Navegando por Autor "SILVA, Osni Oliveira Noberto da"
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- ItemAnálise dos anais do grupo de trabalho temático (GTT) Escola do Conbrace 2009-2013: um estudo sobre a educação física na educação infantil.(2015) PINTO, Luciene Pereira da Costa; RAMOS, Michael Daian Pacheco; SILVA, Osni Oliveira Noberto da; CRUZ, Amália Catharina SantosO presente trabalho analisa a forma como vem se apresentando as orientações teóricas e metodológicas no trato da Educação Física na Educação Infantil presentes na produção de trabalhos do Grupo de Trabalho Temático Escola nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) e Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE) entre os anos de 2009, 2011 e 2013. Nosso problema de pesquisa foi: quais as orientações teóricas e metodológicas no trato com a Educação Física na Educação Infantil presentes na produção do Grupo Temático Escola nos anais do CBCE, entre 2009 a 2013? O objetivo geral foi analisar as orientações teóricas e metodológicas no trato com a Educação Física na Educação Infantil presentes na produção do Grupo Temático Escola nos anais do CBCE, entre 2009 a 2013. Nossa metodologia foi baseada no materialismo histórico-dialético, e quanto a sua natureza realizamos uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica. Nossa coleta de dados baseou-se em 8 (oito) artigos que correspondiam a temática: Educação Física e Educação Infantil. Encontramos os seguintes resultados: 1) Observamos um déficit na produção científica dos trabalhos apresentados nos anos (2009, 2011 e 2013) sobre a Educação Física na Educação Infantil; 2) As orientações teóricas e metodológicas propostas pelos artigos analisados para a Educação Física na Educação Infantil: ocorrem em oposição a visão tecnicista, esportivista e biologista. 3) Debatem o "método" e o "saber pedagógico; 4) Os autores dos artigos compreendem a importância da Educação Física na Educação Infantil; 5) Refletem a urgência em novas pesquisas que ampliem e promovam novas discussões sobre a temática.
- ItemO atletismo nas aulas de educação física das escolas públicas da cidade de Serrolândia - BA(2014) SAMPAIO, Allanthêvson de Sá; SILVA, Osni Oliveira Noberto daEste trabalho monográfico é motivado a partir da questão de como o conteúdo pedagógico do atletismo vem sendo trabalhado nas aulas de Educação Física das escolas públicas da cidade de Serrolândia - BA? Está dividido em cinco capítulos, na seguinte ordem, introdução, referencial teórico, metodologia, análise dos dados e conclusão. No estudo desenvolvido, há o desejo por compreender o trabalho pedagógico do professor, assim será capaz de visualizar acertos e equívocos na construção de novas ideias. Teve como objetivo geral: compreender como o conteúdo pedagógico do atletismo vem sendo trabalhado nas aulas de Educação Física das escolas públicas da cidade de Serrolândia – BA, tendo como objetivos específicos à busca por: 1. Verificar se nas aulas de Educação Física, das escolas públicas da sede do município de Serrolândia – BA está sendo ofertado aos discentes o conteúdo pedagógico referente à modalidade esportiva, Atletismo. 2. Identificar quais as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores quando ensinam o conteúdo Atletismo. O referencial teórico foi dividido em três eixos temáticos: 1. O atletismo enquanto elemento cultural. 2. O atletismo na formação do profissional de Educação Física. 3. O ensino do atletismo na escola. Para chegar aos objetivos, desta pesquisa utilizou-se da metodologia qualitativa, a pesquisas foi classificada como exploratória e, estudo de campo, tendo como instrumento de pesquisa o questionário semiestruturado. Analisou os dados e chegou à conclusão de que mesmo, com as dificuldades o atletismo vem sendo trabalhado como conteúdo pedagógico, embora os professores deixem claro que possuem muitas limitações quanto à estrutura e materiais pedagógicos. Conclui-se também, que os professores utilizam em suas atividades pedagógicas, metodologias de cunho esportivo e de certa forma voltada para os procedimentos técnicos esportivos. Neste momento, é importante salientar que esta pesquisa não tem intuito de julgar a prática do professor. Esta pesquisa vem para elucidar e, entender quais as formas de trabalho metodológico são desenvolvidas nas escolas da cidade de Serrolândia.
- ItemCondições de trabalho docente na educação básica: um estudo sobre a rede pública (zona urbana e rural) na cidade de Serrolândia-Bahia(2017) ARAÚJO, Carolina Maia de; RAMOS, Michael Daian Pacheco; NOVA, Jessica Vitorino Silva Terra; SILVA, Osni Oliveira Noberto daEsta pesquisa tem como objeto de estudo as condições de trabalho docente na cidade de Serrolândia-Bahia e apresenta como problema: em quais condições os professores realizam o seu trabalho nas escolas de educação básica da cidade de Serrolândia-Bahia? Apontamos como objetivo geral analisar em quais condições os professores da educação básica na cidade de Serrolândia-Bahia realizam seu trabalho docente, a fim de subsidiar a elaboração de políticas públicas educacionais para a melhoria da educação. Elencamos como objetivos específicos: 1) produzir um diagnóstico sobre o perfil dos docentes da educação básica da cidade de Serrolândia-Bahia; 2) compreender as condições de trabalho dos professores de educação básica, relacionando com estudos desenvolvidos no Brasil e;3) analisar em que medida as políticas educacionais vêm afetando as condições de trabalho do docente, bem como de que maneira os docentes vêm respondendo ao conjunto de proposições das políticas educacionais atualmente. Do ponto de vista metodológico optamos por uma abordagem quantitativa (Survey) e qualitativa (Estudo de Campo), utilizando-se da aplicação de um questionário (semiestruturado). Utilizamos como técnica de análise dos dados a análise estatística e a análise crítica. Nossos sujeitos colaboradores foram os docentes da educação básica do ensino público da zona urbana e rural da rede municipal de Serrolândia-Bahia. Entre os principais resultados encontrados: a) constatamos que a maior parte dos docentes são do sexo feminino; possuem idade entre 40 a 49 anos; se auto declararam pardos e brancos; são casados e possuem filhos; b) percebemos que a maioria dos docentes tem sua remuneração entre 1 a 2 salários mínimos; c) a maioria dos entrevistados se consideram insatisfeitos com a remuneração salarial e com a carreira; d) no que diz respeito à escolaridade, a maior parte dos docentes possui graduação completa; e) quanto às condições estruturais da escola, é grande o número de docentes que consideram regular e/ou ruim; f) a maioria dos docentes ao serem questionados sobre a possibilidade de poder recomeçar sua vida profissional sinalizaram que escolheriam trabalhar com a educação novamente, g)no que se refere à atuação e filiação dos docentes em sindicatos, a maioria deles possui filiação em algum sindicato, no entanto, existe um número considerável de docentes insatisfeitos com a atuação do mesmo, h) quanto à filiação a algum partido político apenas uma minoria possui filiação; i) no que diz respeito à classificação dos ruídos dentro e fora da sala de aula e fora da unidade escolar, a maioria dos docentes classificaram como razoável; j) na perspectiva da atual Política Nacional de Formação Docente a maior parte dos professores consideraram satisfatória, no entanto, ressaltaram uma necessidade de melhoria e; k) quanto ao Plano Nacional de Educação, a maioria dos docentes pontuou que conhece, inclusive suas metas e estratégias.
- ItemCondições de trabalho docente na educação infantil: um estudo sobre a rede pública municipal da cidade de Jacobina-Bahia(2017) SANTOS, Jéssica Pinho dos; RAMOS, Michael Daian Pacheco; NOVA, Jéssica Vitorino da Silva Terra; SILVA, Osni Oliveira Noberto daEsta pesquisa tem como objeto de estudo, as condições de trabalho docente na cidade de Jacobina-Bahia e apresenta como problema: em quais condições os professores da educação infantil realizam o seu trabalho nas escolas de educação básica da cidade de Jacobina-Bahia? Temos como objetivo geral analisar as condições de trabalho dos docentes da educação básica na cidade de Jacobina-Bahia, com a finalidade de subsidiar a elaboração de políticas públicas para Jacobina e região. E apontamos como objetivos específicos: a) compreender as condições de trabalho dos professores de Educação Básica, relacionando com estudos desenvolvidos no Brasil; b) produzir um diagnóstico sobre o perfil dos docentes da educação infantil da cidade de Jacobina-Bahia e; c) analisar em que medida as políticas educacionais vêm afetando a condição de trabalho do docente, bem como, de que maneira os docentes vêm respondendo ao conjunto de proposições das políticas educacionais atualmente. Como metodologia optamos por uma abordagem quantitativa (Survey) e qualitativa (Estudo de Campo). Realizamos então o estudo de campo, utilizando-se da aplicação de um questionário (semiestruturado). Utilizamos como técnica de análise dos dados a análise estatística e a análise crítica. Os sujeitos colaboradores desta pesquisa foram os docentes da educação infantil, do ensino público municipal da zona urbana, do município de Jacobina-Bahia. Entre os principais resultados encontrados: a) verificamos que todos os docentes pesquisados são do sexo feminino; possuem idade entre 30 a 40 anos; b) a maioria se auto declararam pardos e negros, são casados e possuem filhos; c) a maioria dos docentes recebem entre 2 a 3 salários mínimos; d) a maioria dos entrevistados consideram-se insatisfeitos com a remuneração salarial; e) referente a escolaridade a maior parte dos docentes possui graduação completa; f) quanto a formação continuada todos os professores apontaram participar da jornada pedagógica; g) quanto às percepções sobre as políticas públicas observamos que a maior parte dos docentes não participaram da construção do Plano Municipal de Educação de Jacobina; h) no que se refere as condições estruturais da escola percebemos que a maior parte dos docentes consideram regular; i) a maioria dos docentes ao serem questionados sobre a possibilidade de poder recomeçar sua vida profissional sinalizaram que se pudessem escolher trabalhariam com a educação novamente; j) a maioria dos docentes não praticam exercícios físicos e tem alimentação regular; l) uma grande parte dos docentes se sentem preparados e muito preparados no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem; m) a maioria dos docentes são filiados ao sindicato e uma grande parte dos docentes não tem vínculo com partidos políticos.
- ItemA dança na escola numa perspectiva pedagógica: uma revisão sistemática(2014) MASCARENHAS, Rosângela Silva; MATURINO, Elmo; SILVA, Osni Oliveira Noberto da; CAVALCANTE NETO, Jorge Lopes; MATURINO, ElmoO presente estudo é uma pesquisa bibliográfica sobre as possibilidades de ensino do conteúdo dança dentro das aulas de Educação Física e teve como objetivo analisar por meio de revisão sistemática da literatura as implicações da dança nas aulas de Educação Física Escolar. Foram feitas buscas sistemáticas nas seguintes bases de dados: Scielo, Periódicos CAPES, Lilacs e Google acadêmico, além de periódicos específicos da Educação Física por meio dos descritores: Educação Física escolar, dança. A busca permitiu encontrar 6 artigos que foram analisados na íntegra, ficando claro que existe a possibilidade de aproveitamento desse conteúdo dentro das aulas de Educação Física e que o mesmo pode acrescentar algumas vantagens ao processo educacional. O estudo foi feito a partir de artigos que utilizaram basicamente questionários, entrevistas e observações, tendo como público alvo professores de Educação Física e alunos. Descobriu-se que grande parte dos estudos sobre dança na escola foi desenvolvida nas regiões sul e sudeste, o que nos faz questionar a respeito da importância que esse conteúdo possa ter nas outras regiões do país.De forma geral, observou-se uma limitação nas pesquisas de campo que abordem o conteúdo dança nas aulas de Educação Física escolar, contudo o presente estudo abre possibilidades para que publicações sobre a temática possam ser melhor debatidas, problematizadas e melhor sistematizadas no sentido de possibilitar o retorno pedagógico ao campo escolar, no qual a Educação Física se apropria.
