Navegando por Autor "Santana, Elizabete Conceição"
Agora exibindo 1 - 20 de 21
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCusto aluno graduação em instituições de ensino superior públicas impactos na alocação dos recursos públicos destinados às universidades estaduais baianas: o caso da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)(2017-12-28) Silva, Marta Rosa Farias de Almeida Miranda; Fialho, Nadia Hage; Fialho, Nadia Hage; Ramalho, Betania Leite; Santos, Norma Lúcia Videro Vieira; Vehine, Roberto Evan; Fialho, Sérgio Hage; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Barbosa, César; Santana, Elizabete ConceiçãoEsta tese tem como objetivo geral analisar e demonstrar os impactos do custo aluno do Ensino de Graduação, em Instituições Públicas de Educação Superior, na alocação dos recursos públicos do tesouro do Estado destinados às Universidades Estaduais Baianas, mais especificamente à Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Foram selecionados os seguintes objetivos específicos para oferecer suporte a investigação: i) Levantar e analisar a origem e evolução das alterações no comportamento dos recursos públicos alocados aos orçamentos do Governo do Estado da Bahia destinados à Educação no período de 204 e 2017; ii) Identificas as principais fontes de financiamento, bem como conhecer a trajetória, configuração e composição dos grupos de despesas orçadas pelas Universidades Públicas Estudais Baianas no período de 2014 e 2017; iii) Apurar o custo aluno do Ensino de Graduação presencial, considerando o orçamento global da Uneb; iv) Levantar, analisar e disponibilizar dados sobre o custo aluno do Ensino de Graduação presencial ofertado pelos Departamentos da Uneb no exercício de 2015; e v) Demonstrar que os sistemas e as informações sobre custos das atividades desenvolvidas pelas UEBA podem contribuir para a alocação, controle e avaliação dos recursos orçamentários e financeiros, permitindo-se, com isso, maior eficiência na tomada de decisão do governo e das universidades. Como contribuição ao debate acerca do tema apresentamos possíveis construções do Custo do Aluno do Ensino de Graduação presencial da Uneb, com base nos dados do ano de 2015, considerando quatro possibilidades de cálculos nas quais a variável basilar é o número de alunos matriculados em cursos presenciais de oferta contínua por Departamento, correlacionado a: 1) o orçamento global dos 29 Departamentos distribuído nas quatro ações orçamentárias; 2) os recursos alocados exclusivamente à ação orçamentária 2443 – Funcionamento Regular de Cursos de Graduação, em cada Departamento; 3) os desembolsos orçamentários destinados a Pessoal e Encargos com docentes e técnicos ativos por Departamento, recursos alocados exclusivamente à ação orçamentária 2443 – Funcionamento Regular de Curso de Graduação, em cada Departamento; e 4) as despesas com Pessoal e Encargos com docentes e técnicos administrativos ativos por Departamento, recursos alocados à ação orçamentária 2443 – Funcionamento Regular de Cursos de Graduação, adicionados dos desembolsos com terceirização de serviços, com concessionárias do serviço público (água, energia e telefonia), combustível e monitoria de ensino de graduação. As proposições apresentadas e os resultados apurados fornecem ricos elementos para aprofundar o debate sobre o modelo de financiamento à Educação Superior pública utilizado pelo governo baiano, além de subsidiar revisão e redefinição no que tange à ampliação do percentual da Receita de Impostos Líquida (RIL) destinado ás Universidades Estaduais Baianas, nesse caso específico à Uneb, disponibilizando, ainda relevantes informações para o processo de planejamento, orçamento e tomada de decisão do governo e da Uneb, bem como reavaliação e possível redimensionamento interno dos recursos destinados aos 29 Departamentos da instituição.
- ItemDifusão de saberes pedagógicos de professores e alunas na revista de educação da escola normal de Caetité (1924-1928)(2020-07-17) Silva, Jaqueline Maria de Santana Oliveira; Brito, Gilmário Moreira; Sousa, Ione Celeste Jesus de; Santana, Elizabete ConceiçãoEsta pesquisa tem como objetivo compreender quais eram os saberes pedagógicos difundidos pela Revista de Educação da Escola Normal de Caetité nas publicações dos seus diferentes articulistas para divulgar uma cultura letrada e impressa no sertão da Bahia (1924 - 1928). Para analisar algumas diretrizes metodológicas foram adotadas, como a articulação da História Política e da Nova História Cultural com a História da Educação para compreender as confluências de uma conjuntura políticoeducacional delineadas por várias relações e conflitos presentes nos suportes impressos. Para referenciar as discussões, estabeleceram-se diálogos com os estudos de Veiga e Fonseca (2008), Luz (2009), Aguiar (2008) e Reis (2013; 2018) que foram importantes para compreender as alianças e refregas políticas em torno da implantação e do funcionamento da Escola Normal de Caetité. Os estudos sistematizados por Santana (2011), Santana et al. (2013), Santana e Menezes (2015), e Sousa (2001) contribuíram para analisar os aspectos legais referentes às reformas educacionais na criação das Escolas Normais da Bahia. Nesse processo, os periódicos e as revistas assumem um papel de extrema importância, pois, longe de serem imparciais, eram regidos e controlados por intelectuais que também atuavam nessa gambiarra política como aliados de alguns representantes do poder baiano. Nesse caso, a análise das publicações das revistas de Educação da Escola Normal de Caetité revela quais são os atores e suas intencionalidades no processo de seleção e organização dos saberes escolares considerados importantes na formação dos professores. Para subsidiar tais discussões, tanto os estudos de Chartier (1992) como os debates sobre os significados que a cultura vem ganhando para entender a história da educação apresentadas nas pesquisas de Julia (1995), Chervel (1988), Frago (1995), Frago e Escolano (1998), Forquin (1992), Vidal e Faria Filho (2000), Catani e Sousa (1992), Carvalho (2005), Amaral (2002) e Silva (2007), contribuíram, de forma significativa, para compreender a importância da cultura escolar como categoria para analisar e compreender as dinâmicas, as práticas desenvolvidas no ambiente escolar e a organização dos espaços e tempos escolares postados em publicações da revista.
