Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Sampaio, Allanthêvson de Sá"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O atletismo nas aulas de educação física das escolas públicas da cidade de Serrolândia - BA
    (2014) Sampaio, Allanthêvson de Sá; Silva, Osni Oliveira Noberto da
    Este trabalho monográfico é motivado a partir da questão de como o conteúdo pedagógico do atletismo vem sendo trabalhado nas aulas de Educação Física das escolas públicas da cidade de Serrolândia - BA? Está dividido em cinco capítulos, na seguinte ordem, introdução, referencial teórico, metodologia, análise dos dados e conclusão. No estudo desenvolvido, há o desejo por compreender o trabalho pedagógico do professor, assim será capaz de visualizar acertos e equívocos na construção de novas ideias. Teve como objetivo geral: compreender como o conteúdo pedagógico do atletismo vem sendo trabalhado nas aulas de Educação Física das escolas públicas da cidade de Serrolândia – BA, tendo como objetivos específicos à busca por: 1. Verificar se nas aulas de Educação Física, das escolas públicas da sede do município de Serrolândia – BA está sendo ofertado aos discentes o conteúdo pedagógico referente à modalidade esportiva, Atletismo. 2. Identificar quais as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores quando ensinam o conteúdo Atletismo. O referencial teórico foi dividido em três eixos temáticos: 1. O atletismo enquanto elemento cultural. 2. O atletismo na formação do profissional de Educação Física. 3. O ensino do atletismo na escola. Para chegar aos objetivos, desta pesquisa utilizou-se da metodologia qualitativa, a pesquisas foi classificada como exploratória e, estudo de campo, tendo como instrumento de pesquisa o questionário semiestruturado. Analisou os dados e chegou à conclusão de que mesmo, com as dificuldades o atletismo vem sendo trabalhado como conteúdo pedagógico, embora os professores deixem claro que possuem muitas limitações quanto à estrutura e materiais pedagógicos. Conclui-se também, que os professores utilizam em suas atividades pedagógicas, metodologias de cunho esportivo e de certa forma voltada para os procedimentos técnicos esportivos. Neste momento, é importante salientar que esta pesquisa não tem intuito de julgar a prática do professor. Esta pesquisa vem para elucidar e, entender quais as formas de trabalho metodológico são desenvolvidas nas escolas da cidade de Serrolândia.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais