Navegando por Autor "Sales, Mary Valda Souza "
Agora exibindo 1 - 20 de 47
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA brinquedoteca universitária e o lúdico nos processos formacionais na contemporaneidade(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-22) Silva, Jociane Cajado da; Conceição, Ana Paula Silva da; Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira; Xavier, Antonete Araújo Silva; Sales, Mary Valda SouzaA presente pesquisa parte da necessidade de compreender a real relação do lúdico com a formação oferecida pela Brinquedoteca Universitária Paulo Freire/DEDC I/UNEB – lócus da pesquisa, ao longo dos seus 09 anos de existência. Para tanto, os sujeitos envolvidos foram os monitores extensionistas que atuaram no período de 2012-2021, considerando que o projeto desta brinquedoteca nasce de uma ação permanente de extensão. As bases teóricas principais perpassam conceitos sobre brinquedoteca universitária - Gimenes e Teixeira (2011), Santos (2000), Fortuna (2008), Xavier (2020); ludicidade - D`Ávila (2006), Luckesi (2005), Lopes (2004) e processos formacionais - Macedo (2004, 2012, 2021), Conceição (2009), Santos (2019), Freire (1979 e 1997) e Farias (2009) que se intercruzam e abrem espaços para, também, outros autores. A metodologia utilizada se configura como uma pesquisa qualitativa, voltada para a dimensão epistemológica da Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial e como método foi utilizado a etnopesquisa-formação com o intuito de compreender a presentificação do lúdico nos processos formacionais da brinquedoteca universitária na contemporaneidade. Para tanto, esses os dois primeiros objetivos específicos foram: identificar e caracterizar os monitores extensionistas da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire atuantes no período de 2012-2021 e refletir as impressões sobre os processos formacionais da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire experienciada pelos monitores extensionistas, no período já citado. E para atingir o último objetivo específico que foi analisar a percepção dos monitores acerca da ludicidade nas ações formacionais promovidas por esta brinquedoteca universitária, optamos pela análise de documentos e roda de memórias e conversas, que permitiu uma escuta mais sensível e humana das narrativas dos sujeitos coletivamente. Desta forma, em busca de atingir os objetivos e assegurá-los com o rigor de uma pesquisa acadêmica, foi realizado um estudo baseado nos fundamentos da análise do conteúdo e nas estratégias indicadas pela pesquisa qualitativa das ciências sociais. Assim sendo, concluímos que se configura, como algo possível de compreender, a presença do lúdico nos processos formacionais da Brinquedoteca Universitária Paulo Freire na contemporaneidade, considerando um pensar, refletir e agir que busca respeitar a voz do outro nesta ambiência formativa. Contudo, precisamos, ao mesmo tempo, repensar o seu fazer, numa perspectiva mais abrangente, sobre o conceito lúdico, que traz o sujeito ainda mais no centro das formações e que amplia as possibilidades e efeitos das manifestações da ludicidade.
- ItemAmo em ti mais do que a ti: transferência de amor ao saber entre professor e aluno(2017-09-15) Silva, Edileide Maria Antonino da ; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Kupfer, Maria Cristina Machado; Diniz, Margareth; Almeida, Alba Riva Brito de; Sales, Mary Valda SouzaEste estudo, nomeado Amo em ti mais do que a ti: transferência de amor ao saber entre professor e aluno, teve como objetivo investigar a ocorrência do fenômeno da transferência na escola e suas implicações no exercício do professor. A pesquisa parte da proposição de que, quando há transferência entre professor e aluno, o professor investe em seu savoir-faire docente e fomenta o desejo de saber do aluno. A pesquisa foi realizada em uma unidade escolar de Ensino Fundamental II da rede pública de Salvador, tendo como sujeitos sete (07) professores daquela instituição. Pelo aspecto subjetivo do objeto desta investigação, escolheu-se realizar uma pesquisa qualitativa com uma aproximação ao método de orientação clínica, cuja fundamentação se apoia nos construtos da educação e da psicanálise. A sequência de estudos compõe-se por cinco (05) passes, que abordam de início os conceitos teóricos da psicanálise para, em seguida, articulá-los com o universo da educação, da escola e dos afetos que ali se tecem cotidianamente. Para fundamentar os estudos iniciais foram utilizadas as obras de Freud (2006) e Lacan (1960-1961, 1964), além de estudos de autores contemporâneos que se debruçam sobre esta corrente, particularmente sobre o seu enlaçamento com a educação. Tratou-se, em um passe específico, da educação orientada pela psicanálise, em defesa de uma escola que escute mais e conheça o sujeito dividido apresentado pela psicanálise. Nos passes que trataram da metodologia e da pesquisa de campo, o apoio teórico constituiu-se das obras de Almeida (2011), Diniz (2011), Ornellas (2011) e Pereira (2016), com textos que subsidiaram a discussão e a utilização do Método Clínico, da Escuta e da Pesquisa de Orientação Clínica. Os dispositivos foram a Observação/escuta, a Conversação e a Entrevista de Orientação Clínica, por se ajustarem melhor à proposta de aproximação com o Método Clínico, sobre o qual se debruça M. Diniz e guia esta pesquisa. A análise dos dispositivos revelou o professor afetado pelo estilo do aluno, pelo envolvimento que ultrapassa os muros da escola e pelo desejo (ou falta dele). O entrelaçamento do que foi revelado nos dispositivos mostra que os significantes que ali emergiram esboçam a implicação pedagógica do professor afetado pela transferência, imerso na tríade amar, aprender/ensinar, sobreviver. Nesta perspectiva, a tese defendida expressa que os afetos ambivalentes entre professor e aluno são motores para o fazer pedagógico do professor, ou seja, a transferência de amor ao saber é um fenômeno que afeta professor e aluno: o professor no estilo (que obtura a falta do outro) de ensinar e, o aluno, no desejo de aprender pela via do agalma (objeto que faz desejar), no sentido de implicá-los na busca pelo saber e conhecimento.
