisador foi o método hipotético dedutivo, o mesmo ajudou durante a coleta de dados através da opinião dos alunos que foi realizada através de um questionário na plataforma google formulário. Por fim os resultados obtidos foram que o rap nacional se encontra presente no cotidiano dos alunos do Colégio Estadual Luciano Passos. Esta pesquisa baseia-se nos estudos de (Souza 2011), (Camargos 2015), (Chimamanda 2009).
- ItemViolência contra a mulher negra na obra Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Rodrigues, Sheila Aparecida; Santana, Suely Santos; Conceição, Alaize dos Santos; Almeida, Gilce de SouzaNa sociedade brasileira atual, constata-se cotidianamente diversas formas de violência contra a mulher, e a ampliação desta violência quando se trata de mulheres negras. Dentro desse contexto, este trabalho apresenta uma breve leitura de violência doméstica cometida contra mulheres negras em dois contos da obra, “Insubmissas Lágrimas de Mulheres”, da escritora Conceição Evaristo. O estudo tem como objetivo analisar essa forma de violência, como representada na ficção de Evaristo e, principalmente, abordar como as mulheres negras dos contos escolhidos reagem a ela. O problema que norteou a pesquisa foi: Como a narradora representa a reação das personagens nos contos, Aramides Florença e Shirley Paixão, diante das violências sofridas? Para responder à pergunta, além da leitura cuidadosa dos contos, fez-se uma revisão bibliográfica da literatura afro-brasileira, e apontou-se outros poetas e prosadores que se filiam a essa literatura, bem como usou-se discussões de autores que tratam de violência contra mulher. Ao final do estudo, constata-se que as mulheres dos contos analisados se libertaram dos seus agressores e do ciclo de violência em que são colocadas e percebe-se a importância da literatura afro-feminina para o despertar de mulheres negras no combate à violência doméstica.