Navegando por Autor "Santana, Neidson Dionísio Freitas de"
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- ItemAutoria docente na construção de dispositivos educacionais multi-hipermidiáticos na educação básica(Universidade do Estado da Bahia, 2024-05-15) Santana, Neidson Dionísio Freitas de; Silva, Obdália Santana Ferraz; Castro, Antonilma Santos Almeida; Marques, José Antônio Moreira; Silva, Simone Bueno Borges da; Santos, Jocenildes Zacarias; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEste estudo se situa no âmbito das pesquisas que visam ao aprofundamento dos conhecimentos acerca dos etnométodos utilizados pelos professores, para a realização da atividade educativa, bem como a discussão sobre as possibilidades de uma arquitetura colaborativa de práticas pedagógicas autorais na construção de dispositivos educacionais multi-hipermidiáticos. O interesse por este construto de pesquisa surgiu da seguinte questão: como os professores da área de Linguagens e suas Tecnologias, no Ensino Médio, mobilizam saberes para a produção de dispositivos educacionais multi-hipermidiáticos, como exercício de autoria, no contexto da cultura digital? Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo geral: compreender como se dá a mobilização de saberes na produção de dispositivos educacionais multi-hipermidiáticos, enquanto exercício de autoria, por professores da área de Linguagens e suas Tecnologias, no âmbito da cultura digital. Como aporte epistemológico, optou-se pela etnometodologia, cuja abordagem está voltada para o estudo das atividades práticas cotidianas, que os sujeitos utilizam para criar sentidos e produzir, coletivamente, os fatos sociais. Portanto, esta investigação trilhou os pressupostos da pesquisa colaborativa (Desgagné, 2007; Ibiapina 2008). Como perspectiva analítica, fez-se a opção pela Análise Textual Discursiva. Discute-se, portanto, a autoria docente a partir dos fundamentos teóricos da linguagem; e, como campo polissêmico, considera-se a diversidade de linguagens que se constroem no contexto das culturas digitais. Ademais, propõe-se uma reflexão sobre a formação permanente de professores (as), através da colaboração entre universidade e escola. Nesse sentido, os fundamentos teóricos deste estudo se constituem pela articulação das seguintes concepções: Autoria docente e seus Etnométodos; Formação Permanente; Dispositivos Educacionais Multi-hipermidiáticos e Educação Digital. Os resultados apontam para a autoria como uma atividade responsiva, na qual o professor/autor responde às vozes e perspectivas dos discursos sociais e das diversidades culturais presentes no cotidiano da sua prática. Na realidade cotidiana da escola, foi possível observar como os professores organizam a vida profissional em comum. A interação com os docentes no cotidiano escolar, além de permitir a melhor compreensão dos seus etnométodos, propiciou vivenciar também os desafios, as incertezas e a complexidade destes profissionais da educação pública. Ao compartilharem essas experiências, autorias e desafios, os educadores desenvolveram não apenas suas próprias práticas, mas também contribuíram para o aprimoramento formativo do coletivo docente.
- ItemLivro Didático de Língua Portuguesa: Contribuições às Práticas de Multiletramentos no Ensino Médio(2018-09-18) Santana, Neidson Dionísio Freitas de; Silva, Obdália Santana Ferraz; Teixeira, Cristina Maria D'Ávila; Silva, Simone Bueno Borges da; Anecleto, Úrsula Cunha; Alves, Lynn Rosalina GamaEsta pesquisa teve como objetivo discutir sobre como o professor de Língua Portuguesa poderá promover os multiletramentos em sala de aula, a partir do trabalho com o livro didático. As práticas sociais que envolvem leitura e escrita, na sociedade atual, estão em constantes transformações, tendo em vista que os letramentos, na cultura digital, ampliam-se e se transformam em multimodais e multiculturais. Entretanto, o livro didático de Língua Portuguesa, como tecnologia impressa, continua sendo o principal recurso pedagógico a auxiliar as aulas do professor. Considerando esses fatos, esta pesquisa se desenvolveu a partir do seguinte questionamento: como o professor, ao preparar suas aulas de leitura e de escrita, com base nas propostas do livro didático, poderá, do impresso ao digital, ampliar o trabalho com essas práticas, a partir de textos multimodais e multissemióticos? Fundamentamos este estudo nos seguintes construtos teóricos: letramentos (KLEIMAN, 1995; 2005, LEMKE, 2010; SOARES, 1999, 2015; STREET, 2014;); multiletramentos na escola (ROJO, 2012; 2013); pedagogia dos multiletramentos (GNL, 1996); livro didático (BUZEN, 2005; 2009; D’ávila, 2013; DIONÍSIO; BEZERRA, 2003; LAJOLO, 1996; ROJO; BATISTA; 2003). Quanto aos fundamentos metodológicos, realizamos uma pesquisa colaborativa, a partir de encontros formativos reflexivos, que integraram compartilhamento de ideias, produção de saberes e formação docente (IBIAPINA, 2008; IMBERNÓN, 2009; 2011; TARDIF, 2014); e tomamos por base a Análise Textual Discursiva (MORAES E GALIAZZI, 2006) para análise e intepretação de dados. Os resultados desta pesquisa anunciam mudanças e permanências notáveis na produção e na recepção do livro didático de Língua Portuguesa. Entretanto, estes elementos constitutivos do livro que apontam para um trabalho com a linguagem verbo-visual, com as multissemioses e as multimodalidades, precisam ser ressignificados por prática docente que visem à formação de leitores, no Ensino Médio, com capacidades para responder aos desafios contemporâneos do ler e do escrever, de modo a posicionarse criticamente nas mais diversas situações e contextos socioculturais. Ainda como resultado desta pesquisa estabelecemos parceria entre Escola Básica pública e Universidade para a produção de novos conhecimentos e propostas de formação, que favoreceu a ampliação de saberes, mobilizou habilidades e competências docentes acerca do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa, tomando o livro didático como recurso pedagógico para a promoção dos multiletramentos.