- ItemAvaliação do ensino médio a distância na educação de jovens e adultos do SESI Bahia(2017-04-18) Freitas, Gisele Marcia de Oliveira; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Amorim, Antonio; Santos, José Jackson Reis dos; Sales, Mary Valda SouzaEsta pesquisa objetivou-se a analisar a proposta de ensino médio a distância na modalidade da educação de jovens e adultos (EJA) oferecido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) Bahia. A questão principal da pesquisa foi sobre a análise dos resultados dos egressos do ensino médio da educação de jovens e adultos a distância do Sesi Bahia e suas contribuições para a elevação da escolaridade dos trabalhadores da indústria baiana. Como objetivos específicos, a pesquisa se propôs a: verificar se a EJA a distância possibilitou a elevação da escolaridade dos trabalhadores da indústria baiana e seus dependentes e se o programa possibilitou o acesso dos alunos a outros níveis de formação. Para a análise das informações, adotou-se a análise compreensiva-interpretativa das narrativas proposta por Souza (2014) e os princípios da análise contrastiva proposta por Froes (2002). Como caráter autoral, apresenta-se o conceito da 6ª geração da educação a distância, categorizada como geração conectivista, uma vez que possui o conectivismo como base teórica da aprendizagem, tecnologicamente utiliza-se a nuvem e as plataformas digitais e como linguagem privilegia a narrativa transmídia. Os resultados da pesquisa apontaram que os egressos do ensino médio, são, em sua maioria, pessoas sem vínculo empregatício com a indústria, numa proporção de 55% sem vínculo com a indústria e 45% de trabalhadores e dependentes da indústria; sobre os indicadores de resultados de efetividade do ensino médio, os dados apontaram uma taxa de sucesso de 71% de aprovação contra 29% de evasão, dados que revelam que o programa de EJA a distância possui impacto positivo; sobre as possibilidades dos egressos darem continuidade aos estudos, as informações apontaram que 27% dos egressos conseguiram acessar a outros graus de formação em cursos de nível superior e/ou técnico. As (in) conclusões desse trabalho indicaram pontos de melhoria que necessitam ser empreendidos no programa tendo em vista a qualidade do ensino. A pesquisa demonstra melhorias necessárias para o processo de tutoria on-line, traz à tona a necessidade de maior interação aluno-tutor, aluno-aluno, como também sugere a ampliação de recursos educacionais e estratégias de atividades interativas que possibilitem a colaboração e interação on-line entre os alunos.
- ItemConceito-Ação de Educação Científica e Ensino de Ciências no Contexto do Projeto a Rádio da Escola na Escola da Rádio no Colégio da Policía Militar da Bahia – CPM Dendezeiros /Ba(2017-07-07) Santos, Esiel Pereira; Hetkowski, Tânia Maria; Oliveira, Marcelo Souza; Burnhan, Teresinha Fróes; Sales, Mary Valda SouzaDevido à importância que a Ciência vem assumindo na sociedade atual, mais especificamente no que tange aos processos que dizem respeito a Educação, a Ciência e a Tecnologia, sobretudo na Educação Básica brasileira, o presente trabalho apresenta uma proposta de discussão e entendimento outro a respeito dos termos “Educação Científica” e “Ensino de Ciências” partindo do contexto específico das ações realizadas no lócus da presente investigação, o Colégio da Polícia Militar da Bahia (CPM Unidade Dendezeiros) - em parceria com o grupo de pesquisa Geotecnologia, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) na execução do projeto “A Rádio da Escola na Escola da Rádio: Resgate e Difusão de Conhecimentos Sobre os Espaços da Cidade de Salvador/Ba” - por meio da construção da ideia de “conceito-ação”. Tal discussão dos termos se faz necessária para a ampliação da compreensão dos contextos mais atualizados a respeito da importância que a Ciência tem para os processos educacionais e formativos, tanto quanto a Educação tem para a construção de uma nova perspectiva de Ciência. Para possibilitar essa construção teórica, a metodologia adotada se deu pelo misto da revisão bibliográfica e da literatura; da estratégia de “conceito-ação”, levando em consideração as propriedades semânticas dos termos, o Discurso que se inscreve na literatura, e o Contexto no qual as referidas terminologias estão em “ação”. Através da aplicação de um breve questionário houve a possibilidade de realizar o contraste dessa discussão teórica com o que foi colhido como informação no lócus da investigação sobre a maneira como a comunidade de estudantes do Ensino Médio do CPM (Dendezeiros), sujeitos dessa pesquisa, conhecem, compreendem e significam a ciência e a Educação Científica em sua escola. Deste modo, foi possível identificar as razões pelas quais as terminologias “Educação Científica” e “Ensino de Ciências” vêm sendo tratadas como sinônimos ao longo do tempo nas relações entre a Ciência e a Educação aqui no Brasil, os contextos aos quais ambos seriam melhor empregados diante de contexto mais específico, e a efetividade institucional de ações de Educação Científica por meio do projeto A Rádio da Escola na Escola da Rádio no CPM Dendezeiros.
- ItemCondições de trabalho de mulheres coordenadoras pedagógicas na/da educação básica(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-18) Santos, Arielma Galvão dos; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Silva, Fabricio Oliveira da; Sales, Mary Valda SouzaEsta pesquisa teve como objetivo compreender as condições de trabalho de professoras coordenadoras pedagógicas de unidades escolares da Educação Básica, no município de Salvador. O estudo foi desenvolvido com Coordenadoras Pedagógicas do Núcleo Territorial 26 – NTE 26, do polo Brotas. A Conversa foi adotada como metodologia de pesquisa, tendo como dispositivo as rodas de conversa, como espaços narrativos com o objetivo de propiciar e revelar as interpretações das professoras coordenadoras pedagógicas sobre as condições de trabalho e questões de gênero. O trabalho utilizou a abordagem hermenêutica para analisar de forma interpretativa-compreensiva os discursos colhidos durante a pesquisa de campo. Os resultados revelaram as condições de trabalho das professoras coordenadoras pedagógicas e que a opressão de gênero também se materializa através de precárias condições de trabalho. As coordenadoras pedagógicas compreendem que existem desigualdades e preconceitos de gênero e que as mulheres são atravessadas pelas questões de gênero na vivência das condições de trabalho na/da educação básica. É preciso melhorar as condições de trabalho docente, reconhecer as diferenças, bem como combater a precarização e as desigualdades social e historicamente construídas entre homens e mulheres.
- ItemAs contribuições dos clássicos para o ensino da literatura: uma subversão a partir da linguagem e da subjetividade(2021-12-21) Lima, Vigna Nunes; Lima Júnior, Arnaud Soares de; Souza, Antônio Wilson Silva de; Silva, Jamile Borges da; Almeida, Djalma Fiuza; Sales, Mary Valda SouzaEsta tese versa sobre o Ensino da Literatura, com ênfase na contribuição dos clássicos, considerando a necessidade de discutir a pertinência destes no contexto do Ensino Médio. Tem por objetivo expor, por meio de uma elaboração autoral, as contribuições dos clássicos para o Ensino da Literatura, por meio de uma subversão a partir da Linguagem e da Subjetividade. Trata-se de uma Pesquisa Teórica, fundada em uma base epistemológica, compreendida como um processo criativo do sujeito que se relaciona com o mundo e produz sentido sobre ele e que reconhece a importância da contribuição teórica doutoral como um exercício de exposição de um saber por meio de uma escrita autoral. Na abordagem metodológica problematiza-se o conceito de Pesquisa Teórica em Educação, a partir de Demo (1982; 1991; 2000; 2002), assim como o lugar que esta ocupa dentre as metodologias adotadas no âmbito do PPGEduC. Também são apresentadas algumas provocações epistemológicas como possibilidades de construção de outra perspectiva, fundada na Subjetividade. Inicialmente, apresentará uma contextualização conceitual do Ensino da Literatura, a partir dos documentos norteadores e normativos: PCNEM (2000), PCN+ (2002), OCNEM (2006), BNCC-EM (2018) que orientam e prescrevem o que e como se deve ensinar a Literatura no âmbito do Ensino Médio; assim como apresentar, historicamente, os paradigmas do Ensino da Literatura, refletindo sobre a base teórico-metodológica que os constituem, valendo-se de um diálogo teórico com Cosson (2014; 2016; 2020) e outros autores, como: Lajolo (2006), Paulino (2009) e Perrone-Moisés (1995; 1998; 1999; 2006; 2016). Nesta construção teórica será também apresentada a compreensão de Contemporaneidade de Lima Jr. (2015), fundamentada na razão comunicativa habermasiana (2012) e as implicações deste entendimento para se pensar a Educação como não Ciência (LIMA JR., 2021a) e o Ensino da Literatura. Dentro da discussão acerca do Ensino da Literatura, será problematizado e aprofundado as tentativas de conceituação dos clássicos por Calvino (2007), apresentando uma apropriação e proposição para o termo, que se funda na ideia de escritura em Derrida (1995) e de exposição do saber por meio da escrita em Lacan (1992; 2012) e em Lima Jr. (2021a), assim como o entendimento de “escuta” de Bajour (2012), ressignificado pelo viés da Subjetividade, em uma aproximação com o Discurso do Analista lacaniano. A tese defende recuperar o lugar da Literatura como Arte, a partir de uma base epistemológica fundada na Linguagem e na Subjetividade, de modo que o que é fundante aos clássicos da Literatura é que incida sobre a exposição do saber no Simbólico, o que favoreça o acesso e a leitura dos clássicos como escritura, como Transmissão de saber, tendo como efeito o processo de consignação e de consubstanciação, comum também a problemática epistemológica (LIMA JR., 2021a).
