Navegando por Autor "Sampaio, Moisés de Oliveira"
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- ItemO ensino de história e cultura afro-brasileira e africana e a Lei 10.639/03: desafios, saberes e perspectivas(2021-09-14) Jácome, Eliud Pereira de Souza; Figueiredo, Joabson de Lima; Sampaio, Moisés de Oliveira; Teixeira, Átila Silva ArrudaA Lei 10.639/2003, fruto de reivindicações do Movimento Social Negro ao longo da década de 90, institui a obrigatoriedade da Temática História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação Básica, designando a reformulação do currículo educacional brasileiro e determina às instituições a inserção de conteúdos sobre a História da África e do negro no contexto de formação da identidade nacional, com a intenção de resgatar sua contribuição na área social, econômica e cultural, como estratégia para diminuir a discriminação racial. A lei 10.639/03 é assim, uma importante política de reparação, reconhecimento e valorização do legado africano e afro-brasileiro na educação. Diante disso, a presente Dissertação de mestrado tem como objetivo refletir sobre o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana e sua relação teórico-prática com a lei 10.639/2003, através dos saberes que sustentam a prática docente e os desafios de efetivação do referido ensino, além de apresentar proposições metodológicas à prática pedagógica nas disciplinas de História e Língua Portuguesa do ensino fundamental. Com uma abordagem qualitativa, a análise dos dados foi realizada por meio de questionários aplicados aos professores da Escola Municipal Clarice Nunes da Gama, situada na cidade de São Gabriel-Bahia. Os resultados obtidos com esse trabalho, demonstram que existe a necessidade de refletir no meio educacional sobre a questão racial no Brasil, revisitando os fatos históricos e concepções teóricas que influenciaram na construção de um imaginário racista, ressaltando os conceitos de racismo, mestiçagem, cultura, identidade e demais que podem ser utilizados como artifícios de mudança em relação a ideologia eurocêntrica condutora de pensamentos e ações contra os negros e a cultura afro-brasileira. Dentre os fatores que dificultam a implantação da lei, constatados pela pesquisa, podem ser citados a inexistência de materiais didáticos sobre o tema, a falta de fiscalização e cobrança do ensino dos conteúdos, a falta de formação dos profissionais para o trabalho com a temática, a dificuldade de lidar com práticas pedagógicas antirracistas, o reconhecimento da discriminação no espaço escolar, entre outros.
- ItemMemórias e tradições orais da comunidade quilombola do Monte Recôncavo(2022) Andrade, Thaís Oliveira; Sampaio, Moisés de Oliveira; Miranda, Helga Porto de; Cunha, Rúbia MaraA presente pesquisa buscou valorizar as narrativas e tradições orais, como elementos propositivos para a construção e manutenção da memória coletiva da Comunidade Quilombola do Monte Recôncavo. Procurou promover e dar visibilidade as narrativas contadas pelos moradores da comunidade, para assim, conhecer a história do lugar. Partimos da premissa que os saberes e fazeres produzidos e perpassados nas comunidades quilombolas são transmitidos oralmente de geração em geração, por isso, muitas vezes, os saberes científicos não embasam todas as práticas desenvolvidas nestas comunidades. Então, a questão da pesquisa inquiriu: Qual a substancialidade em preservar as memórias e tradições orais para a conservação e valorização da Comunidade Quilombola do Monte Recôncavo? O objetivo geral intentou analisar como as memórias e as tradições orais foram substanciais para o processo de formação da Comunidade Quilombola do Monte Recôncavo. Visando possibilitar a delineação de uma linha histórica, estabelecemos os objetivos específicos: 1) Descrever a história formacional da Comunidade Quilombola do Monte Recôncavo datando o ano de 2007, e, seus desdobramentos nos dias atuais; 2) Investigar como o processo de escravidão marcou a memória dos moradores da Comunidade Quilombola do Monte Recôncavo; 3) Verificar as transformações vivenciadas pela comunidade através do resgate de elementos históricos e depoimentos de fontes orais. Para reflexionar sobre tais questões, embasamos a pesquisa nos estudos de autores que dialogam sobre as temáticas como: Moura (2020), Mattos (2012), Arruti (2008), Almeida (2011), Munanga (2009), Fraga (2014), Costa e Filho (2014), Dias (2015), Dealdina (2020), dentre outros. No que cerne a trajetória metodológica, optamos pela pesquisa qualitativa por caracterizar aspectos que contemple um percurso subjetivo, não havendo a necessidade de quantificar dados, seguimos a abordagem interdisciplinar da História Cultural, associado a ela utilizamos a História Oral. Os métodos etnográficos e autobiográficos foram escolhidos para atender aos objetivos da pesquisa. Os sujeitos da pesquisa foram os moradores da comunidade, dos mais antigos aos que estão em dinâmica de evolução junto ao grupo, além daqueles que valorizam os saberes da comunidade quilombola como um bem histórico e cultural. Por fim, possibilitar que os moradores exponham suas percepções, por meio da subjetividade é reconhecer que suas contribuições agregam para a desconstrução de histórias que foram contadas, colocando os grupos minoritários no lugar de invisíveis. As memórias e lembranças de um grupo social precisam ser concebidas como documentos históricos tão quão são valorizados os documentos escritos, pois representam e promovem outras versões da história do lugar que, especificadamente, no caso dos grupos negros, foram descritos e colocados, em geral, a margem da história e da sociedade.
- ItemMinerva: a filarmônica e a construção da imagem política do coronel negro Dias Coelho (Morro do Chapéu-Ba) – (1906 – 1919)(2020-11-03) Melo, Emerson da Silva; Sampaio, Moisés de Oliveira; Figueiredo, Joabson Lima; Man, RonenO presente trabalho teve como objeto de análise a construção e consolidação da imagem política do Coronel Francisco Dias Coelho, líder político regional da Chapada Diamantina a partir da filarmônica Minerva, fundada em 1906. Realizamos um estudo desta instituição compreendido entre 1906 a 1919, com o objetivo de analisar a maneira como esta associação musical contribuiu para o enaltecimento de uma figura política. Dialogamos com Peter Burke, no sentido de discutir o processo de construção de uma imagem política. Nessa perspectiva teórica, nos propomos a questionar que tipo de composição da imagem de um grande político é inscrita nas partituras que eram compostas em sua homenagem entre 1906 a 1919 e sugerida à sociedade local. Essa pesquisa procura analisar a construção da imagem política do Coronel Dias Coelho em Morro do Chapéu através da Filarmônica Minerva em meados da primeira República. Sendo assim, acrescentaria a estas projeções, as filarmônicas que através de uma linguagem sonora, melódica e harmônica executavam suas peças musicais, especialmente, os dobrados ao ar livre sempre nas aparições do líder político local.