Navegando por Autor "Sales, Marcea Andrade"
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- ItemA mediação da coordenação pedagógica na formação em exercício de professores no uso das TDIC(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-19) Cordeiro, Mariana dos Santos Nunes; Sales, Marcea Andrade; Santos , Elzicleia Tavares dos; Almeida, Veronica DominguesA pandemia da COVID-19 catalisou, em anos, os debates sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) aplicadas à educação. Com as discussões e reflexões sobre o como o professor pode usar as TDIC nas instituições de ensino na pandemia, e pensando no contexto pós-pandemia, percebe-se que é viável adiar os seus uso na prática pedagógica. Tendo em vista a atribuição da Coordenação Pedagógica na formação em exercício de professores, interrogo: Como o Coordenador Pedagógico pode, em suas atribuições, mediar a formação em exercício de professores da rede pública de ensino, no que diz respeito à fluência digital no uso das TDIC como estruturante da prática pedagógica? Assim, esta pesquisa tem como objetivo maior problematizar a formação em exercício de professor para o uso das tecnologias digitais da informação, destacando o papel da Coordenação Pedagógica na mediação desse processo. Para isto, dialogamos com autores, entre eles: André (2012; 2016), Gatti (2010; 2011; 2014; 2019; 2022), Imbernón (2011; 2015; 2022) e Nóvoa (1992; 2013; 2017; 2022), para discutir a formação do professor; Almeida (2001; 2009; 2011), Placco (2001; 2009; 2010; 2011), Souza (2011), para subsidiar o estudo em relação às contribuições do Coordenador Pedagógico para formação em exercício na escola; Moran (2012; 2013), Kensky (2007), Presnky (2009; 2001), Santaella (2020) e UNESCO (2023), sobre o ensino na era digital; e Pretto (2015; 2023) para fundamentar o uso das tecnologias como estruturante da prática pedagógica. Além disto, foram estudados Documentos da Rede Municipal de Educação de Salvador (SMED; 2006; 2008; 2012) para identificar o papel do Coordenador da rede em particular, sua atribuição para a formação em exercício de professores. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e, ante aos procedimentos metodológicos classificam-se como exploratório e descritivo, dialogando com o problema proposto. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com Coordenadores Pedagógicos dos anos finais da rede pública ensino para a produção de dados. O resultado da pesquisa mostra que os Coordenadores Pedagógicos reconhecem suas atribuições; dentre elas, a de formador, a qual é necessário intensificar. Em relação ao uso das TDIC, os entrevistados relatam que precisam se apropriar para contribuir para a formação de professores. Relatam, também, que a Secretaria de Educação do município, após o fim do estado de emergência sanitária imposto pela pandemia, não contribuiu com formações para as tecnologias digitais. Diante dos achados, a expectativa é de contribuir com a Rede Municipal de Educação de Salvador e do Estado da Bahia para repensar a formação em exercício de professores, tendo em vista a necessidade de ressignificar os processos de treinamento de habilidades e técnicas, voltando-se para o entendimento deles como espaços para repensar suas práticas, partilhar saberes e construir novos conhecimentos. Cumpre destacar que o estudo aponta, ainda que não é responsabilidade exclusiva do Coordenador Pedagógico a formação em exercício de professores e que a Secretaria da Educação tem que assumir o compromisso de contribuir para a (auto)formação, tanto dos coordenadores pedagógicos como dos professores.
- ItemDispositivos e diapositivos da educação científica: O Tpack e a constituição de práticas inovadoras na educação básica(2019-10-30) Araújo, Kátia Soane Santos; Hetkowski, Tânia Maria; Farias, Isabel Maria Sabino; Machado, Maria Cristina Gomes; Sales, Marcea Andrade; Sales, Mary Valda SouzaO ser humano é o único animal capaz de questionar os aspectos que envolvem a sua existência e buscar respostas para estas indagações. No âmbito educacional formal, a Educação Científica é compreendida como um processo formativo que incorpora os princípios da ciência e da pesquisa como pressupostos para a construção do conhecimento, uma vez que a (re) significação desses saberes, em consonância com as mudanças que vêm ocorrendo na contemporaneidade, demanda da escola e da sociedade um pensar e agir sobre as questões que mobilizam o homem e seus lugares de pertencimentos. Essa propositiva emerge de uma das categorias do projeto “A Rádio da Escola na Escola da Rádio”, uma proposta articuladora do Grupo de Pesquisa Geotecnologia, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, vinculado à Universidade do Estado da Bahia – UNEB, que mobiliza processos formativos por meio do exercício dialético, dialógico e investigativo, para a compreensão do Lugar, nas redes públicas de Educação da Bahia e de Sergipe. Nesse sentido, a seguinte pesquisa buscou analisar os dispositivos e os diapositivos da TPACK, desenvolvidos nas escolas partícipes do projeto, e analisar se estes se constituem como práticas pedagógicas inovadoras de Educação Científica na Educação Básica pública. Para tanto, foram aprofundados os conceitos de: Educação Científica, a partir das concepções de Saviani (2011) e Freire (1968, 1979, 1986, 1996; Dispositivos e Diapositivos, por meio dos aspectos filosóficos defendidos por Agamben (2005) e de Foucault (1988; 2000); A dimensão do Conhecimento, a partir das conjecturas da Educação e da teoria da TPACK, com base nos trabalhos desenvolvidos por Koehler e Mishra (2005), Graham (2011) e Chai, Koh e Tsai (2013). A pesquisa teve como abordagem o estudo de caso de caráter participante, de natureza fenomenológica, desenvolvida pela técnica de grupo focal. A investigação deu-se por meio das dinâmicas de intervenção de Educação Científica, desenvolvidas no cerne do Projeto, tendo como amostragens as narrativas de 3 (três) pesquisadoras/professoras/desenvolvedoras, em 3 (três) diferentes instâncias da educação pública (Federal, Estadual e Municipal da Bahia). Com esse estudo, foi possível destacar que dispositivos e diapositivos são importantes estruturas da Educação Científica, na qual os dispositivos são caracterizados como linhas de força, que englobam os aspectos inovadores, os quais concebem a educação como um processo transformativo, colaborativo, transversalizado e instituinte. Os diapositivos da Educação Científica encontram-se na latência da privação humana – “ser e não ser”, em que a dimensão crítica é constitutiva do “não ser”, torna-se a potência para corporificar o real, ou seja, a criatividade e a criticidade, elementos que impulsionam a emancipação dos sujeitos quando estes são mobilizados, tornando-os capazes de transformar a realidade e promover mudanças de si, do outro e do contexto.
- ItemA formação docente nas redes e tessituras do saber fazer no/do cotidiano escolar(2018-08-10) Santos, Itana Nascimento Cleomendes dos; Bomfim, Natanael Reis; Ferreira, Rosilda Arruda; Sales, Marcea AndradeA presente pesquisa se assenta no campo de investigação sobre a formação de professores e, mais precisamente, na formação continuada de professores em meio ao cotidiano escolar, durante o seu saberfazer, destacando o processo que a circunda de (re)significação a partir da mobilização de saberes, representações, sentidos, significados, valores e sentimentos. Apoiada em aproximações com a Teoria das Representações Sociais, a pesquisa teve como objetivo estudar as tessituras e partilhas que se estabelecem nas redes de saberesfazeres de professores das séries iniciais do ensino fundamental no cotidiano escolar, a fim de apreender pistas que contribuíssem para a compreensão de formação de professores. Como desdobramento, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: discutir a produção de sentidos e significados atribuídos às práticas pedagógicas no cotidiano escolar e à formação do professor; analisar, a partir das táticas utilizadas pelos professores, as redes de ações, valores, sentimentos que interferem no seu processo formativo; identificar, nessas redes, fios que tecem seu processo formativo e sua prática pedagógica. A pesquisa se alicerça em estudos de autores como Sá (1995), Candau (1999, 2016), Nóvoa (1999, a, b, c), Perrenoud (2002), Ferraço (2003, 2005, 2007), Alves (2005), Oliveira (2007), Alves-Mazzoti (2008), Certeau (2012), Ferraço e Carvalho (2012), Tardif (2014), Tardif e Lessard (2014), Moscovici (2015), Ferraço e Alves (2015). Embasada na pesquisa qualitativa no/do cotidiano, a pesquisa contou com a produção de fotografias dos professores – atoresnarradores da pesquisa – utilizadas para a Entrevista Narrativa, assim como a elaboração de Cartas por eles, que resultaram na produção de narrativas. As narrativas foram analisadas a partir da leitura em três tempos, metodologia proposta por Souza (2004). As narrativas, alcançadas a partir dos dispositivos utilizados na pesquisa, constataram a escola como espaço de formação continuada e de aprendizagem compartilhada, que envolve a mobilização de saberes a partir da troca de experiências e a promoção de momentos importantes que levam à prática reflexiva do professor. No entanto, os atoresnarradores da pesquisa destacaram a necessidade da disponibilização de recursos materiais essenciais para o desenvolvimento do processo formativo docente, ressaltando assuntos como tecnologia da informação e comunicação como aliados do processo de ensino e aprendizagem, assim como o estabelecimento da relação entre escola e família. Destacou-se a necessidade de articulação entre as áreas de educação e saúde em meio aos fenômenos emergentes do cotidiano escolar. Além disso, constatou-se que, embora muitos professores se utilizem das antigas aprendizagens concebidas durante sua formação inicial, seja nas instituições escolares, seja nas universidades, outros, ao assumirem como negativas as antigas aprendizagens, que se relacionam a perspectivas tradicionais de formação, tendem a seu enfrentamento e adotam outras perspectivas diferentes. Do mesmo modo, evidenciou-se, através das narrativas, a urgência de um novo formato de cursos de aperfeiçoamento, por ter sido apontado atualmente seu caráter descontextualizado da realidade vivenciada pelos professores no cotidiano escolar. Conclui-se, portanto, que a existência de espaçostempos no cotidiano escolar seria de grande auxílio na medida em que professores poderiam sistematizar suas experiências em sala de aula e atender a suas demandas, proporcionadas pelos fenômenos cotidianos que emergem no espaço escolar, contribuindo para o seu processo formativo e o de seus pares.
- ItemFormação em exercício e desenvolvimento das práticas pedagógicas docentes: um estudo de caso no âmbito do Programa de Formação de Professores - PARFOR em Várzea do Poço-BA(2016-07-26) Sousa, Nilcelio Sacramento de; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Sales, Marcea Andrade; Fontoura, Helena Amaral daEssa pesquisa está inserida no ambiente dos estudos acerca da formação de professores em exercício, mais especificamente nomeando como objeto de estudo a análise das contribuições do Programa de Formação de Professores da Educação Básica para o desenvolvimento das práticas docentes dos egressos do curso de Pedagogia. Buscou-se identificar as contribuições do Programa PARFOR/UNEB para a (re)construção das práticas docentes dos seus egressos; discutir a importância das práticas docentes desenvolvidas pelo PARFOR diante da ruralidade contemporânea e suas implicações no processo de aprendizagem. A pesquisa se desenvolveu, tendo como método o estudo de caso, através de uma abordagem de cunho fenomenológica. Utilizamos como dispositivos de pesquisa o questionário e a entrevista narrativa. Para a análise, interpretação dos dados, elegemos a método/técnica da Tematização, tendo como suporte teórico-metodológico Fontoura. Tivemos como colaboradores desse estudo três professores da Escola Municipal Laurentino Barreto Santos, situada no município de Várzea do Poço/BA. Os pressupostos teóricos que deram sustentação a este estudo foram tecidos através de várias vozes, dentre as quais destacamos: Pimenta, Freire, Nóvoa, Rios, Fontoura. Constatou-se, a partir do estudo, que a formação possibilitou o desenvolvimento das práticas pedagógicas docentes dos professores egressos, através do exercício reflexivo sobre a prática, ou seja, a formação ofereceu caminhos de certa forma para a tríade ação-reflexão-ação, possibilitando a (re)construção dos saberes-fazeres docentes. Os colaboradores da pesquisa narram ainda que a formação deixou um pouco a desejar no que diz respeito à contextualização com a realidade local e no tocante às temáticas relacionadas aos contextos de diversidade. Tal constatação demonstra a importância da construção de uma proposta formativa que reflita as práticas pedagógicas docentes de forma contextualizada e os contextos de diversidade.
- ItemGestão da Educação Básica: apontamentos sobre um processo de reforma institucional em Caetité, Bahia: o caso da implantação do Campus Integrado de Educação Anisio Teixeira(Universidade do Estado da Bahia, 0024-03-26) Gomes, Ana Magaly de Oliveira Ladeia; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Sales, Marcea Andrade; Miranda, Dayse Lago de; Borja, Maria Eunice Limoeiro; Crosue, Nilma Margarida de CastroEsta dissertação apresenta um estudo de caso sobre a implantação do Campus Integrado de Educação Anísio Teixeira em Caetité, Bahia. Cinco instituições de ensino foram convocadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC a fazerem parte do Complexo Integrado de Educação por estarem situadas em um espaço geográfico privilegiado, localizadas em um único quarteirão, propício para a integração. Por meio de uma pesquisa interativa e de inspiração etnográfica, especificamente pela construção de um diário de campo no qual foram registrados relatos, reuniões, entrevistas e cartas, sintetizam-se os acontecimentos, conflitos e imbricações em torno da extinção das escolas convocadas a fazerem parte deste Complexo Integrado de Educação. A intenção é descrever o que se propõe com a fusão/transformação destas escolas públicas estaduais já consolidadas. Este texto está dividido em dois capítulos seguidos da proposta de um produto técnico tecnológico e das considerações finais. O primeiro capitulo detalha como foi anunciado o projeto para implantação do Complexo Integrado desde quando a ideia foi apresentada. No segundo é apresentado a realização do trabalho de campo em meio à agência de escuta através de entrevistas, o que permitiu delimitar caminhos sobre movimentos que emergiram desde a anunciação do projeto. No terceiro, por sua vez, apresentamos um dos produtos desta pesquisa, que é um Roteiro para tomadas de decisões entre instituições de ensino, que emerge como instrumento para colaborar com a construção de uma gestão democrática desse arranjo educacional composto pelas cinco escolas e de outras instituições escolares.
- ItemA neurociência na pesquisa da prática docente: intervenções nas aprendizagens dos estudantes(2016-07-27) Liberato, Aline Araújo e Silva; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Sales, Marcea Andrade; Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes deEste estudo realizado na cidade de Remanso – BA toma a formação continuada docente como objeto de investigação, haja vista que é preciso trazer para o campo pedagógico as inovações e conclusões das ciências. Neste trabalho, tomamos como fonte de inspiração o conjunto de ações desenvolvidas pelo projeto Escrita para Todos. A abordagem teórica está ancorada nas contribuições da neurociência, numa dimensão para além dos aspectos biologizantes, haja vista que nos processos de aprendizagem aportam aspectos biológicos, cognitivos, psicológicos, culturais e subjetivos complexos. Os principais autores utilizados para subsidiar a investigação foram: Barbante, Amaro e Da Costa (2011), Capovilla, A.G. S e Capovilla, F.C. (2000), Elvira Souza Lima (2013), Erick Kandel (2014), Ivan Iziquierdo (2011), Leonor Bezerra Guerra (2011), Leonor Scliar Cabral (2003), McGuinness (2006), Morais, Kolinsky e Grimm-Cabral (2004), Perfetti, Landi e Oakhill (2013), Ramon M Consenza (2011), Robert J. Stenberg (2010), Roberto Lenter (2010), Rodrigues e Tomitch (2004), Snowling e Hulme (2013), Stanislas Dehaene (2012), Suzana Herculano Hozel (2007). A pesquisa teve como objetivo central investigar as contribuições da neurociência para o planejamento de intervenções docente em classes de alunos do 3º ano em defasagem idade/série. A metodologia adotada foi a pesquisa ação colaborativa, vinculada a critérios de escolha e interpretação numa perspectiva qualitativa, inspirada na reflexão hermenêutica como paradigma epistemológico. Como subsídio na construção da metodologia escolhida utilizamos os autores/autoras: Bardin (1977), Brandão (2003), Ferreira e Moura (2005), Gil (2010), Ghedin e Franco (2011), Guerra (2006) e Moreira e Caleffe (2008). Como instrumentos de construção dos dados, utilizamos questionário estruturado com aplicação mediada, entrevista semiestruturada, encontros periódicos com os sujeitos da pesquisa. Considerando a abordagem metodológica, foi elaborado e desenvolvido coletivamente o Plano de Formação intitulado Diálogos formativos. Utilizamos, ainda, como dispositivos da pesquisa, atividades de acompanhamento de aprendizagens de leitura e de intervenções aplicadas aos estudantes do 3º ano do ensino fundamental I, nas séries iniciais. Como resultado da pesquisa organizamos a Proposta de Formação Continuada para o município lócus da pesquisa, a qual tem o objetivo de subsidiar a organização do trabalho pedagógico num contexto neurocientífico. Os resultados obtidos apontaram que o estudo da neurociência elevou o indicador das percepções e expectativas das docentes colaboradoras quanto às aprendizagens dos estudantes e quanto ao ensino de leitura. Constatamos também, que o professor tomando posse de conteúdos neurocientíficos pode atuar mais efetivamente no processo de ensino e de aprendizagem e que ao compreender como o cérebro da criança se organiza para aprender, as professoras planejaram intervenções considerando o processo de aquisição da leitura de cada criança. Outros achados da pesquisa apontaram avanços diferenciados nos processos de leitura conforme o grau e nível de intervenções realizadas e os respectivos acompanhamentos dos estudantes. Didática, pedagogia, estudo neurocientífico e conhecimento da base linguística da língua portuguesa constituem o centro da problemática da não aprendizagem das crianças no processo de alfabetização. Sendo assim, esses elementos devem compor o conjunto de princípios a serem investigados na formação docente. Entretanto, estudar apenas conteúdos neurocientíficos da aprendizagem sem um conhecimento do princípio do sistema alfabético do português não dá condição de uma mudança de concepção de ensino e planejamento.
- ItemPolíticas públicas educacionais: um estudo sobre formação de professores e tic na cidade de Juazeiro-BA(2014-09-30) Lopes, Verbena Mourão; Hetkowski, Tânia Maria; Sales, Marcea Andrade; Bonilla, Maria Helena SilveiraEsta pesquisa nasce da inquietação que se estabelece entre o universo da universidade e o chão da escola publica do ensino fundamental no interior da Bahia, na cidade de Juazeiro, entendendo ser o desenvolvimento e aprofundamento do conhecimento necessário constituído entre os sujeitos e o mundo, numa rede de significados que é proposto no contexto contemporâneo da sociedade em rede. Portanto, propõem-se nesta dissertação intitulada “Políticas Publicas Educacionais: Um estudo sobre a formação de professores e TIC na cidade de Juazeiro-BA”, adotando como o problema da pesquisa a identificação de como as políticas educacionais voltados para as TIC implementadas no município de Juazeiro - Bahia, e a formação de professores oferecidos pelo curso de pedagogia do Departamento de Ciências Humanas - DCHIII estão reverberando nas praticas docentes dos egressos do referido curso. Toma-se como objetivo geral, identificar como se dá as práticas de ensino com as tecnologias de informação e comunicação de um grupo de egressos do curso de pedagogia do DCHIII, nas escolas municipais de Juazeiro. Foram estabelecidos três objetivos específicos, nesse sentido: Identificar as políticas educacionais associadas às Tecnologias de Informação e Comunicação, implementadas no município de Juazeiro; Analisar o currículo de formação de professores do curso de Pedagogia-Licenciatura da UNEB do núcleo de educação e comunicação; Refletir sobre as dificuldades/possibilidades que existem para os professores egressos do Núcleo de Educação e Comunicação em exercício na educação básica para o ensino com/para/através das Tecnologias de Informação e Comunicação. Enquanto estratégia de pesquisa,foi utilizado o modelo de estudo de caso,atendendo o como? e o porquê? da pesquisa focalizando os acontecimentos contemporâneos, utilizando os procedimentos metodológicos da observação participante, entrevista semi-estruturada e análise documental. Essa discussão está aportada em alguns conceitos básicos, tais como: políticas públicas educacionais, tecnologias de informação e comunicação, formação de professores etc., a partir das definições apresentadas pelos seguintes teóricos, dentre outros Alves (2012), Amorim (2012), Amora (2011), Aranha (2006), André (2005), Ball (2011), Boneti (2007), Bonilla (2011), Castells (1999), Durli (2008), Freire (1996), Gatti (2010), Hetkowski (2012), Lemos (2003), Levy (1998), Lima Junior (2007), Luckesi (1997) Macedo (2002), Martins (2010), Menezes (2005), Moran (2008), Ribeiro (2002), Oliveira (2010), Pretto (1996), Kenski (2007), Santos (2011), Silva (2011), Soares (1999) entre outros.
- ItemSingularidades e diversidades socioculturais na educação profissional: um estudo da identidade estudantil no IFBA- Campus Seabra(2017-12-15) Ribeiro, Jeovângela de Matos Rosa; Sales, Marcea Andrade; Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho; Faria, Marcelo Oliveira deO presente trabalho resulta da pesquisa sobre as Singularidades e Diversidades Socioculturais na Educação Profissional: um estudo da identidade estudantil no IFBA, Campus Seabra, que surgiu da inquietação em compreender como se constitui a identidade dos discentes dessa instituição, considerando a diversidade sociocultural existente nesse Campus. Na pesquisa investiguei a identidade do estudante da Educação Profissional, sua origem socioeconômica, seu modo de ser e estar no mundo, seu sentimento de pertencimento ao lugar onde vive. Atenta a isso, busquei desenvolver o estudo através do objetivo de identificar as contribuições do processo educativo no IFBA para os deslocamentos da identidade estudantil, fortalecendo a construção de novas identidades e caracterizar os elementos da identidade pessoal do estudante do IFBA, que relacionados aos elementos constitutivos da identidade dos demais discentes, o identifique como educando desse Instituto. Para embasamento teórico da pesquisa no que se refere à Educação Profissional, dialogo com Bezerra (2013) e Pereira (2012), para entender o processo histórico da Educação Profissional e o sujeito a quem destina. Para discutir identidade trago as contribuições de Hall (2015), Santos (2008), Taylor (2005), Binja (2015) e Silva (2014), como aporte para entender o processo de deslocamento da identidade discente; e para discutir a diversidade cultural na educação recorro a Candau (2012), Fleuri (2009) e Canen (2001), dentre outros que trouxeram rica contribuição a outras temáticas surgidas ao longo da pesquisa. Em se tratando de uma pesquisa em educação foi adotada a abordagem qualitativa, com a vertente fenomenológica, do tipo de pesquisa participante. Como dispositivos para a construção de informação foram utilizados questionário, entrevista semiestruturada, grupo focal e análise documental. A escuta dos participantes da pesquisa resultou nesse Documento Referencial, organizado através de proposições compostas de um conjunto de ações para o processo educativo do Instituto, envolvendo os servidores (docentes e técnicos), bem como os educandos, a serem implantadas no IFBA Campus Seabra, que objetivam fortalecer a valorização das identidades existentes nas diversidades socioculturais dos estudantes, objetivando contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas no Instituto.