- ItemCurrículo e socioeducação: prática pedagógica gamificada com privados de liberdade na escola regular(2021-07-29) Santos, Maria Margarete Cerqueira dos; Sales, Mary Valda Souza; Carolei, Paula; Lago, Ana Cristina Castro do; Hetkowski, Tânia MariaO texto apresentado consiste na dissertação de mestrado resultante da proposição de reflexãosobre o papel ressignifcador das práticas pedagógicas gamificadas em relação ao currículo vivenciado na escola regular, inserida em contexto socioeducativo e desenvolvido na modalidade da Educação de Jovens e Adultos – EJA diurno. O trabalho docente nos suscita construções e desconstruções constantes, no qual reflexionar sobre as práticas pedagógicas é uma ação fundante quando visamos imprimir processos educativos significativos. Em se tratando do contexto socioeducativo, essa ação-reflexão dialógica é imperativa para que o trabalho pedagógico realizado cumpra o que se propõe, criando bases fortes e fomentando nos adolescentes e jovens, em cumprimento de medida socioeducativa de internação (meio fechado), o sentimento de pertencimento ao espaço escolar, compreendendo que as relações anteriores com a escola sofreram cortes e interrupções abruptas. Os desafios operacionalizados pela escola intramuros mobilizaram a questão central da pesquisa apresentada: Como as práticas pedagógicas gamificadas podem ressignificar o currículo da escolar regular com privados de liberdade? O objetivo geral foi analisar o potencial de ressignificação do currículo, na socioeducação com privados de liberdade, mediante as práticas pedagógicas gamificadas. Os objetivos específicos foram: a) mapear as práticas pedagógicas desenvolvidas em classe de EJA I, no lócus da pesquisa, visando compreender o cotidiano do processo educativo; b) Identificar as práticas pedagógicas gamificadas, potencialmente ressignificadoras do currículo de EJA I, na socioeducação; c) avaliar o potencial ressignificador das práticas pedagógicas gamificadas em relação ao currículo da socioeducação em classes de EJA I. A pesquisa se constituiu a partir da abordagem Qualitativa, em que a Pesquisa colaborativa norteou todo a concepção metodológica. Para a composição dos achados da pesquisa, foram utilizados, enquanto dispositivos, o Questionário online e os Encontros Reflexivos Dialogais, enquanto espaço colaborativo/reflexivo. O lócus foi a Escola Municipal Professor Carlos Formigli, localizada em uma Unidade Socioeducativa – o Centro de Atendimento Socioeducativo – CASE/ Salvador, onde atuei como docente. As colaboradoras da pesquisa foram as professoras atuantes no locus da pesquisa, compreendendo ser fundante que os processos reflexionais a respeito da prática docente ocorram na partilha entre os pares, constituindo processos formacionais nos espaços laborais. Os achados da pesquisa proporcionaram o entendimento de que o currículo de EJA, efetivados nas escolas intramuros, podem ser ressignificados a partir da concepção de práticas pedagógicas que imprimam sentido e significado aos processos aprendentes desenvolvidos em sala de aula, levando em consideração o repensar do tempo pedagógico compreendendo o sentido da hipercontração enquanto característica do cotidiano da sala de aula em espaços de confinamento. Além disso, foi evidenciado, nas construções dos achados da pesquisa, o potencial ressignificador do currículo de EJA, em contexto socioeducativo, apresentado pelas práticas pedagógicas gamifacadas, a partir da implementação da gamificação enquanto uma metodologia ativa promotora de interatividade, autorias, autorizações e processos aprendentes de ações propositivas. Foi possível identificar a proposição de práticas pedagógicas inovadoras em contextos complexos e de subjetividades múltiplas imbricadas aos processos formativos desenvolvidos entre os pares.
- ItemOs currículos dos cursos integrados e as tecnologias: o proposto e o vivido no curso de informática do IFBA campus de Vitória Da Conquista(2018-04-05) Moreira, Mônica Souza; Sales, Mary Valda Souza; Souza, Claudio Reynaldo Barbosa de; Machado, Célia Tanajura; Lima Júnior, Arnaud Soares deAludindo ao caminho e à construção do caminho que se percorre no itinerário da vida, bem como ao diálogo entre a teoria e a prática é que se alicerça o presente trabalho investigativo, o qual versa sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto do currículo proposto e vivido. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que toma por base um Estudo de Caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), especificamente no campus de Vitória da Conquista e o Curso Técnico em Informática Integrado. Justifica-se a importância da pesquisa por ser uma oportunidade de abordar o currículo e as possibilidades que permeiam as demandas propositivas das TIC, bem como as implicações dessa relação no estabelecimento e/ou conformação do processo formativo dos discentes, fomentando o entrelaçamento dos aspectos que emergem do contexto social vigente, que refletem uma sociedade envolvida por tecnologia, Internet e mídias, destarte pode-se buscar conceber práticas curriculares/educativas que coadunem com essas questões. A realização de uma pesquisa cujo objetivo geral foi analisar a relação entre o currículo e as TIC no processo de formação dos estudantes do curso integrado de Informática do IFBA de Vitória da Conquista/Ba a partir do que é proposto e o que é vivido no curso, representa uma oportunidade de avanço de uma maneira geral para as práticas curriculares no lócus da pesquisa. Foram ainda objetivos específicos: Identificar as premissas orientadoras do currículo para o trabalho educativo/formativo com as TIC no projeto do curso; verificar de que maneira as TIC são evidenciadas no currículo e nas práticas curriculares do curso; bem como, verificar, a partir dos sujeitos do currículo, as relações existentes entre TIC e currículo na efetivação do que é instituído na formação do curso. Usou-se como instrumentos de coleta de dados o questionário misto eletrônico aplicado a docentes, o questionário misto convencional aplicado aos discentes, o levantamento documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Informática integrado e Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFBA e a observação das aulas registrada em diário de campo. Os dados coletados foram analisados por meio da triangulação, organizada em categorias. Entre outras conclusões foi possível depreender que há subutilização das TIC e necessidade de formação dos docentes para ampliação do potencial da tecnologia na formação dos estudantes, bem como, a ampliação da estrutura e acesso às TIC e reformulação do currículo dos cursos integrados.
