Navegando por Autor "Santana, Cristiana de Cerqueira Silva"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA evolução humana no ensino médio da rede pública em Senhor do Bonfim, BA(Universidade do Estado da Bahia, ) Moura, Júlio César da Silva; Santana, Cristiana de Cerqueira Silva; Freitas, Juliana Côrtes; Santana, Marta Maria Oliveira deA evolução humana é um dos principais temas dos debates científicos, pois o homem sempre se questionou sobre a sua origem. Todavia é um tema complexo de se abordar nas escolas, pois, necessita dos conhecimentos de genética e evolução, tendo, sobretudo que se deparar com a forte barreira do antropocentrismo religioso. Preocupados com o ensino desse tema nas escolas públicas de Senhor do Bonfim, objetivamos identificar as principais dificuldades dos professores de biologia da rede pública, quanto ao ensino do tema Evolução Humana, além de tentar auxiliar o professor, por meio da discussão, da indicação de espaços para as suas aulas, da disponibilização de planos de aulas, resenhas e resumos de livros. A metodologia consistiu na aplicação de questionário e levantamento dos recursos didáticos disponibilizados na escola para o ensino da evolução humana. Ademais realizamos pesquisa em websites educativos, tais como: MEC, Nova Escola e Becoming Human, para selecionar planos de aulas que versassem sobre o tema. A análise de dados foi feita mediante a interpretação dos resultados à luz das bibliografias específicas. Em nossa pesquisa identificamos que os professores entrevistados costumam abordar o tema da evolução humana em sala e que disponibilizam entre 3 e 4 aulas para esse assunto; que as concepções religiosas são empecilhos para a abordagem do assunto; que a maioria dos professores considera as dificuldades com o tema fruto da carência de material didático na escola, embora as escolas tenham sido avaliadas e tenham apresentado recursos razoáveis para a atuação docente; que dentre as vertentes do tema a maioria dos docentes se dedica a abordagem de conceitos e, por fim, que os recursos mais utilizados pelos professores são os slides e os textos. Percebe-se assim, que existem dificuldades para o tratamento desse tema nas escolas, uma vez que ele desafia conhecimentos religiosos bem estabelecidos, e necessita de formação acadêmica continuada por parte dos docentes.
- ItemCartografia dos conflitos socioambientais das serras da porção norte do sertão da Bahia(Universidade do Estado da Bahia , 2024-03-08) Santos, Robson Marques dos; Santos, Juracy Marques dos; Borges, João José de Santana; Santana, Cristiana de Cerqueira Silva; Maia, Ícaro Cardoso; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaCartografia dos Conflitos Socioambientais das Serras da Porção Norte do Sertão da Bahia intitula esta tese que se apresenta numa formatação multipaper, seguindo as diretrizes do Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental da Universidade do Estado da Bahia (PPGEcoH/UNEB). Seu principal objetivo foi identificar, analisar e descrever os conflitos socioambientais e as contribuições dos enunciados concretos escritos pelo Movimento Salve as Serras para a salvaguarda da socioecobiodiversidade1 das Serras da Porção Norte do Sertão da Bahia. Enquanto objetivos específicos: 1) revelar o estado da arte dos conflitos socioambientais nas serras do norte do Sertão da Bahia; 2) evidenciar as vozes sociais constitutivas dos embates entre os sujeitos que defendem, protegem e preservam a socioecobiodiversidade das serras da porção norte do sertão baiano e aqueles que projetam e/ou agem para a sua destruição; 3) descrever as contribuições do Movimento Salve as Serras no reconhecimento dos conflitos e impactos que envolvem os bens hídricos, minerários, os ventos, as queimadas e incêndios nas Serras da Porção Norte do Sertão da Bahia e 4) mapear situações heterogêneas fundantes das transformações das realidades empiricamente observáveis. Para as análises das cadeias textual-discursivas, a pesquisa adotou a abordagem teórico metodológica do plurilinguismo dialogizado do Círculo Bakhtiniano e assumiu suas categorias analíticas como ferramentas para examinar as construções ideológicas do Salve as Serras. O estudo resultou na produção de seis artigos, os dois primeiros revisam a literatura e os quatro últimos, analíticos, descrevem o estado da arte dos conflitos socioambientais nas Serras do Norte do Sertão da Bahia, evidenciam as vozes sociais constitutivas dos embates entre os sujeitos que defendem, protegem e preservam a socioecobiodiversidade e aqueles que projetam e/ou agem para a suadestruição e expõem as contribuições do Movimento Salve as Serras no reconhecimento dos conflitos e impactos que envolvem os bens hídricos, minerários, os ventos, as queimadas e incêndios nas Serras da Porção Norte do Sertão da Bahia.
