Navegando por Autor "Sales, Eduardo Souto Maior"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCurrículo proposicional/hipertextual e tecnologia da informação: um estudo de caso na licenciatura em computação do IFBA – Campus Santo Amaro(2016-04-29) Sales, Eduardo Souto Maior; Lima Junior, Arnaud Soares de; Abreu, Roberta Melo de Andrade; Leite Júnior, Jorge Costa; Rocha, José Claudio; Silva, Obdália Santana FerrazA ubiquidade da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está presente no cotidiano social, atuando praticamente em todas as atividades das áreas do conhecimentohumano. Na Educação pesquisas apontam as potencialidades das TIC como uma grande aliada no desenvolvimento de processos pedagógicos que contribuem com o ensino e a aprendizagem; no entanto, o que se percebe na prática é o uso instrumental da tecnologia para reprodução, assimilação e transmissão de conteúdos. A tese investiga a relação do currículo e TIC, em particular a Tecnologia da Informação (TI), por compreender que o uso instrumental e mecanicista da TI nos processos pedagógicos está atrelado à concepção curricular tradicional/moderna baseada na epistemologia racional científica. O trabalho está fundamentado na epistemologia proposicional, na abordagem curricular proposicional/hipertextual e na concepção de técnica e tecnologia baseada na perspectiva criativa e transformativa do conceito grego de teckné. Tem como objetivo principal compreender e explicitar as contribuições da abordagem curricular proposicional/hipertextual para o currículo, enfatizando as possíveis relações para o uso não instrumental da TI no âmbito da educação escolar. Para alcançar o objetivo foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa com abordagem exploratória edescritiva na Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/Campus Santo Amaro. O processo de investigação se baseou na análise documental dos documentos relacionados com a elaboração do projeto pedagógico do curso (PPC) e de suas expressões curriculares, visando à compreensão da epistemologia e concepção de técnica/tecnologia que fundamentou sua construção. Com base na análise do estudo realizado foi constatado que o PPC é fundamentado e estruturado segundo a epistemologia científica moderna, da mesma forma, a TI segue os princípios científicos do uso instrumental e mecanicista incorporada nas práticas pedagógicas. Como contribuição, a pesquisa sugere indicadores qualitativos epistemológicos e curriculares, no sentido de aproximar a concepção/prática curricular de uma abordagem proposicional/hipertextual criativa e transformativa, pertinente com a emergênciatecnológica contemporânea, numa perspectiva informacional e comunicacional.
- ItemPrática pedagógica do professor de tecnologia: um estudo de caso na licenciatura em pedagogia em uma instituição privada confessional de ensino superior em Salvador(2018-12-19) Barros, Osimara da Silva; Lima de Júnior, Arnaud Soares de; Sales, Eduardo Souto Maior; Almeida, Djalma FiuzaEsta investigação buscou compreender os estruturantes da prática pedagógica da professora de tecnologia na Licenciatura em Pedagogia em uma IES privada e confessional de Salvador. O estudo pautou-se nos princípios epistemológicos da pesquisa qualitativa, ancorando-se nas bases metodológicas do Estudo de Caso fundamentado em Yin (2010), com objetivo de dar uma contribuição teórica, com vistas a acentuar o conhecimento a respeito da prática pedagógica com fundamento no princípio criativo transformativo. Foram utilizados como instrumentos metodológicos de coleta e análise de evidências: documentos e entrevistas semiestruturadas. O estudo aborda uma discussão acerca da prática pedagógica do professor de tecnologia, problematizando a Formação Inicial de Professores, a saber, a Licenciatura em Pedagogia. Como principais pressupostos teóricos temos Lima Jr (2005; 2006; 2007) que discute Tecnologia como um Processo Tecnológico criativo transformativo; Lévy (1993; 1999) que discorre sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação e a Cibercultura, e Candau (2014a; 2014b) que dialoga sobre a didática e a prática pedagógica e articula as primícias destacadas e desprezadas pelas correntes pedagógicas historicamente praticadas no Brasil. As discussões relacionadas à Licenciatura em Pedagogia, no campo da tecnologia, foram norteadas a partir de Saviani (2009; 2012; 2013) e Gasparin (2012). O estudo das evidências levantou indicadores para a formação inicial do professor tecnológico considerar a tecnologia na abordagem do processo criativo transformativo como um estruturante da prática pedagógica na Licenciatura em Pedagogia enquanto formação inicial do educador; Também ponderou para a lógica das TIC conectada em rede como uma fundamento de interação e participação importante a noção pedagógica na atualidade, já que é a forma do homem de produzir materialmente e intelectualmente nesse tempo; Compreender e apropriar tais nexos nas bases dos encaminhamentos da prática pedagógica contextualizando as dimensões da técnica e do humano e do potencial do ser.