- ItemDiagnóstico das necessidades de formação do coletivo de professores da educação básica baiana no contexto das competências digitais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-02) Santiago, Ana Conceição Alves; Sales, Mary Valda Souza; Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo; Espírito Santo, Eniel do; Sales, Kathia Marise Borges; Nonato, Emanoel do Rosário SantosO contexto contemporâneo, impulsionado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), tem provocado grandes transformações e suscitado novos desafios para a educação. Objetiva-se, neste estudo, analisar os níveis de competência digital diagnosticando as necessidades formativas dos docentes que atuam na Educação Básica baiana, na perspectiva de propor uma formação continuada que atenda às demandas educacionais do século XXI. Assim, questionamos: Como os níveis de competência digital contribuem na constituição de percursos de formação continuada docente que atendam às exigências formativas do século XXI? Para responder ao problema e alcance do objetivo geral, elencou-se os seguintes objetivos específicos: mapear o nível de competência digital do coletivo de professores do Ensino Fundamental e Médio, da rede pública baiana, a partir do diagnóstico DigCompEdu-UNEB; delinear o perfil de competência digital do Coletivo Docente, que atuam na Educação Básica baiana, e suas implicações nos processos formativos; e por fim, propor ações de formação para o desenvolvimento da proficiência tecnopedagógica docente, a partir das demandas apresentadas no mapeamento dos níveis de competência digital e das exigências da prática pedagógica reveladas pelos docentes. O caráter complexo, dinâmico e interativo do contexto educacional exigiu um processo de pesquisa com uma perspectiva metodológica mais flexível, assim, a Pesquisa-Aplicação de desenvolvimento se caracterizou como a metodologia mais adequada para a realização deste estudo. Foram utilizados como dispositivos de coleta e produção de dados o questionário do DigCompEdu-UNEB, entrevista semiestruturada e Rodas de conversa. E para subsidiar este estudo, foi realizado o levantamento e análise das produções científicas acerca das temáticas abordadas neste estudo, a partir das percepções de Kenski (2012, 2018), Gewher (2016), Nonato e Sales (2019), Boll e Ramos (2019), Sacristán (2000), Silva (2009), Gere (2010), Cerny, Burigo e Tossati (2016), Dias-Trindade, Moreira e Nunes (2019), Sales (2020), Sales, Moreira e Rangel (2019), Redecker (2017), Pimenta (2008), Shulman (1987; 2014), Tardif (2014), Mishra e Koeler (2006; 2009). Identificamos que os docentes fazem uso das TDIC de forma básica, o que nos permitiu conhecer o perfil de competências digitais docentes, e assim, fosse possível planejar colaborativamente um Curso de Formação Continuada, de forma a atender as necessidades formativas do Coletivo de Docentes que atuam na Educação básica baiana.
- ItemDifusão social do conhecimento a partir do sujeito: subjetivação do sujeito nas relações de micropoder tendo como instrumento o livro acadêmico digital em uma comunidade acadêmica(2022-12-16) Oliveira, Fabiano Viana; Lima Júnior, Arnaud Soares de; Almeida, Djalma Fiuza; Bonfim, Luís Américo Silva; Santana, Leonardo Silveira; Oliveira, Nilda Silva de; Sales, Mary Valda Souza; This theoretical thesis states that in the context of contemporary education, the digital academic book is an instrument for the social diffusion of knowledge that takes place through the action of subjects in the micropower relations inherent in the relationships between teachers and students in an academic community and that generate in the subjectivation of the subjects. content something that goes beyond the instrumentality of the digital academic book itself. With a methodological approach guided by the rigor of the questions and openness to my subjective expression, the initial references on digital technologies, the digital book and on the diffusion of knowledge are re-elaborated for a unique understanding of the social diffusion of knowledge as subjectivation of the subjects of institutional relations. academics and that, even inserted in the context of micropower relations, affirm themselves with the possibility not only of disseminating knowledge, but also of knowing themselves, therefore going beyond the instrumentality of the digital academic book object. The theoretical bases were the categories subjectivation and micropower from the work of Michel Foucault and the objectives were to expose my understanding of the social diffusion of knowledge from the subjects in the micropower relations inherent to the relations between teachers and students in an academic community, exemplified for the experience of University Publisher and the stricto sensu postgraduate program at the same university. For this, carrying out an analytical description of the functioning of University Publisher; then presenting some theoretical framework on digital technology, digital academic book and social diffusion of knowledge; and finally to explain how I understand the social diffusion of knowledge from the subjects in the micropower relations inherent to the relations between professors and students in an academic community.Esta tese teórica afirma que no contexto da educação na contemporaneidade o livro acadêmico digital é um instrumento para a difusão social do conhecimento que acontece pela ação dos sujeitos nas relações de micropoder inerentes às relações entre professores e alunos numa comunidade acadêmica e que geram na subjetivação dos conteúdos algo que vai além da instrumentalidade do próprio livro acadêmico digital. Com uma abordagem metodológica guiada pelo rigor dos questionamentos e abertura à minha expressão subjetiva, as referências iniciais sobre tecnologias digitais, o livro digital e sobre difusão do conhecimento são reelaboradas para uma compreensão singular sobre a difusão social do conhecimento como subjetivação dos sujeitos de relações institucionais acadêmicas e que mesmo inseridos no contexto de relações de micropoder afirmam a si mesmos com a possibilidade não só de difundir conhecimento, mas também de conhecerem a si mesmos, por isso indo além da instrumentalidade do objeto livro acadêmico digital. As bases teóricas foram as categorias subjetivação e micropoder a partir da obra de Michel Foucault e os objetivos foram expor a minha compreensão sobre a difusão social do conhecimento a partir dos sujeitos nas relações de micropoder inerentes às relações entre professores e alunos numa comunidade acadêmica, exemplificada pela vivência da Editora Universitária e do programa de pós-graduação stricto sensu da mesma universidade. Para isso realizando uma descrição analítica do funcionamento da Editora Universitária; depois apresentando algum referencial teórico sobre tecnologia digital, livro acadêmico digital e difusão social do conhecimento; e para enfim expor sobre como entendo a difusão social do conhecimento a partir dos sujeitos nas relações de micropoder inerentes às relações entre professores e alunos numa comunidade acadêmica.
