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Navegando por Autor "Rosa, Naiara de Oliveira"

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    Gênero, e sexualidade na organização curricular: intervenções colaborativas na formação dos sujeitos jovens e adultos
    (2017-12-05) Rosa, Naiara de Oliveira; Aquino, Maria Sacramento; Amorim, Antônio; Santos, José Jackson Reis dos; Alves, Érica Valéria
    O presente estudo insere-se no campo das relações de gênero e sexualidade humana na Educação de Jovens e Adultos. A questão da pesquisa tem relevância pela possibilidade de construção formativa das temáticas através do contexto curricular da modalidade de EJA. Analisar as possibilidades de construção das temáticas com a Educação de Jovens e Adultos foi o objetivo geral da pesquisa. O lócus do estudo, foi a Escola Municipal São Gonçalo do Retiro em Salvador – Bahia, em colaboração com onze discentes e o docente da turma de EJA. Com a finalidade de compartilharmos espaços dialógicos das temáticas, optamos por uma pesquisa de abordagem qualitativa, uma metodologia de inspiração colaborativa, focada na construção e reconstrução de percepções das temáticas no processo de formação humana. E como estratégia para produção de dados, realizamos sessões coletivas de diálogo com os princípios da colaboração, a pesquisa-formação. A análise dos dados foi composta pela integridade das falas dos/as partícipes, com o suporte das referências de estudiosos/as que discutem as questões da pesquisa. O estudo aponta que espaços dialógicos relacionadas a gênero e sexualidade ainda encontram sérios impasses para efetivação de práticas formativas na modalidade. Contudo, os resultados demonstram possibilidades formativas, sistematização do currículo, nas relações atreladas à escola; pois é impossível desprender a escola dessas temáticas, por integrar a formação humana na conexão da construção do conhecimento em problematizações no contexto da EJA. Os espaços dialógicos interventivos possibilitaram desvelar nos dizeres e saberes dos/as partícipes suas relações familiares, domésticas e profissionais literalmente correlatos as temáticas. Assim, o estudo conclui que, para além da perspectiva de contribuir com o Projeto Político Pedagógico da escola lócus da pesquisa, o fato de termos vivenciado espaços formativos das temáticas com os/as partícipes da EJA foi a efetivação do objetivo central deste estudo. Neste sentido, foi provocado, sensações e inquietações que fazem refletir sobre a pertinência e a essência formativa que contempla gênero e sexualidade em colaboração com os sujeitos da EJA.
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