Navegando por Autor "Sampaio, Reinaldo"
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- ItemA importância do processo de auditoria externa para empresas de pequeno e médio porte.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-18) Dias, Nair; Sampaio, Reinaldo; Pinheiro, Carlos Alberto; Santana, ClarissaEste estudo investiga a relevância do processo de auditoria para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), com foco na identificação dos fatores que motivam essas organizações a se submeterem a auditorias externas e nos benefícios obtidos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa por meio de revisão bibliográfica, analisando a literatura especializada dos últimos 20 anos na área. Os resultados revelam que as PMEs optam pela auditoria externa principalmente para fortalecer o controle interno da organização e para cumprir exigências contratuais que envolvem auditoria contábil. Entre os principais benefícios destacam-se o diagnóstico preciso da situação patrimonial e financeira, a identificação e correção de erros na escrituração contábil, bem como o cumprimento das condições contratuais estabelecidas. Conclui-se que a auditoria desempenha um papel crucial na gestão financeira e na conformidade das PMEs, proporcionando informações confiáveis para a tomada de decisões estratégicas.
- ItemAbsenteísmo entre os profissionais de enfermagem(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-17) Sousa, Valdenice Sacramento de; Santos, Tula Ornellas Farias; Santos, Tula Ornellas Farias; Sampaio, Reinaldo; Bezerril, SylviaEste artigo trata sobre o absenteísmo entre os profissionais de enfermagem dentro das instituições de saúde. Tem como objetivo principal analisar a partir das revisões bibliográficas os fatores associados ao absenteísmo dos profissionais de enfermagem nas instituições de saúde, e como objetivos específicos identificar as principais causas do absenteísmo entre os trabalhadores da enfermagem e avaliar os reflexos do absenteísmo na qualidade dos serviços prestados. A pesquisa é básica quanto a natureza, exploratória quanto aos seus objetivos, bibliográfica quanto às suas fontes, seguindo uma abordagem qualitativa na análise dos dados coletados. Os resultados da pesquisa apontam que as causas do absenteísmo mencionados foram condições de trabalho, transtornos mentais, doenças osteomusculares, transtornos comportamentais, sobrecarga de trabalho, licença, organização e chefia deficiente, insatisfação profissional, estresse, dupla jornada de trabalho, relações interpessoais, acidentes de trabalho, doenças respiratórias, problemas de saúde, questões financeiras e faltas injustificadas dentro do universo da amostra. E quanto aos impactos e consequências foram qualidade no atendimento, saúde dos trabalhadores e prejuízos financeiros, deixando evidenciado que apesar das instituições obterem prejuízos financeiros, quem sofre as consequências desses impactos são os profissionais e o paciente. Em conclusão, este estudo ressalta a importância da adequação do dimensionamento de pessoal, melhoria das condições de trabalho, programas de assistência à saúde mental e implantação de políticas de prevenção como estratégias sugeridas para diminuir os indicadores do absenteísmo. A implementação dessas ações pode auxiliar na redução dos impactos da saúde dos trabalhadores e da qualidade dos serviços prestados aos pacientes.
- ItemCall centers e a saúde mental: condições de trabalho e os seus desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-17) Oliveira, Ane Caroline Jesus Marques de; Santos, Tula Ornellas Farias; Santos, Tula Ornellas Farias; Sampaio, Reinaldo; Bezerril , SylviaEste artigo tem como objetivo examinar a complexidade do mundo do trabalho contemporâneo, destacando a influência das condições laborais na saúde mental dos trabalhadores de call centers e os desafios. Iniciado a partir de uma experiência pessoal e motivado por estudos no curso de Administração, o trabalho foca no impacto das pressões e exigências do ambiente de telemarketing, que emergiu no Brasil nos anos 90. Caracterizado por alta demanda, metas rigorosas e baixa qualificação dos jovens trabalhadores, o setor de call center é propício ao estresse e a diversos problemas que concernem a saúde mental. A pesquisa, baseada em uma revisão bibliográfica, revela que a relação entre gestores e operadores pode agravar ou aliviar esse sofrimento. Conclui-se que é importante reformular práticas de gestão e implementar políticas de bem-estar para sanar os efeitos negativos na saúde e no ambiente dos trabalhadores de call centers.
