Navegando por Autor "Santana, Francineide"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemExperiências pedagógicas com a literatura na educação infantil e anos iniciais – práticas no estágio curricular supervisionado(2021-07-13) Cruz, Rita de Cássia Ferreira de Souza; Lins, Cláudia Maísa Antunes; Assy, Maria Rita do Amaral; Santana, FrancineidePercebendo a leitura literária como linguagem da arte, visto que, sua presença no espaço infantil proporciona momentos de emoção e esse movimento que desperta na criança, diversos sentimentos, como alegria, curiosidade, medo, suspense, mistério, despertando no educando o prazer pela leitura, e trazendo junto com esse prazer uma reflexão da leitura com sua realidade, sem perder o momento do brincar. E vendo também que neste misturado de tantas coisas belas, é possível trazer como papel de intermediária, a Pedagogia, sendo ela a ciência que estuda a educação e tem todo esse poder de possibilitar esse encontro das crianças com a linguagem literária nos espaços da educação. É possível não deixar a criança perder de vista esse prazer da leitura literária. O trabalho tem o objetivo de contemplar essa possibilidade de aproveitar o espaço educativo, introduzindo a literatura no universo da infância, e perceber o comportamento, o interesse, e as inquietações, a partir do estímulo que recebem. Apresento aqui, portanto, as reflexões pedagógicas vivenciadas a partir das experiências com obras literárias: O olho de vidro de meu avô, de Bartolomeu Campos de Queiroz; As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi, O jantar do Bispo, de Sophia de Melo Breyner; oportunizando nessa prática pedagógica a contribuição desse movimento do contato das crianças com o livro e com as histórias, cenário que abriu um campo amplo de diálogos com as crianças acerca dos diversos temas trazidos pelas histórias, em que fizeram relações com suas próprias vidas, como uma forma de reencontro, um momento de viver esse prazer pela leitura literária, se envolver e se deixar voltar desse mundo incrível que é a imaginação de uma criança.
- ItemExperiências pedagógicas com a literatura na educação infantil e anos iniciais – práticas no estágio curricular supervisionado(2021-07-29) Cruz, Rita de Cassia Ferreira de Souza; Lins, Cláudia Maísa Antunes; Assy, Maria Rita do Amaral; Santana, FrancineidePercebendo a leitura literária como linguagem da arte, visto que, sua presença no espaço infantil proporciona momentos de emoção e esse movimento que desperta na criança, diversos sentimentos, como alegria, curiosidade, medo, suspense, mistério, despertando no educando o prazer pela leitura, e trazendo junto com esse prazer uma reflexão da leitura com sua realidade, sem perder o momento do brincar. E vendo também que neste misturado de tantas coisas belas, é possível trazer como papel de intermediária, a Pedagogia, sendo ela a ciência que estuda a educação e tem todo esse poder de possibilitar esse encontro das crianças com a linguagem literária nos espaços da educação. É possível não deixar a criança perder de vista esse prazer da leitura literária. O trabalho tem o objetivo de contemplar essa possibilidade de aproveitar o espaço educativo, introduzindo a literatura no universo da infância, e perceber o comportamento, o interesse, e as inquietações, a partir do estímulo que recebem. Apresento aqui, portanto, as reflexões pedagógicas vivenciadas a partir das experiências com obras literárias: O olho de vidro de meu avô, de Bartolomeu Campos de Queiroz; As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi, O jantar do Bispo, de Sophia de Melo Breyner; oportunizando nessa prática pedagógica a contribuição desse movimento do contato das crianças com o livro e com as histórias, cenário que abriu um campo amplo de diálogos com as crianças acerca dos diversos temas trazidos pelas histórias, em que fizeram relações com suas próprias vidas, como uma forma de reencontro, um momento de viver esse prazer pela leitura literária, se envolver e se deixar voltar desse mundo incrível que é a imaginação de uma criança.
- ItemMemorial de projeto experimental: os aspectos socioemocionais nos anos iniciais do ensino fundamental(2021-07-08) Santana, Ludmila Santos; Souza, Maria Aparecida Rodrigues; Amorim, Eliã Siméia Martins dos S.; Santana, Francineide; Borges, João JoséO presente trabalho tem como objetivo principal apresentar de que maneira os docentes do Ensino Fundamental I podem desenvolver experiências socioemocionais com os alunos de forma remota. Para tal, conceituamos essa modalidade de ensino nos aspectos legais, além da caracterização da criança de seis a onze anos de idade. Além disso, abordamos as experiências socioemocionais diante da visão de alguns autores. A partir de todas as informações obtidas e dos estudos realizados sobre o assunto, foi elaborado o produto midiático, ou seja, um livro, que foi criado manualmente, tendo como objetivo principal a sua utilização pelos alunos que estão neste ciclo básico da educação, como também por pais e professores.
- ItemA relevância da família no desenvolvimento da leitura e escrita da criança(2022-12-20) Oliveira, Ana Caroline Silva; Nascimento, Anaédi Ferreira Dantas do; Santana, Francineide; Martins, Adeilda Ana da S.; Lins, Cláudia Maisa AntunesSabemos que a fase da infância é primordial para o desenvolvimento da criança na fase da leitura e escrita e para isso se faz importante a presença da família caminhando nesse processo, entretanto, o que se percebe é que a família tem se ausentado dessa responsabilidade, atribuindo tão somente a escola esse papel de ensinar. Diante desta problemática, delineamos a seguinte pergunta: Até que ponto uma relação participativa dos pais pode influenciar positivamente as crianças enquanto estudantes? Para este questionamento, delineamos, como objetivo geral, compreender as falhas de comunicação que ocorre da família frente à escola no processo de aprendizagem da leitura e escrita da criança. Em decorrência deste objetivo, elaboramos como objetivos específicos: Analisar a relevância e participação da família no processo de leitura e escrita da criança na Banca Escolar Santa Cecília; Refletir como o espaço da Banca Escolar Santa Cecilia influência nas relações das crianças e como é visto pelos pais; Discutir com a família viabilidades pedagógicas da Banca Escolar como a participação direta e continua da família no processo de leitura e escrita das crianças. Para tanto, metodologicamente adotaram-se procedimentos da Pesquisa Bibliográfica. Como resultados, destacamos a importância da leitura e da escrita a partir de Freire (1987; 1989); apresentamos as etapas do desenvolvimento da escrita com auxílio de Ferreiro (1999); pontuamos algumas discussões sobre alfabetização e letramento a partir de Magda Soares (2004). Concluímos este TCC enfatizando a importância da participação e do comprometimento dos pais no desenvolvimento do processo de leitura e escrita das crianças. Compreendendo que o processo de conhecimento sobre o tema é de natureza complexa e inesgotável, destacamos a relevância de novos estudos, sobretudo em que seja possível analisar, da perspectiva dos professores e da família, esta tensa e necessária contribuição familiar que promove as aprendizagens, sobretudo de crianças em processo de leitura e escrita.