- ItemDrogas e sua Relação com o Ambiente Escolar Noturno do Colégio Estadual Cazuza Torres, Senhor do Bonfim - BA.(Universidade do Estado da Bahia, ) Carvalho, Moemma de Araújo; Santana, Cristiana de Cerqueira SilvaO uso de drogas é um tema freqüentemente abordado e discutido, principalmente por se encontrar inserido de forma bastante preocupante dentro das escolas. A escola é um espaço que tem o papel de proporcionar estratégias de prevenção ao uso de drogas, além de atuar como principal meio de informação e de promoção da educação para a saúde de seus alunos. Esta pesquisa teve como objetivo analisar qual o papel da escola diante da problemática das drogas, e que ações preventivas e informativas a escola tem proporcionado aos seus alunos do turno noturno, da Educação de Jovens e Adultos, do Colégio Estadual Cazuza Torres situado no Bairro Gambôa, cidade de Senhor do Bonfim, Bahia. Por meio da pesquisa qualitativa e com participação da comunidade escolar (professores, funcionários e direção) procurou-se responder às questões da pesquisa contando com o auxílio de referências bibliográficas. O instrumento utilizado na pesquisa foi um questionário direcionado aos professores, direção e funcionários. Os resultados obtidos sinalizam que professores, a direção e alguns funcionários já presenciaram alunos drogados nas dependências da escola. Alguns professores salientam que trabalham o tema drogas em suas aulas de biologia. Não há na escola nenhum projeto vinculado à prevenção às drogas nem tampouco ocorre o treinamento de professores e funcionários para lidarem com essa problemática. Assim foi possível concluir que a escola estudada não está desempenhando corretamente esse papel educativo, social e de promoção da saúde quanto ao tema drogas.
- ItemRepresentatividade da Mulher negra quilombola no norte Baiano(2021-07-26) Moura, Dinoelma Da Silva; Santana, Cristiana de Cerqueira Silva; Oliveira, Adelson DiasEsta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a representatividade das mulheres negras quilombolas e a dinâmica socioeconômica, étnico-racial, cultural, ambiental e de gênero da comunidade de Barrinha da Conceição, situada no Norte baiano, no município de Juazeiro. Os principais objetivos da pesquisa foram compreender de que forma a representatividade da mulher negra e quilombola é apresentada em artigos indexados, dos últimos cinco anos e como as mulheres negras quilombolas da Barrinha da Conceição estão representadas nos aspectos sociais, econômicos, ambientais e políticos. O caminho metodológico se configurou a partir da adoção da pesquisa descritiva, com enfoque bibliográfico, e de pesquisa de campo, que priorizou uma abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de um estudo bibliográfico nas bases de dados do Google Acadêmico, SciELO, Portal da CAPES e Scopus, como também em livros publicados nos últimos seis anos, em inglês, português e espanhol sobre a representatividade da mulher negra e quilombola. A seleção temática ocorreu a partir das palavras-chave: mulher negra quilombola; representatividade; gênero; raça e interseccionalidade; e os pontos de inclusão foram artigos, a Constituição Federal Brasileira e livros escritos, preferencialmente, por mulheres. Os resultados dessa pesquisa bibliográfica foram publicados no primeiro artigo, intitulado Panorama da Representatividade da Mulher Negra Quilombola nas Revistas Científicas, abordando as temáticas étnico-racial, de gênero e militância negra feminina. O segundo artigo, por sua vez, analisou a representatividade das mulheres negras quilombolas da comunidade da Barrinha da Conceição nos aspectos sociais, econômicos, ambientais e políticos. Para tanto, foi realizado uma pesquisa de campo, por meio de coleta de dados, na comunidade quilombola da Barrinha da Conceição-BA, com mulheres negras quilombolas, maiores de 18 anos, através de entrevistas semiestruturadas, nos meses de fevereiro, março e maio de 2021, seguindo as normas e protocolos específicos de segurança sanitária da COVID-19. Após a obtenção dessas informações, foi realizada a análise dos resultados, com base na análise do conteúdo. Consideramos esta pesquisa relevante nas discussões da representatividade das mulheres negras quilombolas, evidenciamos que embora tenham avançado em políticas públicas afirmativas, estas ainda são irrelevantes às necessidades reais desta comunidade. Espera-se ecoar representantes femininas resistentes que busquem seu lugar de fala na comunidade pesquisada.