- ItemIdentificando a prevalência de coeficientes betas negativos no mercado acionário brasileiro(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-18) Silva, Luiza Carneiro da; Pinheiro, Carlos Alberto Orge; Pinheiro, Carlos Alberto Orge; Sampaio, Reinaldo; Bomfim, FelipeO presente estudo objetivou identificar a prevalência dos coeficientes betas negativos no mercado acionário brasileiro, com enfoque especifico na verificação da estabilidade dos mesmos ao longo de dez anos (2013-2022), a partir de uma pesquisa quali-quantitativa descritiva. Considerando a importância do coeficiente beta para investidores que buscam formar carteira de ações com riscos reduzidos, a pesquisa analisou em primeiro momento os anos de 2013 a 2017 para determinar a presença de betas negativos, para então, no período subsequente (2018-2022), identificar a estabilidade deles. A metodologia do artigo foi iniciada a partir da coleta e análise das cotações históricas das empresas listadas na bolsa de valores brasileira (B3) durante os dez anos (2013-2022). No total, 85 ações prevaleceram no período descrito. Utilizando a fórmula derivada do modelo CAPM e com o auxilio da regressão linear simples, foram calculados os coeficientes betas de cada ação nos primeiros cinco anos, considerando o índice Bovespa como referência para o mercado, e depois o mesmo cálculo foi aplicado nos cinco anos subsequentes. Posteriormente, os coeficientes foram classificados em três categorias, seguindo o postulado por Gitman (2010): betas entre 0,5 a 1; acima de 1 e menos que 2; maiores que 2. Os resultados comprovam a hipótese de que não houve prevalência de betas negativos no tempo analisado. No entanto, a maioria dos coeficientes betas encontrados estavam entre 1 e 2, indicando uma superioridade de ações com sensibilidades próximas às oscilações do mercado. Além disso, a pesquisa revelou que os coeficientes betas analisados, especificamente 53,3% deles, tenderam a apresentar certa estabilidade ao longo do tempo estudado. Nem por isso, foram identificadas ações que apresentaram variações significativas no decorrer do tempo, o que pode indicar mudanças no desempenho dessas empresas. Concluise que, embora os betas negativos não foram encontrados no mercado acionário brasileiro entre 2013 a 2022, a estabilidade dos coeficientes das ações ao longo do tempo demonstra ser uma importante característica quando da análise de risco. Esse conhecimento é crucial para investidores que buscam estratégias de diversificação e gestão do risco das suas carteiras de ações.
- ItemPsicologia positiva no trabalho: bem-estar e qualidade de vida nas organizações(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-17) Souza, Aline Teixeira; Santos , Tula Ornellas Farias; Santos, Tula Ornellas Farias; Bezerril, Sylvia; Sampaio, ReinaldoA otimização do potencial humano no ambiente de trabalho surge como estratégia fundamental para o sucesso empresarial e maximizar o aproveitamento dessas habilidades é a chave para a excelência da gestão e o crescimento organizacional. Este artigo acadêmico explora a importância de aperfeiçoar o potencial do trabalhador através da psicologia positiva em seu contexto laboral, com enfoque no seu bem-estar e na qualidade de vida nas organizações. Estudos revelam que, em um ambiente de trabalho estressante, com sobrecarga e pressões, os trabalhadores sofrem física e mentalmente, prejudicando seu desempenho e motivação. Diante disso, elaborou-se a seguinte pergunta: até que ponto a aplicação do conhecimento e técnica da psicologia positiva no trabalho pode contribuir para o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores na empresa? Assim, o propósito da pesquisa é ressaltar a importância da psicologia positiva para o desenvolvimento nas organizações. A metodologia aplicada neste trabalho foi considerada de abordagem qualitativa e objetivo de caráter exploratório, utilizando-se das análises de um levantamento bibliográfico. Os dados revelam que a psicologia positiva inserida nas organizações por meio do comportamento positivo, promove um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, acrescendo o desempenho e desenvolvimento do trabalhador, tornando estes mais engajados e motivados na atuação de suas funções consolidando um clima organizacional favorável.