Navegando por Autor "SANTOS, Ivaneide Silva dos"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemContribuições do Teatro para apreensão de temas emergentes da Geografia: o caso do grupo artefato no município de Serrolândia-Ba(2017-12-15) SANTOS, Laiane Oliveira dos; SANTOS, Ivaneide Silva dos; FERREIRA, Carlos Lima; ARAÚJO, Joseane GomesEsta pesquisa é o resultado da investigação acerca das contribuições do teatro para apreensão de temas emergentes da Geografia: o caso do grupo Artefato no município de Serrolândia-Ba. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, na medida em que busca analisar as particularidades das falas dos sujeitos envolvidos na mesma, com caráter exploratório, utilizando como método de estudo a dialética. Para a realização da pesquisa utilizamos um questionamento base: Quais as contribuições do grupo Artefato em Serrolândia – BA para apreensão de temas emergentes da Geografia? Como instrumentos para coleta de dados foram utilizadas entrevistas estruturadas e semiestruturadas, bem como a realização de grupos focais. Também foram analisados vídeos e fotografias do referido objeto de pesquisa. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as contribuições do grupo de teatro Artefato no município de Serrolândia-Ba para apreensão de temas emergentes da geografia. Tendo como objetivos específicos perceber como o grupo Artefato promove a apreensão de temas emergentes da geografia; analisar de que forma o público das peças apreendem a mensagem transmitida; identificar se o público das peças utiliza o conhecimento adquirido através das mesmas no contexto social no qual fazem parte. Consideramos que a pesquisa apresenta benefícios para a educação geográfica, uma vez que estudou como um segmento da sociedade civil pode contribuir para discussão e apreensão de temas emergentes da geografia, e também será de grande relevância para a população da cidade de Serrolândia – BA, pois, não há pesquisas científicas sobre a atuação do grupo Artefato na cidade. Os resultados da pesquisa nos revelam que o teatro, através da sua linguagem artística, e ludicidade, ao discutir temas geográficos, contribui para apreensão de temas emergentes da geografia.
- ItemA (des) articulação da geografia acadêmica e escolar no contexto do estágio supervisionado da Universidade do Estado da Bahia-Uneb, campus IV Jacobina-Ba(2018-03-01) SANTOS, Aline Rios da Silva; JESUS, Quele Oliveira de; ARAÚJO, Joseane Gomes de; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Ivaneide Silva dosO presente trabalho monográfico buscou identificar os dilemas da (des) articulação da Geografia acadêmica e escolar no contexto do Estágio Supervisionado na Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Campus de Jacobina, bem como, analisar até que ponto os conhecimentos geográficos construídos na universidade dialoga com a geografia escolar, durante o estágio supervisionado. O Estágio Supervisionado consiste em uma das mais relevantes etapas no processo educativo de ensino-aprendizagem, pois permite ao aluno estagiário operacionalizar o aprendizado adquirido nas práticas acadêmicas fora da universidade, tendo a oportunidade de intervir na realidade educacional, colocando em prática a teoria adquirida ao longo do curso e diante dos resultados obtidos poderá nortear sua práxis pedagógica, pois é nesse momento que o estagiário assume autonomia em relação ao campo de atuação. E para que tal processo seja de fato consolidado é necessário que o futuro professor de geografia tenha uma boa formação dentro da academia, onde os conhecimentos geográficos construídos na universidade possam dialogar com a geografia escolar. Para alcançar os objetivos propostos foi realizada análise bibliográfica e revisão documental, também trabalhamos com aplicação de questionários semiestruturados com os graduandos do curso de Geografia da UNEB, campus IV que estavam cursando o componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia IV, no semestre de 2017.1 a fim de coletar dados e informações que possibilitassem responder os questionamentos levantados. Através desses, foi possível mensurar alguns impasses durante o Estágio Supervisionado, uma vez que nem sempre existe conexão entre dos conteúdos trabalhados nas universidades com aqueles ensinados nas instituições básicas, bem com, as dificuldades pelos graduandos de ressignificar os conhecimentos acadêmicos para a sala de aula.
