Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santana, Lindaura Souza de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Era uma vez... uma nova aventura que agora vou jogar: implicações da experiência do livro-jogo para as crianças da pré-escola
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-27) Santana, Lindaura Souza de; Andrade, Luiz Adolfo de Paiva; Canda, Cilene Nascimento; Oliveira, Rosemary Lapa de
    Esta dissertação investigou a experimentação do Livro-jogo, enquanto possível recurso lúdico-literário a ser utilizado com crianças pequenas da Pré-escola, no processo de reflexão dos sentidos produzidos por elas ao interagirem com três tipos de livros igualmente interativos e multisequenciais/multilineares. Nesse aspecto, implicitamente, discute as interações e brincadeiras, eixos estruturantes para a prática pedagógica na primeira etapa da Educação Básica, descritos nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Além disso, apresenta os desafios para implementar uma experiência leitora e com o uso do Livro-jogo em turmas da Pré-escola com condições adversas ao trabalho pedagógico da primeira infância. O objetivo geral deste trabalho é analisar os sentidos produzidos pelas crianças da Pré-escola ao experienciar o Livro-jogo; além disso, compreender os processos interpretativos delas com relação aos papéis que assumem na Pré-escola. Os procedimentos metodológicos pautaram-se numa pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e natureza aplicada; já as informações foram analisadas a partir da análise de conteúdo de Bardin. Os participantes da pesquisa foram doze crianças das únicas turmas da Educação Infantil, ou seja, da Pré-escola (grupo 4 e 5), da Escola Apollo (nome fictício), pertencente à rede municipal de ensino de Salvador, Bahia. Conclui-se neste estudo o que é realmente um livro para brincar, jogar e se aventurar segundo os sentidos produzidos pelas crianças pequenas e quais características um Livro-jogo precisa ter para oportunizar tais sentidos.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais