Navegando por Autor "SANTOS, Ivaneide Silva dos"
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- ItemUma análise comparativa da educação geográfica na educação de jovens e adultos/EJA: Capim Grosso e Serrolândia(2017) MORAIS, Alcione Santos de; SILVA, Naiara Gonçalves de Jesus; NUNES, Jacy Bandeira Antunes Almeida; SANTOS, Ivaneide Silva dos; SANTOS, Gislene Mª Mota dosO presente trabalho tem como objetivo principal compreender a educaçãogeográfica na Educação de Jovens e Adultos-EJA através de uma análise comparativa nas escolas da rede estadual de ensino médio nos municípios de Capim Grosso e Serrolândia/Bahia. Inicialmente,realizou-se um levantamento bibliográfico para fundamentação teórica do trabalho. Logo após, foi realizada uma pesquisa de campo, cujo dispositivo para coleta dos dados foi o desenvolvimento de grupo focal com os alunos da EJA em cada colégio, a fim de saber como está sendo desenvolvido o ensino de geografia nesses ambientes escolares. Acredita-se que através do ensino de geografia por meio de seus conceitos, mas especificamente, da educação geográfica, o aluno da Educação de Jovens e Adultos que aprende a ler e entender a sua realidade pode atuar reflexivamente no mundo, o que justifica a pesquisa. Os dados construídos apontaram que o caminho que leva a uma educação geográfica nas unidades escolares pesquisadas, está sendo, mesmo que timidamente, construído. No entanto, é necessária maior atenção para que o ensino seja mais significativo e alcance os verdadeiros objetivos de uma educação de qualidade.
- ItemEDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB UMA PERSPECTIVA GEOGRÁFICA: PESQUISA PEDAGÓGICA NO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL TEREZINHA MENEZES MANGABEIRA – JACOBINA – BAHIA(2021) SILVA, ALINE DE JESUS; CAMPOS, CAMILA DA SILVA; SANTOS, Ivaneide Silva dos; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; SANTOS, Edvaldo Hilário dosÉ durante a infância que se constituem os primeiros valores éticos e morais, e quanto mais cedo a criança se conscientiza acerca das questões ambientais, mais significativa será a aprendizagem. Neste contexto, a Geografia é uma ciência de fundamental importância, tendo em vista que é nessa fase que a criança entra em contato com o meio onde vive, aprendendo a agir e instruir-se nele. Sendo a ciência geográfica importante para o processo de ensino e aprendizagem na prática da Educação Ambiental nos anos iniciais da Educação Básica, o presente trabalho tem por objetivo compreender como a Educação Ambiental, numa perspectiva geográfica, é trabalhada na Educação Infantil, tendo como lócus da pesquisa o Centro Municipal de Educação Infantil Terezinha Menezes Mangabeira em Jacobina-BA. Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodológica qualitativa, de caráter exploratório e pedagógico. Os procedimentos para coleta de informações, foram entrevistas com a diretora da instituição e com duas professoras, por meio da aplicação de um questionário com questões abertas. Também realizamos análise de documentos como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e pesquisa bibliográfica. Os dados obtidos nessa pesquisa foram organizados visando comprovar a eficácia da aplicação dos saberes geográficos na compreensão das questões ambientais, enfatizando o conceito de lugar, na Educação Infantil, por acreditarmos que é a partir do lugar que se constrói as relações cotidianas do espaço vivido e a compreensão dos fenômenos sociais. Dessa forma, as contribuições da ciência geográfica para a Educação Ambiental na Educação Infantil são comprovadas na adição de conceitos que facilitam a compreensão das relações socioespaciais e dos aspectos políticos, sociais, culturais e econômicos da sociedade.
- ItemEducação ambiental na educação infantil sob uma perspectiva geográfica: pesquisa pedagógica no centro municipal de educação infantil Terezinha Menezes Mangabeira – Jacobina – Bahia(2021) SILVA, Aline de Jesus ; CAMPOS, Camila da Silva ; SANTOS, Ivaneide Silva dos; LEAL, Ione Oliveira Jatobá; SANTOS, Edvaldo Hilário dosÉ durante a infância que se constituem os primeiros valores éticos e morais, e quanto mais cedo a criança se conscientiza acerca das questões ambientais, mais significativa será a aprendizagem. Neste contexto, a Geografia é uma ciência de fundamental importância, tendo em vista que é nessa fase que a criança entra em contato com o meio onde vive, aprendendo a agir e instruir-se nele. Sendo a ciência geográfica importante para o processo de ensino e aprendizagem na prática da Educação Ambiental nos anos iniciais da Educação Básica, o presente trabalho tem por objetivo compreender como a Educação Ambiental, numa perspectiva geográfica, é trabalhada na Educação Infantil, tendo como lócus da pesquisa o Centro Municipal de Educação Infantil Terezinha Menezes Mangabeira em Jacobina-BA. Trata-se de uma pesquisa com abordagem metodológica qualitativa, de caráter exploratório e pedagógico. Os procedimentos para coleta de informações, foram entrevistas com a diretora da instituição e com duas professoras, por meio da aplicação de um questionário com questões abertas. Também realizamos análise de documentos como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e pesquisa bibliográfica. Os dados obtidos nessa pesquisa foram organizados visando comprovar a eficácia da aplicação dos saberes geográficos na compreensão das questões ambientais, enfatizando o conceito de lugar, na Educação Infantil, por acreditarmos que é a partir do lugar que se constrói as relações cotidianas do espaço vivido e a compreensão dos fenômenos sociais. Dessa forma, as contribuições da ciência geográfica para a Educação Ambiental na Educação Infantil são comprovadas na adição de conceitos que facilitam a compreensão das relações socioespaciais e dos aspectos políticos, sociais, culturais e econômicos da sociedade
- ItemIdentidade e Cultura Afro-Brasileira em Jacobina/Ba: a influência da Associação Quilombo Erê no Bairro da Bananeira(2013-12-15) OLIVEIRA, Cláudia Fabiana Arruda; SANTOS, Ivaneide Silva dos; GUERRA, Miriam Geonisse de Miranda; SANTOS, Gislene Maria Mota dosPartindo do conhecimento de que o Brasil é um país onde ocorreu um encontro de diversas culturas, as quais trouxeram consigo muitas contribuições étnicas que serviram de influência para a construção da cultura e identidade do povo brasileiro, este trabalho discute a concepção de cultura e identidade no viés geográfico, a partir da Geografia Cultural. Trata-se de um estudo de caso, que enfatiza a construção da identidade afro-brasileira, suas ramificações e influência transmitida pela Associação Afro-brasileira Quilombo Erê, no bairro da Bananeira da cidade de Jacobina-BA. O estudo fundamentou-se em aspectos teóricos sobre as questões de identidade e cultura afro-brasileira, sendo utilizada a metodologia na forma de abordagem qualitativa, a fim de enfocar as relações sociais no âmbito cultural e interpretar a perspectiva dos participantes. Foi adotada a técnica de observação direta, que visa conhecer como são aplicadas as atividades socioculturais da Associação, a disseminação e preservação da cultura e identidade afro-brasileira. Também foram realizadas entrevistas orais com o presidente da Associação, o coordenador e dois associados, bem como entrevistas semiestruturadas com alguns moradores do referente bairro. Além disso, foi utilizada revisão bibliográfica e documental sobre o tema, baseada em livros, teses, artigos, internet, dentre outros. Buscou no trabalho considerar os maiores conflitos, desafios e conquistas vivenciadas pela Associação, suas manifestações culturais e perceber quais os principais elementos utilizados para revelar a identidade afro-brasileira. Portanto, espera-se que este trabalho contribua de forma significativa para futuros pesquisadores e a comunidade Jacobinense reconheça aquele espaço como ponto necessário para o impacto e preservação da identidade afro-brasileira.
- ItemO reconhecimento identitário e afirmação quilombola da comunidade de Várzea Queimada, município de Caém- Bahia(2019-07) SANTANA, Euliria Macedo Ribeiro; GOMES, Lorrana de Santana; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Ivaneide Silva dos; CORDEIRO, Paula Regina de OliveiraSabemos que é de grande importância para a ciência geográfica o estudo dos agentes e sujeitos sociais, assim como as transformações que permeiam os processos de construção de uma sociedade. Nesse sentido visto que há uma necessidade de tentar reparar 300 anos de escravidão no Brasil, as discussões sobre quilombo tem uma grande importância, para entendermos a dívida que temos com essa parcela da população brasileira. Assim, a presente pesquisa representa um estudo de caso, que visa responder a seguinte questão: Como se deu o processo de reconhecimento e afirmação da comunidade quilombola de Várzea Queimada localizada no município de Caém-BA, e como tem sido a luta pela titulação do território quilombola? Numa abordagem qualitativa, buscamos sintetizar os dados coletados através de pesquisas bibliográficas e documentais, pesquisa de campo, entrevistas e aplicação de oficina, de forma que chegássemos a alcançar os objetivos traçados. Portanto esse estudo visa compreender o processo de formação e reconhecimento de direitos das comunidades quilombolas. Buscando reconhecer o processo histórico de formação das comunidades quilombolas no Brasil. Bem como analisar a formação e a garantia de direitos territoriais das comunidades remanescentes de quilombo do Piemonte da Diamantina. Trazendo para essas discussões uma perspectiva local, explicando o processo de formação e reconhecimento da comunidade quilombola de Várzea Queimada e a luta pelo direito a terra. Através dos métodos históricos e etnográficos, principalmente, podemos entender e descrever as etapas de formação e reconhecimento da comunidade quilombola de Várzea Queimada, bem como juntamente com a comunidade produzir o principal trunfo deste estudo, que foi a nossa cartografia social fruto da oficina aplicada, onde abordamos aspectos culturais, experiências vividas e relações sociais, culminando em um mapa do território quilombola da comunidade supracitada, o qual espera-se ser de grande valor no processo de titulação fundiária da comunidade.
- ItemO uso de jogos didáticos para o ensino de geografia: contribuições ao processo de ensino e aprendizagem(2019-07) SANTOS, Adelvan Ferreira; NUNES, Marcone Denys dos Reis; SANTOS, Ivaneide Silva dos; ARAÚJO, Joseane Gomes de; MAIA, Humberto Cordeiro AraújoOs jogos sempre atraíram a atenção dos indivíduos, seja pelo lado recreativo ou pelo anseio em batalhar por bens em disputas com jogos de azar. Na educação, os jogos podem se fazer um recurso didático que torna as aulas dinâmicas, atraindo a atenção dos estudantes nas diferentes faixas etárias e ciclos formativos. Apoiado nessas afirmativas, esta pesquisa pretende responder sobre: quais são as contribuições dos jogos didáticos para o ensino e a aprendizagem de Geografia? Desse modo, a pesquisa objetivou fazer uma análise sobre tais contribuições no Ensino Fundamental II do Colégio Municipal Arionete Guimarães de Sousa (COMAGS), em Serrolândia-BA. Para tanto, foi realizado um diagnóstico a respeito do uso desses recursos pelos professores de Geografia da referida instituição. Ademais, foram produzidos 2 jogos didáticos destinados à aplicação em turmas do 6° ano, 6° e 7° ano da Educação de Jovens e Adultos e 9° anos. A partir disso foram analisadas suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Geografia. Temos como metodologia a pesquisa qualitativa em educação, do tipo pesquisa-ação, que nos permitiu diagnosticar a prática dos professores e intervir a partir da aplicação dos jogos didáticos. Como dispositivos de pesquisa, nos valemos da produção dos jogos e das observações participantes durante sua aplicação e obtivemos os resultados através das entrevistas semiestruturadas direcionadas aos quatro professores participantes. Foi constatado que esses recursos podem ser elaborados de modo a contextualizar os conteúdos a partir do espaço vivido dos sujeitos, possibilitando a apreensão do conhecimento de forma lúdica, tornando os estudantes mais participativos durante as aulas de Geografia.