Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santana, Claudia Silva de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação mediadora no processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos
    (2017-05-22) Santana, Claudia Silva de; Alves, Érica Valéria; Santos, José Jackson Reis dos; Dantas, Tânia Regina; Aquino, Maria Sacramento
    Este trabalho tem como objetivo compreender experiências de desenvolvimento da avaliação da aprendizagem no contexto da EJA em uma escola pública estadual do município de Salvador-Ba e como a vivenciam na EJA III, 3º Tempo, Eixo VI. Para melhor compreensão do fenômeno estudado, escolhemos o professor como ator fundamental para nortear as observações e conclusões alcançadas com vistas à obtenção analítica do tema e obtenção de informações concretas sobre a efetiva aplicação do que reza a Política de Educação de Jovens e Adultos do Estado da Bahia no que diz respeito às orientações para o acompanhamento da aprendizagem. Utilizamos, então, o método qualitativo de inspiração etnográfica, tornando o tema o mais familiar e aberto à pesquisa qualitativa. Para obtenção dos dados, foram utilizadas observações in loco, entrevistas com os professores, aplicação de questionários aos alunos e a coleta de depoimentos dentro do grupo focal. Os resultados obtidos sugerem que a avaliação identificada nesses estudos está caminhando para um modelo qualitativo voltando-se mais para o diálogo com os alunos, valorizando os seus saberes. Os desafios ainda são muitos, pois os participantes ainda não conhecem profundamente a Política da EJA de 2009 e, desse modo, não têm conhecimento das orientações para o acompanhamento da aprendizagem da mesma. Destaca-se que esse não conhecimento se deve ao fato da pouca divulgação da Política a cargo da Secretaria de Educação e Cultura do Estado, salientando que das oito orientações, os professores colocam em prática, efetivamente, apenas três.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais