Navegando por Autor "SANTOS, Naiara da Silva Dias dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO ensino de história para surdos na educação bilíngue: um estudo de caso no Centro Educacional Sons do Silêncio (CESS) em Salvador/BA(UNEB, 2018-03-01) SANTOS, Naiara da Silva Dias dos; ALMEIDA, Cínthia Nolácio deEsta monografia é o resultado de uma pesquisa desenvolvida que teve como objetivo geral buscar compreender como são desenvolvidas as práticas pedagógicas e avaliativas no componente curricular de História na perspectiva da educação bilíngue para estudantes surdos no Centro Educacional Sons do Silêncio (CESS) em Salvador/BA. Trata-se de uma pesquisa de enfoque qualitativo, cujo percurso metodológico desenvolvido inspirou-se nos pressupostos teóricos e metodológicos do estudo de caso (YIN, 2001). Esta pesquisa foi desenvolvida tendo como orientação os princípios teóricos propostos por Guimarães (2012), Bittencourt (2017), Campello (2008), Fernandes (2007), Lodi (2013), Lacerda (2014), Almeida (2015), dentre outros. Como instrumentos de construção de dados, utilizou-se o protocolo de observação participante com registros em diário de campo, no qual foram observadas cinco (05) aulas de Histórias em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 3º ano do Ensino Médio, além da aplicação da entrevista semiestruturada e de questionário com os dois professores de História desta instituição e da pesquisa documental (Projeto Político Pedagógico, Planos de Curso de História e Ementas dessa matéria). Como técnica de análise, utilizei a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2009), na qual foram analisadas as categorias emergentes em campo. Como resultados desta pesquisa, o processo de investigação possibilitou constatar que o ensino de História para surdos na educação bilíngue confere centralidade à mediação direta por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), língua usada pelos surdos brasileiros como primeira língua para se comunicar e interagir com o mundo. Constatei a importância da pedagogia visual para o ensino de História, bem como a relevância de um currículo bilíngue que atenda as especificidades dos estudantes surdos, possibilitando-os se perceberem como autores de sua própria história, empoderando-os para assumirem espaços de poder. Por fim constatei a importância de haver uma equidade entre as línguas (Libras e Língua Portuguesa) nos processos avaliativos envolvendo os surdos de modo lhes possibilitar que evidenciem adequadamente seus saberes e suas aprendizagens construídas no percurso acadêmico.