- ItemDiversidade religiosa, um desafio educacional: a escola municipal abrigo filhos do povo(2012-08-24) Oliveira, Adauto Leite; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Dorneles, Malvina do Amaral; Costa, Livia Alessandra Fialho da; Santana, Elizabete ConceiçãoEsta dissertação versa sobre o tratamento educativo dado à questão da diversidade religiosa presente na escola pública, tomando como caso de estudo a escola municipal Abrigo Filhos do Povo, situada no bairro da Liberdade, em Salvador-Ba, tendo em vista as implicações que isso pode gerar no processo de ensino aprendizagem e nas relações interpessoais. A pesquisa é um estudo de caso e de cunho qualitativo, com sua sustentação metodológica em autores como Macedo (2004); Gatti (2005); Demo (2001); Mattelart (2004); Nosella & Buffa (2009); Bardin (2009); Orlandi (2009) e Lüdke e André (1986). Para a perspectiva de práticas educativas, que se estende para além do trabalho docente, foi escolhido Libâneo (1994), como principal referência, mas sem desprezar a importância de Freire (1987, 1996, 1997, 1998 e 2003); Saviani (1998), Gaddoti (1994) e outros. Bogardus (1965); Eliade (2010); Gaarder (2005); Wach (1990); Akkari (2010); Bourdieu (2010); Foucault (2010); Weber (2009); Junqueira (2010, 2011), Diniz (2010) e Durkheim (1996) compõem o principal quadro teórico deste trabalho, no que tange a discussão da diversidade e do fato religioso na sociedade. Os dados colhidos no campo, através de questionários, grupo focal, aplicação da escala de Bogardus, documentação legal e histórica da instituição, somados a observações do cotidiano, muito contribuíram para uma análise equilibrada do objeto da pesquisa. A mudança no cenário religioso brasileiro apontado pelo censo do IBGE (2000), os diversos casos de intolerância religiosa dentro do contexto escolar, noticiados nas várias mídias, assim como as dificuldades encontradas pelos profissionais da educação para lidar com a inclusão das novas normativas, a exemplo da Lei 10.639/03, fazem com que o interesse a respeito da dinâmica adotada por uma escola para lidar com essas questões se tornasse imprescindível no momento histórico atual, posto que, além da garantia do êxito acadêmico, a escola deva se preocupar em formar pessoas capazes de interagir pacificamente com os diferentes, garantindo a própria existência da humanidade.
- ItemÉ pra descer quebrando: o pagode e suas performances para a educação das relações etnicorraciais no currículo escolar(2013-11-14) Mattos, Ivanilde [Lvy] Guedes de; Menezes, Jaci Maria Ferraz; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Santana, Elizabete Conceição; Azevedo, Amailton Magno; Castro Júnior, Luis Victor deO objetivo dessa pesquisa é apresentar algumas reflexões a partir de uma investigação, em torno de um novo discurso cultural denominado Pagode Baiano, que se constitui como parte da musicalidade negra diaspórica e emerge na contemporaneidade como um componente curricular para se pensar a educação das relações etnicorraciais no ambiente de formação. Parto das representações corporais e etnicorraciais das músicas produzidas pelos novos estilos musicais que surgiram a partir da década de 1990 na Bahia, elaboradas por jovens negros da periferia, cuja linguagem oral, escrita e corporal se diferencia daquela permeada por um passado de colonização e passa a valorizar a musicalidade de matriz africana como um instrumento de expressão cultural. Meu aporte teórico é constituído pelos Estudos Culturais e Pós-Coloniais, adotando a Multirreferencialidade como método de pesquisa. O lócus dessa investigação é a escola pública e seus atores principais: estudantes e professores. Acredito que a problematização do Pagode Baiano propicie um debate bastante polêmico dada às singularidades do referido gênero musical, além de garantir a visibilidade de performances contemporâneas elaboradas no cotidiano sócio-cultural daqueles que são protagonistas no ambiente escolar. Buscam-se a partir do Pagode outras interpretações para a Lei 10639-03 e possibilidades pedagógicas para as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Etncorraciais.
- ItemEducação, Política e Sociedade na Bahia do Séc. XIX. O Liceu Provincial da Bahia entre 1836 e 1870(2017-10-09) Santos, Alex Sandro Salvador dos; Santana, Elizabete Conceição; Menezes, Jaci Maria Ferraz de.; Sousa, Ione Celeste Jesus deO Liceu Provincial da Bahia foi criado em março de 1836, iniciou seu funcionamento em 1837,quando foi instalado no antigo Convento dos Frades Agostinianos, na Praça da Palma, na então já populosa Freguesia de Santana. O referido Estatuto que regulou seu funcionamento é de 1841, decretado pela a Assembleia Legislativa Provincial e sancionado pelo então Presidente da Província da Bahia, Paulo José de Mello Azevedo e Brito. O hiato entre sua criação e a regulamentação deveu-se às implicações causadas pela Sabinada, apesar de que durante esta revolução os professores do Liceu terem permanecido lecionando. Nos anos seguintes foram sucessivas reformas no ensino secundário baiano, consequentemente do Liceu que representava este nível de ensino na Província. O objetivo é interrogar a fonte regulamentar como meio de compreensão dos interesses socio-politicos-econômicos que estavam em disputa na constituição desta instituição escolar, tomando a perspectiva teórico-metodológica que as leis não são o fato em si, mas expressão de tensões sócio históricas, e que as experiências escolares/educativas são também um campo de disputas de projetos sociais.
- ItemO ensino médio na Bahia e os ginásios/escolas polivalentes: a iniciação para o trabalho(2010) Santos, Alda Quintino dos; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Boaventura, Edvaldo Machado; Santana, Elizabete Conceição; Palmeira, Maria José de OliveiraEsta dissertação é sobre o processo de implantação das Escolas Polivalentes (EPs) pelo Programa de Expansão e Melhoria do Ensino (PREMEN), de iniciativa do Governo Federal, na Bahia, no início dos anos 1970, durante o regime militar. Tais escolas se constituíam num modelo educativo voltado ao mundo do trabalho. Funcionaram por pouco tempo, seus laboratórios e oficinas foram desativados. Por isso indagamos sobre os motivos, razões que impediram que estas instituições de ensino — EPs se constituíssem em modelo dominante na oferta de ensino do primeiro ciclo (ginasial) do grau médio, ou seja, no segundo ciclo do primeiro grau (5ª a 8ª séries)? O estudo teve como objetivos principais: iniciar a construção da memória do PREMEN na Bahia e identificar razões pelas quais a EP não se constituiu como unidade modelo na rede pública do ensino médio no Estado. É uma pesquisa qualitativa. Do ponto de vista metodológico buscou apoio principalmente em Yin (2001) e Gil (2009). Utilizou entrevistas, relatos e fontes documentais, e, como método, o estudo de caso histórico. Sob o aspecto teórico foram examinadas obras de autores da área da economia da educação que nas décadas de 1960 e 1970 estudaram a relação entre desenvolvimento econômico, ensino médio e trabalho, tais como Schultz (1973) e Harbison e Myers (1965). Ao lado desses estudou-se, também, obras que apresentam uma visão crítica sobre as formas lineares de considerar a relação entre educação, trabalho e economia tais como: Arapiraca (1982), Frigotto (2005-2006) e Germano (2005). A análise de documentos oficiais associada a informações dos depoentes permitiu reconstruir parte da história da educação no Brasil e na Bahia no período de 1961 a 1974.
- ItemA Escola Normal e a Feminização do Magistério Primário na Bahia entre 1842 e 1889(2018-10-18) Anjos, Tiane Melo dos; Santana, Elizabete Conceição; Sousa, Ione Celeste Jesus de; Menezes, Jaci Maria Ferraz deOO interesse em continuar os estudos sobre a Escola Normal da Bahia e a feminização do magistério primário originou esta dissertação que teve as seguintes questões orientadoras: Como foi o processo de organização e funcionamento da Escola Normal da Bahia entre os anos de 1842 a 1889? Como as constantes reformas no curso normal estimularam a inserção feminina e contribuíram para o início da profissionalização do magistério primário? E, como as representações sociais presentes em textos oficiais e de outros tipos contribuíram para tornar o magistério primário uma profissão cada vez mais feminina? Para encontrar respostas foi adotada a pesquisa histórica de base documental, que teve como fontes de informações os relatórios de diretores da instrução pública e da Escola Normal; relatórios e falas de presidentes da província; revistas e jornais; conferências pedagógicas e legislações. Os estudos de Scott (1995), Beauvoir (1967), Nóvoa (1999), Julia (2001), Chartier (1991, 2009, 2010), Costa (1988), Conceição (2012), Lombardi, Nascimento e Araujo (2004), Araujo, Freitas e Lopes (2008), Souza (2001, 2006, 2011), Carla Pinsky (2008) foram essenciais para fundamentar a discussão sobre feminização, profissionalização e escolas normais. O uso de dados numéricos possibilitou visualizar empiricamente a inserção das mulheres na Escola Normal e, posteriormente, nas escolas primárias. A análise evidenciou que de 1842 a 1889 diversas foram às tentativas de criação do curso normal de senhoras; apesar da oferta de escolarização primária privilegiar o sexo masculino havia uma demanda feminina pela instrução elementar seja ela pública ou particular; a fala de autoridades sobre a origem socioeconômica de aspirantes ao curso normal e sobre o apoio financeiro aportado pelo governo provincial e câmaras municipais revelou que o curso era frequentado por filhos de famílias com baixo poder aquisitivo; características socioeconômicas da clientela atendida e o reconhecimento da necessidade de ampliar a oferta de curso primário para as meninas, dentre outros, foram elementos que tiveram estreita relação com as reformas na escola normal a fim de que as senhoras adentrassem neste espaço formativo e ingressassem nas escolas primárias baianas; a baixa remuneração e as condições das escolas, principalmente no interior do estado, afastavam os diplomados do exercício do magistério. A dissertação também suscita a reflexão sobre a história da profissionalização dos professores primários.
