Navegando por Autor "SANTOS, Laiane Oliveira dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemContribuições do Teatro para apreensão de temas emergentes da Geografia: o caso do grupo artefato no município de Serrolândia-Ba(2017-12-15) SANTOS, Laiane Oliveira dos; SANTOS, Ivaneide Silva dos; FERREIRA, Carlos Lima; ARAÚJO, Joseane GomesEsta pesquisa é o resultado da investigação acerca das contribuições do teatro para apreensão de temas emergentes da Geografia: o caso do grupo Artefato no município de Serrolândia-Ba. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, na medida em que busca analisar as particularidades das falas dos sujeitos envolvidos na mesma, com caráter exploratório, utilizando como método de estudo a dialética. Para a realização da pesquisa utilizamos um questionamento base: Quais as contribuições do grupo Artefato em Serrolândia – BA para apreensão de temas emergentes da Geografia? Como instrumentos para coleta de dados foram utilizadas entrevistas estruturadas e semiestruturadas, bem como a realização de grupos focais. Também foram analisados vídeos e fotografias do referido objeto de pesquisa. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as contribuições do grupo de teatro Artefato no município de Serrolândia-Ba para apreensão de temas emergentes da geografia. Tendo como objetivos específicos perceber como o grupo Artefato promove a apreensão de temas emergentes da geografia; analisar de que forma o público das peças apreendem a mensagem transmitida; identificar se o público das peças utiliza o conhecimento adquirido através das mesmas no contexto social no qual fazem parte. Consideramos que a pesquisa apresenta benefícios para a educação geográfica, uma vez que estudou como um segmento da sociedade civil pode contribuir para discussão e apreensão de temas emergentes da geografia, e também será de grande relevância para a população da cidade de Serrolândia – BA, pois, não há pesquisas científicas sobre a atuação do grupo Artefato na cidade. Os resultados da pesquisa nos revelam que o teatro, através da sua linguagem artística, e ludicidade, ao discutir temas geográficos, contribui para apreensão de temas emergentes da geografia.