Navegando por Autor "Rosa, Marcos da Silva da"
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- ItemContribuições da segunda licenciatura em pedagogia para o exercício docente de professoras da Rede Pública Municipal de Feira de Santana-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-28) Rosa, Marcos da Silva da; Sitja, Liege Maria Queiroz; Silva, Fabrício Oliveira da; Anjos, Marineuza Matos dos; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEssa dissertação objetivou perceber as mudanças epistemológicas, de atitudes e valores que foram construídas a partir das experiências vividas no curso da segunda licenciatura em Pedagogia, e que provocaram impacto na prática das professoras colaboradoras da investigação. Pretendeu-se compreender as transformações de sensibilidade pedagógica oportunizadas pela epistemologia do campo pedagógico, alcançadas através da segunda licenciatura em Pedagogia. Afinal, partiu-se da premissa que o ato formativo experienciado neste novo itinerário formativo teve relevância suficiente para marcar sua trajetória e prática profissional. Para tanto foram entrevistadas quatro professoras da rede municipal de Feira de Santana, já licenciadas, mas recorreram a uma segunda graduação em Pedagogia. Os objetivos específicos, foram três: a) compreender as motivações que levaram essas professoras a cursar uma nova licenciatura na área de educação; b) perceber, a partir da manifestação das colaboradoras da pesquisa, a contribuição da segunda graduação em Pedagogia para atuação nas diferentes etapas e segmentos da educação básica, seja do ponto de vista teórico, como prático; c)compreender as percepções e análises críticas que essa nova experiência formativa proporcionou às docentes, especialmente quanto aos sentidos da escola e da educação. A caminhada metodológica sustentou-se na fenomenologia por entender que esta permite a melhor percepção e compreensão dos fenômenos experenciados conscientemente. E teve em Max van Manen (1942) seu pilar principal, pedagogo, considerado o pioneiro da pedagogia fenomenológica e da pedagogia hermenêutica enquanto metodologia de pesquisa educacional. Seu interesse está voltado para a determinação do sentido, importância pedagógica e natureza dos fenômenos educacionais vivenciados no cotidiano. A Análise de Conteúdo e a entrevista fenomenológica completaram o arcabouço teórico-metodológico da pesquisa.