- ItemA história da educação de Valença – segunda metade do século XX: memória de professoras negras(2015-11-10) Mariano, Maria José; Menezes, Jaci Maria Ferraz; Dorneles, Malvina do Amaral; Motta, Diomar das Graças; Santana, Elizabete Conceição; Paz, Maria Glória daEsta tese tem como objetivo principal compreender como se deu historicamente o processo de entrada e permanência de professoras negras nas séries iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública de Valença- BA. Tendo como objetivos específicos buscar discutir questões que expressem novos olhares acerca da educação em Valença; dar visibilidade às trajetórias das professoras negras no campo educacional; produzir conhecimento com vistas ao fortalecimento da rede de pesquisa sobre a História da Educação da Bahia. Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa, optando pelo o uso da História Oral, na modalidade relatos orais. Para a coleta dos dados realizamos entrevistas semiestruturadas. A escolha das entrevistadas foi norteada por critérios qualitativos se atendo a nossa opção metodológica. Realizamos dez entrevistas, incluindo a autora desse estudo, seguindo os critérios previamente definidos, ou seja: informantes que se autodeclarassem negras; que fossem professoras do ensino fundamental em Valença e que demonstrassem interesse em participar, como informantes, da pesquisa. Dentre os aspectos que conseguimos apreender a partir da análise dos depoimentos das entrevistadas, ficou evidente que a história da educação da cidade de Valença foi marcada pela a ausência do Estado no sentido de empreender políticas públicas com vistas a garantir acesso e permanências dos filhos das famílias valencianas; também pode se perceber a grande luta das entrevistadas que, à custa de grandes sacrifícios das suas famílias e de si próprias, ―transformaram‖ a falta de condições socioeconômicas e a sua condição de pessoa negra em estratégias de resistência de enfrentamento e de construção de identidade, conseguindo permanecer na escola, galgar a carreira do magistério, aprendendo a serem professoras no processo permanente de educar-se e reeducar-se que, ocorre em diversos espaços que antecedem a entrada na escola, como na família, nas experiências como estudantes, na constante luta por formação docente.
- ItemHistória da educação na Bahia e suas experiências inovadoras: a escola nova e a escola única (1950 – 1960)(2016-10-10) Santos, Edna Pinheiro; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Felgueiras, Margarida Louro; Santana, Elizabete ConceiçãoO presente trabalho tem por objetivo estabelecer um comparativo entre duas experiências educacionais realizadas na cidade de Salvador-Bahia na segunda metade do século XX e consideradas inovadoras a seu tempo. O Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque – e os Centros Integrados de Educação dando destaque ao Centro Integrado Anísio Teixeira sendo estas duas escolas com funcionamento de forma integral e em tempo integral cujo foco era o de dar a crianças e jovens uma educação completa, nessa perspectiva o diferencial dessas experiências estava nos objetivos por elas determinados: uma educação que auxiliasse o indivíduo não apenas quanto aos aspectos cognitivos ou intelectuais, mas também no seu desenvolvimento como um todo. Para isto serão aqui analisadas as bases teóricas que as justificam, a Escola Nova e a Escola Única, seus precursores e como estas foram transpostas para a realidade baiana. Serão analisadas também as duas experiências com suas especificidades e como elas foram de fato efetivadas segundo os participantes diretos das experiências educacionais e por fim estabelecer um comparativo entre ambas na tentativa de identificar suas semelhanças e diferenças e qual a importância das mesmas para a História da Educação na Bahia a seu tempo e para a atualidade, ou seja o seu legado enquanto experiências educacionais inovadoras.
- ItemA obrigatoriedade escolar na Bahia (1870-1899)(2014-09-04) Vinagre, Shirley Alves da Silva; Santana, Elizabete Conceição; Sousa, Ione Celeste Jesus de; Santana, Elizabete ConceiçãoEste estudo trata da obrigatoriedade escolar na Bahia no período de 1870 a 1899. Analisa as discussões que antecederam seu decreto, as prescrições legais que a instituíram em 1889 e de forma breve como ocorreu sua implementação. A pesquisa é histórica, de base documental. Foram utilizadas diversas fontes documentais, como leis, regulamentos, falas e relatórios de presidentes da província, relatórios de diretores de instrução, textos de professores, discursos de deputados, artigos do jornal “O Monitor”, entre outras. O ensino compulsório foi defendido por diretores de instrução, deputados, professores, redatores de jornal, etc., que consideraram que a implantação dessa medida na Bahia proporcionaria vários benefícios, como por exemplo, aumento da matrícula e da frequência escolar, redução da evasão, expansão da educação, redução da criminalidade e progresso da Província. Defendiase que a implantação da medida na Bahia deveria se dar de forma parcial, iniciando pelas grandes cidades, houvesse um auxílio às crianças menos favorecidas, redução da carga horária, participação dos municípios e da sociedade na manutenção dos custos com educação, etc. Constatou-se que apesar da obrigatoriedade escolar ter sido muito discutida no final do Império seu decreto ocorreu somente na República, através do Ato de 31 de dezembro de 1889, que não vigorou, porém foi novamente instituída no Ato de 18 de agosto de 1890. A principal justificativa para que a medida não fosse decretada durante o império foi a falta de recursos da província. Apesar de ter sido instituída em Lei no período republicano, a obrigatoriedade não se efetivou. Após dez anos de decretada não estava em execução nem ao menos nas capitais. Constatou-se, por conseguinte, que não houve empenho do governo republicano para que a implantação da obrigatoriedade se efetivasse. A falta de recursos permaneceu como principal justificativa para o não cumprimento da medida.
