Navegando por Autor "Samia, Mônica Martins"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemTerritórios de aprendizagem: cartografando experiências de sucesso escolar(2009-12-15) Samia, Mônica Martins; Sonneville, Jacques Jules; Aragão, Ana Maria Falcão; Maheu, Cristiana Maria D'Avila TexeiraPor que não falar de sucesso escolar? Minha experiência como coordenadora da pesquisa Redes de Aprendizagem, que buscou identificar os fatores que contribuíram para a obtenção de bons resultados no IDEB em 37 municípios brasileiros me deu a oportunidade de conhecer realidades em que a escola pública tem gerado bons resultados em termos de aprendizagem. Esta experiência, aliada ao estranhamento de muitos diante destas realidades e a escassez de trabalhos acadêmicos que compreendam os motivos do sucesso escolar, mobilizaram-me para retornar aos dados com um novo objetivo e realizar uma pesquisa documental com vistas a compreender que fundamentos dão sustentabilidade às práticas das redes municipais, e como estes se articulam e colaboram para os bons resultados. A análise dos dados indicou três eixos de pesquisa e seus fundamentos, a saber: foco na aprendizagem, perfil do professor e cultura colaborativa. O estabelecimento do diálogo entre teoria e prática possibilitou compreender mais profundamente como estas realidades estão estruturadas. Ao compreendê-las e disseminá-las, pretendo contribuir para a oferta de uma educação mais equitativa e inclusora, bem como fomentar pesquisas em novos territórios de aprendizagem, visto que temos muito a aprender com experiências desta natureza.