Navegando por Autor "Sales, Márcea Andrade"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item6 Itens Básicos Sobre Periódicos Científicos Eletrônicos Vinculados à Pós-Graduação Stricto Sensu(2021-12-29) Sales, Márcea Andrade; Viana, Gilvania ClementeEste guia tem o objetivo de apresentar algumas das principais informações presentes no universo dos periódicos científicos eletrônicos no âmbito da Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Estão aqui relacionados elementos que possibilitam um conhecimento introdutório sobre as caracteristicas básicas necessárias a estrutura de um períodico científico eletrônico.
- Item6 Itens Básicos Sobre Periódicos Científicos Eletrônicos Vinculados à Pós-Graduação Stricto Sensu(2021-12-29) Sales, Márcea Andrade; Viana, Gilvania Clemente
- ItemCrise contemporânea da educação profissional técnica de nível médio: cenário da educação profissional em uma escola estadual do município de Jacobina-Ba(2019) Alves, Gustavo Ellias de Carvalho; Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho; Sales, Márcea Andrade; Silva Filho, PenildonEste trabalho dissertativo interpretou a formação em Nível Médio diante dos desafios do mundo do trabalho e, especificamente, o processo de formação Profissional Técnica de Nível Médio, com participantes da investigação (estudantes egressos do curso e professores da escola). O caminho metodológico da pesquisa de concepção praxiológica firma-se na perspectiva da pesquisa qualitativa e faz uma opção pela entrevista narrativa e World Café como dispositivos de (des)construção e coleta de informações. Ela está diretamente ligada à lógica da pesquisa-formação-participante, cujo método só é possível no final – método como caminho - e está permeado pelos Estudos Culturais das políticas públicas para o Ensino Médio (EM). A pergunta fundante volta-se para a compreensão da crise do Ensino Técnico Profissionalizante de Nível Médio no cenário contemporâneo brasileiro, a partir da realidade da Educação Profissional Técnica de Nível Médio de uma instituição pública no município de Jacobina-BA, para construir uma possibilidade de intervenção, no âmbito da gestão escolar, especialmente na área pedagógica. Para tanto, propõe criar um grupo de estudos da Educação Profissional, em articulação com as partes envolvidas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio da escola e do município de Jacobina-BA, para o alinhamento de projetos e ações conjuntas para essa modalidade escolar. A partir das configurações subjetivas dos estudantes e dos professores do EM poderá ser possível propor mudanças e orientações no lócus pesquisado apresentando e problematizando os resultados deste processo investigativo. Este processo investigativo-interventivo deverá, ainda, contribuir com outras instituições do município nessa modalidade educacional, instituindo um processo colaborativo para identificar e contextualizar as suas principais dificuldades e potencialidades, compreendendo as interferências das políticas públicas que, nem sempre, contemplam as diversidades dos espaços de formação.
- ItemFormação pela experiência no cotidiano escolar: diálogos sobre os saberes docentes no município de conceição do coité(2020-11-15) Avelino, Tatianne dos Santos Souza; Oliveira, Iris Verena Santos de; Sales, Márcea Andrade; Sá, Maria Roseli Gomes Brito deEste texto apresenta tessituras da formação docente a partir de narrativas de experiências que se desenharam nos aconteceres da vida cotidiana na escola e que compõem a minha trajetória. A pesquisa considerou as negociações e agenciamentos que construímos nas relações com o outro e que constituem os processos formativos no contexto escolar. Trata-se de uma investigação produzida a partir dos modos de fazer pesquisa nos/dos/com os cotidianos, ao passo que tomo a narrativa autobiográfica e o relato de si como possibilidades para formação docente. Os caminhos da pesquisa borram minhas certezas e convicções. Nesse sentido, fazer pesquisa com e não sobre os cotidianos, gerou desestabilizações que me fizeram perceber o processo de formação docente a partir do tornar-se o que se é. Aciono o Grupo de Experiências (GE) como proposta metodológica interventiva, marcando as narrativas de experiências em seu potencial de formação, no processo de construção de cenários de pesquisa propostos para professoras das escolas dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede pública municipal, situadas na cidade de Conceição do Coité, interior da Bahia.