- ItemPara uma história dos grupos escolares na Bahia: a trajetória do Grupo Escolar Rio Branco (1905 / 1929)(2016-10-11) Monteiro, Cândida Pereira dos Santos; Santana, Elizabete Conceição; Sousa, Ione Celeste Jesus de; Menezes, Jaci Maria Ferraz deA pesquisa apresenta os resultados do estudo sobre o Grupo Escolar Rio Branco, de Salvador - Bahia, o primeiro grupo escolar do estado, localizado no antigo distrito da Penha, desde a sua fundação, no ano de 1905, até os anos finais da Primeira República, considerando a ação socioeducacional do professor e primeiro diretor, Cincinnato Franca, como indispensáveis ao desenvolvimento dos pressupostos do ensino moderno, da época, nesta instituição escolar; apesar dos problemas que assolavam as escolas públicas baianas. Analisando o contexto histórico, sócio - político, econômico e educacional da Bahia, buscouse identificar que entraves dificultaram a disseminação dos grupos escolares, propostos em diversas leis, decretos, reformas e regulamentos do ensino primário baiano, sobretudo, no primeiro período republicano. Com base na história das instituições escolares e ou educativas, brasileiras, foram observados diversos aspectos da cultura escolar e cultura material escolar, que permearam os processos de escolarização neste grupo escolar e de que forma o currículo em uso e as atividades didático-pedagógicas foram desenvolvidas.
- Item“Pela Luz e Civilidade”: História da educação primária na Bahia através da construção de Escolas Reunidas entre 1920 e 1930(2015-09-28) Silva, Edilaine dos Santos; Santana, Elizabete Conceição; Cruz, Antonio Roberto Seixas da; Menezes, Jaci Maria Ferraz deEsta pesquisa é sobre a criação e difusão de um tipo de escola no interior da Bahia, criada pela Lei nº 1.846, de 14 de agosto de 1925, que foi caracterizada, principalmente, pela reunião de quatro escolas, para operar simultaneamente em um edifício, sob a direção de um de seus professores. É muito importante estudar este modelo de escola, a fim de entender como a educação básica tem sido organizada e interiorizada no estado da Bahia. Estudam-se as décadas de 1920 e 1930 do século XX, quando a educação, em vários países europeus, foi influenciada pelos processos de modernidade. A construção da base teórica e metodológica foi fundamentada nos conceitos de cultura escolar e da história cultural, contemplados por autores como Clarice Nunes, Herschman, Thais Nivia Lima e Fonseca Luciano Faria Filho, Dominique Julia, Diana Vidal, Rosa Fátima de Souza, Viñao Frago, Augustin Escolano, Marcus Levy Bencosta. Esta é uma pesquisa documental que utiliza os princípios e critérios do método histórico para tratar fontes históricas, tendo em conta as seguintes questões: como se constituíram e difundiram as Escolas Reunidas na Bahia e como tais instituições educativas influenciaram a educação no interior do Estado?
- ItemPresença do espírito científico de Anísio Teixeira nas imbricações das histórias da educação e das ciências no Brasil Influências, desdobramentos e permanências(2018-11-19) Britto, Lívia Maria Goes de; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Dias, André Luís Mattedi; Ramos, Edgard Porto; Santana, Elizabete Conceição; Fialho, Nadia HageO título do presente trabalho monográfico sugere e dá a exata dimensão do conteúdo abordado e o objetivo. Perpassa pela trajetória de vida de Anísio Teixeira, mas tendo como referência a premissa da existência de um Espirito Cientifico que, além de ser caracterizado, teve o seu escopo circunscrito a três categorias, ou seja: Influências, Desdobramentos e Permanências. Esta última incorporando e sinalizando atualizações do pensar deste expoente da história brasileira. Para tanto, tornou-se necessário o desenvolvimento de estudos mais amplos registrados como apontamentos, sobre as transformações do pensamento ocidental, bem como sobre as Histórias da Educação e das Ciências no Brasil. A pesquisa de cunho qualitativo teve como fontes primarias e secundarias, produções de Anísio Teixeira e de outros autores que se reportaram ao mesmo ou que trataram de temas afins. De tais fontes, foram anexados na íntegra ou recortes de documentos que, após analisados e comentados, produziram o texto dissertativo argumentativo em tela. No que se refere aos resultados encontrados, ficam evidentes influências da família e dos jesuítas no Anísio jovem, mas a principal influência do seu pensar cientificamente adulto é o filósofo americano, John Dewey e o seu método científico experimental, elaborado a partir de reflexões e associações com a teoria da Evolução de Charles Darwin. Método que Dr Anísio induz para que não só seja utilizado nos processos educativos, como, também, nas gestões públicas em que assume cargos diretivos, a partir do curso que realiza no “Teacher College”, da “Columbia University”. Os desdobramentos são numerosos, muitos desses já conhecidos e estudados pela academia. Sendo assim, procuramos abordá-los pelo viés que se torna observável e perene ao longo de quase toda sua trajetória de vida, ou seja: a defesa da não dicotomia que coloca em polos opostos ciências e filosofia. Questão que permanece presente nas suas últimas produções, que abordam ideias difundidas por McLuhan, mas ainda centrada nas ideias e método de Dewey. Cabe destacar, entretanto, que ao sinalizar para novas reflexões sobre como o pensamento se expressa pela palavra oral ou escrita, assim como pelos sinais, Anísio Teixeira antecipa-se em discutir questões que se tornam centrais para uma nova corrente filosófica nomeada de neopragmatismo ou pragmatismo linguístico, que surge a partir da década de 1960. Demonstrando, portanto, uma percepção futurista, que se soma e vai ao encontro de certas ideias de McLuhan, resgatadas na atualidade. As questões levantadas na categoria permanências, na nossa perspectiva, reforçam ideias defendidas por Dewey, endossadas por Anísio Teixeira, de que conjunturas democráticas são espaços privilegiados para lidar com mudanças sociais, principalmente, a partir da acelerada evolução tecnológica vivenciada na contemporaneidade e que vem impondo contextos novos à vida em sociedade. Portanto, em sendo a escola espaço de convivência social, o primeiro do ser humano depois da família, Anísio Teixeira continuará defendendo, próximo da finitude, que esta Instituição é um espaço real para a lapidação de democratas, assim como para a elaboração de conhecimentos que privilegiem aproximações entre as ciências e as humanidades.
- ItemPresença do Espirito Científico de Anísio Teixeira nas Imbricações das Histórias da Educação e das Ciências no Brasil: Influências, Desdobramentos e Permanências.(2018-11-19) Britto, Lívia Maria Góes de; Menezes, Jaci Maria de Ferraz de; Dias, André Luís Mattedi; Ramos, Edgar Porto; Santana, Elizabete Conceição; Fialho, Nadia HageO título do presente trabalho monográfico sugere e dá a exata dimensão do conteúdo abordado e o objetivo. Perpassa pela trajetória de vida de Anísio Teixeira, mas tendo como referência a premissa da existência de um Espirito Cientifico que, além de ser caracterizado, teve o seu escopo circunscrito a três categorias, ou seja: Influências, Desdobramentos e Permanências. Esta última incorporando e sinalizando atualizações do pensar deste expoente da história brasileira. Para tanto, tornou-se necessário o desenvolvimento de estudos mais amplos registrados como apontamentos, sobre as transformações do pensamento ocidental, bem como sobre as Histórias da Educação e das Ciências no Brasil. A pesquisa de cunho qualitativo teve como fontes primarias e secundarias, produções de Anísio Teixeira e de outros autores que se reportaram ao mesmo ou que trataram de temas afins. De tais fontes, foram anexados na íntegra ou recortes de documentos que, após analisados e comentados, produziram o texto dissertativo argumentativo em tela. No que se refere aos resultados encontrados, ficam evidentes influências da família e dos jesuítas no Anísio jovem, mas a principal influência do seu pensar cientificamente adulto é o filósofo americano, John Dewey e o seu método científico experimental, elaborado a partir de reflexões e associações com a teoria da Evolução de Charles Darwin. Método que Dr Anísio induz para que não só seja utilizado nos processos educativos, como, também, nas gestões públicas em que assume cargos diretivos, a partir do curso que realiza no “Teacher College”, da “Columbia University”. Os desdobramentos são numerosos, muitos desses já conhecidos e estudados pela academia. Sendo assim, procuramos abordá-los pelo viés que se torna observável e perene ao longo de quase toda sua trajetória de vida, ou seja: a defesa da não dicotomia que coloca em polos opostos ciências e filosofia. Questão que permanece presente nas suas últimas produções, que abordam ideias difundidas por McLuhan, mas ainda centrada nas ideias e método de Dewey. Cabe destacar, entretanto, que ao sinalizar para novas reflexões sobre como o pensamento se expressa pela palavra oral ou escrita, assim como pelos sinais, Anísio Teixeira antecipa-se em discutir questões que se tornam centrais para uma nova corrente filosófica nomeada de neopragmatismo ou pragmatismo linguístico, que surge a partir da década de 1960. Demonstrando, portanto, uma percepção futurista, que se soma e vai ao encontro de certas ideias de McLuhan, resgatadas na atualidade. As questões levantadas na categoria permanências, na nossa perspectiva, reforçam ideias defendidas por Dewey, endossadas por Anísio Teixeira, de que conjunturas democráticas são espaços privilegiados para lidar com mudanças sociais, principalmente, a partir da acelerada evolução tecnológica vivenciada na contemporaneidade e que vem impondo contextos novos à vida em sociedade. Portanto, em sendo a escola espaço de convivência social, o primeiro do ser humano depois da família, Anísio Teixeira continuará defendendo, próximo da finitude, que esta Instituição é um espaço real para a lapidação de democratas, assim como para a elaboração de conhecimentos que privilegiem aproximações entre as ciências e as humanidades.