- ItemDispositivos e diapositivos da educação científica: O Tpack e a constituição de práticas inovadoras na educação básica(2019-10-30) Araújo, Kátia Soane Santos; Hetkowski, Tânia Maria; Farias, Isabel Maria Sabino; Machado, Maria Cristina Gomes; Sales, Marcea Andrade; Sales, Mary Valda SouzaO ser humano é o único animal capaz de questionar os aspectos que envolvem a sua existência e buscar respostas para estas indagações. No âmbito educacional formal, a Educação Científica é compreendida como um processo formativo que incorpora os princípios da ciência e da pesquisa como pressupostos para a construção do conhecimento, uma vez que a (re) significação desses saberes, em consonância com as mudanças que vêm ocorrendo na contemporaneidade, demanda da escola e da sociedade um pensar e agir sobre as questões que mobilizam o homem e seus lugares de pertencimentos. Essa propositiva emerge de uma das categorias do projeto “A Rádio da Escola na Escola da Rádio”, uma proposta articuladora do Grupo de Pesquisa Geotecnologia, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, vinculado à Universidade do Estado da Bahia – UNEB, que mobiliza processos formativos por meio do exercício dialético, dialógico e investigativo, para a compreensão do Lugar, nas redes públicas de Educação da Bahia e de Sergipe. Nesse sentido, a seguinte pesquisa buscou analisar os dispositivos e os diapositivos da TPACK, desenvolvidos nas escolas partícipes do projeto, e analisar se estes se constituem como práticas pedagógicas inovadoras de Educação Científica na Educação Básica pública. Para tanto, foram aprofundados os conceitos de: Educação Científica, a partir das concepções de Saviani (2011) e Freire (1968, 1979, 1986, 1996; Dispositivos e Diapositivos, por meio dos aspectos filosóficos defendidos por Agamben (2005) e de Foucault (1988; 2000); A dimensão do Conhecimento, a partir das conjecturas da Educação e da teoria da TPACK, com base nos trabalhos desenvolvidos por Koehler e Mishra (2005), Graham (2011) e Chai, Koh e Tsai (2013). A pesquisa teve como abordagem o estudo de caso de caráter participante, de natureza fenomenológica, desenvolvida pela técnica de grupo focal. A investigação deu-se por meio das dinâmicas de intervenção de Educação Científica, desenvolvidas no cerne do Projeto, tendo como amostragens as narrativas de 3 (três) pesquisadoras/professoras/desenvolvedoras, em 3 (três) diferentes instâncias da educação pública (Federal, Estadual e Municipal da Bahia). Com esse estudo, foi possível destacar que dispositivos e diapositivos são importantes estruturas da Educação Científica, na qual os dispositivos são caracterizados como linhas de força, que englobam os aspectos inovadores, os quais concebem a educação como um processo transformativo, colaborativo, transversalizado e instituinte. Os diapositivos da Educação Científica encontram-se na latência da privação humana – “ser e não ser”, em que a dimensão crítica é constitutiva do “não ser”, torna-se a potência para corporificar o real, ou seja, a criatividade e a criticidade, elementos que impulsionam a emancipação dos sujeitos quando estes são mobilizados, tornando-os capazes de transformar a realidade e promover mudanças de si, do outro e do contexto.
- ItemEAD na formação inicial de professores: contribuição da UNEB na visão dos egressos de 2015 a 2019(2021-07-30) Oliveira, Alexandro de Castro; Sales, Mary Valda Souza; Souza, Lanara Guimarães de; Nonato, Emanuel do Rosário SantosA pesquisa apresentada nasce a partir de uma experiência vivenciada com a Educação a Distância (EaD) no curso de Administração e com as investigações do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC), acerca do Estado da Arte da EaD na Bahia, despertou mais interesse na modalidade, o que fortaleceu o interesse pela formação de professores nesse contexto. A investigação desenvolvida parte do seguinte problema: Como os egressos da EaD da UNEB do período 2015-2019 percebem a contribuição da UNEB para sua formação? Para responder tal questionamento de pesquisa o objetivo geral desse trabalho foi: compreender a importância da EaD da UNEB na formação dos professores a partir da visão dos egressos do período de 2015 a 2019. Diante disso, os obejtivos específicos foram: a) Identificar o perfil de atuação profissional dos egressos dos cursos de licenciaturas em EaD da UNEB no período de 2015-2019; b) Identificar o alcance da formação de professores a distância da UNEB por território de identidade do Estado e por curso de licenciatura no período de 2015-2019; c) Mapear a importância da UNEB na formação inicial de professores por território de identidade do Estado da Bahia a partir da visão dos egressos de 2015-2019. A pesquisa é de abordagem mista, e tem como método o estudo de caso exploratório, cujo campo de investigação foi a Unidade de Educação a Distância – UNEAD, da Universidade do Estado da Bahia. O lócus foi constituído pelos cursos de licenciatura ofertados pela UNEB na modalidade a distância que tiveram egressos entre os anos de 20152019. Os sujeitos da pesquisa foram os egressos dos cursos de licenciatura da UNEB entre os anos de 2015-2019. Para acesso, produção dos dados e informações foram utilizados os dispositivos da documental e do questionário online. O resultado da pesquisa de campo apontou que a UNEB, através da oferta dos cursos de licenciatura a distância, atende a 19 territórios de identidade do Estado, não estando presente em apenas 8 territórios. O que demonstra que a UNEB teve participação importante para o atendimento da meta 15 do PEE/BA, mas ainda existe a necessidade de atingir os demais territórios de identidade com ofertas de cursos na modalidade da EaD, podendo se constituir como uma política pública eficiente na formação inicial de professores no Estado.
- ItemEducação ambiental e contemporaneidade: produção e práxis do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios - GEPET/UNEB (2010-2020)(2021-10-26) Almeida, Jeane Pinto de; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Santos, Aline de Oliveira Costa; Souza, Heron Ferreira; Matos, Zanna Maria Rodrigues de; Sales, Mary Valda SouzaO presente estudo teve como objetivo geral analisar como a práxis educativa do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios se expressa (ou não) na sua produção científica entre 2010 e 2020, no tocante as discussões sobre Educação Ambiental e Contemporaneidade. E, como objetivos específicos: a) Mapear a produção do GEPET (teses e dissertações) entre 2010-2020 destacando os principais enfoques temáticos e referenciais teóricos e metodológicos utilizados nas análises sobre EA; b) identificar possíveis contribuições da produção acadêmica do GEPET para o fortalecimento da linha 03 - Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável; c) analisar se e como a práxis educativa do GEPET se apresenta na sua produção entre 2010 e 2020, destacando possíveis contribuições para o campo da EA na Bahia e no Brasil. Para subsidiar a análise realizou-se discussões teóricas em torno das categorias Educação Ambiental e Contemporaneidade e a apresentação de um breve histórico da Educação Ambiental (EA) no mundo, no Brasil e na Bahia. Destacou-se o papel da Universidade na produção do conhecimento científico, a missão institucional da UNEB/PPGEduC e produção acadêmica sobre EA, a partir das suas tendências e/ou correntes, apresentadas também como objeto de discussão. Metodologicamente a pesquisa foi embasada nos pressupostos da pesquisa qualitativa, com a utilização da abordagem bibliográfica, inspirada nos estudos do tipo estado da arte. Foram apresentados o processo de formação e as principais atividades do GEPET, assim como o mapeamento da sua produçõ acadêmica (2010-2020) e a análise de 13 (treze) dissertações de mestrado, que constitui a amostra da produção sobre EA do GEPET. Conclui se que essa amostra expressa a práxis educativa do GEPET a partir do compromisso com abordagens político-pedagógicas que defendem a EA em todos os espaços de aprendizagem (formal, não formal e informal) numa perspectiva integral, participativa, emancipatória e em defesa da construção de sociedades sustentáveis. No entanto, o estudo também identificou na produção do GEPET, sobre Educação Ambiental, a ausência de proposituras de temáticas, relacionadas a Plantas Alimentícias e Não Convencionais/PANCs; Saneamento Básico, e temas direcionados a Educação Infantil, apontando a necessidade de lançar novos olhares sobre temáticas e novos contextos, com o intuito de colaborar com futuras pesquisas sobre EA nos contextos baiano e brasileiro.
- ItemEducação e (com)ciência geotecnológica do lugar: narrativas iconográficas dos sujeitos do bairro do Tento, Valença-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-17) Moreira, Rosângela Patrícia de Sousa; Hetkowski, Tânia Maria; Epífania , Anderson Gomes da; Oliveira , Valeska Maria Fortes de; Araújo, Kátia Soane Santos; Souza, Hanilton Ribeiro de; Andrade , Luiz Adolfo de Paiva; Sales, Mary Valda SouzaApresentamos uma pesquisa que objetivou outra perspectiva de conhecimento e ciência a partir do viver cotidiano. Para tanto, tomamos como base o aspecto geotecnológico das iconografias no bairro do Tento, localizado na cidade de Valença-BA, ecoadas nas narrativas de um grupo de sujeitos desse lugar. Dessa forma, foi destacado o caminho da revelação, do reconhecimento, das considerações e das afirmações de uma outra concepção de educação científica, a partir de um segmento não formal de aprendizagem, oriunda das dinâmicas sociais desse lugar vivido. Esse espaço, composto das condições de pertencimento, assim como dos afetos, sentimentos, sentidos e significados depositados pelo sujeito ao fragmento espacial, aqui o denominamos de lugar-seu. Dito isto, esta tese apresenta uma trilha discursiva que parte da importância das iconografias para a promoção do conhecimento, levando em consideração como as geotecnologias, em seus aspectos materiais e imateriais, potencializam o (re)conhecimento do lugar. Como um trabalho iniciado no período de distanciamento social, são enfatizados, no corpo textual, os desafios da pesquisa a partir dos impactos provocados pela pandemia da COVID-19, assim como seus reflexos na educação. Apesar disso, a escrita teve sua base de produção dos achados através da abordagem etnográfica. Isso visou, dentro das limitações, participar do cotidiano e estabelecer aproximações com, inicialmente 20 e finalmente, 13 moradores partícipes. Durante os encontros formativos, foram realizadas entrevistas, levantamento de questões, discussões e considerações iconográficas. Com o apoio da bricolagem, como ação de movimento entre os procedimentos de análise e os dispositivos, e da análise do discurso bakthianiana, este trabalho demonstrou, através das narrativas iconológicas dos partícipes, os aspectos de subjetividade para a (com)ciência do bairro do Tento como lugar-seu e a importância das geo(tecno)grafias para essa concepção, presente nos discursos que estavam além dos narrados, mas factual nos gestos e olhares. Assim, a presente tese se configura como um olhar para o futuro na perspectiva de reconhecer outros caminhos para uma discussão e construção da educação, do conhecimento, que tome como base o estado de (com)ciência do sujeito, a partir de suas concepções acerca do lugar-seu.
- ItemEducação e optometria: uma perspectiva humanista para ressignificação do currículo para formação inicial de optometristas(2020-03-13) Silva, Wellington Sales; Junior, Arnaud Soares de Lima; Junior, Jorge Costa Leite; Almeida, Djalma Fiuza; Sales, Mary Valda SouzaEsta dissertação pretendeu auscultar e compreender criticamente o Currículo de Cursos para Formação Inicial de Optometristas no Brasil, tendo em vista estabelecer limites e aproximações com uma perspectiva de Formação Inicial mais humana para Optometristas, identificando possibilidades de relacionamento entre a Humanidade e a Tecnologia, e buscando compreender o agir tecnológico em Saúde, no contexto da Contemporaneidade. Trata-se de um estudo que, ao tempo em que tece uma crítica ao Currículo de Optometria, propõe indicadores que podem ressignificá-lo. Como problematização, foi levantada a seguinte questão de pesquisa: a partir das bases apreendidas sobre Tecnologia, Humanidade e Currículo, quais indicadores ou princípios são fundantes para uma ressignificação do Currículo de Cursos para Formação Inicial de Optometristas? Partindo disto, o objetivo geral desta pesquisa consistiu em compreender criticamente possibilidades de relacionamento entre as bases Humanista e Tecnológica no âmbito do Currículo para Formação Inicial de Optometristas no Brasil, propondo indicadores e/ou princípios que possam ressignificá-lo, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento de uma Formação Inicial mais humana, bem como para o aprofundamento teórico na área. Especificamente, esta pesquisa pretendeu elaborar noções de Tecnologia e de Humanidade e constituir bases teóricas de análise para compreensão do Currículo, ao tempo em que também auscultou o Currículo de dois Cursos para Formação Inicial de Optometristas no Brasil, sendo um na modalidade de Curso de Tecnologia e outro na modalidade de Curso de Bacharelado. Além disso, considerando a inexistência de Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Optometria no Brasil, esta pesquisa auscultou documentos que subsidiam a elaboração e a organização de estruturas curriculares: as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Organização e o Funcionamento de Cursos de Tecnologia; os Referenciais Curriculares Nacionais para os Cursos de Bacharelado e Licenciatura, embora ainda não contemplem a Optometria, e; Um Modelo Global Baseado em competências de Escopo para a Prática em Optometria, documento elaborado pelo Conselho Mundial de Optometria. Optando-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, foi utilizada como metodologia o Estudo de Caso Descritivo e a Análise Documental como técnica para a coleta de dados. Tendo em vista a ressignificação do Currículo para Formação Inicial de Optometristas no Brasil, esta pesquisa sugere quatro indicadores, a saber: (1) instituição de uma abertura relacional e interativa às configurações curriculares; (2) a inclusão de componentes curriculares que ofereçam possibilidade de uma aproximação com as bases teóricas discutidas neste estudo sob uma perspectiva humanista; (3) a criação de um Curso de Bacharelado em Optometria por uma Instituição de Ensino Superior pública, e; (4) a criação de um Curso de Pós-Graduação stricto sensu na área, visando um aprofundamento de bases Tecnológica e Humanista, na forma de um Mestrado Acadêmico em Optometria Clínica.
- ItemEducação matemática e ensino de matemática: desvelando o cenário da formação do professor do ensino fundamental I da escola municipal Padre Confa – Salvador/Bahia(2020-09-24) Pinheiro, Gerusa Soares; Hetkowski, Tânia Maria; Machado, Maria Cristina Gomes; Mauro, Suzeli; Dias, Josemeire Machado; Sales, Mary Valda SouzaA Matemática é uma das mais belas das ciências e se faz presente na vida de todas as pessoas e na natureza, através de suas formas e cores, na arte, com um olhar de simetria ou assimetria de acordo com a influência e/ou artístico, na composição, marcação dos compassos e na contagem do ritmo de uma música, nas diversas engenharias desde uma simples construção ao mais complexo projeto de motor, na economia através dos cálculos e planejamentos de ações e, demais áreas que exploram o raciocínio lógico à tomada de decisões. No entanto, nos processos educacionais nos deparamos com uma realidade pouco animadora referente ao ensino desta ciência e com resultados insatisfatórios acerca das avaliações internacionais, nacionais, e as avaliações internas aplicadas aos alunos de Educação Básica. Esta discussão, perfaz um percurso histórico de 112 anos até os tempos atuais com resultados pouco animadores quando se trata do domínio da Matemática, em especial, com os alunos dos Anos Iniciais. Nesse sentido, esta pesquisa traz o problema: como a Educação Matemática, aliada a Formação de Professores, pode constituir práticas que minimizem as dificuldades existentes no Ensino de Matemática nos anos iniciais da Escola Municipal Padre Confa – Salvador/Bahia? Com o intuito de responder a esse questionamento, delineamos o objetivo geral de, discutir o potencial da Educação Matemática na Formação de Professores, no que concerne a exploração de conteúdos, práticas e estratégias à minimização das dificuldades, desses alunos, acerca do Ensino de Matemática na referida escola, aliado aos objetivos específicos que são: conhecer o cenário, o contexto e as demandas da escola pesquisada, no que se refere ao Ensino de Matemática nos anos iniciais; construir processos formativos com o intuito de desenvolver práticas que possibilitem aos professores dos anos iniciais, a potencialização do Ensino de Matemática e discutir a Educação Matemática como um relevante contributo no que concerne a minimização das dificuldades existentes no ensino desta disciplina nos anos em referência. Para ampliar as discussões dessa Tese os pressupostos teóricos, sobre Formação do Professor, Ensino de Matemática e Educação Matemática, teceram interlocuções com André (2016), Baldino (1991), Bicudo (1991), Cazorla (2005), D’Ambrosio (1997, 2002, 2003, 2004), Fiorentini (1995, 2012), Freire (1995, 1996, 2003, 2005, 2007, 2009), Gatti (1992, 2005, 2007, 2009, 2010, 2016, 2019), Noleto (2019), Saviane (1996, 2009) e Zabala (2010), os quais, também, conduziram a proposição metodológica baseada na Pesquisa Qualitativa, com abordagem participante, explorando o Questionário, a Observação Estruturada e o Diário de Bordo como instrumentos potenciais aos diálogos e práticas junto a um grupo de 14 Professoras, Licenciadas em Pedagogia, que atuam com alunos dos Anos Iniciais na Rede Pública Municipal. Após quase dois anos de imersão na escola, concluímos que: os professores responsáveis por este nível de ensino demonstram medos e inseguranças no ato de ensinar conteúdos matemáticos, bem como sinalizam a necessidade de entender e associar as estratégias e tendências com a Educação Matemática; a formação didático-pedagógica destes professores nos cursos de Graduação em Pedagogia, apontam carências, dificuldades, angústias e formação generalista; as ementas dos componentes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia demandam atualização, ampliação de carga horária e contemplação de conteúdos para os Anos Iniciais; as formações continuadas e/ou em serviço precisam ser mais efetivas quando da interrelação de práticas e conteúdos de Matemática e; há interesses, necessidades e desejos, pelas professoras, em apreender e aprender sobre Educação Matemática.
- ItemEducação para a emancipação no instituto federal baiano - campus Santa Inês: um olhar do projeto à práxis(2023-02-07) Bastos, Anaéli Silva; Nascimento, Antônio Dias; Souza, Heron Ferreira; Sales, Mary Valda SouzaEste estudo visou compreender os sentidos atribuídos pelos sujeitos formadores à relação entre educação para a emancipação e as práticas de ensino, pesquisa e extensão do Instituto Federal Baiano, no contexto do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá. A questão chave se constituiu em torno do entendimento de como a perspectiva da educação para a emancipação, presente na Lei 11.892/2008 e nos documentos que abordam o projeto político dos institutos federais, é percebida pelos sujeitos formadores do instituto e em que medida ela se materializa em práticas educativas no território. Trata-se de uma investigação qualitativa, que teve como lócus o Campus Santa Inês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano e como sujeitos centrais da investigação professoras e professores do campus. Como técnicas de coleta de informações, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quinze docentes, além de análise documental e observação participante. A abordagem hermenêutica-dialética foi a base para interpretação dos dados, em três dimensões de análise: político-conceitual, pedagógica e territorial. Os sentidos expressos pelos docentes convergem na indicação de desafios, tensões e potencialidades. Em que pese o reconhecimento da existência de práticas educativas de tendência emancipatória na instituição, especialmente no âmbito dos cursos ofertados na modalidade Proeja, dos projetos de extensão e das licenciaturas, foram apontadas uma série de necessidades para o fortalecimento da perspectiva emancipatória na educação profissional e tecnológica ofertada. Tais necessidades concernem ao fortalecimento do ensino médio integrado; à maior articulação entre educação básica e superior e entre as áreas técnica e propedêutica; ao aumento da interlocução com os saberes populares do território; à valorização das identidades e das vocações produtivas locais; à amplificação dos movimentos de aproximação com a comunidade do Vale do Jiquiriçá, possibilitando a apropriação do ambiente escolar pelos sujeitos do território; e à imprescindibilidade das ações formativas conjuntas com os movimentos socioterritoriais. Em diálogo direto com estas questões, permanecem as demandas de tornar a educação do campo e a educação popular mais presentes na identidade institucional e em seus processos educativos, em todos os níveis; e da ampliação de fazeres no sentido de uma práxis educativa territorial. Estes temas seguem como pautas e esforços fundamentais para a materialização do projeto dos institutos federais nas proximidades dos 15 anos de sua criação.
- ItemEntre sons, palavras e sentidos: o protagonismo infantil em atos de leitura e contação de histórias com bebês e crianças bem pequenas na creche(2021-09-24) Gama, Niclécia Ferreira; Oliveira, Rosemary Lapa de; Almeida, Risonete Lima de; Santos, Marlene Oliveira dos; Sales, Mary Valda SouzaO presente trabalho tem como objeto de estudo os atos de contação de histórias e de leitura com bebês e crianças bem pequenas na creche, com idades entre dez meses e dois anos e onze meses, sujeitos da pesquisa. Buscou compreender como as crianças, colaboradoras da pesquisa, interagem e parecem construir significados a partir da escuta de histórias contadas ou lidas. Definidos o tema e o objeto da investigação, a atenção se voltou para a questão de pesquisa: Como as crianças participam, interagem e vivenciam os atos de leitura e contação de histórias em uma creche pública do município de Salvador? O interesse científico se materializa no objetivo geral de desenvolver experiências literárias mediadoras com atos de leitura e contação de histórias para observar como os bebês e crianças bem pequenas se constituem interlocutoras/interagem entre si e com o texto. em uma creche pública do município de Salvador-Bahia, locus da pesquisa. Os objetivos específicos visam: a) investigar como os bebês e crianças bem pequenas interagem com a experiência literária; b) observar as vivências de atos de leitura e contação de histórias com bebês e crianças bem pequenas e c) analisar as práticas de leitura e de contação de histórias no cotidiano da instituição em correlação com a compreensão dos sentidos que os bebês e crianças bem pequenas podem atribuir a essas vivências. Visando revelar a questão de pesquisa, como metodologia de abordagem qualitativa, foi privilegiado o estudo de cunho etnográfico, inspirado em Coulon (1995), considerando a complexidade e a necessidade de um olhar multirreferencial na construção de uma pesquisa com bebês e crianças bem pequenas. Para isso, foi necessário compreender a polissemia desse ambiente tão singular (MORIN 1996, 2003, 2006; ARDOINO 1995, 1998). Assim, o método tem como referência alguns dispositivos da pesquisa-ação (BARBIER 2007) e inspirações da Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial por se apresentar como uma pesquisa qualitativa voltada para o conhecimento das ordens sociais e culturais em organização (MACEDO, 2004, 2009, 2013, 2015. A análise dos resultados revela como os bebês e crianças bem pequenas protagonizam os atos de leitura e contação de histórias em suas experiências primeiras e como em seus processos de subjetivação parecem atribuir sentidos para estes atos, analisados a partir da perspectiva etnocenológica, descritos em Contextos Dialógicos e Cenas Simbólicas (ALMEIDA, 2014). Para fundamentar estas discussões, o referencial teórico se apoia nos seguintes autores: Piaget (2007); Piaget e Inhelder (2006); Vygotsky (2014, 2011). O processo investigativo e interpretativo está ancorado na Sociologia da infância (ABRAMOWICZ, 2011; SARMENTO, 2007, 2009; CORSARO, 2011) e na Literatura (SISTO, 2015; OLIVEIRA 2019). Os resultados revelam que os bebês e crianças bem pequenas são capazes de compreender os sentidos dos textos e atribuir significados aos atos de leitura e de contação de histórias, conquistando o enleituramento.
- ItemEscola (sub)versiva: representações sociais de aluno sobre a tessitura escolar contemporânea(2021-06-04) Silva, Tiara Santana da; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Oliveira, Ivanilde Apoluceno de; Camara, Antônio da Silva; Sales, Mary Valda SouzaA pesquisa nomeada de Escola (sub)versiva: representações sociais de aluno sobre a tessitura escolar contemporânea tem como premissa basilar investigar essa escola referenciada na teoria das representações sociais, balizada pela abordagem processual moscoviciana. Para tanto, problematiza o cenário educacional contemporâneo investigando qual a saída ou aposta necessária para que a subversão enquanto tragédia e caos se modifique em revolução e transformação deste processo, assim como perceber como os alunos se percebem nesta ambiência. Para compreender essas questões, objetiva analisar a tessitura na qual a escola (sub)versiva encontra-se engendrada na contemporaneidade, apreendendo as representações sociais do aluno acerca desta. São objetivos específicos: analisar a tessitura na qual a escola (sub)versiva encontra-se engendrada na contemporaneidade; caracterizar o ensino subversivo como uma aposta necessária para que a subversão se transmute num ato de transformação e investigar as representações sociais do aluno acerca desta escola (sub)versiva. O campo empírico foi realizado no Colégio Estadual Carlos Marighella, Stiep, Salvador (Ba), na modalidade pesquisa qualitativa em estudo de caso com quatro sujeitos do 2º ano do Ensino Médio, por meio dos dispositivos de entrevista semiestruturada, desenho e grupo focal. Os dispositivos sofreram uma torção no que tange à sua aplicabilidade, devido à pandemia da Covid-19, os quais foram realizados de forma online com mediação digital através da Plataforma Teamlink. Esse estudo é fundamentado pela letra dos teóricos: Serge Moscovici (1971; 2012) Denise Jodelet (2001) Marková (2006); Ornellas (2016; 2018; 2020), Saviani (2013), Paula Sibilia (2012), Mosé (2018), Jorge Larossa (2018), Masscheslein e Simons (2018) e no ensino subversivo com os autores: Neil Postman e Charles Weingartner (1978); Moreira (2000) e Ausubel (1963). Os resultados emergiram revelados pelos princípios da análise do discurso de vertente francesa de Pêcheaux (2011). Os resultados da pesquisa apontam que apreensão dos sujeitos sobre a escola (sub)versiva: na tessitura escolar contemporânea está ancorada em representações sociais de ser um lugar de conhecimento, aprendizagem, cuidado e amor; na subversão enquanto caos e tragédia como sendo demarcada pela necessidade de remuneração digna dos professores; e como revolução e transformação com vistas a uma escola do futuro e criação de uma sub versão da escola enquanto instituição. Essa pequena versão delineia-se pela aplicação das tecnologias digitais e por meio da reconfiguração da relação professor-aluno em que o aluno se torna protagonista em seu processo de aprender e desejante de estar neste lugar e o professor é um mediador nessa caminhada.
- ItemExperiências narrativas de vida-narração de professoras infantil de uma instituição filantrópica no bairro da Paz, Salvador - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-29) Marcelino, Brisa Maria Santos; Silva, Ana Paula Conceição; Nunes, Mighian Danae Ferreira; Fernandes, Mille Caroline Rodrigues; Sales, Mary Valda SouzaEsta pesquisa tem como temática a formação de professoras que atuam na Educação Infantil e percebem em suas vivências a construção da sua identidade negra. Elegemos como problemática desta pesquisa: as questões acerca das relações raciais estão presentes na experiência formativa (formacional) de professoras da Educação Infantil? O objetivo geral foi analisar através das narrativas e trajetórias se as questões acerca das relações raciais estão presentes na experiência formativa (formacional) de professoras da Educação Infantil. Os objetivos específicos foram verificar a partir das narrativas das professoras se o tema das questões raciais compareceu em suas histórias de vida e na experiência acadêmica; identificar se o tema das questões raciais incide na prática pedagógica das professoras de educação infantil e analisar o tipo de relação que se constituiu historicamente entre o campo da educação infantil e os estudos sobre relação racial a partir de relatos das professoras. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, em que se utilizou uma metodologia de pesquisa narrativa / autobiográfica, e que teve como dispositivos de coleta de informações a entrevista, o questionário e a observação participante, além da análise documental. Foi verificada, a partir das narrativas das professoras, a ausência de conhecimento em espaços formativos sobre as relações raciais, desde o percurso escolar, vida social, familiar e trajetória formativa destas professoras. Em relação com isso, também não há reflexões sobre a sua prática pedagógica e na relação com as crianças negras. Questões acerca das relações raciais estiveram presentes de forma muito pontual no processo formativo destas professoras da educação infantil.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »