Navegando por Autor "Santana, Erivelton Nonato de"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemConceitos matemáticos em pessoas, não (plenamente) escolarizadas da feira livre de Entre Rios – BA(2022-09-01) Menezes, Natália Freire de; Bispo, Jaíra de Souza Gomes; Santos, Viviane Mendonça dos; Santana, Erivelton Nonato deHistoricamente, percebemos que a Matemática não escolar é vista como uma parte pouco explorada da Matemática, e por consequência, ela não é trabalhada dentro da sala de aula. Além disso, quando se abordam questões cotidianas por meio de soluções problemas, as mesmas são passadas de forma superficial, deixando de lado a importância de trabalhar esses elementos e assim não dando significado para eles. Dessa maneira, salientamos a importância de se discutir sobre a matemática dos feirantes que não tiveram oportunidade de terminar seus estudos, defendendo a necessidade de valorizar as suas atividades realizadas no dia a dia. Para alcançarmos tal objetivo realizamos uma pesquisa qualitativa para analisar quais conceitos matemáticos foram adquiridos por pessoas não (plenamente) escolarizadas da Feira Livre de Entre Rios – Ba. A partir desses conhecimentos, estabelecemos uma relação entre conhecimentos matemáticos não escolares com a Matemática Escolar. Para isso, tivemos como sujeitos de pesquisa feirantes, que atuam na Feira Livre de Entre Rios – BA, que nunca frequentaram ou que já frequentaram uma escola irregularmente. Assim, realizamos em um primeiro momento uma entrevista para conhecer o perfil socioeconômico dos/as feirantes, bem como as suas concepções pertinentes à matemática não escolar; em um segundo momento observou a relação entre feirantes e clientes no intuito de perceber conceitos matemáticos implícitos nos diálogos, que provavelmente foram aprendidos na escola. Finalizamos essa pesquisa com a análise dos dados coletados em campo, de modo que os conhecimentos matemáticos implícitos nas operações realizadas pelos feirantes foram compreendidos com base na matemática formal. E por fim, como apoio teórico, utilizamos autores como: D’ Ambrósio (1996), Freire (1987), Fonseca (2007), Nunes; Carraher; Schliemann (2011), dentre outros. Portanto, através desta pesquisa pudemos perceber a presença, ou não, de conceitos ou conhecimentos matemáticos em pessoas, não (plenamente) escolarizados, da Feira Livre de Entre Rios – BA, de modo que foram valorizadas as diversas formas de conhecimentos matemáticos não formais presentes no cotidiano dessas pessoas.
- Item“Cultura científica” nas redes sociais digitais: um modelo sobre a influência da democratização do conhecimento científico(2023-04-24) Lima, Matheus Ganem de Almeida Couto; Santana, Erivelton Nonato de; Fontoura, José Roberto de Araújo; Almeida, Djalma FiuzaQuando chegamos ao entendimento da importância do fomento à cultura científica na sociedade como um movimento de evolução e estímulo à quebra de barreiras socioculturais e educacionais, nos questionamos em relação aos veículos que podem ser adotados, no objetivo de aproximar as produções científicas de todas as classes sociais de uma maneira mais igualitária, democrática e popular, o que nos remete às redes sociais digitais, importantes meios de comunicação no cenário tecnológico que vivemos atualmente. Neste sentido, podemos conjecturar que adotar essas redes como veículos para divulgação científica pode ser uma estratégia relevante considerando seus múltiplos recursos de atração do usuário e acessibilidade. Porém, um dos desafios diz respeito a ideia de como mensurar índices de popularização da ciência a partir do uso das redes sociais digitais em valores que permitam estimar um coeficiente adquirido de cultura científica. Posto o referido problema, apresentamos um conjunto de modelos conceituais e matemático-computacionais que conjuntamente possibilitaram a comprovação do que se pensava a respeito do potencial das redes sociais digitais como meios eficientes de divulgação e democratização científica, ratificando a premissa de que todos os indivíduos, independente da sua formação escolar, podem evoluir cientificamente quando são adotados os mecanismos adequados para o seu estímulo cognitivo.
- ItemEnsino remoto no programa residência pedagógica: desafios experienciados por residentes em escola da rede pública de Alagoinhas-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-05) Santos, Ediel Dias da Silva; Barreto, Antonio Geraldo da Silva Sá; Carvalho, Maria Rosileide Bezerra de; Santana, Erivelton Nonato deNo contexto de pandemia causada pelo SARS-CoV-2, a Educação, em todos os países do mundo, foi umas das áreas mais afetadas, em razão das medidas de distanciamento social, o que reverberou na adoção de estratégias para efetivar o processo de ensinar e de aprender, apesar dessa limitação. O Ensino Remoto, um dos modelos utilizados para viabilizar a continuidade com as aulas, fez emergir o presente estudo que tem por objetivo analisar os entraves à experiência dos residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP) na modalidade de Ensino Remoto, em Instituição de Ensino da Rede Pública Estadual de Alagoinhas, voltada ao Ensino Médio e Educação Profissional. A metodologia empregada foi o Estudo de Caso em pesquisa de natureza qualitativa, mediante a aplicação de questionário. Os sujeitos da pesquisa foram 04 discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas Biologia que participaram como residentes no PRP. A análise dos dados revelou que os entraves pedagógicos se situam, de modo marcante, na privação de dispositivos tecnológicos por alguns alunos, impactando na sua participação nas aulas, e no retorno de atividades, repercutindo na interação professor-aluno. Frente esse cenário, os sujeitos relataram o uso de estratégias que se aproximam das bases das metodologias ativas, contratando assim o ensino remoto em que se buscou o desenvolvimento de estratégias de ensino capazes de atender às demandas do ensino presencial, uma interação mais expressiva entre professor e aluno, contribuindo, assim, com a construção de conhecimentos futuros sobre essas metodologias utilizadas no contexto da pandemia.
- ItemA evasão acadêmica no curso de licenciatura em matemática na UNEB/CAMPUS II(2022-09-01) Soares, Arisson Silva de Souza; Santana, Erivelton Nonato de; Ferreira, Mário de Jesus; Paixão, Alexsandro Figueiredo daA evasão no sistema de Ensino Superior tornou-se um problema na educação brasileira, principalmente na área das Ciências Exatas. Como consequência atinge as áreas de atuação no mercado de trabalho, pela falta de profissionais devidamente qualificados, e carência de projetos de pesquisa, que têm por finalidade contribuir para o desenvolvimento social. Vários fatores podem acarretar a evasão nas Instituições de ensino superior como: a falta de assistência estudantil de qualidade, fatores psicológicos e pedagógicos estão presentes na literatura como fatores cruciais no aumento de egressos nas universidades. Diante dessa realidade, o presente trabalho busca entender as razões que impulsionam a evasão, mais especificamente no Curso de Licenciatura em Matemática do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), da UNEB Campus II/Alagoinhas, bem como contribuir para a comunidade acadêmica refletir sobre a compreensão desse fenômeno. Destacamos a evasão acadêmica no curso de Licenciatura em Matemática do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), Campus II/Alagoinhas, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), visando refletir sobre as causas desse fenômeno e discutir possíveis alternativas para amenizar a ocorrência desse fenômeno na comunidade acadêmica em destaque. Para isso foi feita pesquisa bibliografia e documental, com dados fornecidos pelo MEC/INEP, além de coleta de dados junto à secretaria acadêmica do curso para diagnosticar o fenômeno. Foi feita também a aplicação de um questionário para traçar o perfil desses estudantes e investigar as possíveis causas da evasão. Os resultados dos dados mostram que o fenômeno ocorre em índices elevados na UNEB campus II, confirmando as análises feitas na pesquisa documental e bibliográfica. Chegamos à conclusão que é importante discutir, refletir e tentar solucionar o problema de maneira urgente na instituição efetivando assim os investimentos dos recursos públicos para uma educação de qualidade e o desenvolvimento do país.
- ItemA presença do gênero textual quadrinhos matemáticos nos livros didáticos do 7º ano (ensino fundamental II)(2022-09-01) Fernandes, João Victor Gomes; Santana, Erivelton Nonato de; Paixão, Alexandro Figueiredo da; Conceição, Jefferson Correia daEste trabalho foi realizado utilizando dados obtidos por um grupo de pesquisa na área de quadrinhos matemáticos que buscou realizar uma análise inicial da ocorrência do gênero textual quadrinhos nos livros didáticos voltados ao ensino de Matemática, utilizados no 7º ano do nível Fundamental II na rede pública de ensino do município de Alagoinhas/Ba e região, e a sua utilização no processo de ensino/aprendizagem da referida disciplina. Tal investigação conta com o aporte teórico dos estudos sobre gêneros textuais, desenvolvidos por Luiz Antonio Marcuschi, bem como da Teoria dos Quadrinhos, que tomou como base autores como Paulo Ramos e Mario Feijó, e ainda pressupostos teóricos da Educação Matemática. Nesse sentido, procurou-se explorar as potencialidades que a utilização dos quadrinhos matemáticos possui para a aprendizagem da matemática por meio de um livro didático do ensino fundamental do qual foram extraídos exemplares do subgênero textual classificado como quadrinhos matemáticos presentes no livro pesquisado, e que serviram de material para uma análise mais aprofundada. A pesquisa em questão investigou a utilização do referido gênero textual, promovendo a leitura e catalogação dos quadrinhos matemáticos, organizados em categorias definidas a partir do conteúdo linguístico presente neles, constatando o potencial pedagógico desses quadrinhos como contribuição para a formação dos estudantes e o aprendizado de conhecimentos matemáticos abordados no livro didático.