- ItemPresença feminina no ginásio da Bahia entre 1910 e 1937(2019-08-27) Silva, Eugênia Maria da; Santana, Elizabete Conceição; Sousa, Ione Celeste Jesus de; Menezes, Jaci Maria Ferraz deAtravés do estudo da presença das mulheres discentes e docentes que ingressaram no Ginásio da Bahia, entre 1910 e 1937, o presente trabalho analisa aspectos da educação feminina ministrada no ensino secundário, no inicio da República Velha. A pesquisa se insere no campo da história da educação e utilizou o método histórico em uma abordagem qualitativa voltada para a identificação e análise dos elementos presentes na sociedade que possibilitaram a presença feminina na instituição. A revisão de literatura e a pesquisa documental demonstraram que as mudanças socioeconômicas que se efetivaram no inicio do período republicano alteraram os costumes, fomentaram novas regras de conduta decorrentes das relações sociais que se processavam, estimularam o convívio feminino em novos espaços públicos e privados resultando na adoção de hábitos que influenciaram o cotidiano das mulheres soteropolitanas e contribuíram para o rompimento gradativo das limitações impostas pelo patriarcalismo secular. Através da legislação, de documentos localizados no acervo histórico da própria escola, de textos memorialísticos e de notícias localizadas em periódicos foi possível reconstituir aspectos do funcionamento do Ginásio e constatar que a instituição desempenhou importante função no cenário educacional baiano, ao ofertar um ensino público secundário de excelência que contribuiu para a formação intelectual de seu quadro discente.
- ItemPresença jesuíta no sertão da Bahia instituto São Luiz Gonzaga / Caetité - 1912 a 1925(2016-04-14) Matos, Fernanda de Oliveira; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Souza, Carlos Angelo de Meneses; Santana, Elizabete ConceiçãoEsta pesquisa traz reflexões sobre a atuação pedagógica da Missão Jesuíta Setentrional Lusitana Dispersa da Companhia de Jesus no Sertão da Bahia, a partir da trajetória do Instituto São Luiz Gonzaga – escola implantada e conduzida pela referida ordem religiosa, na cidade de Caetité, entre os anos de 1912 e 1925, considerando amplamente o contexto sócio cultural, político e religioso local. Este trabalho foi realizado sob a perspectiva teórica da Escola Francesa dos Annales, quando propõe uma história de base social e cultural, que fragmentou-se em várias direções, sendo a educação uma delas. Neste sentido, para aprofundamento teórico, foram considerados pesquisadores da História, da Educação, da Política, da Religiosidade no Brasil e na Bahia e memorialistas regionais com informações sobre a localidade estudada. Trata-se de uma pesquisa histórica, documental, desenvolvida a partir da metodologia da análise do conteúdo, com base em fontes primárias praticamente inexploradas, entre as quais, jornais, cartas, livros. O resultado foi um estudo inédito sobre a atuação dos Jesuíta na educação sertaneja a partir do cotidiano do Instituto São Luiz Gonzaga em Caetité e suas implicações no cotidiano local.
- ItemO professorado primário da Bahia formação acadêmica, normatização legal e atuação política (1889-1930)(2021-04-16) Miguel, Antonieta; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Santana, Elizabete Conceição; Luz, José Augusto Ramos da; Silva, Maria Conceição Barbosa da Costa e; Lins, Leonice de Lima MançurEste trabalho propõe-se a compreender a trajetória do professorado primário da Bahia durante a primeira República, situa-se no campo da História da Educação e se filia a uma perspectiva historiográfica (GINZBURG, 1989; RAGAZZINI, 2001) para investigar a profissão do professor(a) primário(a) a partir de três aspectos: formação acadêmica, normatização legal e atuação política. No percurso da pesquisa os(as) professores(as) primários(as) mostraram-se intelectuais (SIRINELLE, 2003; VIEIRA, 2011, 2015) atuantes na defesa do estado republicano e seus princípios de gestão, de políticas educacionais que incluíam a estrutura e o funcionamento das escolas, a democratização do acesso e sua própria formação com base na autonomia e no reconhecimento de sua autoridade profissional e da aplicação da Pedagogia Moderna (de base científica e regeneradora) como forma de progresso da nação e de sua introdução no mundo civilizado. A documentação usada nesta pesquisa consistiu na seleção de escritos de autoria de professores e professoras em jornais, revistas pedagógicas, teses, debates parlamentares e relatórios; e escritos que se referiam à educação e ao professorado, como falas dos governadores, relatórios de inspetores/diretores de instrução e de instituições escolares e imprensa em geral. O tratamento documental considerou a leitura e a análise de diferentes fontes em um movimento de cruzamento de informações e de exame de seus elementos e das pistas encontradas. Em sua conclusão aponta que a profissionalização docente na Bahia republicana ocorreu em um contexto de disputas em que o professorado atuou na esfera política através de discursos públicos (SANTANA, 2009; BAKHTIN, 2013) para interferir nos projetos de educação e de formação docente, demarcando tensões com os governos, em especial o executivo, articulando a organização da categoria e dialogando com a base epistemológica da pedagogia científica. Por outro lado, diferentes setores da elite baiana que se revezaram na direção do executivo conduziram a instrução pública em um movimento ora de mitigação do acesso popular sob a alegação de falta de recursos, ora de centralização e de afastamento do professorado primário de seus espaços de atuação política e de desvalorização de sua autoridade profissional.
