Navegando por Autor "Sacramento, Douglas Santos do"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMobile learning: o uso do smartphone como ferramenta auxiliadora no desenvolvimento da autonomia do aprendiz de língua inglesa na comunidade de Conceição do Coité – BA(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Sacramento, Douglas Santos do; Eluf, Cristina Arcuri; Eneas, Brisa; Gertrude, LíbiaO presente trabalho propôs-se apontar como a utilização das TIC’s(tecnologias da informação e comunicação) nesta pesquisa especificamente o uso do aparelho celular smartphone que pode auxiliar os estudantes de Língua Inglesa (LI) a alcançarem um nível maior de autonomia utilizando-se dos recursos de maneira autônoma. Foi analisado quais as potencialidades do smartphone como ferramenta auxiliadora no desenvolvimento da autonomia da LI por estudantes graduandos do Curso de Letra/Inglês da UNEB – Departamento de Educação –Campus XIV , que faziam utilização do aparelho, bem como as questões relativas a aprendizagem de LI no contexto universitário e fora dele com o auxílio desse gadget. A escolha do tema que norteia a pesquisa desse trabalho, surgiu em virtude da relevância que esses aparelhos estão adquirindo na vida das pessoas, dos estudantes em geral, no âmbito acadêmico, neste sentido procuramos investigar as maneiras pelas quais o estudante de LI pode utilizar o aparelho para aumentar a autonomia na aprendizagem, para assim poder aperfeiçoar as quatro habilidades presentes no processo de ensino/aprendizagem da LI: speaking, listening, writing e reading. Objetivamos, assim demonstrar como aprendizes de LI podem inserir essa tecnologia (Smartphone) em sua “rotina” de aprendizado da LI de modo mais efetivo e eficaz, fazendo uso dessa tecnologia a seu favor na aquisição da LI. Tornar-se mais independente e autônomo em seus estudos e não somente utilizar o aparelho como meio de comunicação. Isto posto vale salientar que o uso das tecnologias para o aprendizado não “elimina”, ou descarta a necessidade de um professor presencial.