Navegando por Autor "Santana, Neidson Dionisio Freitas de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemLivro Didático de Língua Portuguesa: Contribuições às Práticas de Multiletramentos no Ensino Médio(2018-09-18) Santana, Neidson Dionisio Freitas de; Silva, Obdália Santana Ferraz; Teixeira, Cristina Maria D'ávila; Silva, Simone Bueno Borges da; Anecleto, Úrsula Cunha; Alves, Lynn Rosalina GamaEsta pesquisa teve como objetivo discutir sobre como o professor de Língua Portuguesa poderá promover os multiletramentos em sala de aula, a partir do trabalho com o livro didático. As práticas sociais que envolvem leitura e escrita, na sociedade atual, estão em constantes transformações, tendo em vista que os letramentos, na cultura digital, ampliam-se e se transformam em multimodais e multiculturais. Entretanto, o livro didático de Língua Portuguesa, como tecnologia impressa, continua sendo o principal recurso pedagógico a auxiliar as aulas do professor. Considerando esses fatos, esta pesquisa se desenvolveu a partir do seguinte questionamento: como o professor, ao preparar suas aulas de leitura e de escrita, com base nas propostas do livro didático, poderá, do impresso ao digital, ampliar o trabalho com essas práticas, a partir de textos multimodais e multissemióticos? Fundamentamos este estudo nos seguintes construtos teóricos: letramentos (KLEIMAN, 1995; 2005, LEMKE, 2010; SOARES, 1999, 2015; STREET, 2014;); multiletramentos na escola (ROJO, 2012; 2013); pedagogia dos multiletramentos (GNL, 1996); livro didático (BUZEN, 2005; 2009; D’ávila, 2013; DIONÍSIO; BEZERRA, 2003; LAJOLO, 1996; ROJO; BATISTA; 2003). Quanto aos fundamentos metodológicos, realizamos uma pesquisa colaborativa, a partir de encontros formativos reflexivos, que integraram compartilhamento de ideias, produção de saberes e formação docente (IBIAPINA, 2008; IMBERNÓN, 2009; 2011; TARDIF, 2014); e tomamos por base a Análise Textual Discursiva (MORAES E GALIAZZI, 2006) para análise e intepretação de dados. Os resultados desta pesquisa anunciam mudanças e permanências notáveis na produção e na recepção do livro didático de Língua Portuguesa. Entretanto, estes elementos constitutivos do livro que apontam para um trabalho com a linguagem verbo-visual, com as multissemioses e as multimodalidades, precisam ser ressignificados por prática docente que visem à formação de leitores, no Ensino Médio, com capacidades para responder aos desafios contemporâneos do ler e do escrever, de modo a posicionarse criticamente nas mais diversas situações e contextos socioculturais. Ainda como resultado desta pesquisa estabelecemos parceria entre Escola Básica pública e Universidade para a produção de novos conhecimentos e propostas de formação, que favoreceu a ampliação de saberes, mobilizou habilidades e competências docentes acerca do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa, tomando o livro didático como recurso pedagógico para a promoção dos multiletramentos.