- Item"Esportes de aventura" e "esportes radicais" nas Revistas Brasileiras de Educação Física no período de 1985 a 2015: uma análise bibliométrica(2017) SILVA, Crismilla dos Santos; NOVA, Jéssica Vitorino da Silva Terra; SILVA, Osni Oliveira Noberto da; RAMOS, Michael Daian PachecoA presente pesquisa procurou analisar de forma quantitativa e qualitativa os indicadores da produção cientifica publicada em periódicos nacionais da Educação Física sobre as temáticas ―Esportes de Aventura‖ e ―Esportes Radicais‖ nas últimas décadas. Para a realização desta pesquisa foi elencada a seguinte problemática: Quais são as principais características das publicações cientificas que tratam sobre a temática ―Esportes de Aventura‖ e ―Esportes Radicais‖ e como estes temas vem sendo discutidos nos periódicos nacionais da Educação Física no período de 1986 a 2015? A metodologia adotada foi técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento cientifico (Bibliometria). Os dados analisados quantitativas descritiva da pesquisa foram possíveis chegar a algumas reflexões e uma das reflexões aponta que existe pequena quantidade de artigos publicados entre 1986 a 2015 sendo que no total foram treze (13) artigos e as analises qualitativos aponta que poucos artigos estão vinculados a proposta pedagógica e mais ligados aos aspectos psicológicos relacionados à prática dos esportes. Percebemos que as características das publicações foram diferentes tanto a abordagem quanto a metodologia adotada, onde um dos principais fatores pode ser a falta de interesse pedagógico na inserção destes esportes na escola.
- ItemPolíticas públicas de lazer em Capim Grosso: de 1985 à 2015(2015) OLIVEIRA, Jilma da Silva Ferreira de; SILVA, Osni Oliveira Noberto daEste trabalho trata-se de uma análise documental onde se proporcionou estudar as políticas públicas de lazer no município de Capim Grosso durante seus trinta anos de emancipação política. A pesquisa tem por objetivo analisar as Políticas Públicas de Lazer no Município de Capim Grosso; os projetos criados pelo legislativo, e os que foram efetivados; além de avaliar as estruturas físicas dos espaços destinados às práticas do lazer. O trabalho apresenta alguns dos conceitos de lazer desde a Grécia antiga até os tempos mais atuais, além de discutir as diretrizes curriculares que regem a atuação do profissional de Educação Física onde mostra-se a possibilidade destes profissionais à frente de Secretarias ou Ministérios. Baseado na técnica de análise de conteúdo de Bardin, buscou-se analisar os documento com cuidado e observamos que o lazer no referido município está esquecido e com um entendimento equivocado, além de percebermos criatividade da população em supri a falta do lazer no município.
- ItemPsicologia do esporte e handebol: uma revisão sistemática(2015) ROCHA, Rodolfo Teixeira; SILVA, Osni Oliveira Noberto daO esporte de alto rendimento demostra a cada etapa melhor performance do atleta, como na modalidade de Handebol que vem em uma escala crescente em sua popularização, apresentando-se cada vez mais competitivo e acirrado, gerando uma maior exigência interna e externa, tanta cobrança move com o fator psicológico do atleta interferindo no seu desempenho em quadra obtendo resultado negativo no final da partida, onde é preciso recorrer a psicologia do esporte para uma intervenção no controle de manifestações psicológicas que compromete a equipe no momento do jogo. Dessa forma o objetivo do presente estudo é analisar por meio de revisão sistemática da literatura evidências de pesquisas que apresentem relação entre a psicologia do esporte e Handebol. Trata-se de uma metodologia de pesquisa do tipo qualitativa, do tipo descritivo, com delineamento do tipo revisão de literatura, sendo uma revisão sistemática realizada nas bases de dados: Lilacs, PubMed, Scielo, Sportdiscus e Periódicos CAPES utilizando-se dos seguintes descritores: Psicologia do Esporte and Handebol, onde foram adotados como critério para a inclusão dos textos: apenas artigos originais, em português, dos últimos 7 anos, onde foram selecionados 5 artigos que foram analisados minuciosamente completando os critérios estabelecidos. Nota-se que nas pesquisas nos bancos de dados sobre, psicologia do esporte e Handebol é bastante escassa, contudo dos artigos encontrados percebemos que o estudo da Psicologia do esporte aplicado ao Handebol é de fundamental importância, onde fica evidente que a preparação psicológica seja tanto no esporte individual ou coletivo, melhora do desenvolvimento do comportamento psicológico diante de situações de que o esporte proporciona e estimula, tento um atleta com melhor concentração e rendimento esportivo.
- ItemSaúde mental e níveis de atividade física de adolescentes escolares de Jacobina-BA.(2015-10-30) SANTOS, Claudemir Araujo; CAVALCANTE NETO, Jorge Lopes; COSTA, Laura Emmanuela Lima; SILVA, Osni Oliveira Noberto daO objetivo desse estudo foi verificar a relação entre problemas de saúde mental e os níveis de atividade física em adolescentes escolares da cidade de Jacobina-Ba. Tratou-se de um estudo transversal. A amostra foi composta por 34 escolares na faixa etária entre 13 e 15 anos. Os instrumentos utilizados foram o questionário Child Behavior Checklist (CBCL), para avaliação dos problemas de saúde mental dos escolares e o Questionário Internacional de atividade física – IPAQ, para avaliação dos níveis de atividade física dos sujeitos. Observou-se um maior percentual de adolescentes classificados como inativos (55,9%), e a prevalência de Transtorno mental foi de 14,7% entre os adolescentes escolares participantes deste estudo. Não foi observada diferença significativa na análise entre a associação de transtorno mental e níveis de atividade física. Ao se verificar possíveis associações dos níveis de atividade física e do transtorno mental dos adolescentes com os fatores sociais e familiares investigados no estudo, não foram encontradas diferenças significativas ao nível de p<0,05. Vale salientar, a necessidade de mais estudos inerentes á saúde mental e os níveis de atividade física, para entendermos uma possível relação existente entre a prática regular de atividade física e suas implicações na saúde mental.
- ItemTransformações do cérebro e mudanças corporais: adolescente e musculação(2016) OLIVEIRA, Nadja Luana Barros Cavalcanti; COSTA, Laura Emmanuela Lima; SILVA, Osni Oliveira Noberto da; SILVA, Rudval Souza daObjetivo: Realizar uma revisão da literatura para identificar aspectos da prática da musculação por adolescentes e sua influência no desenvolvimento do cérebro. Metodologia: Foi utilizada uma revisão sistemática em publicações das bases de dados, Periódicos CAPS, Bireme e PubMed referidas aos anos de 2006 à maio de 2016 foram analisados 14 trabalhos. Resultados: Apontam que o cérebro do adolescente passa por um processo de transformação próprio dos estágios de vida neste período; essas transformações físicas e cognitivas fazem com que o adolescente precise ajustar os mapas do corpo às novas posições do corpo no espaço; a musculação pode trazer benefícios físicos e cognitivos no adolescente. Considerações finais: O cérebro do adolescente sofre influências hormonais, cognitivas, mudanças de estruturas cerebrais. A musculação pode atuar como ferramenta complementar para ajudar o cérebro do adolescente a se reajusta à nova realidade corporal. E necessário que sejam realizados novos estudos com pesquisas que envolvam tal temática. Palavras-chave: Adolescente, Cérebro, Musculação.
- ItemUso de esteroides anabolizantes por praticantes de musculação: análise em um município baiano(2016-11-11) OLIVEIRA, Luana Lima de; CAVALCANTE NETO, Jorge Lopes; SILVA, Osni Oliveira Noberto da; COSTA, Laura Emmanuela LimaOs esteroides anabolizantes são substâncias oriundas do hormônio masculino testosterona e foram criados a princípio para fins terapêuticos. A utilização destas substâncias passou a ser frequente por indivíduos atletas e não atletas que buscam uma melhora na performance ou um aperfeiçoamento estético. Tornando-se comum o aumento do número de usuários de esteroides anabolizantes dentro das academias de musculação. Desta forma, o objetivo do presente estudo é investigar a prevalência do uso de esteroides anabolizantes por praticantes de musculação em um município Baiano. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória de cunho quantitativo com delineamento transversal/levantamento, sendo utilizado um questionário padronizado como instrumento para coleta de dados. Foram inclusos neste estudo os praticantes de musculação de ambos os sexos na faixa etária de 18 a 35 anos, que aceitaram participar do estudo por meio da ciência e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foram excluídos da pesquisa aqueles que não responderem pelo menos 50% do questionário. Constatou-se que 46% dos pesquisados fizeram ou fazem uso de esteroides anabolizantes, sendo 76,1% desses com finalidade estética. Observou-se que o número de mulheres que fazem ou fizeram uso destas substâncias (52,2%) foi superior ao número de homens (47,8%). Foi constatado que 71,7% dos usuários tem entre 18 e 25 anos e que 97,8% dos usuários dos esteroides anabolizantes não fizeram o uso com acompanhamento médico. Verificou-se que 93,5% dos indivíduos que fazem ou fizeram uso dos esteroides treina a pelo menos um ano. Os efeitos adversos apontados pelos usuários de esteroides foram aparecimento de espinhas (42,9%), ou estas associadas com agressividade (7,1%), aumento da libido (7,1%) e pressão alta (10,7%). O estudo deixa explícito o uso descontrolado dos esteroides anabolizantes por praticantes de musculação, que em sua maioria é de adultos jovens, do sexo feminino, com finalidade estética e nível de treinamento superior a um ano. Os esteroides foram conseguidos em sua maioria, com amigos, utilizados em parte com associação a outros medicamentos e suplementos. A elevada prevalência do uso destas substâncias deixa claro a existência de grande exposição à população, o que evidencia a carência de medidas para prevenção que venham esclarecer o que são os esteroides anabolizantes e as consequências do seu uso indiscriminado.
- ItemO uso de recursos ergogênicos por atletas e não atletas: uma revisão sistemática(2014) MATANO, Ariane Melo; SILVA, Osni Oliveira Noberto da; CALVANTE NETO, Jorge Lopes; RAMOS, MIchael Daian PachecoOs recursos ergogênicos tem intuito de melhorar o rendimento físico, podendo ser desde recursos nutricionais, mecânicos, psicológicos e farmacológicos utilizados para melhorar a performance. A utilização de recursos ergogênicos é uma pratica comum entre os atletas, hoje não só atletas tem feito uso destes recursos, também tem-se tornado cada vez mais popular o consumo destes recursos entre os não atletas. Esse aumento do consumo de recursos ergogênicos, motivou a realização do presente estudo, visando que este pode trazer benefícios tanto quanto malefícios. Contudo é escasso a discursão sobre os malefícios e benefícios propostos pela utilização de ergogênicos Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi analisar por meio de revisão sistemática da literatura, estudos sobre o uso de ergogênicos por atletas e não atletas. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, do tipo descritivo, com delineamento do tipo revisão de literatura, sendo uma revisão sistemática realizada nas bases de dados: Lilacs, PubMed, Scielo, Sportdiscus e Periódicos CAPES utilizando-se dos seguintes descritores: Recursos Ergogênicos Foram adotados como critério para a inclusão dos textos: apenas artigos originais, dos últimos 5 anos, em português. Dessas buscas realizadas nas bases de dados foi encontrado um total de 17 artigos na busca inicial, no qual foram analisados minunciosamente, inicialmente os títulos, resumos, e os textos na integra, assim foram selecionados 06 artigos que preencheram os critérios estabelecidos. Observou-se que as publicações relacionadas aos benefícios e malefícios do uso de recursos ergogênicos por atletas e não atletas ainda é bastante limitada, uma vez que ficou evidente a necessidade de informações sobre a utilização dos recursos ergogênicos, as práticas que são consideradas de risco na utilização dos mesmos e a eficácia e benefícios que muitos ergogênicos podem proporcionar aos diferentes públicos tanto os atletas quanto os não atletas. Nesse sentido ficou evidente a necessidade de estudos que venham abordar informações tais como o uso indiscriminados dos recursos ergogênicos, estudos que mostrem os malefícios que este uso inadequado pode provocar e estudos que abordem benefícios de sua utilização para que através das análises e resultados dos mesmos, possam existir informações suficientes para advertir a população sobre seu uso, e alertar os consumidores atletas e não atletas.