Navegando por Autor "Santana, Clarissa Almeida de"
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- ItemMarketing de conteúdo e a cultura do hip hop: um estudo das empresas do mercado musical de Catu(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-27) Pires, Gelder Vasques; Santana, Clarissa Almeida de; Oliveira, Rosangela; Campos, Maria de FátimaO presente estudo explora o marketing de conteúdo no cenário musical de Catu, na Bahia, com foco em quatro empresas que atuam no mercado do hip hop: a gravadora Do Bom Records, a produtora Bunker71, a produtora Under House Records e produtora de eventos e agenciadora de DJs Arcádia Bookings. A Do Bom Records, por exemplo, concentra-se na produção de trap e rap, enquanto a Arcádia Bookings atua principalmente na organização de eventos de música eletrônica, a Under House Records se destaca pela variedade de estilos musicais que trabalha, incluindo rap, trap, rock, pop, MPB e reggae, e a Bunker71 se caracteriza pela produção de trap e sua recente expansão para outros estilos, como arrocha e seresta. A pesquisa tem como objetivo compreender como essas empresas utilizam o marketing de conteúdo para promover a cultura do hip hop na região. Quanto à metodologia utilizada, esta possui natureza básica e é descritiva quanto aos objetivos, com abordagem qualitativa e um estudo de caso quanto aos procedimentos. Para coletar os dados, foram realizadas entrevistas com os gestores das empresas, observação de seus conteúdos nos perfis de redes sociais e plataformas digitais, além de pesquisa bibliográfica sobre mercado musical, hip hop e marketing de conteúdo. As empresas do mercado musical de Catu desempenharam um papel importante na promoção da cultura do hip hop na região. No primeiro trimestre de 2024, a Do Bom Records alcançou quase meio milhão de reproduções no Reels do Instagram. Utilizando o marketing de conteúdo, as empresas promoveram músicas e videoclipes de artistas locais e cards de eventos. Foi observado uma expansão recente das empresas do mercado musical de Catu que produzem projetos de hip hop e, embora duas empresas apresentem pouca ou nenhuma atividade nas redes sociais, a Do Bom Records e a Under House Records destacam-se pelo uso contínuo do marketing de conteúdo para promover suas marcas. O estudo revelou que cada empresa possui trajetórias e focos distintos dentro do mercado musical de Catu e que apenas duas contribuíram com a cultura hip hop em suas redes sociais e plataformas digitais no primeiro trimestre de 2024. Apesar das diferenças nas frequências e plataformas de postagem, todas as empresas utilizaram, em algum momento, as redes sociais, o mesmo não foi observado em relação às plataformas de música, como o Youtube, onde a Arcádia Bookings não possui perfil. Além das principais ferramentas de marketing de conteúdo digital, foram analisados outras ferramentas que auxiliam na promoção do conteúdo, incluindo tráfego pago, com o Google Adsense e o Google Analytics. O estudo abre portas para pesquisas futuras que explorem temas como a eficácia do marketing de conteúdo, a competitividade do mercado, as evoluções das estratégias, estudo de caso comparativo, entre outras possibilidades