Navegando por Autor "Salvadori, Juliana"
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- ItemCartografias de uma neolinguagem inclusiva: outras gramáticas na língua portuguesa na cibercultura(2023-07-09) Menezes, Jadla Morais; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Santos, Dina Maria Rosario dos; Salvadori, Juliana; Santos, Edméa Oliveira dosEsta pesquisa toma como tema de estudo a Neolinguagem Inclusiva assumida em sua perspectiva não binária, que abriga uma cartografia sobre os sujeitos dissidentes a linguagem e visibilização em redes na Cibercultura e nos ambientes educacionais, em especial, na educação básica. Tem como objetivo central: analisar como a Neolinguagem interroga a linguagem através da diferença, pelo diverso, dissidente e heterogêneo, a fim de afirmar a inclusão da mesma no ensino da Língua Portuguesa de modo que os/as/es sujeitos se sintam visibilizados/as/es como sujeitos de linguagem. Como objetivos específicos definimos: a) Produzir uma genealogia da linguagem dita neutra, perfomatizando outra história que descontinua formas de se ver o gênero binário na LP, considerando o sujeito como um efeito de linguagens, discursos. b) Enredar cartograficamente as disputas de narrativas na cibercultura sobre a Neolinguagem e o seu uso como forma de uma comunicação não-binária. c) Apresentar estratégias cartografadas para a inserção da neolinguagem no ensino da Língua Portuguesa na educação básica, a fim de produzir cartografias da diferença de modo a visibilizar os sujeitos/eis. Adota como método a cartografia, que se faz como um mapa aberto, objetivando trazer uma história outra para essa cortinagem binária que a Língua Portuguesa implantou e defende. Os/as/es sujeitos coautores/as/ies da pesquisa foram os/as usuários/as/ies na Cibercultura e o Ciberespaço através dos corpus de análise: Youtube e Twitter Como procedimento de análise o próprio método cartográfico. Na primeira fase da pesquisa realizou-se a revisão sistemática do tema em estudo no recorte temporal de 2015 até 2021 na base de dados SciELO e Google Acadêmico cujos resultados apontaram para a escassez de pesquisas devido a atualidade do tema, ampliando-se assim, o escopo da revisão para uma cartografia na cibercultura. Como resultados centrais a pesquisa destaca: embates emergentes e coexistentes na cibercultura e seus jogos de força que cambiam entre um discurso impositivo sobre a Neolinguagem gerando a informação, a desinformação e/ou a propagação de fake news nesses espaços, assim como discursos defensores da Neoliguguagem como movimento de inclusão e desvinvisibilização dos sujeitos; cartografia da neoliguguagem com estratégias de promoção, espaço de visibilidade, respeitando a forma como cada pessoa deseja ser identificada; NI, visa desconstruir as normas binárias tradicionais e reconhecer a multiplicidade de identidades de gênero e orientações sexuais, encontra tanto apoio entusiástico quanto resistência firme na cibercultura do Instagram, Youtube e Twitter, conforme (corpus de análise cartografados). Os/as/es usuários/as que abraçam essa forma de linguagem frequentemente enxergamna como uma oportunidade de respeitar a autodeterminação das pessoas, promovendo inclusão e desconstruindo estereótipos de gênero. Eles veem o uso de pronomes inclusivos e outras adaptações linguísticas como um ato de inclusão social e linguística, uma maneira de afirmar o direito de cada falante.
- ItemEquipe gestora e currículo inclusivo: reflexões sobre a inclusão do/a estudante com deficiência na rede municipal de Jacobina-BA(2018) Jesus, Luciana Pereira ; Salvadori, Juliana; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Pimentel, Susana CoutoA presente pesquisa “Equipe gestora e currículo inclusivo: reflexões sobre a inclusão do/a estudante com deficiência na rede municipal de Jacobina/BA”, vincula-se a linha de pesquisa 1: Formação, Docência e Diversidade, do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB / Campus Jacobina-BA). Esta teve como objetivo investigar como a equipe gestora de uma unidade escolar da rede municipal pode contribuir para a construção de um currículo inclusivo comprometido com a inclusão escolar da pessoa com deficiência. Apresentou, assim, os seguintes objetivos específicos: 1) Investigar como tem acontecido a relação entre gestão escolar e currículo inclusivo numa unidade de ensino escolar no município de Jacobina/BA; 2) Desenvolver através de um trabalho colaborativo com a equipe gestora o estudo e a reflexão sobre a presente temática, assim como a compreensão e relevância do seu papel na construção de um currículo inclusivo comprometido com a inclusão escolar de educandos/as com deficiência com o propósito de fornecer subsídios que orientem e fortaleçam suas ações posteriores junto aos demais profissionais da escola 3) Propor produto/intervenção em parceria com os/as colaboradores da pesquisa que sirva para orientar o trabalho de mediação da equipe gestora da escola na construção de um currículo inclusivo junto aos professores. A metodologia da investigação consistiu na pesquisa-ação colaborativa alicerçada numa abordagem do tipo qualitativa. Para o levantamento dos dados foram utilizados os seguintes dispositivos de pesquisa: observação participante, entrevista semiestruturada, análise documental e grupos dialogais/sessões formativas. A proposta do caminho investigativo envolveu cinco etapas: Fase Exploratória, Fase colaborativa; Fase de Análise e Interpretação dos dados; Fase da elaboração do produto final da pesquisa, Elaboração do texto final da dissertação. Portanto, teve como principais categorias e referenciais teóricos: Gestão Escolar (LIBÂNEO, 2015; LUCK, 2013; WITTMAM; KLIPPEL 2010; Currículo (SACRISTÁN, 2000; SILVA, 2002; GOODSON, 1995; LOPES; MACEDO, 2010, 2011; PIMENTEL, 2013; CANEN, 2007), Currículo Inclusivo (CARVALHO, 2012, 2014, FIGUEIRA, 2013; MINETO, 2008; TEZANI, 2004; MANTOAN, 2011; PIMENTEL, 2013; EMÍLIO, 2008; CARVALHO, 2012, 2014; AMARAL, 1998). Este estudo foi orientado pelos princípios da educação especial a partir da perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 2015; BRASIL, 2005; BRASIL, 2001; BRASIL, 1996; BRASIL, 1986; BRASIL, 1948; TAILÃNDIA, 1990; ESPANHA, 1994). O produto da pesquisa consistiu na elaboração de um plano de ação pensado e elaborado com a equipe gestora da escola que sirva como uma proposta orientadora do seu trabalho de mediação de construção de um currículo inclusivo junto aos professores. Por conseguinte, demonstrou que o trabalho de mediação realizado pela equipe gestora no processo de construção e desenvolvimento de um currículo inclusivo junto aos/as professores/as da sala comum é de fundamental importância para garantir uma educação de qualidade e uma aprendizagem significativa aos/as estudantes com deficiência. Todavia, a mesma equipe também carece ser melhor orientada e subsidiada nesse processo, a fim de que possa ter segurança para planejar e executar as ações voltadas para o desenvolvimento desse currículo na escola. Apontou também as principais dificuldades colocadas à prática dos/as profissionais da equipe gestora no desenvolvimento do currículo inclusivo na escola, entre estas: a falta de conhecimento acerca do assunto, o excesso de demandas burocráticas, as barreiras atitudinais e a falta de apoio da rede de ensino. Além disso, os resultados demonstraram que atual lógica da política de inclusão escolar adotada pelo município, centralizada na sala de recursos multifuncional e nos/as profissionais que atuam nesse ambiente, tem se mostrado pouco eficaz em atender as diversidades e diferenças presentes nas unidades de ensino.