- ItemGestar II: proposta de formação continuada e suas contribuições para a prática pedagógica do professor de matemática(2016-07-25) Santana, Cecília Cabral Mascarenhas de; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Sales, Márcea Andrade; Roseira, Nilson Antônio FerreiraA presente pesquisa elegeu como objeto de estudo a docência e sua relação com a formação continuada de professores no âmbito do Programa GESTAR, considerando a problemática enfrentada no ensino da Matemática no espaço público escolar. Este trabalho volta-se para a formação continuada dirigida a professores de Matemática dos anos Finais do Ensino Fundamental, identificando as contribuições e limites evidenciados no processo de ensino da Matemática escolar. Esta investigação se ancorou nas contribuições de Garcia (1998), Fiorentini (2000), Nóvoa (2002), Perrenoud (2002), Tardif (2007), Gatti (2009), D‟Ambrósio (2010), Ramalho (2014) e Veiga (2012), como autores que subsidiaram a investigação. A pesquisa teve como objetivo central analisar a proposta de formação continuada ofertada pelo Programa GESTAR, na perspectiva de suas contribuições para a prática pedagógica do professor no processo de ensino da Matemática escolar. Trata-se de uma pesquisa alicerçada na perspectiva qualitativa, inspirada no paradigma epistemológico da hermenêutica. Como aporte na delimitação da metodologia, utilizamos como autores Ludke e André (1986), Bardin (1997), Ghedin e Franco (2008), Gil (2010) e Minayo (2011). A pesquisa realizou-se tendo como referências a entrevista semiestruturada e observações participantes das aulas de Matemática em duas escolas estaduais da cidade de Senhor do Bonfim/BA. Utilizamos ainda como dispositivo da pesquisa o Caso de Ensino aplicado junto à equipe gestora, coordenação e professores de Matemática em encontros de Atividade Complementar. Investigamos as necessidades e as dificuldades enfrentadas pelos docentes na viabilização de suas práticas pedagógicas na escola. Os resultados revelaram que todos os professores participantes da pesquisa consideraram importante o processo formativo do Programa GESTAR, bem como todo o suporte, acompanhamento/intervenção viabilizados pelos formadores em suas ações formativas. Entretanto, apontam a ausência de novos materiais (suportes pedagógicos), de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento de ações planejadas na escola e de apoio da gestão para o desenvolvimento das atividades no contexto escolar. Outro achado da pesquisa, apresentado nos momentos de observação participante diz respeito à existência de contextos que estabelecem relações entre teoria e prática, uma vez que os docentes reconhecem a importância de se trabalhar a partir de situações-problema no ensino da Matemática, mesmo evidenciando que essa prática tem ocorrido ainda de forma tímida em alguns contextos de ensino. Situações contextualizadas com outras disciplinas, utilização de outros materiais didáticos, que não somente o livro didático, elaboração de sequências didáticas em consonância com contextos atuais e significativos à vida do estudante, criados pelos próprios docentes, foram apontados como pontos positivos nos processos de ensino. Nesse sentido, apresentamos as informações emergentes do campo, sistematizadas em uma Cartografia das Práticas Pedagógicas.
- ItemResponsabilidades institucionais para a formação de professores no semiárido baiano e o papel da universidade: uma cartografia possível(2019-06-19) Santos, Ivete Teixeira dos; Sales, Márcea Andrade; Mendonça, Lívia de Carvalho; Neiva, Luiz Paulo de Almeida; Jesus, Rosane Vieira deEste texto reflete um esforço de pesquisa no qual intenciono compreender o papel da Universidade e as suas responsabilidades institucionais para a Formação de Professores, no município de Euclides da Cunha/BA. Em seu percurso, busquei cartografar o que passa, o que acontece, e como os sujeitos envolvidos na pesquisa vivenciam este movimento, identificando cursos de formação de professores oferecidos pela UNEB, através do Campus XXII - Euclides da Cunha; bem como suas ressonâncias na formação docente no Território de Identidade Semiárido Nordeste II. Metodologicamente, o texto foi produzido segundo os pressupostos da investigação Narrativa e da Cartografia, com aporte teórico principal dos filósofos Deleuse e Guattari (2011), Passos e Kastrup e (2009), Clandinin e Connelly (2015). A cartografia foi desenvolvida a partir do entrecruzamento dos depoimentos e relatos de vinte e sete sujeitos, e por diferentes caminhos provocados por encontros com autores que discutem formação docente; questões relacionadas à Universidade e políticas públicas educacionais voltadas à formação docente, dos quais destaco: Boaventura (2009), Fialho (2005), Veiga (2008), Gatti, Barreto e André (2011), Pimenta (2009), André (2016), Nóvoa (2011), Saviani (2009), Santos (2004), Zabalza (2007), Ball e Mainardes (2011) e Mainardes (2006). Para a produção de informações qualificadas fiz levantamento documental, a partir do Projeto de Desenvolvimento Institucional da UNEB; de Leis e Documentos Oficiais que regulamentam a formação docente no Brasil, que regulamentam as Políticas Públicas voltadas à formação docente no Brasil; e do Projeto de Implantação e Reconhecimento dos Cursos de formação de professores. Valorizando a narrativa como dispositivo de pesquisa, acionei Grupos de Discussão (Dialogais) para o diálogo com gestores do Campus XXII, representantes da Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo Territorial de Educação – NTE. Além disso, recebi Cartas Narrativas, escritas por estudantes egressos dos cursos ofertados pelo Campus XXII/Euclides da Cunha, mobilizando relatos destes partícipes da pesquisa. Os resultados apontam que a Universidade, embora possua grandes potencialidades no requisito formação inicial de professores, ainda necessita de ajustes no currículo, e apresenta total fragilidade nos requisito formação continuada e aproximação com escola e comunidade. Assim, esse estudo, pode favorecer o desenvolvimento de possíveis reorientações de ações desenvolvidas pela nossa Universidade, com o intuito de contribuir para as discussões sobre formação de professores da Educação Básica no interior dela.
- ItemO Uso da Autobiografia na Construção Da Narrativa: memórias do processo de implantação do IFBA no município de Salinas da Margarida(2016-06-12) Dória, Patricia Maria Otto; Machado, Célia Tanajura; Sales, Márcea Andrade; Barbosa, Sônia Regina SalesEste trabalho tem como objetivo documentar o processo de implantação do instituto Federal da bahia (IFBA) no Município de Salinas das Margaridas.