Navegando por Autor "SANTOS, Ivaneide Silva"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA desigualdade social e a sua influência direta no fracasso escolar(2014) ARARUNA, Janete da Silva; SANTOS, Ivaneide Silva; AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos; JESUS, Fabio NunesRESUMO: O presente trabalho tem por intuito analisar a relação entre desigualdade social e os fatores que provocam o fracasso escolar. A metodologia que norteia o desenvolvimento desta pesquisa é bibliográfica de cunho qualitativo, a partir do conceito de que o capitalismo; por sua própria natureza, concentra a riqueza e, inevitavelmente, produz muita pobreza ao seu redor e dentre as consequências geradas está um sistema excludente reproduzindo-se na baixa qualidade da educação, oferecida às classes populares ao sistema de ensino. A escola hoje, mais do que nunca, tem como objetivo diante da sociedade, desenvolver ações para a efetivação dos direitos sociais. Neste sentido, o setor educacional tem o papel de possibilitar e de oferecer alternativas para que as pessoas que estejam excluídas do sistema possam ter oportunidade de se reintegrar através da participação de direitos sociais, do resgate da cidadania e de uma vida mais digna, e caso não haja investimento adequado na educação, tais desigualdades sociais continuam no ciclo vicioso das reproduções.
- ItemEstágio supervisionado em geografia no ensino médio integral: impactos das recentes mudanças curriculares.(2022-12) JESUS, Natalia Freire de ; FELIX, Natacia de Jesus; SANTOS, Ivaneide SilvaO artigo é fruto de um trabalho de conclusão de curso de graduação, com foco nas experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado em Geografia IV, do curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade do Estado da Bahia, UNEB Campus IV, efetivado no Ensino Médio Integral. A pesquisa procurou responder ao seguinte problema: Quais as principais dificuldades enfrentadas na realização do Estágio Supervisionado em Geografia, no Ensino Médio Integral diante das recentes mudanças curriculares? Assim, objetivamos analisar as dificuldades enfrentadas no Estágio Supervisionado em Geografia no Ensino Médio Integral, diante das mudanças curriculares da Educação Básica e, consequentemente, no componente curricular de Geografia. A metodologia utilizada na pesquisa foi a abordagem qualitativa, por meio de análise dos seguintes documentos: o Documento Orientador do Ano Letivo 2022, O Novo Ensino Médio, a BNCC, o DCRB e pesquisas bibliográficas. Também foi realizada pesquisa participativa em turmas de 2ª e 3ª série, do Ensino Médio Integral, no período de maio a junho de 2022, e entrevistas com professores atuantes nas escolas lócus da pesquisa, com essa modalidade de ensino. Os resultados obtidos revelam que essa nova configuração do ensino do componente curricular Geografia no Ensino Médio, apresenta defasagem, sobretudo de carga horária, comparado com outras áreas do conhecimento. O trabalho abarca as experiências e práticas adquiridas durante a realização do Estágio Supervisionado, colocando em evidência sua importância na formação do futuro professor de Geografia.
- ItemOficina pedagógica de cartografia escolar nos anos iniciais: um estudo no Colégio Municipal Professora Edneide Cordeiro Araújo, Salamim-Serrolândia, Bahia(2021) SANTOS, Adriana Andrade dos ; GÓES, Liliane Matos; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Ivaneide SilvaA alfabetização cartográfica é uma metodologia de ensino da cartografia, que visa auxiliar o desenvolvimento do raciocínio geográfico e do pensamento espacial dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I (E. F. I). Nessa perspectiva, esta pesquisa tem por objetivo auxiliar os professores pedagogos na aplicabilidade dos conteúdos cartográficos, contribuindo em sua formação docente e possibilitando a aprendizagem dos alunos por meio de suas vivências e de representações cartográficas de imagens de satélite do espaço vivido e de outras linguagens. Assim, o recorte espacial escolhido para o desenvolvimento da pesquisa, se deu no Colégio Municipal Professora Edneide Cordeiro Araújo, localizado no povoado de Salamim, pertencente ao município de Serrolândia-Bahia, tendo por público alvo a turma de 2º ano do E. F. I, por meio da intervenção de oficina pedagógica, sendo pautada pela metodologia da pesquisa-ação. A partir da pesquisa, percebeu-se que os resultados obtidos foram desafiadores, uma vez que a turma estava/está em processo de aprender a ler e escrever, como também haviam alunos de outros povoados, visto que o enfoque das propostas foi o de alcançar principalmente os alunos do povoado, mesmo assim, foi gratificante perceber o interesse e o esforço da turma em realizar as propostas sugeridas, sendo esta uma das vantagens. Conclui-se que se faz necessário o ensino da alfabetização cartográfica nos Anos Iniciais, pois, havendo o contato com a mesma nesta etapa da escolarização, a criança estará preparada para apreender a cartografia nas seguintes modalidades de ensino.
- ItemOficina pedagógica de cartografia escolar nos anos iniciais: um estudo no Colégio Municipal Professora Edneide Cordeiro Araújo, Salamim-Serrolândia, Bahia.(2021) SANTOS, Adriana Andrade dos ; GÓES, Liliane Matos; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Ivaneide SilvaA alfabetização cartográfica é uma metodologia de ensino da cartografia, que visa auxiliar o desenvolvimento do raciocínio geográfico e do pensamento espacial dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I (E. F. I). Nessa perspectiva, esta pesquisa tem por objetivo auxiliar os professores pedagogos na aplicabilidade dos conteúdos cartográficos, contribuindo em sua formação docente e possibilitando a aprendizagem dos alunos por meio de suas vivências e de representações cartográficas de imagens de satélite do espaço vivido e de outras linguagens. Assim, o recorte espacial escolhido para o desenvolvimento da pesquisa, se deu no Colégio Municipal Professora Edneide Cordeiro Araújo, localizado no povoado de Salamim, pertencente ao município de Serrolândia-Bahia, tendo por público alvo a turma de 2º ano do E. F. I, por meio da intervenção de oficina pedagógica, sendo pautada pela metodologia da pesquisa-ação. A partir da pesquisa, percebeu-se que os resultados obtidos foram desafiadores, uma vez que a turma estava/está em processo de aprender a ler e escrever, como também haviam alunos de outros povoados, visto que o enfoque das propostas foi o de alcançar principalmente os alunos do povoado, mesmo assim, foi gratificante perceber o interesse e o esforço da turma em realizar as propostas sugeridas, sendo esta uma das vantagens. Conclui-se que se faz necessário o ensino da alfabetização cartográfica nos Anos Iniciais, pois, havendo o contato com a mesma nesta etapa da escolarização, a criança estará preparada para apreender a cartografia nas seguintes modalidades de ensino.
- ItemSegregação Sócioespacial no Bairro no Leader na Cidade de Jacobina-Ba(2013-12-15) MARTINS, Ilziane Lima; SANTOS, Joice Kelly Souza; OLIVEIRA, Mariza Temoteo de; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Ivaneide Silva; SANTOS, Jorima Valoiz dosNo presente trabalho de pesquisa discutimos as formas de organização do espaço tentando explicar o processo de urbanização acelerado, a falta de planejamento urbano e a condição econômica como os principais causadores da segregação sócioespacial, a partir da análise do Bairro do Leader no município de Jacobina-BA. Com base na pesquisa abordamos os principais problemas enfrentados pela população, assim como serviços públicos existentes e acessibilidade dos mesmos. Para isso foi realizado trabalho de campo, levantamento de dados, através de entrevistas e aplicação de questionários os quais foram analisados e interpretados para assim chegar aos resultados obtidos, onde os mesmos foram expostos através de dados estatísticos em forma de gráficos e textos dissertativos. Pesquisamos a formação inicial do bairro e como ele vem sendo ocupado atualmente, a existência da segregação e como a mesma se expressa, observamos uma divisão de classes em um mesmo espaço, a população de maior poder aquisitivo residem em áreas planas e centrais, já os moradores de baixa renda estão localizados nas áreas íngremes, porque nestes locais os terrenos são mais baratos do que em outros lugares do bairro, porém os bens urbanos e os serviços públicos são de difícil acesso tornando-se assim um agravante em relação à condição de vida dos habitantes.