- ItemRedes de pesquisadores: instrumentos pedagógicos para a sua formação e consolidação(2012) Santos, Ednei Otávio da Purificação; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Santana, Elizabete Conceição; Fialho, Nadia Hage; Nascimento, Manoel Nelito MatheusA experiência adquirida pela UNEB com o surgimento de programas de pós-graduação a partir de 1999 permitiu um novo entendimento na articulação de redes de pesquisadores. A construção das redes entre pesquisadores é um tema de reconhecida relevância, buscando a compreensão das condições produtoras de relações entre pesquisadores mediante o estudo das dinâmicas dessas interações no cotidiano de grupos de pesquisas, ensejando a possibilidade de se admitir a existência de autogeração e retroalimentação de conhecimento no ambiente de pesquisa. Também surgiram as dificuldades para o fomento e a consolidação de novas redes organizadas em modelos pré-existentes. Um desses modelos é baseado em indicadores que atendem e possibilitem a criação e coesão de redes, respeitando as particularidades de cada área de conhecimento, e são pautados no funcionamento da rede, na dimensão institucional que a rede está inserida e na dimensão do conhecimento perseguido pelo grupo. No que tange ao funcionamento, há a necessidade de compreensão quanto à efetiva função de suportes e ferramentas para redes de pesquisadores, além da necessidade em saber como essas ferramentas possuem potencialidades pedagógicas para serem utilizadas nas redes de pesquisa, tanto no início quanto no andamento das mesmas. Com o objetivo de conhecer como as redes de pesquisadores se formam, crescem e consolidam, definimos critérios que ajudarão a avaliar o grau de consolidação de grupos/redes de pesquisa, através das potencialidades de uso de instrumentos pedagógicos, com destaque à sua usabilidade, para a construção de um espaço propício ao conhecimento, a aprendizagem e à difusão da ação. Por ser um pesquisa qualitativa, com uso da técnica de entrevista e de análise documental, utilizando o pensamento de Oppenheimer, Schaff, Capra e Bourdieu, analisaremos a trajetória de três redes de pesquisadores em diferentes momentos históricos e espaços, na busca da compreensão de seus relacionamentos, internos e externos, e da tecnologia utilizada para coesão da rede.
- ItemSegredos revelados Circo Troca de Segredos: um espaço de aprendizado como formação cultural da década de 1980(2015-08-21) Oliveira, Tereza Cristina de; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Filho, Juvino Alves dos Santos; Leão, José Antonio Carneiro; Santana, Elizabete ConceiçãoEssa pesquisa busca compreender os saberes e o modus operandi praticado no Circo Troca de Segredos (CTS), espaço cultural que na década de 1980 contribuiu na Cidade do Salvador/BA com a ampliação do conhecimento de arte e cultura. O estudo foi realizado através de relatos da experiência da autora como gestora do CTS, contemplando aqui os relatos de onze entrevistados, dentre os quais se encontram gestores culturais, arte-educadora, micro empreendedores e outras pessoas todos participantes do processo no CTS que, através das experiências compartilhadas, trouxeram revelações significativas. Também foi realizada uma análise documental parcial de registros do acervo pessoal do grupo gestor do circo, buscando compreender o que se ensinou e o que se aprendeu naquele espaço, que tinha na prática da liberdade de expressão fator fundamental para as realizações das ações promovidas pelos seus gestores e freqüentadores. A análise registra a história de uma experiência configurada como um marco no âmbito cultural da cidade do Salvador, fato observado no desenvolvimento da pesquisa e justificado pelos acontecimentos e eventos registrados pelas imagens e publicações de jornais divulgados, evidentes no corpo do texto e documentos anexados ao estudo. As ações efetivadas revelam a contribuição educativa que esse espaço cultural e de entretenimento brincante proporcionou, e como ele é visualizado sob o olhar da contemporaneidade na cidade que o abrigou.
- ItemSeletividade no ensino primário e acesso ao ginásio nas décadas de 50 e 60 do século XX nos textos da revista brasileira de estudos pedagógicos(2016-10-11) Nascimento, Lília de Jesus; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Cunha, Maria Couto; Santana, Elizabete ConceiçãoA pesquisa estudou a seletividade no ensino primário e as dificuldades de acesso ao ginásio no Brasil nas décadas de 50 e 60 do século XX. Para tanto, utilizou-se como fonte principal a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, considerando o seu pioneirismo na realização de estudos sistemáticos sobre a educação no Brasil, por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas. Essa é uma pesquisa bibliográfica, que integra o projeto “Ensino Médio na Bahia no Intervalo Democrático 1946 a 1964”. O estudo permitiu perceber, dentre outros aspectos, que o ensino primário estava voltado a preparar os estudantes para o ingresso no ginásio.