Navegando por Autor "Sá, Daniela Ribeiro de"
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- ItemColégios públicos estaduais de Paulo Afonso – BA: desafios e perspectivas dos docentes de biologia frente a implementação do novo ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-13) Sá, Daniela Ribeiro de; Costa, Josaline Chaves; Santos, Edilson Alves dos, Nunes, Erika dos SantosA Educação Pública brasileira necessita de reformas que visem a sua melhoria, tendo por escopo o desenvolvimento dos estudantes e as melhores condições de trabalho e carreira para os docentes, e a partir dela formar sujeitos capazes de exercer seu papel como cidadãos. Com o intuito de oferecer Educação de qualidade, o Ministério da Educação (MEC) instituiu uma reforma no Ensino Médio para todas as escolas do país, reforma instaurada pela Lei n° 13.415/2017, haja vista que a lei n°14.945/2024 toma seu lugar trazendo mudanças para 2025. O presente trabalho busca responder a seguinte pergunta: Quais os desafios enfrentados pelos docentes de Biologia na implementação do Novo Ensino Médio nos colégios públicos de Paulo Afonso-BA, e quais perspectivas eles vislumbram para a prática pedagógica e a qualidade do ensino? O escopo deste trabalho é analisar os desafios encontrados pelos professores de Biologia na implementação do Novo Ensino Médio. Para atender a esse objetivo foi utilizado o método de pesquisa qualitativo, com caráter exploratório, iniciando com uma pesquisa bibliográfica de artigos publicados em revistas entre os anos de 2017 e 2024. Subsequentemente, foi aplicado um questionário estruturado em 20 perguntas acerca da BNCC, Novo Ensino Médio, Currículo e perfil profissional. Em seguida, os dados obtidos com a pesquisa foram analisados a partir do método de análise de conteúdo de Bardin (1977), utilizando a análise categorial/temática, pois coaduna com o objetivo da pesquisa. Diante dos resultados, percebemos que os docentes apontam a redução da carga horária da disciplina de biologia, que faz parte da base comum, como um dos principais desafios, sendo necessário da ênfase aos conteúdos prioritários. Outro ponto citado e a necessidade de formação, pois, modificações como essa exigem novas metodologias e novos conhecimentos que podem ser adquiridos através de formação oferecida aos professores.