- ItemDo remoto ao presencial: impactos da pandemia de covid -19 no ensino de geografia Jacobina - Bahia 2022.(2022-12) RIOS, Camila Silva ; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Ivaneide Silva dos; JESUS, José AlvesA propagação do Novo Coronavírus Sars-CoV-2 e a incorporação do ensino remoto emergencial levou os estudantes das diversas classes escolares a terem sua rotina modificada. Para os alunos da zona rural, a atividade remota trouxe ainda mais obstáculos, uma vez que as condições materiais dos estudantes foram postas à prova, influenciando negativamente no aprendizado. Nos deparamos então com a seguinte problemática: Quais impactos deixados pela pandemia acarretaram o ensino de geografia na educação básica? Dessa maneira, este trabalho teve como objetivo compreender os desafios que passaram a permear o cotidiano dos estudantes do 5° ano e professores de Geografia do Centro Educacional Bernardina Ferreira da Silva localizado no povoado de Maracujá- Serrolândia-BA. Em termos metodológicos esta pesquisa caracteriza-se como quali-quantitativa, cuja obtenção de informações foi o questionário aplicado via Google Forms e WhatsApp, além de entrevistas com 16 alunos do 5° ano e com quatro professoras de Geografia atuantes na Educação Básica. A partir dos resultados, foi possível certificar que a realidade da pandemia conseguiu interferir negativamente no processo de aprendizagem destes alunos. Neste sentido, tendo em vista o cenário pandêmico, este trabalho demonstrou a necessidade de discutir não somente os desafios, mas também a necessidade de uma formação continuada para os professores, o papel da escola frente a pandemia e as consequências no processo de ensino e aprendizagem bem como as desigualdades que foram realçadas durante o ensino remoto.
- ItemA Geografia da Cultura do Licurí em Serrolândia e sua influência para o Equilíbrio Ambiental: do descaso à necessidade.(2016-12-15) ARAÚJO, Fredson Rodrigues de; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; SANTOS, Ivaneide Silva dos; SANTOS, Edivaldo Hilário dosTrabalho de Conclusão de Curso objetiva apresentar a Geografia da Cultura do Licurí (Syagros coronata) no município de Serrolândia-BA, destacando os principais elementos que revelam a sua influência para o equilíbrio ambiental, a partir de evidencias teóricas e práticas, tomando como base as iniciativas existentes para discorrer sobre as características da cultura e os resultados obtidos com a exploração da espécie. Trata-se de uma pesquisa baseada na categoria de análise da paisagem e das interações do homem/sociedade com os elementos da natureza. Inicialmente, realizou-se levantamento bibliográfico e pesquisa documental para obtenção de parâmetros entre a teoria e a prática, para em seguida efetuar a observação de campo para elucidar o fenômeno. Os resultados obtidos apontaram para a efetivação da situação de equilíbrio ambiental, torna-se-ão viáveis ao se levar em conta o nível de conhecimento adquirido pela população em relação aos benefícios vitais que a cultura do licurí oferece. Logicamente os impasses para a concretização reside no fato da supervalorização do capital e na sociedade do consumo em detrimento a obtenção da qualidade de vida pautada no bem estar socioambiental.
- ItemOficinas pedagógicas e Aprendizagem Significativa: contribuições para a construção dos saberes geográficos nos anos iniciais do ensino fundamental(2017) OLIVEIRA, Maria Gabriela Martins de; SANTOS, Ivaneide Silva dos; FERREIRA, Carlos Lima; ARAÚJO, Joseane GomesA ação de ensinar sempre foi vista como algo desafiador, na medida em que o professor se vê a todo o momento pressionado a despertar o interesse dos alunos para a sua aula. Partindo desse pressuposto, é possível afirmar que há uma necessidade de se buscar a inovação da prática pedagógica enquanto meio de se alcançar a aprendizagem significativa. Sendo assim, o presente trabalho buscou explicar as contribuições das oficinas pedagógicas para a aprendizagem significativa dos saberes geográficos nos anos iniciais do ensino fundamental, e teve como objeto de estudo alunos e professores de três escolas públicas municipais de Serrolândia-Ba, cuja modalidade de ensino abrange o Ensino Fundamental I. Para tanto, a pesquisa leva em consideração um questionamento base: Por que as oficinas pedagógicas contribuem para a aprendizagem significativa dos saberes geográficos nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, e apresenta uma abordagem metodológica qualitativa de caráter explicativo, tendo como fundamento teórico metodológico para a apreensão do conhecimento, o construtivismo, utilizando como procedimento a pesquisa-ação. Para tal, foram realizadas entrevistas com quatro professoras das três escolas pesquisadas, e com os trinta estudantes de 5º ano destas instituições que participaram das oficinas desenvolvidas pela pesquisadora. As práticas realizadas durante as oficinas apresentaram resultados extremamente positivos no que se refere à aprendizagem significativa dos alunos participantes, podendo ser comprovado através das entrevistas por eles respondidas, bem como pelas professoras investigadas. Os dados obtidos nesse estudo foram observados, analisados e aqui serão apresentados, visando comprovar a eficácia da utilização das oficinas pedagógicas na apreensão dos conteúdos de Geografia.
- ItemRelações sócioespaciais: urbanidades no rural na Comunidade de Coxo de Dentro em Jacobina-BA(2018-03-01) SANTOS, Nilza Pereira dos.; SANTOS, Edvaldo Hilário dos; NUNES, Jacy Bandeira Almeida; SANTOS, Ivaneide Silva dosA pesquisa foi realizada na comunidade do Coxo de Dentro, município de Jacobina-BA, localizado a 15 km da sede municipal e tem como objetivo analisar a relação cidade campo identificando as urbanidades no rural na localidade, visando classificar e compreender esse espaço a partir da concepção dos moradores dessas localidades e o papel das instituições governamentais no local. Os achados permitiram constatar que os sujeitos da cidade estão cada vez mais buscando tranquilidade e recreação nos espaços rurais, e a população do campo procurando a cidade para trabalhar; resultando em uma ressignificação, em que o rural recebe novos sujeitos, recria novas unidades de emprego e renda, integra novos laços e culturas. A abordagem nos permitir analisar as relações sociais, existente entre o campo e a cidade, assim como perceber as contradições e os significados dentro da análise, resultando numa pesquisa quali-quantitativa. A coleta dos dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas envolvendo rapazes que trabalham no comércio de Jacobina, mulheres que produzem e atuam na feira orgânica da cidade, além das pessoas de Jacobina que tem uma segunda residência na comunidade em questão e os resultados apontaram que a relação cidade campo tem alterado as relações socioeconômica-espaciais do rural com o urbano e atribuindo características urbanas à comunidade do Coxo de Dentro, através da especulação imobiliária, da pluriatividade dentre outras novas funções do rural. As consequências desse processo aparecem no uso indiscriminado e inadequado dos recursos hídricos, poluição sonora, intensa movimentação de carros e desmatamentos. Constatou-se ainda a imediata necessidade de intervenção mais direta do poder público no ordenamento territorial e do uso do solo, no rearranjo produtivo do lugar que é baseado na agricultura familiar, na extração e beneficiamento do coco babaçu.
- ItemRelevância social do ensino de geografia na contemporaneidade: desafios de ensinar e aprender no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro(2021) SILVA, Carina Moura ; NUNES, Marcone Denys dos Reis; ARAÚJO, Joseane Gomes de; SANTOS, Ivaneide Silva dosO presente trabalho monográfico tem como objetivo Investigar a Relevância Social do Ensino de Geografia a partir do Ensino Remoto, problematizando de que forma tem ocorrido o ensino remoto nas aulas de Geografia na contemporaneidade, e suas consequências no processo de Ensino e Aprendizado, bem como, discutir a condição da escola pública em tempos de pandemia e os desafios do ensino remoto e o uso das tecnologias neste contexto. A relevância social da Geografia nos dias atuais resulta muito do processo de ensino e aprendizagem, de como essa disciplina está sendo trabalhada nas escolas, como são os desafios de ensinar e aprender, tendo em vista que a percepção do aluno acerca do ambiente de estudo caracteriza a condição daquela escola, ou melhor o clima escolar da mesma. Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia aqui apresentada é de caráter qualitativa que tem como base a pesquisa bibliográfica e a Pesquisa de Campo, que foi por meio da observação sistemática e para um resultado mais palpável foi aplicada uma entrevista através do Google Forms, com 17 questões relacionadas a relevância social da Geografia e o Ensino Remoto, para os alunos da 1° a, b e c série do Ensino Médio. Após análise dos resultados da pesquisa pode-se perceber, que o ensino de Geografia é de extrema relevância para formação do aluno. Sendo assim, torna-se necessário novas reflexões acerca da realidade da sala de aula, com a utilização dos recursos tecnológicos, tendo em vista o desafio de ensinar e aprender nas aulas online. Pois o ensino remoto é uma nova forma de aprendizagem na contemporaneidade